Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Manoel Cardoso

    Maria é fraquinha.

    Responda
  2. Marcelo Fogaça

    O mais surpreendente √© que a fala do Lula3 foi aprovada numa pesquisa para o p√ļblico do exterior em mais de 65%. Se tem um povo envergonhado s√£o aqueles que pela fantasia fant√°stica o Mes sias ir√° retornar a partir do momento da consolida√ß√£o do esta do sion ista. Se tem erro na fala do Lula, o erro foi o timing. Como se viu na Paulista ontem e em sua analise "semi√≥tica".

    Responda
  3. Luiz Gomes

    O q envwrgonha o Brasil eh o tamanho da ignorancia do pais eno jornalismo dw quinta que existe, onde todis os jornais dizem o mesmo. Haja lobby!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Nossa rodrigo 180 mil pra vc é grande? kkkk

    2. RODRIGO NAFTAL

      Na verdade, a maioria das democracias ocidentais faz lobby em favor de Israel, não é verdade!!! Bom mesmo, é se alinhar a regimes teocráticos, autocráticos, e ditaduras. Parte da esquerda é especialista..Vide Maduro, Putin, Ortega, Erdogan. Enquanto a esquerda se esfarela, a ultra direita nada de braçada. Vide ontem.

  4. Luiz Gomes

    O 1 envwrgonha o Brasil eh o tamanho da ignorancia do pais eno jornalismo dw quinta que existe, onde todis os jornais dizem o mesmo. Haja lobby!

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    será que a distinta autora do texto pode explicar a enorme quantidade de bandeiras azul e brancas lá na avenida ontem ? e não eram bandeiras comemorando a vitória do Avai FC

    Responda
  6. NACIB HETTI

    Tem muita gente que envergonha o Brasil. Só dentro da esquerda tem um monte.

    Responda
  7. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Formada em SC! Precisa dizer mais?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, Marcos Fernando. Sinto pelo senhor, mas daí de SC saem mesmo muitas barbaridades.

    2. marcos fernando dauner

      sobrou novamente para SC - nenhuma novidade .

  8. Custódio Contraponto

    A foto de Lula que estampa a pe√ßa "opinativa" parece escolhida com esmero para como "apito de cachorro", para ati√ßar certos sentimentos no p√ļblico fascista. Reparem nos detalhes.

    Responda
  9. Robson J Oliveira

    Acinte é vc utilizar o nome de um brasileiro ilustre para se promover.. se liga

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Lula envergonha o Brasil. De fato, ele fica isolado nos eventos internacionais tanto l√° fora, como aqui. Sua agenda √© vazia, sem compromissos, sem encontros. Vamos lembrar daquele que retirou o Brasil do mapa, das quest√Ķes internacionais - comerciais?

    Responda
  11. Marcelo Fogaça

    Lula 2 visitou o museu do holoc austo e depositou flores e at√© se ajoelhou perante as imagens da B√°rbarie ariana. Agora tocar sua fala como antis semita a compara√ß√£o das a√ß√Ķes de Netan yahu ( corrupto e com baix√≠ssima popularidade em Isra el) passa dos limites da l√≥gica semi√≥tica. Vc √© especialista mesmo na an√°lise do discurso?

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      N√£o, ela n√£o √© especialista. Especialistas s√£o os comentaristas aqui. Tipo voc√™ ou o outro ¬ďdoutor¬Ē no assunto aqui embaixo. Ela n√£o √©. Ali√°s, todos os formadores de opini√£o, com seus cursos de doutorados dentro e fora do pa√≠s s√£o leigos. Entendidos s√£o voc√™s.

    2. Custódio Contraponto

      Não, não é. Ela é especialista em usar ferramentas do discurso para o marketing, e conseguiu seus 15 minutos de fama ...

  12. Thiago Limeres

    Vergonhoso para mim é ficar calado e apoiar de maneira velada um genocídio acontecendo e sendo filmado atualmente para todos verem. Vergonhoso é ver uma coluna de uma pessoa tão desqualificada, que mais seria digno de um site de fofocas do que de um jornal sério.

    Responda
    1. Custódio Contraponto

      Não apenas vergonhoso, mas é nojento ficar "isentão" diante de um mass@cre tão cruel.

  13. M Lana

    Esta colunista envergonha a imprensa, com esta análise distorcida, preguiçosa e superficial do que foi dito por Lula.Netanyahu envergonha a humanidade. Enquanto isso, civis palestinos seguem sendo mortos, e aumentam as chances de mais Hamas surgirem do ódio, do desespero, da fome e da humilhação. Honestamente, a preguiça intelectual da imprensa brasileira me cansa e me entristece.

    Responda
  14. Matheus Battistoni

    Einstein e Hannah Arendt cometeram o mesmo erro, né? Por que será? Antissemitismo não pode ter sido.

    Responda
  15. Maria Almeida

    Antogamente o programa de comunicação e semiótica da PUC formava melhor seus doutores... Que artigo fraco, gente!

    Responda
    1. patricia zebrauskas

      Concordo plenamente!

  16. Custódio Contraponto

    Sou assinante há um mês, e estou pasmo ao ver que a Folha tem pouco jornalismo e muito colonista na base do "achismo". Estou decepcionado. Difícil é conseguir cancelar a assinatura ...

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Cust√≥dio, n√£o cancele. √Č preciso estar aqui pra se contrapor a falta de vergonha da cara, como dessa L√≠gia. Ah, sim, assine tbem 247 e Di√°rio do Centro do Mundo. Leia outros jornais da imprensa estrangeira. Hoje, os jornal√Ķes brasileiros n√£o t√™m mais a hegemonia de antes. Eu assino v√°rios.

    2. Rodrigo Cabral

      Não é difícil. Já can celei uma vez (quando as matérias iam contra minha opinião) e depois (amadurecido) voltei. Mas é fácil cancelar, sim. Assina carta capital ou brasil247. Lá, a sua bo lha só terá matérias gloriosas de um país auspicioso.

    3. Gregorio Amarante

      Ah que dó! Vaza!

  17. Gregorio Amarante

    Nunca um governante brasileiro cometeu um incidente diplom√°tico como este. Ex-presidiario e persona non grata. A biografia deste homem esta no lixo.

    Responda
    1. patricia zebrauskas

      Acho que vc est√° enganado....

  18. Matheus Queiroz

    Alguns jornalistas e seus artigos envergonham o Brasil.

    Responda
  19. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Lygia você envergonha com esse artigo! Fala de você e não do Brasil! Sou mais Lula, Chomsky, Edgard Morin, Anne Boyer, Breno Altman e tantos respeitados cientistas, jornalistas, escritores que não usam de "eufemismos macabros" e denunciam com a clareza que a crueldade e desumanização do que ocorre em Gaza requer!

    Responda
  20. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Tenho a impress√£o de que o atual presidente da Rep√ļblica, depois de governar por dois mandatos, ser processado, condenado, ter a sua condena√ß√£o anulada e ser eleito pela terceira vez, pode ser considerado o f... nacional. Mas quer mais: depois de viajar por dezenas de pa√≠ses e receber diplomas honor√°rios de universidades estrangeiras e ser chamado de "o cara" pelo presidente dos Estados Unidos , convenceu-se de que tem de ser o f... internacional.

    Responda
  21. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Péssimo. Está fácil ser colunista na FSP, é só saber desinformar.

    Responda
    1. Custódio Contraponto

      Sou assinante há um mês, e estou pasmo ao ver que a Folha tem pouco jornalismo e muito colonista na base do "achismo". Estou decepcionado.

  22. Jo√£o Larizzatti

    Se não fosse a fofoca, alguns repórteres sumiram.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      ..e se nao fosse a ignor√Ęncia do povo , alguns presidentes jamais existiriam!

  23. João Batista Tibiriçá

    Quem não enxerga a destruição em Gaza é cego, caolho ou não quer ver. Não há um exercito palestino profissinal lutando contra o Netanyaho. Ele está passando o trator em Gaza e destruindo tudo. "O sofrimento dos outros é chá das cinco para nós. "

    Responda
  24. Humberto Giovine

    Lygia Maria. Sua posi√ß√£o pr√≥ Israel √© p√ļblica e not√≥ria: "Israel foi atacada e se defendeu". Faltou mencionar como est√° sendo esta "defesa", e a que custo, pois al√©m da barb√°rie dos assassinatos em massa, h√° o bloqueio de √°gua, alimentos, medicamentos, que provoca mais mortes indiretamente.

    Responda
  25. Anderson Francisco

    Não fale pelo Brasil, minha senhora! Senhora acha que todo mundo pensa assim. Israel está praticando um genocídio e pronto.

    Responda
  26. Carlos Eduardo Salles

    Lygia você não tem procuração para falar pelo Brasil, trata-se de uma opinião sua apenas, certamente compartilhada por uma camada de pessoas que desprezam a Democracia, mas que são minoria em nosso pais. Como então você chamaria a matança indiscriminada de milhares de civis desarmados, em sua maioria mulheres e crianças? O sofrimento não é monopólio apenas dos ju de us.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      ..realmente o sofrimento nao e' exclusividade dis ju..deus, nem dos pale...stinos, nem dos africa..nos(citado no texto dela), nem dos venezuelanos, enfim existe muito sofrimento nesse planeta, mas o nine parece so so ter olhos para um lado da maldade!

    2. Carlos Figueiredo

      V√° conhecer uma c√Ęmara de g√°s que talvez entenda. ou imagine que o Paraguai comece semanalmente a lan√ßar foguetes aonde moram seus parente e depois fa√ßa um ataque como o do Hamas. Voce vai ficar quieto e chama-los de coitados, esperando o pr√≥ximo ataque, correto? Pimenta nos olhos dos outros refresco.

  27. Milton Fagundes

    O que extraí da manifestação do Lula, é que ele está apelando para que mundo civilizado, perceba a matança de crianças que o Netanyahu está fazendo.

    Responda
  28. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Lula salvando Ibope de muitos jornalistas. Falando bem ou mal o frisson est√° garantido, n√©? Cad√™ a indigna√ß√£o contra a matan√ßa de inocentes em Gasa? Mas, o mote √© inferiorizar o Brasil. Sorte que o mundo, n√£o provinciano, reconhece a grandeza e import√Ęncia do Brasil. Para todos que sensibilizam com essa trag√©dia n√£o sentem envergonhados e entenderam a fala do Lula, indigna√ß√£o contra as atrocidades com esses inocentes, indefesos.

    Responda
    1. Custódio Contraponto

      Confesso: evito pensar muito no gen.oc√≠dio de gaza. √Č muito brutal. D√° vontade de chorar, literalmente. Mas n√£o posso dizer que estou "indignado", mas profun damente triste. E, perdoem-me, estou meio enojado de quem tem a aud√°cia de justifi car tal massa cre, ou mesmo de ficar "isent√£o".

  29. Nelia Rios

    Dona Lígia críticas ao todo poderoso into cavel não são permitidas. Assim mesmo, como aconteceu de 2019 a 2022

    Responda
  30. raul neto

    Esse texto talvez faça sucesso em santa catarina ou Paraná.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Isto mostra a sua cara, xenófobo!

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      ..faz sucesso em todo lugar para aqueles que tem bom senso!

  31. ADONAY ANTHONY EVANS

    Como todo ser que habita o inferno astral permanece da Ultra Direita, Dona Lygia Maria se sup√Ķe intelectual. Da√≠, que a Indigna√ß√£o moral do Presidente do Brasil no massacre de crian√ßas pal estinas lhe cause vergonha. Apenas 3 anos ap√≥s o Holo kausto, a fil√≥sofa ju dia Hanna Arendt, apontou o que Lula aponta agora. Disse ela que a Ultra Direita, copiava em Isk rael , a organiza√ß√£o, os m√©todos e objetivos do fascismo e do nazismo. Quem envergonha o Brasil √© a senhora. E a Folha

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Adonay. Uma corre√ß√£o. √Č "Ustra Direita".

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Em lugar de Astral permanece, Astral permanente

  32. José Bernardo

    Agradeço pela informação de que inclusive mulheres e crianças morrem em Gaza - até hoje eu não sabia. Mas, por favor, me inclua fora do país que se envergonha de Lula. Não lhei dei procuração para falar em meu nome, sobretudo com esta argumentação pseudointelectual, tão indigente. Mas entendo, cumpriu sua função, deu o recado para o qual foi escalada. A voz do dono.

    Responda
  33. José Bernardo

    Agradeço pela informação de que inclusive mulheres e crianças morrem em Gaza - até hoje eu não sabia. Mas, por favor, me inclua fora do país que se envergonha de Lula. Não lhei dei procuração para falar em meu nome, sobretudo com esta argumentação pseudointelectual, tão indigente. Mas entendo, cumpriu sua função, deu o recado para o qual foi escalada. A voz do dono.

    Responda
  34. Ad√£o Ferreira Salles

    A mim não envergonha. O que me enoja é o afastamento da verdade perpetrado por jornalistas e colunistas, tal qual a protagonista. Basta ver sua sutileza no texto: "inclusive mulheres e crianças". Inclusive?!?! E penso que os sionistas só não utilizam armas de destruição em massa por simples restrição ambiental - a atmosfera também lhes alcançaria.

    Responda
  35. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Irrelevante.

    Responda
  36. Peter Janos Wechsler

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. wilson mazza junior

    Sugiro um passeio com os filhos, sobrinhos e amiguinhos para conhecer o m√©todo de amputa√ß√Ķes de crian√ßas sem anestesia...

    Responda
  38. wilson mazza junior

    Sugiro um passeio com os filhos, sobrinhos e amiguinhos para conhecer o m√©todo de amputa√ß√Ķes de crian√ßas sem anestesia...

    Responda
  39. Joao Cantarelli

    Lul√≥latras parecem furiosos esses dias. A real √© que a diplomacia do Planalto falha reiteradamente a cada saidinha do Presidente envergonhando o Brasil. √Č tiro e queda. Na mais recente viagem √† √Āfrica n√£o foi diferente.

    Responda
  40. Emilio Bazzani

    O Luis teve 58.2 mi contra com vinte por cento de folgados que n√£o votaram e foram para a praia. Deu no que deu... envergonha o pais.

    Responda
  41. Renato Lima

    Lula tem raz√£o, mas apoiadores do sionazismo nunca aceitar√£o que uma vida palestina vale tanto quanto uma israelense.

    Responda
  42. Genivaldo Bazílio dos Santos

    O Presidente Lula foi a voz dos palestinos massacrados em Gaza pelas a√ß√Ķes do governo de Israel. O governo de Israel e seus simpatizantes √© que deveriam se envergonhar do genoc√≠dio em curso na Faixa de Gaza.

    Responda
  43. Celia Regina Resende

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  44. geraldo magela sobrinho

    √Č uma vergonha ver uma colunista ainda jovem defendendo a matan√ßa covarde e vergonhosa de crian√ßas e mulhetes indefesos por Israel imposta aos Palestinos. D√° nojo ler um artigo destes.

    Responda
  45. LUIS RICARDO RIBEIRO CORREA DOS SANTOS

    "Quando o s√°bio aponta para as estrelas, o idiota olha para o dedo..."

    Responda
  46. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    √Č uma pena ver membros da imprensa a servi√ßo da polariza√ß√£o. O Lula prestou um servi√ßo ao dizer que o genoc√≠dio √© real e que a guerra precisa parar. O mimimi serve apenas para manter a trag√©dia bipolar que vivemos para benef√≠cio da extrema direita.

    Responda
  47. Enos Mendes

    Finalmente, alguma coisa inteligente pra ler na Foia acerca do Des condenado...

    Responda
  48. Flavio Camilo

    Se o presidente passou ou não do ponto com tal comparação, podemos discutir sim. Mas me confesso muito orgulhoso do discurso do Lula, rompendo com o discurso uniformizado dos EUA e seus pares, muito corajoso. Mexe também com a hipocrisia de grande parte de Israel que, à moda do olho por olho, quer deixar todo mundo cego.

    Responda
  49. Marcos Benassi

    Arrã. Tá. Mas pra *vergonha alheia*, basta ler o panfletinho semanal da Lygia Mary aqui mêmo.

    Responda
    1. Nelia Rios

      Estava sumido¬Ö

  50. Lucas Travassos

    Concordo com a colunista quando diz que o atual presidente errou. Ele deveria se desculpar. Porém, onde estava a colunista quando o ex-presidente disse que poderia pesar os afro descentes usando arrobas? Seria isso vergonha seletiva? Acho que não!

    Responda
    1. patricia zebrauskas

      Onde estava a colunista quando o ex-presidente recebeu Beatrix von Storch? Alguma indignação?