Cotidiano > Testemunhas de Jeová são acusadas de 'tratamento desumano' por isolar ex-fiéis Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Desumanos e covardes. No fundo, a fé deles é tão folclórica que tem medo de contato com quem pode dar a real. Cair fora foi a melhor coisa que eu fiz.
Eu bem sei o que é isso. Essa religião já destruiu milhares de relações, inclusive entre familiares. Lembro de ser repreendido por cursar faculdade, se destacar no trabalho ou participar de um bolão entre amigos, para não citar outros absurdos. Vejo muitas pessoas saindo e poucas entrando. Obrigado Jefferson pelo seu trabalho. O paraÃso que eles tanto pregam, chegará no dia que essa religião cair no esquecimento e todos se libertarem de tanto ódio.
Meu pai, que era ancião (pastor) dessa religião, foi membro dessas comissões que decide pela desassociação (expulsão) dos membros. Eu era criança e lembro claramente de um desses julgamentos, meu pai ficou horas trancado com um grupo na sala. Saiu o julgado (culpado), sua irmã logo atrás chorando como se ele tivesse morrido. Nunca mais ninguém do salão (igreja) falou com o desassociado. A instrução que vinha dos anciãos era de nem mesmo cumprimentar essas pessoas expulsas, nem olhar nos olhos.
Hipocritas e atrasados.
Tudo um bando de d o idos comandados pela ig no rância. Se são proibidos de estudar, aà é que nadam de braçada na total es tup idez. Uma coisa leva a outra.
O livro dos anciãos das Testemunhas de Jeová, publicado pela organização religiosa diz de forma clara: "(1) Contato desnecessário com desassociados ou dissociados: Quando uma pessoa, mesmo depois de receber vários conselhos, continua se associando sem necessidade e de propósito com desassociados ou dissociados que não são seus parentes, uma comissão judicativa deve ser formada. Mat. 18:17b; 1 Cor. 5:11, 13; 2 João 10, 11; lvs pp. 39-40. - Livro Pastoreiem o Rebanho de Deus".
Na verdade todas as religiões são intolerantes, as mais fanatizadas são mais.
Quando a organização religiosa diz que "seguidores podem escolher cortar relações com quem lhes traz 'dor emocional'" ela está a ser mentirosa. O corte de relações com um ex-membro seja ou não familiar que não viva na mesma casa, é apresentado sempre como um mandamento divino e um teste de lealdade a Deus. Convido todos a lerem a minha biografia "Apóstata! Porque abandonei as Testemunhas de Jeová" onde exponho isso e muito mais.
Comerciante, prestadpr de serviços que nÃ¥o é pentecostal ( 'cristÃ¥o') é excluÃdo pelas lideranças e pelos obreiros, comerciantes sócios dos pastores !... Falência!... Eles querem os não-crentes drenados,na miséria, se joelhos e fracos para colocá+los dentro de suas gaiolas, comprar os patrimônios dos falidos, escravizar suas filhas e filhos e esposas(os)!... Eles são brutos-vruéis-rudes com os não-crentes, eles exclusivistas!!!...
e é em nome de Jeová, né? sei, humrum
seita?
Estudar o significado de Alienação pode ajudar no entendimento do papel representado pelas relugioes. Infelizmente, o abandono da História, mais precisamente da análise materialista da mesma, está fazendo crescer o irracionalismo, seja de matriz religiosa ou laica.
Fé demais não cheira bem.
Religião, sempre usada para dominar outros povos. Eles fazem isso de uma maneira cientÃfica. Quantas religiões com sede fora do Brasil agem aqui? Mórmons e Testemunhas de Jeová são apena duas delas. Vai pesquisar o quanto mandam de dinheiro para fora, e tudo sem impostos, coisa de mafiosos mesmo....
Affe!
Se esses milionários que comandam instituições religiosas pregassem o que Cristo falou ao invés do que é relatafo no Antigo Testamento, o mundo seria melhor!!!
O mundo é grande! Esses ex-membros deveriam conversar mais com vizinhos e colegas de trabalho, fazer amizades e tocar a vida! Lembrando que ninguém é obrigado a seguir doutrina religiosa nenhuma.
Pedro, seu comentário é de uma insensibilidade tão grande.
Joabe e Viviane, todos os seus parentes são dessa religião? Além de pais, irmãos e filhos, os primos, tios e sobrinhos também são? Avós? Não sei a idade de vocês nem o tempo que ficaram lá, mas vão viver! Além disso, caso vocês queiram, tem várias denominações cristãs espalhadas pelo Brasil afora. Escolham uma.
Nós fazemos isso, tocamos a vida. Não significa que não saimos devastados psicologicamente, emocionalmente. Ninguém é obrigado a seguir, mas essa religião enfia suas garras profundamente no psiquismo das pessoas. Você sabia que um membro dessa religião é praticamente proibido de pesquisar qualquer coisa que fale das TJs em publicações externas? Essas pesquisas podem ser classificadas como apostasia, que é simplesmente o pecado considerado o mais grave por eles. A pressão e controle são imensos.
Pedro, o que você diria da situação de pessoas que nascem em famÃlias integradas exclusivamente por fanáticos desse grupo e são condicionadas durante toda a infância e a adolescência para não terem nenhum contato social com qualquer pessoa de fora do grupo e nenhum contato intelectual com qualquer material que não seja produzido por eles? Concordo que é possÃvel 'fazer amizades e tocar a vida' depois de decidir sair. A questão é o custo dessa decisão para a saúde mental dessas pessoas.
Alienação familiar ou parental é a face mais obscura e trágica das Testemunhas de Jeová, muitas pessoas já foram levados a morte por causa disso, eu creio que deveria haver algum tipo de sansão a uma seita que faz isso com membro que perde obrigatoriamente a alienação da famÃlia. Isso deveria ser proibido.
Isso é drama desse pessoal! O mundo é grande e tem muita coisa pra fazer! Trabalhar, estudar, namorar, viajar, fazer outras amizades, beber, etc. Quase todo mundo que sai dessa religião toca a vida numa boa. Além disso, quando ingressaram nas TJs não sabiam que era assim? Então, não foram enganados.
Força meus amigos e amigas ex-TJ. Eu fui batizado com 12 e me dissociei com 17 anos. Passei por momentos horrÃveis. Hoje sou muito feliz, bem sucedido, pessoal e profissionalmente. Tenho 47 anos e não me arrependo de nada. Eu escolhi ser livre!
Força!
Ihh, desanimei de conhecer essa igreja. Tenho vontade de seguir uma religião, mas tá difÃcil. Essa aÃ, não sendo hipócrita, tem umas raparigas bem ajeitadas, que são incentivadas a serem submissas e tal. Mas dá não. Neim, dá até preguiça.
As moças de lá se arrumam bastante, são bonitas. Mas vá por mim, há mulheres bonitas por aà que não trazem isso junto!
São testemunhas de quê? Alguma briga?
Foi crime de Jeová!
Muito triste esse sofrimento mental e ostracismo que as pessoas sofrem. Seria errado categorizar essa suposta religião como um culto?
O Brasil está coalhado de seitas graças a ignorância de grande parte da população. Por isso esses vendilhões enriquecem com a alienação dessas pessoas.
Os fatos narrados neste artigo acontecem nas igrejas evangélicas . A heresia é o maior pecado que o fiel pode cometer. Religiões são inquestionáveis desde a idade média, onde os questionafores iam para a fogueira.
Você não pode confundir o ato de exclusão que ocorre nas igrejas evangélicas com alienação parental, que ocorre nas Testemunhas de Jeová ,é severa e as pessoas não podem nem falar com o indivÃduo, é algo muito sério e que deve ser investigado com seriedade, a alienação parental é crime previsto em lei.
A igreja de Cristo não está nos templos. Está dentro de nós!
Toda religião e seita aprisiona, Deus liberta, procurar Deus em paredes vai sempre aprissionar. Deus é Amor.
Deus é folclore...
Conheço essa discussão de perto e de dentro. É de dar pena a quantidade de sofrimento psÃquico que essa assim chamada 'organização' promove. No mais, a afirmação de que o isolamento dos ex-membros se dá por escolha dos seus familiares e amigos e não por imposição do grupo é mentirosa e cÃnica.
Diz a Constituição Federal, art. 5º, XX: "ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Portanto, se quem reclama é um desassociado, por consequência lógica fica claro que os TJ's não estão compelindo ninguém a permanecer a eles associado. Já os que se mantêm, exercem o seu direito constitucional de associação e de, inclusive, não querer manter contato com um desassociado. Ora, até porquê, ao cabo, ninguém é obrigado a ser amigo ninguém.
É um ótimo exemplo de fanatismo religioso levado a extremos. Como seita apocalÃptica, baseia-se que o Armagedom está próximo e apenas uma pequena parcela de seus seguidores serão levados para um paraÃso VIP. Os demais deverão se contentar com alguma redenção de segunda categoria. O mais estranho, já está definido por antecedência.
Cada um, cada um. Eu adoraria manter distância dos fiéis, ainda que parentes. Evitar uma recaÃda em qualquer religião que seja é algo fabuloso pra mim. E amigos de verdade não deveriam abandonar amigos a pedido do pastor, padre, rabino, mufti ou seja lá quem for. Os jovens chamam isso de livramento.
A liberdade de crença e seus dogmas é garantido na constituição federal. Ninguém é obrigado a se associar a nenhuma organização, também previsto na constituição federal. Por certo, se uma pessoa não quer seguir os dogmas para o qual um dia se associou e concordou, não pode depois querer que os membros que seguem esses dogmas a aceitem ou a tratem como se ainda fosse associada. As pessoas são livres para tomar decisões e nenhum juiz deve obrigar a comportamento que nao fere a constituição federal
Paulo, seu comentário saiu ontem, dia 27, na coluna de leitores desse jornal.
O problema é que certas religiões como essa incentivam as pessoas a se afastarem até da famÃlia que não é da religião e depois, ainda por cima, se a pessoa sai da religião eles a ostracizam. Acha certo?
De fato, o Judiciário talvez não seja o melhor foro pra esse debate, Paulo. Por outro lado, discutir o tema no âmbito da saúde mental como faz uma das fontes da matéria, me parece bastante pertinente.
Há outros aspectos nos testemunhas de Jeová que merecem destaque. Seus seguidores são aconselhados ou proibidos de lerem quaisquer outros textos que não as suas publicações; ou seja, questionam os outros, mas não aceitam ser questionados. Não são cristãos, pois não acreditam na divindade de Jesus. No passado, membros proeminentes acharam que interpretando ao pé da letra os textos do AT poderiam calcular a segunda volta de Jesus; o fizeram, porém falharam redondamente.
Ainda tem mais: são desaconselhados a estudar, fazer uma faculdade é visto como algo perigoso.
Só Testemunhas de Jeová? Fosse o rapaz, estendia o estudo a outras, como a Congregação Cristã do Brasil, por exemplo. Vivem num mundo paralelo, onde a hipocrisia reina. Cuidam mais da vida dos outros do que da deles mesmo. Saiu e foi ignorado? Sorte sua! É livramento!
Deixa de ser mentiroso . Conheço a congregação Cristã no Brasil . Eles tratam os ex fiéis com cordialidade.
Não se deve conduzir um arado olhando para trás...
Fiquei sabendo de um caso desses. Achei tremendamente absurdo, sem ética, sem humanidade e sem noção Proibir um casamento onde um dos pares não era da religião mas era de outra linha evangélica. Muito medieval e ditatorial.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Testemunhas de Jeová são acusadas de 'tratamento desumano' por isolar ex-fiéis Voltar
Comente este texto