Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jayme terra

    Certamente ele não atendeu os seus interesses judaicos extremistas. Parabéns presidente.

    Responda
  2. Paulo Caldas

    Antissemita? Os árabes também são descendentes de SEM, filho de Noé. Logo, os árabes também são semitas, exceto para quem os consideram "lixo".

    Responda
    1. José Marques Mendes

      Mas, não é? Até desta ascendência estão querendo retirar dos palestinos.

  3. Paulo Caldas

    Gaza foi transformada em um gueto muito pior que os da Varsóvia, por exemplo. Sem mais comentários.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Mas uma covardia parece ter acometido o jornalismo brasileiro, que infelizmente sonega essas informa√ß√Ķes!! Tentam a qualquer custo, leg√≠timar a barb√°rie de Israel!!

  4. Paulo Henrique

    Sionismo por aqui????

    Responda
  5. Marcelo Carneiro da Rocha

    No zoológico do Rio tinha um primata chamado Tião fez sucesso durante muito tempo ,lembro de têlo visto menininho e de ver a nota de seu falecimento, nós dois já bastante envelhecidos. Este artigo me fez lembrar dele me surpreende a Folha comportar-se como ele bota-lo no centro de suas manchetes hoje.

    Responda
  6. Dagmar Zibas

    Essa sra. envergonha o jornalismo e Bibi envergonha a humanidade. A esta altura dos acontecimentos, querer adensar a cortina de fumaça para tentar esconder o genocídio é de uma desfaçatez atroz.

    Responda
  7. Sérgio Sayeg

    Jura que a Folha dedicou espaço nobre a essa colunista rasa repleta de argumentos exaustivamente repassados e já rechaçados?

    Responda
  8. Sérgio Sayeg

    Jura que a Folha dedicou espaço nobre a essa colunista rasa repleta de argumentos exaustivamente repassados e já rechaçados?

    Responda
  9. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Se vc ganha por xingamento, deve estar rica.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      Se a Folha ganha por xingamento, isso fala mal de vcs duas.

  10. Bruno Dias

    Falar que vocês se envergonham não cola, essas colunas deixam muito claro que não tem capacidade de sentir vergonha.

    Responda
  11. Bruno Dias

    A Folha mandou todos os seus colunistas rasos publicar a mesma coluna racista, todos foram rechaçados pelos assinantes nos comentários, e continua insistindo. Fora umas oito colunas só sobre o mesmo assunto, todas fazendo o mesmo não argumento, todas apagando a realidade do genocídio contra o povo palestino. Nunca vi isso, vocês são humiliados profissionais.

    Responda
    1. maria gouvea

      perfeito!! tambem deve ser filha de algum jornalista ou anunciante, so pode !

  12. Sérgio Silva

    A doutora em semiótica precisa rever seus livrinhos.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Semi óptica , semi ética, problema de caráter, visual.

  13. José António Eleutério

    A colunista foi intelectualmente desonesta no título, em nenhum momento o nome do líder nazista da Alemanha na Segunda Guerra Mundial não foi mencionado em nenhum momento pelo presidente brasileiro. Independentemente da infelicidade que se atribui ao comentário, é Inegável que o que está ocorrendo em Gaza é um massacre da população civil, uma vingança indigna de um país que se diz civilizado.

    Responda
  14. Fatima Marinho

    Lygia, vá estudar sobre o genocídio em Ruanda, vá visitar Ruanda e o memorial do genocídio, antes de falar asneiras. Impressionante como os colonista da Folha são despreparados para o debate, somente falam de seus próprios preconceitos. Sofistas.

    Responda
  15. RAIMUNDO LOPES

    Para essa jornalista só a subserviência poderia "honrar" o Brasil. Simplesmente ridículo!

    Responda
  16. ANTONIO MARMO

    Outros mandatários globais, como o direitista Erdogan, da Turquia, já fizeram a mesma comparação sem provocar essa reação toda...O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, chegou a afirmar, em 27 de dezembro, que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não é diferente de Adolf Hitler. E, assim como Lula, comparou os ataques de Israel a Gaza ao tratamento dado pelos nazistas ao povo judeu. Não foi declarado persona non grata por Israel.

    Responda
  17. Maria Pirlin

    Vou ficar somente no título da matéria. Não é preciso concordar com Lula em tudo para entender que o título é absurdo. Quem envergonha o país é o Jair Bosssallnaro e sua gang golpista. E os milhares de RB que comparaceram à Paulista. RB ou rico ou bur ro.

    Responda
  18. Melchisedc Felix

    O que o Presidente Lula fez foi, explicitamente, chamar a atenção do mundo para a vileza de um povo que passou por tanto sofrimento ao longo da história infrinja a outro povo os mesmo sofrimentos. Crianças sendo dizimadas sem dó; famílias, mulheres, idosos sendo caçados igualmente aos terroristas do Hamas! Que lutem contra o Hamas, não contra a população Palestina.

    Responda
  19. Léo Ustárroz

    A palavra "c√£o" n√£o morde. Que import√Ęncia tem uma compara√ß√£o infeliz do Presidente Lula (mas poderia ser Bolsonaro), frente ao que est√° acontecendo em Gaza?

    Responda
  20. paul constantinides

    não li o texto pq estou cansado de ler e ouvir alguem falando sobre este tema. toda, mas toda guerra não tem justificativa, nenhum assassinato, nada assim. dizer q um presidente envergonha o país, nossa em que nível, em qual alcance, pq globalmente não foi. se te envergonha, sinto muito mesmo. mas enfim, é a vida.

    Responda
  21. Maria Cl√°udia Manzoli Turatti Tonon

    Patéticos, tanta a articulista quanto o jornal! Vocês é que envergonham o país!

    Responda
  22. neli faria

    UM estadista mede as palavras, porque fala em nome do País. O Oportunista se acha mais importante do que o País. Ter me bloqueado no X? Nem lula, nem bolsonaro e filhos, o fez!

    Responda
    1. neli faria

      Jayme: por mais críticas que eu tenha feito, nem bolsonaro , filhos, e nem lula, me bloquearam no X. Fiz-me entender agora? Lygia: não sei qual foi o motivo,mas, certamente, não a critiquei, porque gosto muito de você.

    2. jayme terra

      Merecido. Bozo não é referência pra PN.

  23. Jo√£o Neutzling Jr

    Os nazistas queriam expulsar os judeus da Europa na segunda guerra (1939-1945), mataram milh√Ķes nas c√Ęmaras de g√°s. O governo de israel est√° expulsando os palestinos de toda a Palestina desde 1948, para isso Gaza √© bombardeada pela for√ßa a√©rea de israel. J√° morreram mais de TRINTA MIL palestinos inocentes. Qual a diferen√ßa?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Para a folha a diferen√ßa eh que ela precisa combater o Lula de QQ forma, nem que seja pra jogar os escr√ļpulos no lixo.

  24. Rubens Koth

    Apenas um erro em seu texto, mas que faz uma grande difereça. A jornalista não deveria ter usado a expressão, inclusive crianças. A OMS já confirmou que 47% dos mortos são crianças. Então, o termo correto deveria ser:- principalmente crianças.

    Responda
  25. Clair Calandreli

    Esse texto é uma lavada das próprias nádegas!

    Responda
  26. Clair Calandreli

    Esse texto é uma lavada das próprias nádegas!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Que grosseria Calandreli, n√£o por acaso voc√™ √© f√£ do Putin! Em uma resposta a mim voc√™ justificou a cruel guerra do Putin porque a Ucr√Ęnia ir entrar na OTAN e se armar, e que isto colocaria em risco a R√ļssia, √© um argumento simpl√≥rio, levando em conta que a R√ļssia √© um dos pa√≠ses mais armados do mundo. Talvez voc√™ n√£o saiba o que foi a Uni√£o Sovi√©tica!

  27. neli faria

    Você me bloqueou no X. Qual o motivo? Sempre te defendi , aqui e ali, contra o snowflaker desembestado. Parabéns pela coragem. O lula tem que criticar os países muito bem citados por você aí.

    Responda
    1. neli faria

      Uai, Maurício, só se ela falou mal do Santos, aí, como sou fanática, devo ter respondido. Fora daí, acho uma boa colunista aqui. Lá não me lembro.

    2. Mauricio Soares

      Neli, me desculpe, mas defender gente med√≠ocre acaba em bloqueio. √Č por seus (dela) imensos preconceitos e subservi√™ncia que √© med√≠ocre.

  28. David Emanuel de Souza Coelho

    Mais uma querendo agradar o patronato?

    Responda
  29. Hor√°cio Tostes

    A falta de conhecimento, especialmente de hist√≥ria, leva a este coment√°rio descabido, vazio e raso da pol√≠tica hodierna. Estudar a hist√≥ria e as rela√ß√Ķes pol√≠ticas contempor√Ęnea podem, √†queles e √†quelas com capacidade cognitiva mediana, compreender o discurso do presidente. Fora disso √© discurso falacioso.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      "Discurso do presidente"??? Bebum n√£o faz discurso, d√° vexame!

  30. Ant√īnio Augusto Soares

    Lula errou mas, muito mais em se envolver com aquela gente. Com eles ou se está a favor, ou então deles se afaste, não aceitam quem deles é contra.

    Responda
    1. Hor√°cio Tostes

      Caro Antonio, antes de se afirmar que Lula errou, penso que se deve analisar: Para quem foi direcionado o discurso? Onde, como e por que se fez o discurso? Quais objetivos visam este discurso? Veja, como dizia o saudoso Leonel, uma raposa felpuda n√£o iria fazer um discurso vazio, sem objetivos claros e l√ļcidos. Pode-se at√© n√£o concordar, mas dizer que errou...

  31. Clemens A F Schrage

    Imaginei que a Lygia seria massacrada por leitores agressivos. Sobre a morte do Navalny, o Lula ainda está esperando a necrópsia oficial do Kremlin. Estão divulgando que a causa foi a vacina da Pfizer. Matar milhares de ucranianos também é genocídio. A aviação russa matou boa parte dos 560 mil civis mortos na Siria em 2015. Putin continua sendo o mocinho. Netanyahu está cometendo crimes de guerra muito graves. Está certo o Lula falar em genocídio. Mas não é o Holocausto ou nazismo.

    Responda
  32. Max Morel

    Qual a diferença entre um militante bolsonarista e um militante lulista?

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Zero vezes zero.

    2. neli faria

      Nenhum! Snowflaker é snowflaker. A manada deveria saber que político é para ser cobrado e não idolatrado. Perdoa-se a boiada do Boiadeiro anterior: descobriu política em dezoito e acha que deve apoiar o resto dos dias. Já a do boiadeiro atual? Pseudo intelectual que não pensa.

    3. Hermes Yaly

      Caro Max: entre os militantes nenhuma mas entre os seus l√≠deres h√° uma diferen√ßa de escala: o Bozo se contenta com rachadinhas e Lula opera na casa dos bilh√Ķes.

    4. Joao Cellos

      Mínimo moral. Com esse papinho seu tenho certeza que você votou no cBozo. Assuma aí!

    5. Jaqueline Mendes de Oliveira

      A lista de diferenças é grande. Quer em ordem alfabética?

  33. Max Morel

    Saímos de um simpatizante da ditadura que torturou e matou e caímos num simpatizante de ditaduras que matam e torturam.

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Sim

  34. Max Morel

    Saímos de um simpatizante da ditadura militar e caímos num simpatizante de países governados por ditadores sanguinários .

    Responda
  35. Max Morel

    Saímos de um negacionista para cairmos num amigo de ditadores torturadores.

    Responda
  36. Max Morel

    Saímos de um tosco para cair num boquirroto.

    Responda
  37. El√°dio Gomes

    t√° atrasadinha hein princesinha da direita...

    Responda
  38. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Não lê a Folha? Busque Greenwald

    Responda
  39. Raymundo de Lima Lima

    Imprensa da Europa e Asia comentam q brasileiros, cristãos, demonstraram na AvPaulista, com bandeiras d David q aprovam mortes de 30mil palestinos, maioria crianças e mulheres. Imagem dos brasileiros como povo cordial, gente boa, enfim mostra nosso lado sombrio, diabólico, necropolítico e necroreligioso. Nosso soft power foi p Herda.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Toda vez que a classe media Paulista vai as ruas, o Brasil anda para tras.

  40. john de s√°

    Chega de conversa mole. Esse assunto j√° est√° mais do que superado...

    Responda
  41. Guilherme Muniz Safadi

    O massacre, a tomada de terras, a guetifica√ß√£o e o estrangulamento da popula√ß√£o palestina n√£o come√ßaram h√° 4 meses. O n√ļmero de crian√ßas mortas nesse per√≠odo - que supera o total de civis mortos na Ucr√Ęnia em dois anos - est√° longe do total de mortos em todo processo de limpeza √©tnica e genoc√≠dio palestino, que n√£o come√ßou h√° 4 meses. Existe um tipo de supremacismo que impede que alguns enxerguem e considerem que as vidas palestinas valem tanto quanto vidas ocidentais.

    Responda
  42. marcio branco de assis

    Se a colunista quer falar em História como disciplina, como ciência social, errou feio. Há longa historiografia sobre genocídios - Ruanda, Turquia, Sérvia etc. - que permite sim, tal comparação.

    Responda
  43. Rodrigo Nazareth

    Gostaria de entender melhor por que Lula poderia comparar Gaza ao genocídio de Ruanda mas não ao genocídio dos judeus. Seria porque um deles foi cometido contra africanos e o outro contra europeus? Por definição, todos os genocídios registrados na história são igualmente graves, ainda que cada um tenha aplicado diferentes métodos de crueldade. Vergonhoso seria hierarquizar genocídios, coisa que a colunista parece fazer sem peso na consciência.

    Responda
    1. Marcelo Carneiro da Rocha

      Quantos judeus s√£o mortos hoje em dia ? Quanto matam os israelenses, n√£o os judeus n√£o fuja da responsabilidade estamos falando de Israel ? Tenho parentes judeus brasileiros contra a guerra.

    2. Bruno Dias

      O recrudescimento do racismo desses pseudointelectuais liberais foi total, todos eles afirmando com todas as letras: não acreditam que palestino é gente

  44. Carlos Della Rocca

    Vergonha é você apoiar o Genocídio, minha cara. Volta a ser humana como nasceu.

    Responda
  45. Eduardo Rocha

    Qual Brasil, prezada Lygia? O seu brasilzinho, talvez. Que Lula falou besteira, concordo. Concordamos. Chefes de estado tem que ser mais comedidos. Mas eu n√£o fiquei envergonhado. Devo ser sem vergonha. Se bem que fiquei envergonhado quando outro presidente disse ailoveiu para o Trump.

    Responda
  46. Max Morel

    Quem vai cuidar do nosso mentiroso governante é a natureza, sábia como ela só.

    Responda
  47. Max Morel

    Concordo totalmente com o t√≠tulo do artigo: sim, Lula envergonha o Brasil. MInha √ļnica esperan√ßa √© que o tempo passe depressa e acabe logo esse governo horroroso.

    Responda
  48. Max Morel

    Sa√≠mos de um governante abaixo de med√≠ocre para cairmos novamente em governante mentiroso e amigo de tiranos e ditadores. √Č dura a sina dos brasileiros.

    Responda
  49. Rodrigo Flexa

    Nem uma palavra da colunista sobre 40 mil mortos, até parece que vive em outro mundo.

    Responda
    1. El√°dio Gomes

      Mas ela vive em outro mundo, chamado bozol√Ęndia.

  50. Max Morel

    √Č isso mesmo, falou tudo o que as pessoas cordatas e de bem tamb√©m pensam.

    Responda