Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Darci de Oliveira

    E esse texto envergonha a mim, cada vez mais arrependido assinante da Folha ...

    Responda
  2. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Lule é uma sumidade . Muito conhecimento …

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Nada comparável ao teu conhecimento Gaiato Gaiato ...

  3. Amaral Neto

    Esse texto apareceu somente hoje para mim como sugestão da Folha. Exatamente no dia em que li na BBC matéria sobre os colonos israelenses que já estão loteando as terra na faixa costeira de Gaza. Nesse instante, cerca de 500 famílias de Tel Aviv já estão cadastradas para tomar posse das terras, assim que se livrarem dos atuais ocupantes. Se isso não é o que Lula diz que é, então não sei mais o que seria.

    Responda
  4. Felipe Araújo Lima

    Dez curtos parágrafos de ignorância e alienação. Filha da Puc.

    Responda
  5. ALEX OBERHOFER

    Análise rasa e tendenciosa. Na geopolítica, apesar de contraditório, democracias são aliadas de ditaduras. Este é o caso dos EUA que sempre mantiveram boas relações com as ditaduras hereditárias do Golfo Pérsico. É, mais como sabemos e talvez a articulista não saiba, tudo se resume a dinheiro e interesses econômicos. Valores éticos e humanitários nem sempre são valorizados. Sinto vergonha dos EUA que demonstra claros sinais de decadência.

    Responda
  6. Alexandre Dias

    O ministro da Segurança Nacional de Iael, Itamar Ben-Gvir, defendeu o fim da ajuda humanitária a Gaza horas após a morte de mais de cem pessoas durante distribuição de suprimentos.

    Responda
  7. Alexandre Dias

    A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Iael, May Golan, disse estar orgulhosa da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos o que fizeram os ueus.

    Responda
  8. Jorge Oliveira

    Lygia Maria da Mafé Mestre em Jornalismo pela UFSC e doutora em CS pela PUC-SP. Mais de 30 mil mortos 25 mil mulheres crianças e avos e bebes. mais de 100mil feridos mais de 1 milhão de desabrigados e famintas se isto não for Holocausto o que é Disneylândia ou Xou da Xuxa? Vergonha e Mafé é sua Lygia Maria sem sobre nome?

    Responda
  9. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Por onde essa senhora andava nos 4 anos em que o Brasil era motivo de zombaria no mundo todo graças ao Senhor bolsonaro?

    Responda
  10. neli faria

    Milhares de Brasileiros mortos por insegurança pública, certamente, nos mais de dezesseis anos de poder do lula deve ter ultrapassado, e muito, o Oriente, e ele só se preocupa com o povo de lá?

    Responda
    1. neli faria

      Senhor João vá cobrar do hamasque se escondem sob as saias das mulheres e das crianças.

    2. neli faria

      Repiso-me, um Estadista mede as palavras, porque sabe que fala em nome do País que dirige; um oportunista, fora lula, leve junto bolsonaro, se acha mais importante do que o País, por isso não mede as palavras.

    3. neli faria

      Paulo: já teclei milhares de vezes aqui e ali: votei para lula em vinte e dois e ao digitar meus votos, primeiro e segundo turnos, não deletei minha inteligência e senso crítico. Político é para ser cobrado, não idolatrado. Idolatro Marie Curie. Político? Não! Tem gente que quem não idolatra o lula é porque idolatra o outro: penso que os dois são iguaizinhos, até nos snowflaker.

    4. Paulo Sales

      Criticar o Lula, ok. Mas fica a dúvida. Está criticando lula por opinião ou porque gosta de embusteiro safado que te agrada?

    5. João Lourenço dos Anjos

      Mas a senhora está ou não de acordo com a matança em Gaza?

  11. GERALDO GALVAO FILHO

    Nojenta!

    Responda
  12. Devanir A Merengué

    A direita não gosta de estatística. "Alguns sociopatas"? Pesquisa um pouco mais, querida!

    Responda
  13. Hercilio Silva

    Nossa, não há a menor indignação com as milhares de crianças palestinas mortas. Deve ser mais uma colunista a justificar o perigo que eles seriam se crescessem.

    Responda
  14. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Des-assinando Lygia. Horror e Asco.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      A LYGIA MARIA, Imoral tem vergonha de por o sobrenome no auto artigo fascista sionista porque?

  15. DAGMA REGO DE QUEIROZ

    Ernest Mandel - o célebre economista e marxista, sobrevivente de campo de concentração - disse que a Shoah chocou tanto a humanidade porque "o Cabo da Bohêmia" aplicou a povos de raça branca o que o colonialismo europeu já havia aplicado aos povos africanos e asiáticos (o extermínio de Leopoldo II no Congo, dos alemãs na Namíbia, dos ingleses na Índia e na Austrália et cetera).

    Responda
  16. Paulo Sales

    Parece que para a articulista, mais importante que a guerra, é a semântica. Quanto ao "datado", a guerra do Vietnã, que matou 2milhoes de vietnamitas, merece ser lembrada como datada, principalmente pelos seus motivos? O goloe de 64 que depôs presidente sério e progressista, é datado? No mundo de dois mil e vinte e quatro, onde racismo lgbtfobia, misogenia e outras mazelas são repudiadas, ainda tem lugar para essa guerra? Acho que sim né? Afinal o problema é a semântica.

    Responda
  17. CAMILO DE MELLO

    Quem nos envergonha é a articulista com essa "reflexão" de quinta categoria.

    Responda
  18. Marcia Sandoval Gregori

    Lula não relativizou coisa alguma. Essa é uma falsa polêmica que jornalistas e articulistas deviam ignorar. Que corporativismo péssimo. A fala de Lula não foi nem de longe antissemita e relativizante. Devemos parar com isso e focar na defesa dos direitos humanos de TODAS as pessoas.

    Responda
  19. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Quem nos traz vergonha são textos como esse . A lógica é a mesma , Lula não comparou fez uma alusão . Quantificação e métodos diferentes mas a mesma perversão esta na raiz

    Responda
  20. Carlos Telles

    Explica então para os iletrados, o Mossad não sabia da movimentação do Hamas? Quem do serviço de inteligência mais preparado do mundo, foi demitido após o 7/10? Quantos soldados do Hamas foram mortos pelo exército de Israel? para perguntar tem que ter doutorado?

    Responda
  21. João Evangelista de Souza

    Isrrael não tem culpa a culpa é do facista que está no poder e ele vai continuar o genocidio porque é o que o garante no cargo, simples assim, lula está quase certo , nao ha comparaçao, mas semelhanças

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Perfeito João, assino embaixo!

  22. Thiago Rodrigues Miota

    Essa aí é fraquinha....saudades dos tempos que esse espaço era ocupado por gente grande. Sinal dos tempos, ou lei de Godwin.

    Responda
  23. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Envergonha a todos nós ê vc , com este texto asqueroso

    Responda
  24. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Envergonha o Brasil é este texto subserviente aos interesses israelenses

    Responda
  25. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Infelizmente, o antissemitismo está renascendo mundialmente e culpa não é de Lula, é de Nethanyahu. A História não se repete (nem como farsa, como postulou Marx). Por isto mesmo é que há de se comparar: que a lição do passado sirva de parâmetro para que qualquer massacre de um povo, por mais mínimo, seja evitado a qualquer preço. Os israelenses precisam conter Nethanyahu. A história não se repete, mas o antissemitismo, infelizmente... Tão triste e preocupante quanto o massacre dos palestinos.

    Responda
  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Infelizmente, o antissemitismo está renascendo mundialmente e culpa não é de Lula, é de Nethanyahu. As história não se repete (nem como farsa, como quis acreditar Marx). Por isto mesmo é que há de se comparar: para que a lição do passado sirva de parâmetro para que qualquer massacre de um povo, por mais mínimo que seja, seja evitado a qualquer preço. Os israelenses precisam conter Nethanyahu. A história não se repete, mas o antissemitismo, infelizmente... Tão triste quanto o massacre dos palesti

    Responda
  27. Maria da Graça Pimentel

    Nunca antes foi criado um aparato de mídia tão grande para defender a matança em escala industrial que dizima tanta gente em tão pouco tempo como faz agora o Estado de Israel.

    Responda
  28. Ricardo Jabbour

    Há várias semanas tenho aguardado a posição deste Pasquim, em Editorial, sobre o massacre do povo palestino, em especial crianças indefesas. Mas agora ficou clara a estratégia da FSP. Ela prefere usar a mão do gato, ou rato ….

    Responda
  29. Sergio Saraiva

    "Lula envergonha o Brasil" - ora, moça, fale por si. Eu tenho orgulho de ter contribuído com um voto para eleger Lula; e faço minhas todas a palavras de Lula quando ao genocídio que Israel comete em Gaza

    Responda
  30. Maria da Graça Pimentel

    Como podem alguns criarem um aparato na mídia que apoia a matança em escala industrial que dizima tanta gente em tão pouco tempo como faz agora o estado de Israel?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Maria da Graça: dinheiro.

  31. Maria da Graça Pimentel

    A colunista envergonha as pessoas que respeitam a vida humana. Vida humana importa, não interessa por que lavagem cerebral tenha passado.

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Ela obedece ao patrão . Não quer perder a boquinha e escreve o que o dono do jornal manda

  32. Fernando Dias

    Lygia Maria exala todos os preconceitos e a burrice orgulhosa do caipira tacanho típico da província que se pensa evoluída, modelo e metrópole. Lula dá orgulho ao Brasil na visão dos maiores líderes, intelectuais, escritores, artistas e nações do planeta. O mais íntegro, com os melhores resultados sociais, econômicos e diplomáticos! Lula está cercado e é apoiado pelos maiores intelectuais, porque será? Inequívoco. Só o jeca provinciano e ignaro para negar.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Concordo com cada letra, Fernando.

  33. vicente machado

    Uma articulista descqualificada envergo. nhando os brasileiros com artigo mentiroso.

    Responda
  34. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Já Lygia não envergonha a folha. Impossível. Ela já não tem.

    Responda
  35. andre pedrosa

    Qual a diferença de um povo que se achava superior e mais "puro" que os outros e de um povo que se acha o escolhido de Deus e o que acha que tem o direito de expulsar qualquer outro povo que esteja em suas terras "sagradas", e a única prova que têm sobre tais terras está no velho e caducado testamento!

    Responda
  36. Clauder Noronha

    Muitas falácias nesse texto.

    Responda
  37. Dario Lima

    Israe_l foi atacado e está matando indiscriminadamente, essa é a realidade, não denunciar essa situação como faz essa senhora é apoiar a matança.

    Responda
  38. José Geraldo Cordeiro

    O que mais entristece é ver o número crescente de nazifascistas no sul do Brasil

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      supera em que, Dadá ? no PIB per capita ?

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Faz pelo menos setenta anos que infectaram o sul, e sp eh sudeste.

    3. Dario Lima

      Nenhum estado supera Santa Catarina.

    4. marcos fernando dauner

      eu não sabia que São Paulo capital - berço da passeata bolsomita - ficava no sul do Brasil .

    5. Mario Habka

      A impunidade desfrutada pelo regime israelense durante décadas permitiu que ele agisse a margem da lei internacional

  39. JORGE CESAR BRUNO

    A colunista se incomoda com a fala infeliz e desastrosa do presidente Lula, mas pouco se importa com o massacre de mulheres e crianças palestinas inocentes em Gaza! Esses analistas de sofá deveriam passar um final de semana em Gaza!! Talvez tivessem a compaixão do extremista Benjamin Netanyahu!! Melhor, acham o sangue palestino descartável!

    Responda
  40. joao pinto

    Parabéns Lygia! Ótimo Texto.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Joao Pinto, Joao Quadros, Jose Ferreira, etc.

  41. Alencar d'Avila Magalhães

    Trata-se, claramente, de um genocídio, o que Israel está fazendo em Gaza. Civis não são morrendo por acaso. Civis estão sendo massacrados, deslocados e bombardeados. Israel chega ao cúmulo de limitar a ajuda humanitária, tratando palestinos como se fossem ratos , a serem exterminados.

    Responda
  42. Gilberto Rosa

    A Folha poderia já ter tirado esta coluna, em respeito a sua imagem como jornal, quem é esta menina que ocasiona tanta repulsa? Poderia voltar a colocar a maravilhosa e estruturada coluna do Glenn, muito elogiado, um verdadeiro jornalista, detentor de um pulitzer.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Há tempo a folha decidiu que eh mais importante defender o liberalismo que ter bons colunistas desobedientes. Os bons e obedientes podem ficar.

  43. Amarildo Caetano

    Texto cheio de falácias .

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      É o padrão lixo de qualidade desta mídia

  44. Eduardo Rott Malheiros

    Lygia, o fato de você usar toda sua veemência para falar do Lula e falar tão mansinho sobre o genocidio ocorrido em Gaza já mostra, mais do que a mediocridade do seu texto, mas a mediocridade de seu próprio pensamento. Parabéns!

    Responda
  45. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Errada, errada, errada. A jornalista precisa sair dos anos 80 e voltar para o século 21. Chega de manipulação, his ra ehl comete delitos claros e ofensivos contra a humanidade. Se a autora ainda não se deu conta isso é um problema sério para o jornal.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não eh problema para a folha, eh solução, capenga mais eh, para combater lula.

  46. maria gouvea

    De onde tiraram esta moca? socorro, filha de quem??

    Responda
  47. André bezerra

    Entendi nada

    Responda
  48. Telma Saraiva

    Ótimo testo, Lygia.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Texto***

  49. Rafael Alves Albuquerque

    esse texto, e seu escritor, já entrou para a história do que há de esgoto. pútrido, fétido, tal qual aqueles que defendiam a ditadura

    Responda
  50. Igor Ribeiro Sucupira

    O mais louco é a pessoa se dar ao trabalho de escrever um texto para "esclarecer" se o genocídio de Israel é melhor ou pior. Não importa condenar o genocídio em andamento. O importante é se revoltar com a "injustiça" de se comparar esse com outro.

    Responda