Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    O autor do livro Israelofobia tem um plataforma no internet chamada Telegraph, a maioria dos artigos da plataforma s√£o ataques a qualquer um que critica o governo de ISreael.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Muitas pessoas que denunciam a brutal ocupação da Palestina pelo governo de Israel, geralmente recebem ataques pessoais que variam de acordo com quem denuncia: palestinos que protestam são chamados de terroristas; os não palestinos são chamados de antissemitas e os judeus de consciência que denunciam a injustiça são chamado de "judeus que se odeiam" Essas são as justificativas frequentemente usadas para calar qualquer pessoa que denuncia o governo de Israel. --

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Já comentei várias vezes nos ultimos meses, que a Folha,diariamente escala um ou mais dos seus jornalistas/colunistas para escrever artigos favoráveis ao governo do Isreael ou entao promover livros, artigos sobre o assunto. Hoje o plantão é do Hélio Schwartsman.

    Responda
  4. Alexandre Dias

    O ministro da Segurança Nacional de Iael, Itamar Ben-Gvir, defendeu o fim da ajuda humanitária a Gaza horas após a morte de mais de cem pessoas durante distribuição de suprimentos

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      E foi ele que chamou de heroi o militar que atirou no peito de um menino de 12 anos que usou um fogo de artificio de festa junina, o tal militar asssassinou o menino pois se sentiu ameaçado.

  5. Matheus Battistoni

    O problema é que os judeus se consideram o povo eleito por Deus, professando um racismo religioso que não tem como não gerar reação contrária do resto da humanidade. Os "desprezados de Jeová" não aceitam a posição inferior em que os judeus os colocam.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O raciismo não é apenas religioso, grafitis com a frase " morte aos árabes" escrita em hebreu são comuns em cidades ocupadas da Palstina.

  6. DAGMA REGO DE QUEIROZ

    O chefe da KGB e depois Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, Iuri Andropov, era judeu.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Putin era alto oficial da KGB e é cristão. Qual é o significado?

  7. Nilton Silva

    Nesse contexto, ou judeus se defendem ou uma nova tentativa de extermínio é colocada em prática.

    Responda
  8. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Inacreditável Hélio que sendo filósofo publique e aprove uma tese como a desse autor sobre a perseguição aos judeus. Vale tudo Hélio? Do sofrimento humano traumático não se tirar uma lição de humanidade? Transforma-lo em ressentimento que cobra o sofrimento de outro povo e nação? Leia Hannah Arendt, uma judia extraordinária que abominaria uma tese como esta que você, filósofo da Folha, endossa hoje na sua coluna. Estupefata!

    Responda
  9. M Lana

    Acho que o colunista confunde israelofobia e antissemitismo com oposi√ß√£o √† pol√≠tica genocida do atual governo de Israel. Ademais, √© Israel que n√£o cumpriu os acordos de ocupa√ß√£o de Gaza e da Cisjord√Ęnia. Os cr√≠ticos de Lula e de Bolsonaro n√£o criticam todos os brasileiros quando fazem suas respectivas cr√≠ticas. Assim como n√£o h√° USAfobia ao criticar Trump, nem Russiofobia ao criticar Putin. O rep√ļdio ao horror do Holocausto n√£o pode ser um salvo conduto para o governo de Israel fazer o que quer

    Responda
  10. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    estou aguardando a publicação do meu comentário. Não entendi até agora a razão da censura. Os censores podem informar o que acontece?

    Responda
  11. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    estou aguardando a publicação do meu comentário. Não entendi até agora a razão da censura. Os censores podem informar o que acontece?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pois é Maria, você pode ir distorcendo seu comentário até ele se tornar incompreensível, ou postar um comentário denunciando a censura. Não é garantido, mas na maioria das vezes aquele tal de moderador mexe a b. (eu também acabo distorcendo a mensagem...) na cadeira e publica com atraso seu comentário, talvez para sugerir que não é censura, sei lá.

    2. Marcos Benassi

      Christina, prezada, a sen√ßura folhom√°tica nunca d√° bola pra ningu√©m, quantoais resposta. Respondo-o eu, seu colega leitor: voc√™ escreveu jjjuudeu e pppaalestinos sem deformar as palavras. E sua presen√ßa faz com que qualquer mensagem v√° para os por√Ķes da tortura da ph√īia, jorn√° pilar da democracia. Devia botar que √© a "m√£o de pil√£o" da Democracia, a moer mensagens de seus fregueses...

  12. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Enviando novamente- A coluna apoia-se num panfleto e não num livro para se dar crédito. A realidade atual dos crimes cometidos contra os palestinos é eliminada do contexto para que o autor se apoie na inexorabilidade histórica contra os judeus. Uma dialética que se cumpre na etapa seguinte. O sofrimento dos judeus ao transformar o traumático em ressentimento só faz punir o Outro com mais sofrimento. O que se aprendeu com ele? A repeti-lo como processo sem fim no qual o autor acredita?

    Responda
  13. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    A coluna apoia-se num panfleto e não num livro para se dar crédito. A realidade atual dos crimes cometidos contra os palestinos é eliminada do contexto para que o autor se apoie na inexorabilidade histórica contra os judeus. Uma dialética que se cumpre na etapa seguinte. O sofrimento dos judeus ao transformar o traumático em ressentimento só faz punir o Outro com mais sofrimento. O que se aprendeu com ele? A repeti-lo como processo sem fim? A Inexorabilidade que acredita o autor do panfleto?

    Responda
  14. Filipo Studzinski Perotto

    Entendo que seja difícil para Helio, de decência jud aica, de encarar a realidade. O holoca usto não justifica governo e mentalidade de extrema-direita supremacista vítima para sempre. A aversão à Isra el não tem nada com um suposto anti-semiti smo resiliente que se disfarçaria. Cometem apartheid religioso, e agora um massacre com jeito de genocídio. Isso sim é razão de criticar o pais, coisa feita por grupos jud eus não sionistas também. Senão teria que taxar de russofobia a critica a Putin.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Eu não entendo não. Tem muita gente com ascendência judaica que está se posicionando contra o Estado de Israel. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

  15. Orasil coelho pina

    Parab√©ns ! Falta ao Pres. Lula caprichar mais no discernimento sobre Israel! O Hamas sim, √© mais pr√≥ximo dos ideais nazistas, quando prop√Ķem exterminar o povo judeu! Aquele Monarca espanhol iria dizer ao Lula: Porqu√™ n√£o te calas!

    Responda
  16. Orasil coelho pina

    Parab√©ns ! Falta ao Pres. Lula caprichar mais no discernimento sobre Israel! O Hamas sim, √© mais pr√≥ximo dos ideais nazistas, quando prop√Ķem exterminar o povo judeu! Aquele Monarca espanhol iria dizer ao Lula: Porqu√™ n√£o te calas!

    Responda
  17. Orasil coelho pina

    Falta ao Pres. Lula caprichar mais no discernimento sobre Israel! O Hamas sim, √© mais pr√≥ximo dos ideais nazistas, quando prop√Ķem exterminar o povo judeu! Aquele Monarca espanhol iria dizer ao Lula: Porqu√™ n√£o te calas!

    Responda
  18. José Cardoso

    Realmente, embora haja de tempo em tempos animosidade contra alguns países como Japão, Alemanha, ou mesmo EUA, não há um clamor contra a própria existência do país. O chamado anti sionismo é uma reciclagem do velho anti semitismo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Censura de novo. A Folha quer impedir o di√°logo entre seus leitores. Isso ¬īq que √© tentar monopolizar as narrativas.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Existem diferenças importantes envolvidas. Ser contra não é negar a existência, nem mesmo clamar contra ela. Se estivéssemos discutindo hoje a formação do Estado de Israel na Palestina, e sabendo o que sei hoje, me oporia, tentaria impedir. Hoje os fatos são outros e os posicionamentos obrigatoriamente outros. O clamor que existe é contra o genocídio palestino, O sofismo sionista tenta converter isso em atissem (autocensura).

    3. José Cardoso

      Alberto, mas é isso. Aquele país, e toda a imigração que o constituiu, é um fruto do movimento sionista. Se dizer anti sionista hoje em dia é o mesmo que negar sua existência.

    4. Alberto Melis Bianconi

      A Folha aceita qualquer coment√°rio que se restrinja a n√£o dizer nada.

    5. Alberto Melis Bianconi

      N√£o vi ningu√©m clamando contra a exist√™ncia do pa√≠s, ainda que pudessem ser evocadas raz√Ķes para isso, j√° que foi um pa√≠s criado do nada pela Europa ocidental.. S√£o os sionistas que, reiteradamente, fazem quest√£o de criar uma imensa confus√£o. Nada apaga por√©m o mart√≠rio dos palestinos.

    6. Filipo Studzinski Perotto

      Ah é, assassinar 30 mil pessoas em 4 meses é detalhe.

  19. Rives Passos

    Hélio, pq a Conib e o todo poderoso Claudio Loterman fecharam as páginas de suas redes sociais, (da Conib)? Não entendem o conceito do contraditório? Ou só vale quando é a seu favor.? Decepção, viu?

    Responda
  20. Rives Passos

    Cada vez me convenço mais que o Holo é a fonte primária do Sion. A extrema direita só produz od

    Responda
  21. Pablo Leite

    Os israelenses são muito bons em querer botar a pecha de antissemita em qualquer um que critica a atuação do Estado. Oras, eu crítico o Estado brasileiro, o americano, o russo, a UE por crimes e erros que todos cometem, isso faz de mim racista contra americanos, russos ou europeus? O que querem é substituir o senso crítico por continência, associando a todos os críticos um estereótipo.

    Responda
    1. M Lana

      Escrevi o mesmo, sem usar palavras ofensivas ou chulas, mas fui barrada pelo moderador.

  22. Ezequias De Lima

    "... só porque o Lula falou a verdade". Quero corrigir essa afirmação em comentário abaixo. O Lula não acertou em toda a sua fala. A comparação com o Holocausto foi infeliz; o Holocausto é o ponto de não retorno da Humanidade. Mas acertou no essencial que foi denunciar os crimes de guerra cometidos na Faixa de Gaza e provocar o assunto para debates, às vezes acalorados como não poderia deixar de ser.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Segundo o Peter Janos "A Europa tem uma tradição milenar de perseguição aos hebreus." mas quem está pagando com a vida são os paltinos, há 56 anos vivendo sob ocupação militar ilegal do estado de ISreal, em um processo de limpeza étnica contínuo...agora acelerado.

    2. Pablo Leite

      A humanidade j√° teve massacres piores, inclusive, maior que esse, foi o dos belgas em suas col√īnias africanas, estipula - se em 10 milh√Ķes ( judeus aproximadamente 5). O que faz a Sho√° ser √ļnica √© o projeto burocrata- industrial de elimina√ß√£o dessa popula√ß√£o. Mas em Gaza, n√£o √© necess√°rio at√© porque a popula√ß√£o est√° em um lugar pr√©-determinado, e n√£o s√£o necess√°rias f√°bricas de morte se voc√™ pode matar a bombas e balas, de fome e sede, de pestes e falta de cuidados m√©dicos. S√≥ demora mais.

  23. Leonardo Trindade

    400 anos de escravid√£o s√£o muito maiores que 5 anos de persegui√ß√£o em guerra. Maioria econ√īmica se fazendo de coitadinha n√£o d√° mais, ainda mais com aporte de 1 trilh√£o de d√≥lares americanos para fazer guerra. S√≥ tirando o c√©rebro pra lavar pra engolir essa gente.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Leonardo. Não entendi. Porém, vc errou de povo. Melhor deixar dados pessoais de fora do debate.

    2. Leonardo Trindade

      Peter, seu povo inverteu a história porque quis, ninguém os obrigou.

    3. Peter Janos Wechsler

      Leonardo. Isto nada tem a ver com o que vc alegou antes. Tergiversando. Até.

    4. Leonardo Trindade

      Bom, Peter, me conta ent√£o por que os √ļnicos pa√≠ses no mundo que n√£o reconhecem a legitimidade de Gaza s√£o Esrahell e USA, que financia a invas√£o ao estado vizinho?

    5. Peter Janos Wechsler

      Leonardo. A Europa tem uma tradição milenar de perseguição aos hebreus. Se você não aceita este fato histórico, não resta o que discutir.

    6. Leonardo Trindade

      Ah sim, Peter, por isso nos vemos giudeus vivendo em guetos, todos muito pobres, sofrendo preconceito só por suas aparências. Né?

    7. Peter Janos Wechsler

      A perseguição é muito mais antiga. Inquisição, etc. Falta informação

  24. jose carlos toledo junior

    Ok colunista. Durma o sono sem sonhos dos tranquilos confortado que est√° que √© o povo de IsrraHell que √© perseguido e n√£o concentra milh√Ķes em uma pris√£o a c√©u aberto enquanto destroi tudo e faz massacres de humanos indefesos que nem contra atacam.;10 mil crian√ßas mortas e milhares mutiladas. N√£o falta muito para o colunista defender destruir milh√Ķes de favelados para acabar com 100 traficantes. Nesse ritmo, qtos palestinos inocentes morrer√£o em cinco anos? Tenha d√≥. Repugnante.

    Responda
    1. Rives Passos

      A extrema direita s√≥ traz sofrimento ao mundo. √Č odhio puro.

  25. Marcelo Barbosa

    Polêmicas e mais polêmicas...

    Responda
  26. PAULO CESAR BICALHO

    O problema √© que essa linha de pensamento pode justificar a R√ļssia. Criticar sua viol√™ncia contra a Ucr√Ęnia √© manifesta√ß√£o de sentimento anticomunista arraigado, mesmo que o pa√≠s tenha abandonado essa ideologia e esteja matando civis impiedosamente.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      O Estado de eshael só existe como conhecemos por causa da União Soviética. Não tem como os métodos serem muito distantes.

  27. Edson Jos√© Neves J√ļnior

    Esse vitimismo em muito se assemelha ao comportamento fascista, visto no Brasil de 2019 a 2022. O fato √© que se opera um genoc√≠dio por parte de Israel, n√£o √© ideologia, s√£o n√ļmeros, s√£o os dados. De um lado as for√ßas armadas israelenses, do outro, como alvo, a popula√ß√£o palestina. Qualquer conclus√£o diferente dessa √© mera narrativa financiada.

    Responda
  28. Ezequias De Lima

    Se eu, ou um estrangeiro falamos contra o Brasil sobre um acontecimento qualquer, somos antibrasileiros? N√£o, n√£o somos. E, se falamos contra a chacina que est√° ocorrendo em Gaza, promovida por Israhell? A√≠, somos anti-isso, antiaquilo, antiaquilo outro, e... 'personae non gratae'. Vejam o escarc√©u que o Satanyahu e o Katztr√≥fico fizeram s√≥ porque o Lula falou a verdade. Hehehehe... √Č um povo cheio de mimimi.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ezequias, não é mimimi, é o escudo que usam para justificar o geno cidio palstino.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Um mimimi que a consciência culpada do ocidente compra.

    3. Rives Passos

      E a fala da ministra da igualdade de Israhell?

  29. Ezequias De Lima

    Se eu, ou um estrangeiro falamos contra o Brasil sobre um acontecimento qualquer, somos antibrasileiros? N√£o, n√£o somos. E, se falamos contra a chacina que est√° ocorrendo em Gaza, promovida por Israhell? A√≠, somos anti-isso, antiaquilo, antiaquilo outro, e... 'personae non gratae'. Vejam o escarc√©u que o Satanyahu e o Katztr√≥fico fizeram s√≥ porque o Lula falou a verdade. Hehehehe... √Č um povo cheio de mimimi.

    Responda
  30. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Pareceme-me que, de fato, o antis-semitismo existe e é milenar. Resta estudar porque isso ocorre. Será que Deus escolheu o povo errado?

    Responda
    1. Pablo Leite

      No livro A Destruição dos Judeus Europeus, fica claro que o antissemitismo começou quando a religião católica se tornou oficial no império romano ( tinham medo que os judeus convertessem os pobres e ingênuos católicos para o judaísmo), foi reforçada por Lutero, na reforma, que era um antissemita descarado, e a partir disso, mutou para algo abertamente racial, como se os judeus, não importando se eram ou não adeptos da religião judaica, fossem intrinsecamente corruptos.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Bem, como se sabe, Ele se arrependeu mais de uma vez de sua aliança. Deveríamos complementar aquele ditado: errar é humano, persistir no erro é divino.

    3. Raymundo de Lima Lima

      O povo escolhido comete crimes em nome de Deus. Isso vale, para o delirio religioso fan√°tico.

    4. Robson J Oliveira

      Vc matou a charada. Deus escolheu todos os povos não apenas 1. mas tem alguns entre este povo que se julgam melhores que todos outros... mas a verdade é dura.

  31. Robson J Oliveira

    Livro - Israelphobia - The hijacking of civil Discourse and how To rescue it DAN DIKER - baixem na internet é gratis, Belissimo livro e fotos. Vejam a verdade que certos jorna listas e os Ju Ju tentam nos esconder.

    Responda
  32. Humberto Giovine

    √ďtimo texto de H√©lio, que √© ju deu. Um jornalista equilibrado e imparcial. que usa a profiss√£o para informar, sem paix√Ķes ou vi√©s de quaisquer matizes. Infelizmente, cada vez mais raro em nossa imprensa.

    Responda
    1. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

      Contém ironia, né?

    2. Robson J Oliveira

      Informo que a minha familia também é ,mas somos honra dos e nao gostamos de cri me nosos

  33. Robson J Oliveira

    O autor do ataque desvairado entitulado "Diplomacia em frangalhos", escreveu que o presidente Lula parecia estar num Gremio Estudantil. E vc parece estar ...no wc.

    Responda
  34. Robson J Oliveira

    Exijo desculpas pelo atitude antietica.

    Responda
  35. Peter Janos Wechsler

    Críticas contundentes. Porém o Ha mas foi eleito e representa a população que é massacrada. Pelo andar da carruagem , mil e duzentos cometeram suicidio coletivp. Não se menciona.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Estou me lixando para o H. N. tem os dias contados? Foi condenado à pena capital? Porque os Ps. sim. Gostei desse código. Pode ser tipo um passatempo para os leitores: complete as palavras abreviadas.

    2. Peter Janos Wechsler

      Alberto. Parece-me ter deixado bastante claro que não dou razão a nenhum dos dois. N tem os dias contados o que não convém ao H. O atentado o ajudou na sobrevida.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Nesse caso, Netanyahu representa o povo j. de Israel, inclusive representa mais porque o h. está só em Gaza. Um pouco mais e você estará dando razão aos anti-s.

    4. Ezequias De Lima

      Glenn Greenwald: "Ninguém, nem mesmo Lula, está sugerindo que a escala das mortes em Gaza seja comparável ao Holocausto. O que muitas pessoas estão dizendo -- inclusive alguns dos intelectuais judeus mais proeminentes do mundo, como Masha Gessen --, é que os mesmos princípios de desprezo pela vida e desumanização coletiva que culminaram no Holocausto estão também por trás da destruição de Gaza". Meu voto se baseia nisso.

    5. Peter Janos Wechsler

      Concordo, em parte, com ambos. Porém, o Ham as ganhou no voto livre.

    6. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      O Hamas foi criado por Israel para se opor a Autoridade Palestina. Deu nisso que vemos agora.

    7. Ezequias De Lima

      Não cometeram suicídio, foi um ato terrorista que deve ser repudiado com veemência. Mas, a resposta de Israhell é proporcional? Está atingindo apenas integrantes do Hamas? NÃO. Portanto, também deve ser repudiada com veemência. Você também não menciona a 'ocupação eterna' do território palestino por Israhell. Desde 1967, portanto, há mais de 56 anos, e... contando.

    8. Ezequias De Lima

      Não cometeram suicídio, foi um ato terrorista que deve ser repudiado com veemência. Mas, a resposta de Israhell é proporcional? Está atingindo apenas integrantes do Hamas? NÃO. Portanto, também deve ser repudiada com veemência. Você também não menciona a 'ocupação eterna' do território palestino por Israhell. Desde 1967, portanto, há mais de 56 anos, e... contando.

  36. Fatima Marinho

    Israellofobia é stress pós traumático, desenvolvido pelas vítimas.

    Responda
  37. Robson J Oliveira

    Ao Editor, esta ação tendenciosa que fere de morte a ética jornalistica, exige retratação publica.

    Responda
  38. Jorge Severo

    Issrrael comete crimes de guerra e nenhuma propaganda ir√° desfazer isso. A pecha da Alemanha pelo passado nazista existir√° sempre, como a que Issrrael acaba de criar para si. Estado (governo?) criminoso.

    Responda
  39. Marcos Araujo

    E eu que pensava que Is rael começou a perder a aura de povo oprimido quando desapropriou terras e imoveis dos palestinos, agindo como opressor.

    Responda
  40. Josue Oliveira

    Uma das narra tivas usadas pelos SSionistas √© que "ningu√©m quer os paIestlnos, nem o Egi to, nem o L√≠b ano". Ora, os paIestlnos est√£o ali h√° milhares de anos, porque mudar? √Č como tirar os ga√ļchos para a ssentar os arge ntinos.

    Responda
  41. Fatima Marinho

    Sugiro ler a carta ao NYT assinada por Einstein, Hannah Arendt e outros intelectuais em 1949. A carta denuncia a violência contra palestinos perpetrada pelo que veio a se transformar no Likud, cita especificamente um político israelense. O link para acessar a carta está no texto do Glen Greenwald publicado nessa Folha. Muita violência em nome de quem? Por que ? A israelofobia é agonia das vítimas , eh sofrimento. Uma síndrome pós traumática.

    Responda
  42. Robson J Oliveira

    ele esta tentando nos enganar com fa k ne ws promovendo um livro falso e de ódio. Muito grave.

    Responda
  43. Alberto Melis Bianconi

    Censura. √Č mais insuport√°vel que o direitismo oportunista deste jornal.

    Responda
    1. Marcos Araujo

      Você não tem maturidade suficiente para comentar determinados assuntos. O censor só quer te proteger

    2. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      Faço minhas tuas sábias palavras.

    3. Marcos Benassi

      Nãããão, Alberto! "Direitismo"? O secretário de redação já desmentiu essa hipófise, na entrevista com o seu Mariante. Tá equilibradissimo! Hahahahah!

  44. Robson J Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  45. Alberto Melis Bianconi

    Dizem que vivemos tempos de extremismos, que não se consegue mais conversar. Mas conversar como, se realmente muitos parecem se recusar a ver o que acontece diante de seus olhos? A defesa de Israel é o exemplo mais evidente hoje. O cinema americano bate há muito tempo na Alemanha da II Guerra, mas ninguém fala em antigermanismo, Hannah Arendt e A. Einstein já denunciavam o uso ideológico do sionismo em 1948.

    Responda
  46. Antonio Julio Menezes Neto

    Criticar o sionismo ou o geno-cídio que o estado de Is-rael pratica é uma crítica no campo político, e não de raças ou etnias. Quem tenta fazer a ligação direta entre a crítica ao sionismo e a crítica ao povo ju-deu são os racistas sio-nistas. E um colunista da Folha indicar um panfleto extrapola qualquer bom senso.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      (Antonio, como seu coment√°rio burlou a censura?)

  47. José Bernardo

    Que pregui√ßa! Diante da infame monstruosidade que est√° sendo praticada em Gaza diante dos olhos de todo o mundo pelo estado de I, o senhor ainda se prop√Ķe a realimentar a fal√°cia de que toda cr√≠tica a I recobre is ra elofobia, portanto, antisse mitismo! Quase n√£o li o artigo; n√£o teria perdido nada se n√£o tivesse lido...

    Responda
  48. Robson J Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  49. Robson J Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  50. Robson J Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.