Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    O que aquela menina foi fazer no banheiro masculino? Eu faria a mesma pergunta pra minha mãe, se fosse o caso.

    Responda
  2. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Pior que a contribuição da família Neymar para a diminuição da pena do Daniel Alves é a lei espanhola permitir que uma indenização aja como atenuante. É um verdadeiro absurdo. Faz sentido permitir essa atenuante quando o crime é de natureza patrimonial, pois há uma equivalência (dano financeiro = indenização financeira). Agora, quando o crime é de natureza sexual? Não faz sentido, pelo menos para mim.

    Responda
  3. Daisy Santos

    Já passou da hora dos clubes terem um projeto de fôlego no campo da educação e da cultura para os jogadores visando suprir as lacunas e sequelas existentes criadas pela falta de acesso no tempo adequado devido suas origens sociais. Um treinamento mental e espiritual talvez ajudasse a situá-los como cidadãos.

    Responda
    1. neli faria

      Ser pobre não é sinônimo de sem educação e da falta de respeito ao próximo. A falta de respeito ao próximo está em todas as classes sociais. Quantas pessoas, por aí, de berço ,com diploma universitário, e que não respeita o próximo, notadamente a Mulher? O Brasil, a cada dia, embrutece mais, e não é só nos mencionados: em todos os setores da sociedade.

  4. Anete Araujo Guedes

    São meninos com pouca formação, que experimentaram a dor cruel da pobreza, mas, de um momento para outro, se deparam com a fama, poder e muita grana. Passaram para o lado de lá, dos que têm, dos que pensam apenas em gozar a vida, sem maiores compromissos e responsabilidades, afinal o dinheiro compra tudo. O gozo não é com o ato sexual em si, mas com a dominação, o poder da força, da intimidação, do submetimento, do escárnio, ao ver a mulher ser transformada em um mero objeto de gozo.

    Responda
  5. Paulo César de Oliveira

    Se Daniel foi mesmo culpado, a pena de 4,5 anos é até leve. Mas será que ele não foi injustiçado?As evidencias contra ele são frágeis. O joelho machucado da mulher não afasta relação consensual e o stress diante dos psicólogos pode ter sido fingido.Existem homens que forçam uma relaçao e existem mulheres que consentem na hora e prestam queixa depois, por dinheiro.As vítimas dessas mulheres são homens sabidamente ricos, como Daniel. E por que ela entrou no banheiro junto com ele? Esta é a questão

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Uma mulher deve entrar onde quiser, usar a roupa que quiser, fazer o que bem entender. A proposta é a seguinte, ela não pode vacilar, vacilo é privilégio dos machos. Se não se submeter ao que o outro determinou que é correto, conveniente, ela será castigada, estuprada. Já o macho é liberado para fazer o que lhe dá na telha, inclusive se apossar do corpo do outro, como se fosse o seu dono. São os valentões, mas na realidade não passam de uns animais, covardes, medíocres e toscos.

    2. Pedro Adalberto Maia

      Penso que esse senhor não acompanhou o caso, pois se assim o fizesse não comentaria dessa forma. Mas, se tem ciência completa do julgamento, aí é questão de caráter.

    3. THAMARA CORREIA

      Só podia ser um macho pra falar algo assim... Sempre tem um pra culpar a mulher. Você leu o texto? Acho que também não tem mãe, nem mulher, nem irmã... Tadinho.. tão injustiçado, tão inocente que mudou 5 vezes a versão dele. Ele e tantos outros se acham reis, se acham dono da p#rra toda porquê têm dinheiro e isso não é caso isolado, é muito comum esses jogadores fazerem.

  6. neli faria

    Brigas de torcedores fora do Estádios: tem que tirar pontos do Time dos briguentos. E as torcidas de futebol é o reflexo da sociedade Brasileira. E a cada dia embrutece mais.

    Responda
  7. neli faria

    Os jogadores de futebol é o retrato do Brasil. Em todos os setores da sociedade têm, infelizmente, gente que não respeita o próximo.E nem parece que saiu do ventre de uma mulher. O que falta é Educação, respeito ao próximo.Os Oportunistas políticos invés de Educar o povo, via propaganda, torram dinheiro público em propagandas para autopromover . Na hora de se beneficiar não existe Esquerda.Direita:todos se unem como Irmãos para nunca construir uma Nação. Ex. fundão de cinco bilhões.

    Responda
    1. neli faria

      Joaquim: não é a Educação formal que digo. O que digo é a Educação que deveria vir do Berço e já que não veio, caberia ao Governante Educar o povo para respeitar o próximo, invés de gastar dinheiro público em propagandas autopromocional. Respeitar o próximo é o que falta ao Brasileiro de todas as classes sociais, principalmente, a quem teve boa instrução e não respeita o próximo. Homem respeitar uma mulher, falha de outra mulher:a mãe!

    2. Joaquim Rosa

      Eu não tive uma boa educação e nem por isso saio por aí cometendo barbaridades. Mais respeito para com os ignorantes, por favor. Se não for pedir muito.

    3. Joaquim Rosa

      Eu não tive uma boa educação e nem por isso saio por aí cometendo barbaridades. Mais respeito para com os ignorantes, por favor. Se não for pedir muito.

  8. Roberto Odier Masteck Correia

    Além do machismo, brasileiro não tem memória, não tem idéia da força da coletividade, do boicote. Lembram do cantor Bello, condenado por envolvimento (financiamento) no tráfico de drogas, pois aí esta ele, Belo e Formoso, com ares de celebridade global, badalado pelos telespectadores. E o goleiro Bruno, se não é a imprensa, já estaria convocado para a seleção.

    Responda
  9. Maria da Graça Pimentel

    Macho estuprador: José Renato da Silva teve mantida a condenação por estupro da filha e das duas netas .. estupro da filha e duas netas... o "macho" é ex vice-presidente do PL-SP...

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Vai rotular outro e aproveita e toma seu remedio.

    2. Maria da Graça Pimentel

      há "macho estuprador" em todo lugar do mundo, infelizmente para mulheres e crianças de todo nosso planeta...

  10. Leonilda Pereira Simoes

    Esses machos só se organizam, assim como muitos outros, para defender os estupradores. Jogam a culpa na mulher e pronto, encerram o assunto. Como foi dito, eles não têm mãe, irmãs, primas, amigas, pela forma com que defendem os criminosos. E os colegas de profissão não querem se comprometer, mesmo os que têm algo a dizer. Se o fizessem seriam perseguidos como alguns aqui ofendem o articulista. Temem as redes, não as das traves, as do mundo virtual em que todos são muito machos.

    Responda
  11. John Cymbaum

    Querido Juca Kfouri, Sempre que leio seus artigos, lamento termos perdido para o jornalismo futebolístico o excelente analista e cientista social que você teria sido.

    Responda
    1. GUSTAVO SATAKE

      não altero meia palavra do seu texto, mas creio que o viés da ciência social faz com que Juca tenha, pelo canal futebolístico, alcance maior e riqueza em detalhar comportamento dos ícones dos campos. Não perdemos nada com a atual função de nosso raro escritor.

  12. JOÃ O MUCCI

    Excelente artigo! Meus parabéns!

    Responda
  13. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Apenas um retrato do que somos enquanto nação.

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      Sinto informar, mas macho estuprador tem em todo lugar do mundo, infelizmente para mulheres e crianças de todos os lugares da face da terra

  14. Alberto Soares Soares

    Que clareza, que artigo elucidativo da falta de consciência, respeito e de cidadania dos nossos "machos" do futebol. Cadê os "Sindicatos " dos atletas ?! Parabéns Juca Kfouri.

    Responda
  15. Maria da Graça Pimentel

    Enquanto isso, todos os principais jornais divulgaram que José Renato da Silva (ex vice-presidente do PL-SP) teve a condenação por estupro da filha e das netas mantida... e na Folha, só Daniel... argh

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      Enquanto isso, todos os principais jornais divulgaram que José Renato da Silva (ex vice-presidente do PL-SP) teve mantida a condenação por estupro da filha e das netas mantida... e na Folha, só Daniel... argh

  16. Gabriela Sales de Oliveira

    Olha, olha... Que tantos comentaristas que se encaixam na descrição feita pelo artigo jornalístico! Defendem, agridem o autor do texto, se ofendem... Uau! Parabéns, Juca, pelo artigo e posicionamento!

    Responda
  17. Alberto Amorim

    As recentes vergonhas em todos níveis do nosso futebol, além disso, é reflexo do estado lastimável das equipes. Formadas por ex jogadores dispensados lá fora por baixo nível técnico. Aqui são craques enaltecidos pela mídia como ídolos, enganando a torcida desavisada. Todos defendendo os seus empregos. Todos! Essa é a verdade escondida!!!!!!

    Responda
  18. Rachel Matos

    Juca, acompanho pouco nosso futebol, mas acompanho você, sujeito corajoso, lúcido culto. Obrigada por esse artigo.

    Responda
  19. celso callegaro

    Ju ca Kfou ri é muito maior do que o esporte que comenta. Sua coragem é impressionante, e um dos colunistas que justificam ser assinan te desse jor nal.

    Responda
    1. Rachel Matos

      Boa Celso. Disse tudo!

  20. roberto silva

    Que análise rasa, é muito fácil jogar para a plateia assim, apesar de ter uma convergência com seu anti-Bozo, vejo como quase infantil esse artigo militante. Escancara uma soberba hipócrita quase racista. Comece listando em sua coluna os adotadores do teste do sofá nas empresas de comunicação que vc trabalha há décadas. Não é botar a cara que vc cobra.

    Responda
  21. Gregorio Amarante

    Serio Juca? Por que escolheu o futebol como seu sustento de vida então? Hipocrita até não querer mais.

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      macho estuprador e seus apoiadores há em todo lugar deste mundo

  22. Alex Sgobin

    Só os jogadores? Os machos brasileiros, em significativa parte, são uma miséria misógina e omissa. E haja "redpill" bravinho querendo me matar lendo isso...ahah

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      machos brasileiros? há macho estuprador em todo lugar do mundo, infelizmente para mulheres e crianças de todo nosso planeta

  23. Joaquim Rosa

    O sujeito cometeu um crime, segundo a justiça espanhola, foi julgado, condenado e recebeu sua pena. Cumprida a pena, estará zerado. Isso vale para os amigos e também para os inimigos. Não acho certo ficar puxando o assunto só para cumprir pauta.

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      Joaquim... o macho estuprador José Renato da Silva (ex vice-presidente do PL-SP) teve mantida, esta semana, a condenação por estupro da própria filha e duas netas ... você acha mesmo que o cumprimendo da pena zera o assunto para a filha e as crianças?

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Melhor deixar o macho estuprador se preparar para a próxima vítima, não? Por que atrapalhar o violador, se ele tem a ajuda de Neymar e de pessoas assim, que querem dar um tempo para ele. E a moça, que vai carregar para sempre a lembrança da violência, o que pensa para ela? Provavelmente a culpa, por isso é importante o artigo, para deixar claro que não só entre os jogadores o que existe é machismo, misoginia contra as mulheres.

  24. Joaquim Rosa

    Cobrança sem sentido. Imagine se vou me manifestar toda vez que um engenheiro cometer um crime e for condenado. Não faria outra coisa na vida.

    Responda
    1. Pedro Adalberto Maia

      Misericórdia Senhor, desse cidadão...

    2. THAMARA CORREIA

      Você não tem mãe, nem mulher, nem irmã só pode!! Como alguém equipara algo assim? Só se for criminoso igual eles.. que escárnio da sociedade, sinto pena de alguma mulher que conviva com você

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Não dá nem para acreditar que você escreveu isso.

  25. CARLOS TARDIVO

    Parabéns Juca, texto corajoso e lúcido. Fiquei impressionado com o tamanho das pedras que os bandidos sempre impunes jogaram no ônibus do Fortaleza, graças a Deus ninguém morreu!

    Responda
  26. Virgilio Rocha de Souza Lima

    Estranha coincidência: todos bolsonaristas!

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Creia, caro Virgílio, esse tipo de crime não é exclusividade simpatizantes dessea ou daquela ideologia. Não entre na onda de kfouri.

  27. Alcides Castro

    Santa inocência, Batman! Esperar o quê da boleragem?

    Responda
  28. MARCO ANTONIO PAPINI

    O Cuca por ser branco não merece ser citado?

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Ele já citou dezenas de vezes em outros canais e foi bombardeado.

  29. Klaus Serra

    Ainda cabe recurso.

    Responda
    1. Alcides Castro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Alcides Castro

      Tr ou xa!

    3. Alcides Castro

      Tr ou xa!

  30. Joao Pinheiro

    Os jogadores de futebol profissional no Brasil, salvo algumas raras exceções, são todos meros pangarés alimentados com luxúria e vaidade para se tornarem cavalos de raça. Ganham musculatura e dinheiro enquanto encolhem em civilidade e humanidade. Acham que podem tudo. No fundo, porém, sabem que são e sempre serão os mesmos pangarés de origem, covardes, incultos, com síndrome de Robinho ou, pior, de goleiro Bruno. Razões porque desprezo o futebol brasileiro e não é de hoje.

    Responda
    1. João CArlos Albuquerque

      A ignorância é que campeia. É a campeã em todos os estádios e torcidas. O futebol é a válvula de escape da frustração da população, que segue se identificando com seus craques se eles forem vazios.

    2. marcos machado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. marcos fernando dauner

    Goool do JEC !

    Responda
  32. Samuel Santos

    O velho Kfouri sendo o Juca Kfouri. Lúcido, consciente e corajoso. Fazia um tempo que devia isso, porque futebol para analisar não existe. O que temos é corrupção, gestões fraudulentas, violência desmesurada, omissões diante de atos criminosos. "Torcidas forjadas na barbárie. Um futebol decadente em decorrência de tudo isso. Então sempre digo, só temos 3 analistas de futebol possíveis de serem lidos. José Trajano, Valter Casagrande e o Juca Kfouri.

    Responda
  33. wilson kfouri

    Juca , sou seu admirador mas toda generalização é nociva. Os jogadores de futebol brasileiro deram muito alegria ao povo brasileiro com o recorde de 5 campeonatos mundiais. Pelé é o brasileiro mais conhecido no mundo inteiro,foi atleta do século e até parou guerra. Em geral têm origem humilde parte do Brasil real e Machado de Assis já dizia: O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco”

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Os jogadores dos times paulistas, cariocas etc não foram ao enterro de Pelé. Os da seleção não apareceram. Eles se acham tão bons que não precisam prestar homenagem ao melhor deles todos. Só isso já mostra que o artigo está certo. A maioria não estuda, não tem fala pelos menos favorecidos, exceto Vini Jr. e Richarlison que me lembre, não opinam sobre nada de relevante mesmo na profissão. Só querem curtir e não ser aborrecido. Triste demais.

  34. Adalto Fonseca Júnior

    Todos os dias os colunistas de futebol amanhecem realizando sua genuflexão idólatra ao futebol e neste momento um deles tenta parecer que faz críticas aos comportamentos de seus ídolos quando na verdade sempre fechará seus olhos seletivamente e na próxima matéria que entregar lá estará se empolgando com os "feitos" do ídolo da vez. Hipocrisia.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Na raiz não foge ao estereótipo. Não passo pano mas sei que o engajamento à mitologia do futebol é a regra. Paciência.

    2. celso callegaro

      Caro Adalto, seu comentário parece demonstrar que você não acompanha o trabalho (coerente em seus valores) do ótimo e corajoso Ju ca Kfou ri.

  35. Sérgio Silva

    Juca. Acompanho seu trabalho desde o início. Sempre o admirei. E agora o admiro muito mais. Sentimento oposto ao que tenho pelos jogadores de futebol brasileiros. A eles dedico o meu mais absoluto desprezo. Obrigado pela excelente matéria!

    Responda
  36. João Melo

    Caro Juca, é a cultura misógina e da violência sexual, que desemboca nos machinhos frágeis. E, diga-se, a progenitora defendeu o rebento atacando a vítima. Sintomático. Os parças só entendem a linguagem da grana e da fama. Foram deseducados na família e na profissão e não mudarão; querem mais grana e fama, apenas.

    Responda
  37. Florentino Fernandes Junior

    Vc nem citou o nome dele nesse texto.

    Responda
  38. Florentino Fernandes Junior

    E o caso cuca? Afinou hei juquinha? Medo de processo, afinal ele foi absolvido

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Sempre defendendo o estuprador de criança. Não cansa?

    2. Hernandez Piras

      A defesa de estupradores faz parte da identidade "conservadora" agora?

    3. Flavio Camilo

      Florentino Florentino Florentino de Jesus, mais uma vez desperdiçando a oportunidade de ficar calado.