Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilmar Maghenzani

    Muitos pensam que o Lula está gagá mas deixe que pensem assim pq ele saberá onde está o inimigo

    Responda
  2. Raymundo de Lima Lima

    Inconveniente este texto e título. Um sujeito q contribui para eliminar 600mil de Covid-19, promove ódio entre amigos e famílias, dá desconto p militar com 39kg de cocaína no avião presidencial, preso na Espanha. Desestrutura o Mec, promove milicianos, garimpeiros e madeireiros ilegais, usa na cara de pau joias das arábias, diz q mulher tem q ganhar menos q homens, todos os dias xinga a imprensa e sustenta fake news, dona Lygia nunca disse que este cara envergonha o Brasil.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      D.Lygia, suas deputadas foram contra igualdade salarial entre homens e mulheres. A sra. já pediu a Folha ganhar menos do que os articulistas homens?

  3. Gustavo Araujo

    Não chamemos de Holocausto, pois. Chamemos de outra coisa. Tenho algumas sugestões: massacre, banho de sangue, carnificina, hecatombe, matança, morticínio, chacina, extermínio, ceifa, clade, flagelo, desgraça, calamidade, catástrofe, tortura, suplício, tormento, pavor, sofrimento, aflição, desgraça, mortandade, ocídio, assassinato.

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    ao çabios leitores da FSP que aqui ofendem SC e suas instituições, informo que, de acordo com o ranking RUF da FSP, nossa UFSC é a sétima melhor Universidade do país . Ser egresso da UFSC não é para qualquer um !

    Responda
  5. JOSE ARNAUD CAVALCANTE

    A jornalista exagerou ao dizer que o Presidente Lula envergonha o nosso País. A declaração de Lula de afirmar que o governo de Israel está cometendo um genocídio contra o povo palestino é um fato histórico, pois estão sendo mortos crianças e mulheres diariamente na Faixa de Gaza. A comparação pode ter sido um recurso de retórica, mas isso não invalida o genocídio que o governo de Israel está realizando em Gaza.

    Responda
  6. José Roberto Pereira

    Tá bem cansativo aturar esses 5 meses de sionismo intensivo produzido em massa por AA (Articulistas Artificiais).

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    Se SC fosse tão ruim como o aqui descrito pelos çabios leitores da FSP, nosso estado não estaria repleto de imigrantes venezuelanos e haitianos e de migrantes do N e do NE que aqui chegam diariamente, em busca de emprego . E o que dizer de nossa UFSC ? Mesmo num estado pequeno como o nosso, é Top Ten do Brasil !

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Somos muitos que concordamos com a "Aninha". Parabéns Ana.

    2. Alaor Magno

      Admita o seu bairrismo.

    3. marcos fernando dauner

      Aninha ! tu não cansas de escrever besteira ?

    4. Alaor Magno

      Santa Catarina continua e continuará sendo a fornalha que molda fascistas por ter a ideologia nazista como base de toda a sua população graças as suas ascendências.

  8. Felipe Araújo Braga

    Lygia Maria fez pouco caso das mortes de 30 mil civis. Sério, onde está sua humanidade?

    Responda
  9. marcos fernando dauner

    procurando no google, encontrei um CV que presumo ser dela . Relata graduação , entre noventa e oito e dois mil e três no estado do Pará . Acho improvável que algum catarinense tenha se mudado até o Pará para fazer sua graduação. Por outro lado, atualmente SC está repleto de migrantes do PA e AP e imigrantes venezuelanos que para cá vieram, em busca de emprego .

    Responda
  10. José Davi

    Que coisa lamentável. BN comete um geno Cid io na pa l3s tina. Crianças ameaçam com suas fraudas sujas e chupetas as poderosas FA de Is.

    Responda
  11. Cecilia Mello

    Israelenses radicais que usam a memória de seus antepassados massacrados no holocausto como desculpa ou cortina de fumaça para massacrar outro povo, não honra a memória destes antepassados.

    Responda
  12. Artur Accioly

    Essa coluna é um acinte à lógica e à história. O holocausto não aconteceu do dia para a noite, foi pensado, criado e executado ao longo de anos. Da mesma maneira é feito hoje com os palestinos. O objetivo de destruição de Gaza e "remoção" dos palestinos de lá é muito claro. A comparação está perfeita, só não vê quem não considera o povo palestino digno dos mesmos direitos que o povo israelense.

    Responda
  13. Edson José Neves Júnior

    Vergonha mesmo é ex plo dir crianças e mães palestinas, tomar suas casas e as expulsar de sua terra natal. Mas os la ca ios da Folha tem uma orientação política clara para ignorar a verdadeira vergonha.

    Responda
  14. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    A colunista bem que poderia ter lido antes o texto do Glenn Greenwald, na Ilustríssima da Folha de 25/02, e, a partir dali , ainda que não mudasse o seu entendimento, fazer o contraponto aos argumentos contrários ao que ela escreveu. Se não, é mais uma manifestação oca e inconsequente.

    Responda
  15. MARIA F LUPORINI

    Uma das coisas que geraram o extermínio foi a desumanização. Pessoas passaram a não ser pessoas e sim objetos. Estão fazendo o mesmo com os palestinos, igualzinho. Eles não são pessoas, são escudos humanos. Um escudo é um objeto. Portanto, o método é o mesmo e quem perpetra faz o mesmo do que o homem que fez antes.

    Responda
    1. HELOISA GOMES

      Concordo plenamente.

    2. HELOISA GOMES

      Não sei se diplomaticamente foi uma boa ideia. Mas errado ele não está. Não estou minimizando o crime bárbaro do Hamas. Mas o Hamas é uma coisa e a população palestina é outra. Palestinos mortos, amputados, feridos, sem casa, sem comida. E sem poder fugir do país. Está claro que eles não enxergam cos palestinos como gente feito eles. Caso contrário, não estariam agindo dessa forma

    3. Peter Janos Wechsler

      Observação correta. Mas são usados como escudos sobretudo pelo H amas.

    4. Mario Habka

      Perfeito

    5. Mario Habka

      Perfeita colocação O massacre é igual Na grande guerra foi generalizado com vários povos credos e raças Na Palestina é contra o povo indefeso inocente

    6. Artur Accioly

      Exatamente. Desumanização é a palavra chave. A jornalista quer lacrar, mas não raciocinar.

  16. Marcelo Ribeiro

    Filha o Lula comparou o modus operandi de Bibi, o carniceiro, com o praticado pela Alemanha nazista, quando inocentes, em sua maioria mulheres e crianças, foram mortos indiscriminadamente. Acorda pra realidade.

    Responda
  17. Felicio Antonio Siqueira Filho

    A colunista, será jornalista? irá escrever um epitáfio para mais de dez mil crianças pales tinas ou é tudo mentira? Lamentável o alinhamento de colunistas tupiniquins com o que há de mais violento e desumano no mundo hoje apenas para afrontar peti stas e o presidente. Isto é que não tem nada a ver. Não precisa se rebaixar tanto moça.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      procurando no Google- jornalista Lygia Maria, há uma informação que me parece , ser dela .

  18. JO O LINO NETO

    Sempre acho interessante fazer comparação com holocausto, sempre. Para nunca esquecermos, mesmo que a proporção não seja a mesma, o ódio contra o ser humano talvez seja o mesmo. Quem mata crianças indefessas merece essa comparação, que seja em qualquer lugar do mundo.

    Responda
  19. Renato Ferreira de Araujo

    Prêmio Nobel da Paz para o nosso Presidente LULA. Só isso é que tenho a falar.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Premio Nobel da Ignorância.

  20. MARIA F LUPORINI

    É entre o primeiro-mimistro e Adolf e não o povo. Idênticos.

    Responda
  21. Renato Ferreira de Araujo

    Prêmio Nobel da Paz para o nosso Presidente LULA. Só isso é que tenho a falar.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado!

  22. Renato Ferreira de Araujo

    Lula merece aplausos de todos nós. LULA MERECE O PRÊMIO NOBEL DA PAZ!

    Responda
  23. Marcelo de Souza

    Mais uma fã de genocidas israelenses. Manda seu texto para as mães que perderam seus filhos pelo ataque violento de ysrraéu aos civis. É um projeto de extermínio claro, mas a colonista não liga. Pra falar mal de Lula vale tudo. #lulatemrazão Ah, censurador, não há ofensas no meu comentário, só fatos.

    Responda
  24. Olga Cunha

    Pensamento limitado, comprometido, viciado. Não fale em nome do Brasil.

    Responda
  25. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Só se for a sua lógica, um tanto quanto ilógica

    Responda
  26. Ricardo Knudsen

    Pq a colunista não foca na questão q importa: Há um genocídio em curso em Gaza? Ela diz q é legítimo comparar Gaza hoje com o genocídio em Ruanda, logo concorda q há genocídio. E pq então o título não é "Netanyahu envergonha e avilta a humanidade com seu genocídio"? Parece q é a colunista q busca agradar uma militância, aquela de direita, desprezando um genocídio para atacar um líder de esquerda.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vale lembrar: nem os USA, nem os países europeus, tomaram a iniciativa de criticar Lula. Qdo perguntado, o porta voz americano disse q discordava, por não ver um genocídio em Gaza (não citou a comparação com os nazi). Esses países sabem q há um genocídio em curso, mas não sabem como deter Bibi, qquer pressão sobre ele certamente lhes é bem vinda. Secretamente, devem ter comemorado o q Lula disse.

  27. José Cardoso

    Realmente uma vergonha. E tivemos que assistir o embaixador brasileiro ajoelhar no milho, conduzido debaixo de vara pelo ministro do exterior de Netanyahu. Lula no volante, perigo constante.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Digo: alguém incapacitado de responder

    2. Ricardo Knudsen

      Quem tem q se envergonhar é o governo de Bibi, por ter atraído o embaixador sob o falso pretexto de uma reunião, qdo o surpreendeu com uma coletiva de imprensa. E por ter "esculachado" covardemente alguém q não incapacitado de responder. Uma exposição covarde e desonesta, sem possibilidade de defesa, típica do autoritarismo da extrema direita. Vc se sentir envergonhado diz mais sobre vc do q sobre o fato.

    3. José Cardoso

      Ricardo, o embaixador é inteligente o bastante para saber que estava sendo esculachado.

    4. Ricardo Knudsen

      Vc mente, não houve condução coercitiva do embaixador brasileiro, o q teria obviamente causado a ruptura de relações. O embaixador foi enganado pelo ministro, q fez um pronunciamento público sem intérprete, q sequer foi entendido por ele. Portanto, ninguém se "ajoelhou no milho", no sentido de se penitenciar. O embaixador simplesmente não respondeu, nem poderia, pois não entendeu o q foi dito. Foi vítima de uma armadilha antiética do ministro.

    5. patricia zebrauskas

      Vergonha é apoiar o monstro Netanyahu. Perigo constante é a falta de empatia e compaixão com o sofrimento dos outros, como exemplificado pelo imbrochável.

  28. NIEMEYER FRANCO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. marcos fernando dauner

      procurem no Google - jornalista Lygia Maria - Os indícios não indicam que seja natural de SC .

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Desculpe Marcos, mas diante das notícias que vem de Santa Catarina, principalmente ações de seus líderes e empresários, é preciso suportar com bom humor as inevitáveis e merecidas ironias que se referem ao Estado.

    3. marcos fernando dauner

      Deixe de agir de má fé . Tu nem sabes o sobrenome dela . Se soubesses onde nasceu, onde se formou e onde trabalha, tu o terias publicado .

    4. marcos fernando dauner

      alguma coisa assim ... Pelo jeito , estás bem informado . Chutando feito o romário

  29. ANDRE FONSECA

    Os palestinos, tantos deles crianças, se esgueirando pelas saraivadas de balas e bombas, hão de discordar da colunista e fechar com Lula.

    Responda
  30. Josue Oliveira

    Igualzinho, Natanaehu só não usa fornos. Mas usa aviões e artil haria para jogar bom bas nos pré dios residenciais.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E desumaniza os palestinos. São escudos humanos e não pessoas. O mesmo método.

  31. Peter Janos Wechsler

    Publiquei uma pérola dita por Lula e publicada numa entrevista passada elogiando Adolf. É histórico. Reinaldo Azevedo também publicou a pérola com crítica. A moderação removeu. Por que será? Era verdadeiro ,sem ofensa ou baixo calão. Moderação ajudando encobrir as pérolas comprometedoras do presidente?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Pois não. Vai aqui mesmo. " O Hi tler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer." Dito ipsis litteris por Luis Inácio Lula da Silva.

    2. Gilmar Maghenzani

      publica em outro só pra ver se passa e se passar nos avisa aqui que iremos ver se é verdade

  32. Hermes Yaly

    Falou tudo! Parabéns!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Escrevi outro agora, Wechsler, listando apenas algumas das vezes em que Lula envergonhou o Brasil perante o mundo. Para minha surpresa, passou!

    2. Peter Janos Wechsler

      Pois é Yaly. O meu comentário sobre uma declaração do presidente elogiando Adolf foi removido. Censura das esquerdas fanatizadas.

  33. Carlos Telles

    Só podia ser de Santa Catarina, terra de falsas contas e falsas teorias.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      V. estudou aonde ? numa faculdade tipo ppp ? Não creio que sejas egresso da nossa ufsc, uma das mais renomadas Universidades brasileiras. Veja o ranking publicado pela própria Folha . somos Top Ten do país .

    2. marcos fernando dauner

      onde está escrito que é catarinense ? informa-se que concluiu o Mestrado na ufsc , mas não se informa onde nasceu, onde estudou (fundamental, médio e superior) , onde trabalha . . A ufsc é uma das mais renomadas Universidades do país e atrai alunos de pais inteiro . procure-se informar melhor antes de escrever as-nei-ra .

  34. Neucir Valentim

    Sinceramente moça, isso ainda,nem li.

    Responda
  35. Luciano Ferreira Rocco

    Lula comparou Netanyahu a Hitler, com a disposição daquele em exterminar os palestinos de Gaza.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      E Lula está corretíssimo.

  36. Gilberto Alvarez Giusepone

    A diferença no que acontece hoje no exército de Israel? No holocausto era o exército alemão contra a população civil confinada em guetos, hoje é o exército de Israel contra a população civil confinada no gueto de Gaza!!!

    Responda
  37. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Impecável!

    Responda
  38. Carlos Fernandes

    Beleza, agora quero ver se tem peito de falar que trabalha para um jornal que apoiou a ditadura.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      qual jornal ?

  39. Alison Sales

    Meu Deus, ainda esse assunto? O pior é saber que provavelmente Dona Lygia deva receber algum valor para "pensar" nesse tipo de artigo. A grande mídia envergonha a inteligência de qualquer um que tenha 2 neurônios. Há de se ter muita paciência com essa verborragia estéril publicada na Folha.

    Responda
    1. Romero Lima

      Falta de conteúdo.

  40. Marcos Labareda

    Lygia Maria, leia o artigo duas raças de Dorrit Harazim no Globo, talvez te ajude a não passar mais vergonha.

    Responda
  41. Sam Duart

    É incrível que no discurso limitado de quem defende os atos de Isra el só se fale em números. A diferença principal entre esse e o Holo causto e quê Adolf assumiu abertamente sua perseguição ao povo Jud eu. Enquanto que em Isra el essa disposição fica velada e encoberta sobre a desculpa de um combate ao terrorismo. Até Adolf teve mais caráter.

    Responda
  42. Gilberto Rosa

    Não é coincidência, fica evidente que há um ataque orquestrado a Lula, das mesmas forças e bandeiras que levaram Bolsonaro e Guedes ao poder.

    Responda
  43. Rosane Aubin

    Hoje esse periódico está pródigo em destacar banalidades. Com tantos profissionais sérios à disposição, por que escolher justamente os mais medíocres?

    Responda
  44. Marcelo Bittencourt

    A indústria do holocausto opera para tornar o holocausto judeu motivo para validar qualquer genocídio promovido pelo governo sionista, racista, de Netanyahu. O laboratório do holocausto na Namibia realizado pelos alemães contra os hereros é olvidado pela articulista, mas vidas pretas não importam.

    Responda
  45. Valter Luiz Peluque

    Fiquei na dúvida se é pra rir ou pra chorar sobre esse texto . A Folha bem podia investir em colunistas menos rasos.

    Responda
  46. Joaquim Branco

    A autora omitiu que além da matança de um meio porcento da população de Gaza, sendo a maioria mulheres e crianças, o governo de I cortou água, luz, combustíveis e medicamentos para Gaza. Ou seja, como denominar esses crimes de guerra?

    Responda
  47. marcos fernando dauner

    para elucidar os doutos leitores só falta divulgarem o sobrenome da cidadã, em que estado nasceu, e em que estado concluiu sua graduação. Já sabemos que o mestrado foi em SC e o doutorado em SP

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      Dica: tem quatro nomes e o final é diferente de Maria.

  48. Alaor Magno

    Eis o momento oportuno do Luciano Huck lançar sua candidatura à presidência que tanto almeja. Já teria votos de todos os bolsonaristas e judeus e ainda voltaria a reatar relações diplomáticas com Israel e cairia nas graças dos EUA.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não dá ideia para ele poxa se não ele vai e consegue se eleger, é outro de direita e se for de extrema teremos outra tentativa de golpe, bolsonaro 2

  49. Manoel Cardoso

    A melhor frase dos últimos tempos: perdeu mané, não amola.

    Responda
  50. Felipe Araújo Braga

    Mesmo que Lula tenha talvez se equivocado, seu texto Lygia Maria, é vergonhoso. Você está literalmente fazendo pouco caso da morte de crianças inocentes, falta de respeito e de bom senso.

    Responda