Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    Se Israel comete ge-no-ci-dio, o que a Rússia está fazendo?

    Responda
  2. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Sim, é hora de frear o genocídio.

    Responda
  3. Marcelo Brum

    Mentiras repetidas mil vezes querendo ser pensamento hegemônico.

    Responda
  4. Marco A Moreira

    Bom artigo. Fui crítico as comparações esdrúxulas do presidente brasileiro e favorável quando apoiou a África do Sul. Que Israel possa ter paz sem atentados de grupos terroristas visando sua destruição e o povo Palestino possa ter seu próprio território sem a mão pesada do governo Israelense. Que o presidente saia do campo da fanfarronice e passe a agir cancelando acordos militares.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    É, o seu Haidar tá certíssimo. Até porque Iiissrael tem mais o que negociar além de armas: software, tecnologias ambientais etc., se quisermos mesmo negociar com o país. Acordo militar, caiamos fora, rapidamente. A taxemos pesadamente as Avibras, CBC e Taurus da vida (aliás, da morte), que ganham os tubos exportando material bélico, oriente médio incluso. Pô, com uma Embrapa (inclusive especializada, a Semiárido), uma indústria pesada - se sobrou algo depois da lava-jato - vamos vender arma?

    Responda
  6. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Até que em fim leio um artigo de Palestino não na Folha, mas na Imprensa Brasileira.

    Responda
  7. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Os palestinos estão sendo aniquilados. Sempre foram enxotados pela direita israelense. Até quando vai esse massacre?

    Responda
  8. Paulo César de Oliveira

    O ataque de 7 de outubro foi causa da tragédia que se abateu sobre Gaza, e os perpetradores sabiam - ou tinham a obrigação de saber - que isso iria acontecer.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Vale tudo para revidar o ataque terrorista? Vidas inocentes que nada têm a ver com o ataque estão morrendo, ou sendo mutiladas, passando fome, sem escolas, hospitais, moradia,...enfim é desumano justificar que é o preço a ser pago! Será necessário dizimar a população palestina para que possamos chamar isto de genocídio?

    2. Marcelo Magalhães

      Perfeito Alexandre. Confesso que não me senti muito bem com o termo, mas passou. Não vou me defender. O que me ocorreu foi que diante de uma agressão, todos teriam o direito à defesa, que poderia vir de diversas formas, desde uma reposta diplomática até uma reação bélica. Retaliação é sinônimo de vingança, mas não foi exatamente por aí que eu pensei. Obrigado.

    3. Alexandre Pereira

      Marcelo, diga o que é retaliação aceitável.

    4. Marcelo Magalhães

      Se não bastasse que um erro não justifica outro erro, a desproporção do segundo é abissal. Já se superou e muito qualquer tipo de retaliação aceitável no mundo civilizado. O texto exige medidas práticas e é isso que deve acontecer daqui para frente. Mesmo sob as asas da águia estadunidense que é corresponsável por tudo, medidas objetivas devem ser tomadas com urgência.

    5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não. O ataque de sete de outubro, inaceitável, faz parte de uma cadeia de ações e reações, que se desenvolve, para dizer o mínimo, desde 1948. O governo Israelense pode massacrar quanto queira, mas outros setes de outubro, virão no futuro, se em algum momento, esta cadeia não for detida. O sete de outubro não foi um raio em céu azul.

    6. Wilson Rossi

      O que ninguém entende é como o competente Mossad não sabia de nada. Cara como é difícil acreditar nisso.

    7. Fauzi Palis Junior

      Puxa vida Paulo, nunca vi comentário mais desumano. Isso é típico de bolsonarista e não de brasileiro