Comentários para:

Israelofobia

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio Augusto Soares

    O Hélio não mencionou o Marquês de Pombal.

    Responda
  2. george abib

    Pela maioria dos comentários, o livro tem sua justificativa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Justificativa tem, claro. Não é fácil fazer passar uma narrativa mentirosa.

    2. Joao Cellos

      Ah, com certeza. Is rael não está sofrendo críticas por conta do massacre que comete contra pal estinos há oitenta anos. É cada celerado que aparece por aqui.

    3. Antônio Augusto Soares

      Não seria todos os comentários?

  3. Antônio Augusto Soares

    A situação criada por aquele povo é tão ruim junto à opinião pública mundial, que todas as palavras do artigo relativas a ele, todas elas, são censuradas aqui nos comentários. É necessário usar abreviaturas, dissimular a palavra usada.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A questão é que a censura visa reduzir a voz de quem discorda da linha editorial. O ideal é que p eleitor não diga nada.

  4. Antônio Augusto Soares

    A situação criada por aquele povo é tão ruim junto à opinião pública mundial, que todas as palavras do artigo relativas a ele, todas elas, são censuradas aqui nos comentários. É necessário usar abreviaturas, dissimular a palavra usada.

    Responda
  5. Paulo César de Oliveira

    Mortes de civis por mortes de civis, os bombardeios por área contra Alemanha e Japão na Segunda Guerra Mundial mataram muitas centenas de milhares de não-combatentes e estão bem mais próximos da definição de genocídio do que aquilo que acontece atualmente no Oriente Médio. Central na definição de genocídio é a intenção de matar membros de uma determinada etnia, e essa não é a política oficial do governo de Is el. Mortes de civis acontecem como efeito colateral de bombardeios

    Responda
    1. Fernando Alves

      É comentários como esse que mostram como a humanidade era muito menos inteligente há oitenta anos. Se tivessem a inteligência do Paulo, os sentados no banco dos reus de Nuremberg não falariam de "seguir ordens", mas de "prisão e julgamento de criminosos que, infelizmente, teve vítimas inocentes (mesmo elas sendo quase todas) como efeito colateral de uma caça a espiões e traidores ". Aposto que sairiam do julgamento pela porta da frente, com indenização e condecorações.

    2. José Bueno

      Me surpreendi lembrando H ir os hi ma e Nag az a ki quando me dei conta do que está acontecendo agora com o povo que não me deixam citar aqui.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Mais censura.

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      A História é escrita pelos vencedores, caso contrário Arthur Harris, comandante supremo da RAF estaria no banco dos réus pelo bombardeio de Dresden. Por outro lado não havia as bombas inteligentes que hoje há. Deslocamento forçado de um milhão de pessoas, destruição total de moradias, loqueio de comida, água, remédios e energia, não são efeitos colaterais. Se sua família estivesse lá, não teria essa frieza típica da ultra direita.

    5. Paulo César de Oliveira

      Essas mortes de civis poderiam ser menores, mais isso aumentaria o número de baixas entre os soldados de Is el.

  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    O maior desserviço que um colunista pode fazer ao povo jew, e até a si próprio como emissor de opinião, é defender Netaniahu e seu governo. Provoca um tsunami de reações, como vemos nos comentários, com a combinação rara de emoção e razão investir contra isso, Hélio, Dora, Demétrio, Marli, além de suicídio intelectual e moral, acentua a náusea em relação ao governo que defende.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Pode contar que o Hélio diria que não defende o Netanyahu, que o considera feio e bobo. Este é o novo recurso retórico dos "moderados" pró-Yzrraeu, que toda culpa - se alguma culpa houver - é do Bibi. É uma forma conveniente de esconder o fato de que todos os governos deste país promoveram a ocupação das terras dos árabes e a expulsão dessa gente. Este é o objetivo do ssionyzmo, que embasou a criação de Yzrraeu e orienta suas ações e omissões.

  7. MARCO ANTONIO POLISELI

    A doutrinação é assim mesmo, em algumas décadas a ideia vai entrando na cabeça das pessoas e vira verdade.

    Responda
  8. Josue Oliveira

    Eu acredito que seja generalização. Toda sociedade tem seus radicais. Os árabes , p.ex, pagam até hoje pelos crimes da jirrad mundo a fora. Em lsreI, há Ong e pessoas que ajudam os palestinos. É um erro achar que são todos culpados.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Mas não é em todas as sociedade que os radicai ocupam o poder, e usam um exercito profissional contra civis.

  9. Marcos Benassi

    Putz, esse infelizmente não irá pra pilha de coisas a ler, caro Hélio: não vou fazer auto-mistificação e acreditar que terei energia pra investir nele, basta-me esta sua breve resenha, agradeço. Pelo menos, parece que houve progresso: religião e "raça", são maus motivos pra sentir medo ou horror (fobia é isso, né?); agora, pelo menos, parece que a coisa deriva do comportamento. E, dado este, não cheira que irá diminuir, pelo contrário. Por esse pecado, o Bibi deveria ser execrado, senão executad

    Responda
  10. antonio brito

    Um livro que usa fatos para desinformar. Uma coisa é o anti semi teísmo, outra o anti sion. O povo escolhido convivia muito bem com os Árabes na Espanha antes dos Reis católicos. A Rússia apoiava Nasser do Egito desde década de 50 e a opinião soviética pouco importa para o humanismo pacifista. Citar a renovação dos sábios de sion é ridícula

    Responda
  11. Flávio Sasso

    Nem mesmo os mais injustiçados estão imunes de cometer atrocidades.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A banalidade do mal é algo que decorre da natureza humana, serve em Chico e em Francisco.

  12. Gilberto Rosa

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi elogiado pela Articulação Jewdaica de Esquerda, por suas críticas ao genocídio promovido por Is ra el contra o povo palestino na Faixa de Gaza. Em um comunicado publicado nas redes sociais, o grupo afirma que Lula é "o melhor presidente que os jewdeus brasileiros já tiveram" e que "trabalhou para elegê-lo com a convicção de que não abandonaria os direitos humanos".

    Responda
    1. Gilberto Camargos

      Também o Hamas, grupo terrorista de esquerda, elogiou e parabenizou o Lula.

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé, Gilberto, mas reio que podemos esperar sentados em boa poltrona. As empresas têm mandado mais que os governos...

    3. Gilberto Rosa

      Benassi, fecho contigo, nunca entro nas redes, apenas quando recebo algo em específico pelo whatsapp. Ontem fui ver Icl notícias no youtube e me foi apresentado de primeira duas fakes bolsonaristas, um dia antes do movimento malafaia. Estes temas precisam ser tratados com regulamentações que penalizam as redes severamente por lucrar com mentiras.

    4. Marcos Benassi

      Vez ou outra, lamento por não ler, nem sequer eventualmente, as tais "redes sociais", caro Gilberto. Essa é uma. Mas passa rápido, já já tem alguma barbaridade que me põe de novo de pé atrás com elas...

  13. José Roberto Pereira

    Qualquer um que matar a sangue frio uma criança desnutrida e descalça a cada 10 minutos por 5 meses, irá ser odiado independentemente de sua religião, nacionalidade ou sobrenome.

    Responda
    1. CARLOS AUGUSTO ALVES

      Tá, vamos saber das cafajestagens e loucuras do passado pra aceitar e apoiar as atuais.

  14. Samuel Fagundes

    Nossa, e eu aqui, na minha ignorância, falta de estudo e cultura, imaginando que minha aversao seria apenas pelo fato deles invadir, matar e roubar terras do povo palestino

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      E nada de aparecer alguém ligado aos palestinos para uma entrevista ou texto sobre o assunto com a ótica dos que estão sendo mortos pelos bombardeios. O outro lado não está aparecendo de jeito nenhum.

  15. Samuel Fagundes

    E eu aqui, ingênuo, sem cultura e ignorante. Pensei que minha aversao aos israelenses seria pelo fato de Is a rel invadir as terras, roubar e matar os palestinos. E tenho, também, aversão a todos os responsáveis pela brutalidade, selvageria e tentativa de extermínio do povo judeu. Apenas sou cristão, e creio piamente que se praticassemos o mandamento de Jesus, amar-mos uns aos outros, muitas mortes e violência seriam evitadas.

    Responda
  16. Paulo Bacaltchuck

    Boa Helio! Vamos IDF! Terminar o serviço e destruir o amas. Deixa o gado da esquerda mugir nos comentários

    Responda
    1. Joao Cellos

      E o mais curioso é a ignorância em achar que a direita simpatiza com os jud eus. É uma aliança objetiva de momento. A história mostra bem issom

    2. Joao Cellos

      O paulo é um exemplo de como existem pessoas ruins em todos os grupamentos humanos. E por que com jud eus seria diferente? Por acaso são melhores que os outros?

    3. Joao Cellos

      Is rael destrói o Ha mas há oitenta anos. O problema é que o Ha mas tem vinte anos apenas. Tudo sempre será desculpa pra matar pal estinos.

    4. Gilberto Rosa

      Parabéns Hélio, olha o nível de quem gostou de seu texto.

  17. Rives Passos

    Cada vez me convenço mais que o H é a fonte primária do Sion. A extrema direita só produz od

    Responda
    1. Rives Passos

      Holoc

  18. Felipe Vasconcelos

    Obrigado pela dica de livro, caro Schwartsman (seu sobrenome quase sem vogais não é fácil de pronunciar)!

    Responda
  19. Felipe Vasconcelos

    Esse livro precisa ser urgentemente traduzido para o português, por um editora séria e respeitável

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      Nunca sera traduzido. porque nao é livro. É panfleto pago a um redator mediocre de colunas sionistas do Jewish Herald de Londres, que vive disto. O duvido que o Helio tenha lido. Vai se envergonhar o resto da vida por por fazer propaganda de lixo sectario. Estou inclinado a processa-lo por Fake news e fazer apologia de livros ra cis tas. Ele desrespeitou todos brasileiros e leitores. Porque $$era!!!!!!!. , Dirijo este texto a redacao da FSP como denuncia por falta de ética do autor.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Deve ter algum livro muito bom mostrando o lado palestino da questão. Ou artigos de pessoas que se sentem muito mal com tantas mortes de civis palestinos, sem defesa, sem sem exército, sem comida, água e esperança.

  20. Felipe Vasconcelos

    Olá, rapaziada! Falou em Is r a El, a milícia digital da esquerda vem em peso, com suas calúnias e difamações!

    Responda
    1. Joao Cellos

      Eu chamo de milícia digital de quem acha que um jud eu não é melhor do que um pal estino.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Quem fala contra é em relação ao governo atual de Israel que está matando civis aos milhares e deve continuar, sem que alguém faça um artigo como com dados referentes aos palestinos defendendo os civis. Quase todos os que escrevem citam entidades, escritores, grupos de judeus. Nunca aparece o famoso "outro lado", e depois ainda acusam as pessoas nos comentários de serem antissemitas. Nem em entrevistas, artigos, falas de pessoas ligadas aos palestinos, nada. Isso vai mudar?

  21. Robson J Oliveira

    Os israelenses não democratas tem vergonha deste livro e de seu autor.

    Responda
  22. Vitor Gomes de Almeida

    Guerra começa com intolerância, guerra começa com ignorância, guerra começa com cabeças vazias, vão estudar, vão ler ,o colunista tá indicando um livro suas bestas

    Responda
    1. Fernando Alves

      Era a mesma coisa que faziam há noventa anos em um país da Europa central. Indicavam que se lesse o livro da luta do autor que se tornara chanceler. Assim "os desocupados" ficavam em casa lendo um livro ao invés de questionar porque pessoas estavam sendo hostilizada, presas e mortas sem motivo aparente. O livro justificava tudo.

    2. José Bueno

      Besta?! É tu!

  23. Robson J Oliveira

    Tenho Vergonha de citar o nome do autor deste folhetim de propaganda sionista que tem a estrela de Davi na capa, que o o jornalista tem a coragem de chamar de livro... vergonhoso , FAKE NEWS. O escritor do lixo é um sionista, editor do Jewish cronics, que somente escreve livros ao gosto da direita xenofoba que paga suas contas. A comunidade de Israel nao sionista despreza este &@(*&ˆ%*, e vem agora um Jornalista da Folha esconder sua real opiniao fazendo FAKE NEWS e propaganda enganosa.

    Responda
  24. Vitor Gomes de Almeida

    Nossa ,coitado do colunista ler tanto comentários idiotas, o ódio está no ar, Lula atiçou mais a turma do bem

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      E dos civis, mulheres, idosos e mais de 10 mil crianças mortas pelos bombardeios, não tem pena?

  25. Robson J Oliveira

    Caro Helio. é vexaminoso um jornalista usar uma estrategia tao infantil pro defender interesses escusos Ou seja vc esta diseminando FAKE NEWS Usando um livro, ruim e mentiroso para disfarcar o inconfessavel. O povo do Tora vem sendo perseguido pela prepotencia de se julgar o "unico povo escolhido por deus" e porque os sacerdotes pregam que um ju ju pode roubar, enganar e ate matar qualquer um não judeu, desde seja de interesse do povo ju ju. Veja meu sobrenome. não tente nos enganar !!!!!!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Ironia de anti sse mita

  26. Arthur Danton

    O Schwartsman saiu do muro, onde vinha tentando se equilibrar... E com uma nova ferramenta doutrinária: a israelofobia. Mas, claro, faz o contraponto, ao referir as "violações aos direitos humanos " perpetradas pelo Estado surgido em 1948. Violações? São massacres, crimes de guerra, genocídio.

    Responda
  27. Fernando Alves

    Coitados, nem podem massacrar a população de um território tranquilamente.

    Responda
  28. José Bueno

    Como j ud e us em manifestações do mundo inteiro, nós, brasileiros, podemos também repetir: '"Não em nosso nome"! Lula está certo, obrigado Presidente!

    Responda
  29. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Guerra existe quando os dois lados estão minimamente srmádos. Acho que não é o caso

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      O grupo H. não é páreo mas tem fuzis, explosivos e armas anti-tanque.

    2. Paulo Bacaltchuck

      12.000 mísseis lancados sobre cidades, RPGs, homens bomba, kalashnikovs... estão bem armados sim.

  30. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O Sr é que é tolerante demais

    Responda
  31. Mykel Alexander Santos Gomes

    O judaísmo tem um congresso Internacional e um presidente da diáspora. Essa combinação sustenta Israel e não é divulgada pela mídia em posse de judeus sionistas ou que obedecem sionistas: Reuters, Bloomberg e Agence Presse são as três principais agências do mundo. Toda semana a questão judaica falada na folha com viés pró judaísmo. Mais um artigo hoje aqui.

    Responda
  32. José Bueno

    A incapacidade de encarar racionalmente a dura realidade de tamanha crueldade contra um povo inteiro leva pessoas a acolher qualquer formulação teórica tosca como conforto pessoal. É o que estamos vendo aqui.

    Responda
  33. Davi Oliveira

    Por que a Folha não dá aos descendentes de árabes o direito de contrapor tantas tolices veiculadas no amplo espaço concedido aos descendentes daquele povo que habita Israel?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Venho fazendo essa pergunta há dias. Pelo jeito não vai mudar, falta alguém ligado aos palestinos, não ao Hamas, claro. Não é só a Folha, as emissoras de TV, rádio etc todas só reproduzem o que o governo de Is ra el divulga. Nem o representante palestino na ONU é citado. Por que será?

    2. Robson J Oliveira

      A folha apesar de tudo a mais democrata que vc, menagen begin, bibi sg he il, que se acham superiores e sempre e se consideram o unico povo escolhido de deus. So pra colocar seus sujos pes sobre outros. Os arabes mais inteligentes. respeitam os catolicos e o judeus como povos do livro. eles pregam a paz com todos os povos, diferente dos sionista que pregam que se pode, matar ou roubar ou enganar a qualquer um desde que nao seja juju

  34. Davi Oliveira

    Por que a Folha não dá espaço equivalente ao destinado aos judeus para que descendentes de árabes possam fazer o contraponto das tolices sionistas?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Follow the money...

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Sim, pergunto isso há dias aqui. Não sobre tolices, mas a falta de vozes do outro lado. Por que não?

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Venho perguntando isso há dias e nada. Seria o caso de todos os que comentam fazer o mesmo? Pelo jeito o famoso "outro lado" não tem mais espaço, só o lado de quem bombardeia, destrói cidades, mata civis. Hoje foram quase 100. O governo israelense, que sofreu passeatas contrárias, não vai ser parado mesmo com sua população protestando. Isso é preconceito ou o quê?

  35. LUIZ LEAL

    Dessa vez a fsp escalou um membro do "povo escolhido", Herr Schwartsmann, para insistir na surrada tecla de que criticar as ações as ações desumanas de um regime geno cida equivale a antis emitismo. Que tal ele discorrer sobre tudo o que Is Hell está fazendo contra uma população indefesa e tentar justificar. Seria impossível, e por isso recorre a sofismas toscos.

    Responda
  36. Marcelo Magalhães

    Estão bombardeando Rafah, cidade para a qual o povo pales Tino foi conduzido, para que não fosse atingido. Bibi declarou mais uma vez que a guerra acaba com o final do Há mas. Não seria prudente retirar esse artigo?

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Mais prudente seria você retirar o teu comentário, tamanha a estul tice.

  37. Adalto Fonseca Júnior

    As narrativas vão "brotando" via colunistas da FSP essa aqui fala em colaboração entre um árabe e o nazismo. Pra legitimar a narrativa de quem? Resposta. Do estado genocida da atualidade. Quem é o estado genocida da atualidade? Essa resposta é facil saber.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Não se discute o fato em si. A narrativa está em discussão e sua função. Obtuso é você e incapaz de compreender a função da narrativa imposta pelo colunista e pela editoria da FSP. Ignaro rancoroso e oportunista é você

    2. Hetan Naaman

      A comparação é verdadeira

    3. Eduardo Fabr

      A colaboração entre o mufti de Jerusalém e Hitler é um fato notório. Não seja obtuso.

  38. Adalto Fonseca Júnior

    As narrativas vão "brotando" via colunistas da FSP essa aqui fala colaboração entre um árabe e o nazismo. Pra legitimar a narrativa de quem? Resposta. Do estado genocida da atualidade. Quem é o estado genocida da atualidade? Essa resposta é facil saber.

    Responda
  39. joão moreira

    Israel como vítima histórica é um ab su rdo. Quando elim inare m todos os palestinos, haverá justificativas de todos os lados, e não só dos eva ngéli cos de plantão.

    Responda
  40. joão moreira

    Is

    Responda
  41. Gilberto Rosa

    Mais um contorcionista barato que tenta justificar a eliminação da vida de 8 mil crianças, mil mutiladas segundo a Cruz Vermelha. Quem será que financia estes contorcionistas?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Eduardo Fabrício, que comentário absurdo fizeste para desvirtuar, funcionários da Onu e Cruz vermelha foram mortos em Gaza, como se pode ler em vários jornais. Pelo menos para alguma coisa serve o seu comentário, para percebermos que somente as piores pessoas são capazes de apoiar isto.

    2. José Bueno

      Reflita um pouco, Eduardo.

    3. José Bueno

      Reflita um pouco, Eduardo.

    4. José Bueno

      Tão cruel como o massacre p al est i no é o comentário que distorce o heróico trabalho de funcionários ou voluntários no empenho em preservar algum atendimento de saúde ao povo p al est i no. Quem poderia imaginar que tamanha falta de compaixão pudesse ocorrer entre nós!

    5. Eduardo Fabr

      Para começo de conversa não há “cruz vermelha” em Gaza. O que mais se aproxima são os funcionários da ONU que foram pilhados atuando no 07 de outubro.

  42. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Adonay tem razão quando diz que a Europa agiu tardiamente contra Hitler. Não pode alegar ignorância do que acontecia na Alemanha nazista.

    Responda
  43. Vilarino Escobar da Costa

    Schwartsman é sobrenome de descendência judaica ?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Também sou descendente. E abomino o governo fasc ista de ishr ael.

    2. Gilberto Rosa

      Sim Klein, para entendimento, sugiro o livro cemitério de Praga do Umerto Eco, relata muito bem a falsidade dos protocolos de Sião e muito mais. Em nenhum momento serei a favor de genocídios ou extermínios, de qualquer povo ou religião, sem qualquer exclusão.

    3. Cintia Klein

      Gilberto, eu vejo que todos os massacres ocorrendo correntemente são revoltantes. Porém tem certas pessoas da esquerda radical, que são apenas falsos moralistas. Você leu o texto acima, citando Protocolos dos Sábios de Sião? Conhece os Protocolos?

    4. Gilberto Rosa

      Cuidado existem muitas pessoas que só veem genocídio quando for com os seus, vergonhosamente e em qualquer religião. Por sorte em qualquer religião também temos humanas. Vale ver o seriado The Lobby, onde até rabinos denunciam a máfia no poder em Is ra el, assim como jewsofconscience no Reddit atacando de forma humana o genocídio. Esta coluna é um tremendo desfavor para a comunidade, nem todos são desumanos como Hélio.

    5. Cintia Klein

      Oi Paulo. Obrigada por fazer quórum ;)

    6. Cintia Klein

      Você quer dizer ascendência?

    7. Paulo Bacaltchuck

      sim com muito orgulho. O meu tb é

    8. Rives Passos

      Klein também é.

    9. Cintia Klein

      Até onde eu sei a Folha não pode discriminar um jornalista por sua etnia em suas contratações. E nem ninguém em nossa país.

    10. joão moreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    11. joão moreira

      Alguma dúvida? Mesmo que use uma retórica meio coluna do meio, no fundo ele deve estar se deliciando.

  44. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Muitos querem a cabeça do Lula, mas esquecem que em Israel também muitos querem a cabeça do Netanyahu. A guerra travada entre o governo de Israel contra o Hamas é muito justa, mas se excede em muito quanto mata mulheres e crianças inocentes. A impressão que se tem é de que querem arrasar a faixa de Gaza com posterior ocupação definitiva do território.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Uma guerra expansionista, o H. é uma desculpa. Também estou vendo assim.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Impressão?!

  45. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Muitos querem a cabeça do Lula, mas esquecem que em Israel também muitos querem a cabeça do Netanyahu. A guerra travada entre o governo de Israel contra o Hamas é muito justa, mas se excede em muito quanto mata mulheres e crianças inocentes. A impressão que se tem é de que querem arrasar a faixa de Gaza com posterior ocupação definitiva do território.

    Responda
  46. Manoel Cardoso

    Zona de desinteresse. Muito triste, desumano para ambos os lados. Fui.

    Responda
  47. Maria Luiza Gomes Brandão

    Parece que massacrar civis não deve ser motivo de ódio, não é mesmo? Se você é do PCC ou do Comando Vermelho, tudo bem matar civis, mas para o cidadão honesto e decente isso é inaceitável!!

    Responda
  48. Francisco Neto

    Não odiava Israel, hoje odeio.

    Responda
  49. Charles Brown

    Nada sobre a Palestina? Ah... entendi.

    Responda
    1. Franco Oliveira

      Bibi, o bár baro, já ganhou a guerra, pois ao pautar a mídia no hamas, destruiu de vez a palestina e a os intelectuais jornalistas e escritores nem perceram isso.

  50. paulo werner

    Nossa! O q explica a rejeição à elite branca da África do Sul segregacionista? Mistério! Será cristofobia? Ressentimento? Propaganda soviética? Vale um artigo de jornal divulgando num livro que faça a genealogia da reprovação aos criadores do regime do Apartheid. Que mistério!

    Responda