Ilustríssima > Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz Safatle Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Se fizesse um pesquisa direcionada aos extremistas com á seguinte pergunta : O que é ser da extrema direita(Ideologias) Tenho certeza absoluta que ninguém conseguir responder ,portanto não existe força chamada extrema direita Brasileira ,e sim ó dio a tudo(Um vazio) !
O cara é tão bom em "passar mensagem" que nem sequer se elegeu.
Uma nação analfabeta, vive de igrejas, trabalho árduo e mal remunerado, novelas, futebol, orgias e patriotismo inconsciente irresponsável. Essa mensagem atingirá 0,00000% da sociedade. A maioria só lê manchetes e corre diariamente e incansavelmente para sobreviver. A luta é árdua, escola e sabedoria ficam para segundo plano. A direita mantém esse ciclo. A esquerda anda perdida para romper. E vida que segue.
Vladimir Safatle sempre atuou no combate à extrema direita. Tem razão em dizer que a extrema direita é muito mais unida que a esquerda, que perdeu um pouco de sua identidade , para poder agrupar pessoas em torno da governança do paÃs. A esquerda sempre tem mais dificuldade para governar , cedendo espaços para a direita.
A esquerda morreu no mundo inteiro, exceto nas ditaduras. As redes sociais expuseram sua farsa. O acesso ilimitado à informação tirou das trevas aqueles que ainda nela permaneciam. A única esperança das esquerdas é multiplicar o número de pobres e desalfabetizados. E esta tem sido sua estratégia.
O mundo está mais pobre e menos culto e isso é campo fértil para direita e extrema direita, que agora tem a religião como sua aliada. O Brasil é um verdadeiro laboratório: tem mais igrejas que bibliotecas e escolas. A esquerda ainda não se convenceu que educação é tudo e que a figura de professor deveria ser a mais importante e a melhor remunerada no paÃs. Sem educação e cultura. Adorar falsos lÃderes e orar para pneu é só o começo apocalÃptico de uma nação. A aberração está exposta.
Arrân. Só que multiplicar o número de pobres e desalfaberizados é o subproduto das polÃticas neoliberais predatórias que a direita adora. Produção de desigualdade e ignorância generalizada tem sido o resultado da liberalidade econômica desenfreada, da redução do estado. O status quo do mundo é de direita.
Por causa de tontos alienados de extrema direita como você, nós vivemos 4 quatro anos de trevas e obscurantismo. O lugar de vocês é o esgoto da história!
Um canhoto que escreve com a mão direita do radicalismo. Igualam-se no fundamentalismo e se merecem.
O falta de senso do ridÃculo!
Chapeau, João!
Eis que surge um novo Mangabeira. Psol, fiquem atentos!
A direita brasileira sempre frequentou e assediou os quartéis pedindo golpe, em especial a direita religiosa extremista. Bolsonaro usa a bandeira de Pátria, FamÃlia e propriedade para sensibilizar a população e também os militares
No Brasil, a maioria do eleitorado nunca ligou prá essa coisa de "esquerda" ou "direita". Até hoje é assim. O brasileiro vota em nomes, personagens e personalidades. A maioria nem entende direito esse conceito de "esquerda" ou "direita"
Exatamente. E isso é campo fértil para à extrema direita que se fortalece com a ignorância.
Concordo plenamente com você. A maioria dos brasileiros escolhe representantes da mesma maneira que escolhe personagens de novela ou BBB. Os critérios são alheios a qualidade para a função. O critério é simpatia, empatia e sentimentos do gênero. É preciso conhecimento e discernimento para fazer escolhas. Coisa rara nos eleitores.
A extrema direita sempre esteve viva, a prova foi a anistia aos assassinos e torturadores fardados de 64, sempre tivemos defensores e apaixonados pela ditadura militar, os piores seres humanos, nesse momento, estão organizados e podem contar com parte da população que preza e cultura a ignorância. Momento sombrio da história brasileira, pois existe cegueira por parte dos seguidores dessa linha de pensamento, onde o forte prevalece e o mais frágil, deve se submeter em nome de Deus. É triste.
Concluiu de forma objetiva a partir de análise fragmentada. Afirmação inicial não se sustentou. Arrependido de ter lido o texto.
A esquerda não morreu, pode até estar em crise , mas dizer que morreu não dá. Quanto a direita, pode até ter se reagrupado e mostrado força, mas não tem rumo , são um bando de doidos ( ainda bem ). Vivemos tempos estranhos, e o tema é complexo. Para quem aceita o contraditório deve ser uma boa leitura, sorteia aà Folha.
Sinto que a sociedade brasileira da forma como se consolidou durante o processo de engajamentos e alinhamentos religiosos extremamente politizados, regidos por pautas conservadoras cujos representantes no legislativo federal estão lá pelo voto que é produto desses engajamentos, não carrega consigo qualquer identificação com as reflexões que têm sua origem no marxismo. Não consigo encontrar nada muito parecido com a esquerda no cenário polÃtico brasileiro. Tudo virou pragmatismo e coalisão.
Não diria a única força, mas a maior força, sem dúvidas. Hoje a Esquerda é muito mais Lula do que a Direita é só Bolsonaro.
Em momento algum Safatle diz que a extrema direita é a única força real no páis. Não preciso demonstrar isso, qualquer um pode ler e ver que a manchete é uma conclusão perversa que não pertence ao conjunto de questões levantadas por ele. Uma falsificação desse nÃvel tem um suposto autor , que seria o resenhista, mas também não é. Este jornal sofre de infiltrração pela extrema direita em pequenas coisas , como na manchetagem. Isso não é de agora..
Lênin no livro Esquerdismo Doença Infantil do Comunismo disseca tipos como esse
Eu fico espantado como esses tontos de extrema direita conseguem demonstrar tanta estupidez e ignorância em tão poucas linhas.
Boa. Lenin e camarada comunas são experts em dissecar pessoas.
Concordo, mas não inteiramente. A polarização entre as extremas enfraqueceu profundamente o pensamento polÃtico do interstÃcio, que garantia alguma estabilidade. Como a extrema direita usa a força e a intolerância, consegue se inserir mais rapidamente diante da porosidade cultural da população, assolada por décadas de Educação de péssima qualidade.
Os ga dos da esquerda não se conformam com a verdade! É claro que a esquerda do Brasil está com os dias contados, é só olhar pro seu quadro polÃtico. Quando Lula sair de cena, não tem ninguém pra ficar no lugar! Ou acham que Gleisi, José Dirceu, Boulos ou Marina tem alguma força polÃtica? Muito em breve adeus PT, vai virar um partido nanico como o PC do B. Na direita a saÃda do Bolsonaro foi providencial, mais atrapalhava do que ajudava.
Vai mugir domingo na paulista?
Concordo plenamente com o que você disse. E os esquedistas vão vê que estamos certo: quando lula sair de cena, o PT vai acabar. Assim como foi os democratas, PFL, PSDB, e muitos outros que já foram grandes e hoje não tem mais expressividade no Congresso. Ainda bem, pois, o povo de fato será livre!
Esse cara eh um verdadeiro Don Quixote. Quer que o Lula enfrente a bancada do agro so com os punhos. Enlouqueceu de vez, e não tem o menor senso da realidade. Não serve nem para suplente.
Quem morreu foi o governo de direita, pois destruiu todos os princÃpios de gestão pública pra ganhar uma eleição e não ganhou, deu o dinheiro suado dos contribuintes em todo tipo de auxÃlio e não teve jeito e ainda deixou um legado de violência cm liberação de armas e aumentou as orcrins saindo do rio e são paulo pra todo brasil, isso sim foi o que foi feito, cobrou impostos altos na pandemia, negou vacina, cheio de gente mal educada em postos chaves, levando jóias, barras de ouro...............
Gado vermelho está perdido!!
Em outras palavras, ele está dizendo que dialogar e negociar com o campo oposto é uma forma de enfraquecer seus próprios valores. Para ele, a esquerda faz concessões demais, deveria ser mais intransigente. Esse cara é um desserviço
Já que o José Roberto se propõe a comentar no comentário dos outros, a proposta é que ele leia devagar e com atenção, antes de comentar, a não ser que o objetivo seja a pura lacração....
Leia devagar e com atenção, quem sabe, assim, você consegue entender o que o autor propõe.
Entendeu nada. Na verdade, o que ele diz é que a esquerda move para direita para governar e ganhar eleições. Na verdade, o mundo já fez isso há muito tempo, começando com Clinton. Hoje a esquerda governa como a direita e é por isso que estamos nessa mherdha.
A sociedade deve fazer pressão e sensibilizar empresários do agronegócio para que eles se desenvolvam de modo ecologicamente sustentável. Não acreditem nesse radical
Que bom que o empreendedorismo traz ascensão social aos ma rgina lizad os da periferia, assim eles se blindam dessas ideologias
Independente da ideologia polÃtica, o que morreu no brasil foi a boa governança, pois foi lei de responsabilidade fiscal, da transparência, do acesso a informação e a cgu controladoria geral da união sozinha pra cuidar de tantos desmandos cm o dinheiro público nos tres poderes, nada q a constituição preconiza é respeitado, concurso público, eficiência no gasto público, a elite domina os tribunais de contas cm polÃticos indicados por eles msm, pra fazer vistas grossas a corrupção desenfreada
Caro Safatle, fique atento sobre o "jornalismo deformativo". O Uirá utilizou duas frases que falou em parágrafos distintos, fez uma montagem para manchete. Você sabe porque, não é mesmo? O Uirá sabe que a maioria dos leitores se baseiam nas manchetes para opinar. Talvez nas cracolândias digitais constará: "tá vendo, até um intelectual de renome reconhece que a esquerda morreu"! O Uirá não é ingênuo. Aprende desde cedo na escola do "jornalismo deformativo" pinçar frases para uso ideológico.
O fabianismo poderia ser um caminho para a esquerda no Brasil.
Respeito o prof. Safatle, mas discordo quando afirma que a direita é coesa e estruturada. Não vejo a mÃnima coesão em grupos heterogêneos em que uns rezam para os pneus e outros tentam contactar ETs. Como é estruturada uma direita que opta por invadir e quebrar prédios públicos, quando perde a eleição? Nunca vi essa afirmação relacionada à esquerda quando era acusada dos mesmos defeitos. Tenha dó, safatle.
Li é só consigo pensar numa coisa: é preciso respeitar a opinião alheia, seja ela qual for, por mais elaborada, bem estruturada, esdrúxula, esquisita, simplista ou ridÃcula seja.
A direita se transfigurou em extrema direita no mundo e colocou tudo que havia antes como esquerda , óbvio que um recém nascido não tem pecado e daà vem o crescimento da direita , a esquerda ficou sob os ônus da direita e dos que ela já possuÃa se tornando inviável , mas esta condição vai morrer se for criada a extrema esquerda que jogara tudo de volta para a direita , não existe nada de novo no mundo apenas pintado com outras cores e com os mesmos resultados.
Por favor , avisem ao colunista que aqui no Brasil ninguém vota na esquerda ou na direita. Este debate é restrito aos corredores das faculdades .Aqui não se vota ideologicamente.
É um batido. Por favor , avisem ao colunista que Lula ganhou a eleição e Bolsanaro esta inelegÃvel.
Lula ganhou a eleição majoritária, mas que tipo de congressistas a população elegeu? Veja a dificuldade para o presidente governar e levar adiante projetos progressistas, quase todas boicotadas. Invariavelmente se colocam contra ideias que sejam favoráveis ao bem-estar daqueles que os elegeram.
Censura. Desisto
Desisto. JA ESCREVI 10 TEXTOS
Oh falta de coragem para ler este texto ..Avisem ao colunista que aqui no Brasil ninguém vota na esquerda ou na direita .Aqui se vota no candidato x ou y. Aqui no Brasil ninguém vota ideologicamente ou partidarriamente. Por favor avisem ao colunista que Lula ganhou a eleição e Bozo esta inelegÃvel.Ou isto é secundário. E um que parece um bicho de 7 cabecas
Mais censura do ex-jornal
E um texto que me parece o ' samba do crioulo doido " E um bicho de 7 cabeças. Sem pé nem cabeça. UMA centopeia tresloucada. Onde já se viu tanta incoerência num texto ?? Oh my god . É exatamente ao contrário do que afirma o colunista. Então a eleição do Lula de nada valeu?? Onde inelegibilidade do Bozo de nada valeu ?? Desconsiderar estes fatos é desonestidade intelectual. à propósito, esse debate ' esquerda e direita ' não interessa ao eleitor . Ninguém vota na esquerda ou na direita.
Ok. A crise eh profunda, e estamos ganhando tempo. Eh o que deu pra fazer até agora. Pelo menos no Br. Mas ganhar esse tempo não eh tão insignificante como acaba transparecendo nas palavras de safatle. Não tivéssemos ganho, nem haveria mais o que discutir . Se safatle está ativo no Br , agora, eh porque ganhamos tempo. A esquerda mudou, mas o mundo mudou. Não adiantaria ficar no discurso do passado num mundo onde restam duas forças, os arruaceiros da direita, e os progressistas. Escolham.
Rapaz, que desperdÃcio de tempo. Alguém precisa avisar ao autor que agro x ambiente não é preocupação fora das novelas da Globo. Se a esquerda morreu, e isto foi em 1989, o autor ajuda no velório.
Faltou observar que a atual pseudo esquerda, foi corroÃda pela corrupção e afrouxada pelos tapetes grossos e vinhos caros de BrasÃlia. Hoje dedica-se unicamente em sustentar-se num poder que nem mais é seu. Vive de criar narrativas toscas e a jactar bravatas inúteis. Se vivo, Luiz Carlos Prestes morreria ao ver a triste conclusão de sua obra.
Francisco, Sem verborragia, explique direitinho esta fixação da pseudo esquerda no ex presidente. Porque trazer este nome em uma discussão da qual ele não faz parte? Quero entender como um robô opera, quais são os "gatilhos", que acionados, disparam o nome do inelegÃvel. Ou então trata-se de algo mais simples, como atração pura.
Ou assumindo que vc domine a arte da escrita, sintaxe e semântica.
Francisco, Leia minha postagem novamente, assumindo que domine a arte da leitura, e verifique que não mencionei, em momento algum, o ex. Um dia entenderei esta paixão mórbida dos adoradores do L pelo ex presidente.
Essa visão eh completamente turva. Essa direita arruaceira se desnuda com Bozo e posa de honesta, apontando o dedo para a esquerda. Sim existem corruptos, no meio da espécie humana, mas não se árvore em casto, não generalizar. Não tem porque um grupo humano só ser composto de corruptos.
Me assustou a manchete... Sou/serei de esquerda, eternamente. Mas o que se lê nessa notÃcia são convergências de discursos que certamente trarão algum tipo de comunicação/alÃvio aos "sábios" na matéria polÃtica. Vamos esperar! Lula já é outro, e está construindo um novinho modo de liderança, sem deixar de lado a pauta da diversidade e igualdade de direitos. Tem muito discurso sendo reformulado pelo petismo, esperando a hora de se pôr em circulação na mÃdia, instaurando novos pensamento e ações.
Qualquer coisa à direita do PT é extrema direita... Que preguiça, viu?
Jornal comprometido com a estrema direita, não poderÃamos separar outra coisa senão este tipo de matéria. Na véspera da micareta do InelegÃvel. Lamentável. Estamos aqui e Lula não está sozinho!
Safatle se esquece do Partido Comunista do Brasil, que deveria ter estudado melhor. E, a defender que a extrema-direita vence (extrema-direita amparada na idiotia e na preguiça intelectual), quer fechar saÃdas e apostar na desgraça fascista e neonazista dominando esse pobre paÃs. Apressado, no mÃnimo.
O PCB pegou sumiu no incêndio do Museu Nacional. Alguns dizem que o partido ainda existe, mas arqueólogos não encontram evidências.
Essa conversa é igual jogar farelo para phorcos em uma granja! Só serve, para consumo de confinados ideologicamente.
Já se pode trocar o nome, sem burocracia nem justificativa. Aproveite.
Safatle é um filósofo e professor coerente e respeitável. Muito do que ele elabora faz total sentido. Agora, é curioso que a Folha tenha publicado esse texto - desanimador para as esquerdas - justamente na véspera do dia em que apatetados radicais, fantasiados de Neymar sairão à s ruas para invocar aquilo que justamente deveria ser aniquilado: o espÃrito de po rco da anti-polÃtica, da anti-democracia.
Edição para Kindle? Seria muito benvinda!
A esquerda deveria evoluir. Primeiro, deixar de apoiar o corrupto Lula. Segundo, abolir dogmas obtusos e anacrônicos que impedem reformas e a modernização do estado. Terceiro, entender a força do capitalismo e a sua importância para a redução da pobreza e desigualdade (basta lembrar que os paÃses mais ricos e menos desiguais são capitalistas). Quarto, rever conceitos, muitos deles importados, que são sectários e atentam contra o bom senso (as polÃticas identitárias são um exemplo).
Morreu? Minhas condolências aos familiares e amigos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz Safatle Voltar
Comente este texto