Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Grande e triste constatação, o patrulhamento pc deixou nosso mundo doente. E o pior é que tem muita gente achando que a extrema direita é a solução.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Ronaldo, caríssimo, queria dar meu pitaco de pessimista. Esse software do Gúgol é algo "menor", bastante dentro dos moldes regulamentares. O risco aumenta na medida em que se aproximem de "missão crítica", coisa que acabará acontecendo: trânsito, vôos, infraestrutura. Quando passarem a interagir uns com os outros, autonomamente. Quando puderem tomar decisões. Eu não sou paranóico, só pessimista - não temo que ele tome sobrenatural controle de si, mas não poder ser desligado por seu impacto geral

    Responda
  3. Robson J Oliveira

    A inteligencia artificial como a bomba atomica depende de quem tem o gatilho. A "bomba atomica é uma arma de destruição em massa e a AI é de controle de massas" que ficam nas mão daqueles que controlam, Google, Meta, e todo resto. Estas sao apenas ferramentas que estão nas mãos erradas ou seja daqueles que querem controlar tudo. Entao dizer que o Google consegue controlar a AI... ë um grande sonho de uma noite de verão e possivelmente a ultima noite de verão da humanidade como conhecemos...

    Responda
  4. NACIB HETTI

    Ninguém, nunca, conseguiu controlar a inteligência. O artificial é só artificial.

    Responda
  5. Marcio Barcellos

    Não estou seguro disso não. O controle ao qual se refere é o feito por uma empresa que sabe de suas responsabilidades. Como na Internet 1.0 onde os 'provedores' controlavam o conteúdo. Quem vai garantir ou controlar, em um futuro próximo, a IA que cada um de nós produzir? Até hoje não resolvemos as fake news quando cada um de nós passou a ter o poder de produzir e divulgar conteúdo. É luta!

    Responda
  6. Marenildes Pacheco da Silva

    Sou leiga na área de TI, mas a impressão que tenho, é que alguns defendem a IA como uma coisa autônoma, que age sem interferência de alguém, não vejo assim, acho que tudo depende de quem vai usar e pra que.

    Responda
  7. Flávio Taylor

    Excelente artigo, no entanto continuo “fantasiando “ que a inteligência artificial vai nos surpreender, tanto parar o bem, como para o seu contrário.

    Responda
  8. Juliano Flávio soares de azevedo

    Segundo o autor,não devemos nos preocupar com a IA por ela ser controlável por humanos.Mas,o problema reside justamente nesse ponto kkkkk.O autor é tão ingênuo assim ou será que o ingênuo sou eu por deixar escapar algum ponto do raciocínio do mesmo?Imagina a IA artificial nas mãos de pessoas mal intencionadas?Olha o estrago que as Fake News já causam nas democracias mundo afora.Imagina o potencial de estrago que as IA,s terão?Lembrando,que as bombas atômicas também são controladas por humanos!!!

    Responda
  9. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Elas dizem que a inteligência artificial é incontrolável, uma caixa obscura,". Estes modelos grandes de linguagens, um subgrupo bem pequeno do que é a área de Inteligência Artificial e tanta gente usa como sinônimo, são uma caixa obscura. Ninguém sabe exatamente como a coisa toda funciona, só conseguem ver os resultados das saídas a partir das entradas. Enquanto estas bigtechs não forem transparente com o que estão fazendo com estas aplicações é muito questionável dizer que controlaram a IA.

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Sério? Nos devemos confiar nos bilionários como seus próprios reguladores, não o estado? Não é a toa que enquanto a população do mundo majoritariamente empobrece, as 5 maiores fortunas do mundo, mais que duplicaram desde 22, em só 4 anos duplicaram, com covid e tudo, surreal. Entre as 10 maiores fortunas estão Musk do X Twiter, Bezos da amazon, Zukemberg do Instagran Facebook, Gates do Epstein, Balmmer da Microsoft, Larry do querido Google e por ai vai. Dá pra pagar muita RP em jornais.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      * mais que duplicaram desde 20

  11. Robson J Oliveira

    Sem ser inocente... E quem controla o Google? Que se tornou uma ferramenta unipresente, uniciente que impõem costumes, visoes, fatos , escolhe noticias, verdades, tendencias. Marx por exemplo, ja sabia que o Capitalismo Ia se auto destruir devido a ganancia desmedida dos capitalista. Agora dizer que o Larri Page, megalomaniaco, que diss: "o progresso sempre tem efeitos colaterais" vai controlar a IA, sendo que ele proprio é uma marionete da direita americana é duro de engulir.

    Responda
  12. Lucas Fernando Amorim

    O Gemini, a IA do Google, apresenta riscos significativos ao poder reescrever a história, é importante a precisão étnica. Um exemplo alarmante seria a distorção ou o apagamento do papel dos africanos e sua descendência, reescrevendo narrativas essenciais. Essa imprecisão não só altera a percepção histórica mas também impacta o reconhecimento e a valorização de diversas culturas e suas contribuições para a humanidade. É fundamental garantir a acurácia e a integridade dos fatos.

    Responda