Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Jorge Barreto

    O q envergonha o Brasil é o fato de pessoas como a autora não se indignarem com a matança de milhares de crianças, jovens e mulheres, com a destruição de Gaza. Envergonha o Brasil o preconceito da autora, o silêncio diante da maior prisão a céu aberto que já era Gaza, transformada num gueto, tal qual o de Varsóvia, e agora arrasada. Envergonha o silêncio diante das humilhações impostas a todo o povo palestino. Parabéns pela coragem, Lula!

    Responda
  2. Dionisio DeBarros

    Quem ligar o desconfiometro ja percebe que nao eh mera coincidencia tantos colunistas condenando a fala de Lula, enquanto completemante ignoram o genocidio em curso em Gaza. Isso deve fazer parte de um movimento bem coordenado, com o objetivo de desestabilizar qualquer pais que nao de apoio incondicional ao lobby de extrema direita pro Is-rael. Esse tipo de pseudo-jornailsmo eh uma vergonha.

    Responda
  3. Joao Cellos

    Pelo contrário. Lula honra o Brasil mostrando como age Is rael. Quem envergonha o mundo é o bibi e o estado ter rorista, covarde e assas sino de Is rael. E o curioso é que jud eus falam como se fossem as únicas vítimas do holo causto. Ou negros, homossexuais, ciganos e outros não foram mortos por ser o que são também?

    Responda
  4. Joaquim Rocha

    Lygia Maria deveria se envergonhar. Depois de tudo o que já foi falado, afirmar isso é pura falta de carater mesmo.

    Responda
  5. andre s cardoso

    É patética essa insistência em valorizar mais as falas de LULA que o genocídio em curso em Gaza. A articulista é pessoa estudada, mas, talvez, de pouca intelectualidade ou pouco conhecimento do contexto que envolve a relação de opressão dos governos sionistas de Israel, sobre os Pelestinos, povo original daquelas terras. Já são mais 30.000 mortos. 92% desses mortos foram de civis. 70% desses mortos foram de mulheres e crianças. Já são mais de 11.000 crianças assassinadas. O LULA está certo.

    Responda
  6. Rafael Alves Albuquerque

    fala ta de ver go nha na ca ra

    Responda
  7. maristela jardim gaudio

    Folha passando do nível baixo para o nível baixíssimo. Cd dia pior...

    Responda
  8. Carlos Alberto

    Vou cancelar a minha assinatura da Folha, para nunca mais ler essa sua aberração

    Responda
  9. Carlos Alberto

    Vou cancelar a minha assinatura da Folha, para nunca mais ler essa sua aberração

    Responda
  10. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Em 1982, o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, telefonou para o então primeiro ministro de Israel, Menachem Begin, exigindo que Israel parasse o bombardeio em Beirute: ‘- Menachem, isso é um holocausto”; 20 minutos depois, os bombardeios pararam.

    Responda
  11. Carlos Alberto

    Só podia ser de Santa Catarina essa ignóbil

    Responda
  12. Maria de Lourdes Pires de Barros

    Essa colunista envergonha um jornal centenário como a Folha.

    Responda
  13. Carlos Alberto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Fernando Alves

    É só diversionismo para manter a matança desenfreada de um governo sobre uma população civil

    Responda
  15. Dionisio DeBarros

    Pqp! A barragem do lobby pro Is-rael não dá trégua. Isso não eh coincidência, eh conspiração mesmo, e do mais baixo nivel. Ha im grupo enorme de psedo-jornalistas engajados em derrubar qualquer governante que não apoie a extrema direita que governa o estado de Is-rael.

    Responda
    1. patricia zebrauskas

      Concordo!!!!

  16. Leonilda Pereira Simoes

    Quem luta para salvar vidas não envergonha ninguém. Não se pode esquecer que a política de Is ra el chegou a um ponto que extremistas estão no poder e Netanyahu não terá freio nenhum. Mesmo sabendo que a população quer que saia. Por causa de seus discursos no Parlamento um extremista matou Yitzak Rabin, que apoiava um Estado palestino e lutava pela paz. Netanyahu é des tru tivo e usa sempre a acusação de preconceito contra is raelen ses, quando criticado. Muitos fazem que não percebem.

    Responda
  17. Moisés Santos da Siva

    Sim,realmente é vergonhoso estes atos de Lula para o Brasil...

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Para alguns, o ideal seria o inelegível nesta hora, ele ainda ofereceria mais armas para Netanyahu atacar com mais força os palestinos. Ele adora o líder is rae len se, é seu tipo, um golpista como ele que quis dominar o judiciário e não conseguiu, aí partiu para o tudo ou nada, já que sempre quis medidas muito mais drásticas contra os palestinos, para dizer o mínimo. A colunista não se envergonha sobre as piadas que Nero fez com os mortos sem ar na Covid? Ele não quis salvar vidas, nunca.

  18. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Infelizmente Ligia e a Folha não lamentam as dezenas de jornalistas propositadamente assassinados em Gaza pelo exército de Israel. Eles envergonham o jornalismo, lamentavelmente.

    Responda
  19. Alvaro Almeida

    Chega a dar nojo em ler tudo isso. Inacreditável!

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      A pseudo cobertura jornalística daria brasileira eh mesmo de dar asco

  20. Marcelo Carneiro da Rocha

    Apoios a crítica de Israel entram em processamento para sempre e não são contabilizados.

    Responda
  21. Marcelo Carneiro da Rocha

    Folha recebe muita crítica censura e envergonha os assinantes.

    Responda
  22. Marcelo Carneiro da Rocha

    Lygia Envergonha o Brasil.

    Responda
  23. Rafael Alves Albuquerque

    para a moça, o que acontece em Gaza é mero descalabro; ademais, cita Godwin, e condena Lula. é isso, é só isso.

    Responda
  24. paulo leitea

    Os inúmeros que se ressentem do que Lula fala sequer mencionam os ataques ilegitimos ao povo palestino e suas devastadoras consequências. O que Lula fala dói, o que o agressor faz não.

    Responda
  25. Marina Gutierrez

    Um estado pária que não permite jornalistas independentes entrar em Gaza e os que entram tem que estar alinhados com o exército e só divulgar o que eles decidem.

    Responda
    1. José Carlos Tridapalli Junior

      O mesmo acontece na Rússia. Melhor dizendo.. na Rússia é até pior. Quem ousar criticar o exército é processado e preso.

  26. Marina Gutierrez

    Lígia Maria envergoonha os verdadeiros jornalistas.

    Responda
  27. Paulo César de Oliveira

    Artigo muito equilibrado e razoável. Lula eh um ignorante sem leitura. Poderia ter citado as centenas de milhares de civis mortos pelos americanos e britânicos nos bombardeiros por área durante a Segunda Guerra Mundial, muito mais parecido com o que ocorre a realmente no Oriente Médio.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O Paulo César parece o comando da PM querendo justificar barbaridades que soldados cometem: não é a orientação da corporação. E acho que tem uma enorme inveja do Lula. Tem gente que lê muitos livros e não aprende nada. Outros absorvem muito mais conhecimento e sabedoria de orelhada. Acontece.

    2. Paulo César de Oliveira

      Como assim justificar atos bárbaros dos seus,Gilberto Rosa. Sou gentio, goy.

    3. Paulo César de Oliveira

      Creio ser ponto pacífico que Lula eh um ignorante com pouca leitura e que aprendeu história de orelhada, Acho q até a Janja concordaria com essa minha avaliação. Mas isso eh bom para Lula, que teve muitos milhões de votos especialmente entre os nordestinos mais pobres e menos escolarizados, os quais votaram nele por ser nordestino, ter sido pobre e por manter o jeito simples do interior, falando errado e eventualmente, dando demonstrações de ignorância em diferentes áreas do conhecimento.

    4. Gilberto Rosa

      É triste ver uma pessoa tentando racionalizar a própria desumanidade, para justificar atos barbaros dos seus.

    5. Paulo César de Oliveira

      José Bernardo, as palavras tem significados. Pegue um dicionário e veja as definições de "assassinato", "golpe de estado" e "genocídio".

    6. Paulo César de Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. José Bernardo

      Não havia "razões técnicas" para considerar assassinato a morte de George Floyd; não há "razões técnicas" para considerar tentativa de golpe o oito de janeiro; não há "razões técnicas" para considerar genocídio o que acontece em Gaza: belo mundo o seu, Paulo, em que "razões técnicas" se sobrepõem a qualquer vestígio de humanidade...

    8. Marina Gutierrez

      Carlos, é a pior ignorância.

    9. Carlos Gueller

      A arrogância para qualificar de ignorantes os que pensam diferente também é uma forma de ignorância.

    10. Marina Gutierrez

      Sem leitura é quem compara uma guerra mundial com exércitos equivalentes e os ataques à milhares de civis encurralados no gueto, sem água, comida, saneamento, remédios, hospitais etc. e alvos de bombas, tanques e canhões .

    11. Paulo César de Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    12. Paulo César de Oliveira

      Essencial na definição de Genocídio eh a intenção de matar membros de um determinado grupo étnico. Embora isso possa eventualmente ter acontecido por iniciativa de soldados agindo contra as regras, essa não eh a política oficial do Exército de Is el.

    13. Gilmar Maghenzani

      Vc conseguiria ser Presidente por três vezes?

    14. wilson kfouri

      Lula merece uma estátua por ter feito a democracia prevalecer no Brasil, ter tirado o país da condição de pária internacional e o Brasil voltar a ser mundialmente respeitado. Em 1 ano de governo levou o pais da 12ª para 9ª posição na economia mundial

    15. Paulo César de Oliveira

      O Exército de Is el poderia reduzir o número de mortes entre civis mas apenas ao custo do aumento de baixas entre os seus soldados.

  28. Márcio Ribeiro

    Sério, você é formada em Santa Catarina?! Que coincidência!

    Responda
  29. wilson kfouri

    Gaza arrasada , cercada por terra, mar e ar , bombardeada de forma indiscriminada, com hospitais, escolas, mesquitas, igrejas , campos de refugiados destruídos, sem água,energia, alimentos e medicamentos, crianças de 5 anos prefeito do morrer do que com membros amputados sem anestesia, 30 mil mortos, 150 mil feridos, se isso não é fé no cí dio o quê é?

    Responda
  30. Marina Gutierrez

    Como comentei há vários dias a maioria dos “jornalistas” da Folha foram escalados para denunciar o presidente por ter declarado o que o governo do estado pária é e o seus criimes. Hoje foi a vez da tal Lígia Maria.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Eu acho que é uma questão comercial pura, assim como o prefeito Nunes pagou para ter notícias positivas dele na Folha, como intercept provou, o veio da Havan e Conib pagaram pra ter este tipo baixo de coluna pró genocidas, seja bolsonaro, seja Bibi.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Prezada Marina, Lígia foi contratada exatamente para ser a voz da extrema direita na fsp. Desde o início, suas colunas giram em torno de sua crença inabalável nos dogmas bolsonaristas. Veja a empáfia no título. Só mais uma que atende o chefinho Frias pra criticar as falas corretas e corajosas de Lula. De resto, vamos ignorá-la, não vale a pena argumentar, já fizemos isso a semana inteira com os outros que atenderam a fria do Frias.

    3. wilson kfouri

      Lula está certo. Cristo também é persona non grata por lá

  31. Tiago Costa Silva

    Que texto horrível. Tem estilo e cara de redação de vestibulando que aprendeu alguns chavões e inversões, mas falta estilo e perspectiva. Muitos outros judeus, que não são coniventes com fascismo do Netanyahu, disseram que na essência, a despeito de qualquer horror de uma massacre, o que se faz em Gaza é um genocídio. E os judeus também sofreram um Genocídio. Mas um não anula o outro, mas poderia servir de reflexão para o governo de extrema direita POPULISTA em Israel.

    Responda
  32. Marina Gutierrez

    Até tu. Lígia Maria!

    Responda
  33. Gilberto Rosa

    Lula não usou o termo holocausto, ali começa a mentira. Pior, o termo holocausto é mais antigo, foi utilizado, desde1853, relacionado ao incêndio de luiz VII com vítimas, também foi utilizado em1895 se referindo ao ataque de armênios por turco otomano, também mortes em Ruanda e muito mais. Para quem quer esconder a essência do que Lula falou, recomendo o artigo, holocausto, do professor historiador Francisco Marshall, evitando mentir e repetir bobagens, vergonhosamente.

    Responda
  34. KARIM ABUD MAUAD

    Sem comentários. Tem gente escrevendo e envergonhando a FSP. Artigo contraditório por si mesmo. Os assinantes devem sempre avaliar se estão comprando gatos e recebendo ratos .

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Karim, a direção do jornal faz parte do time.

  35. MARLENE MARQUEZ NEVES

    qto delirio, de onde saiu essa mente brilhante que so faltou falar que palestino bom e palestino morto , triste a FSP pagar salario para pessoas que não tem humanidadec

    Responda
  36. MARLENE MARQUEZ NEVES

    qto delirio, de onde saiu essa mente brilhante que so faltou falar que palestino bom e palestino morto , triste a FSP pagar salario para pessoas que não tem humanidadec

    Responda
  37. Carlos Gueller

    Detalhe: a extrema direita brasileira gosta do nazismo, sim. Quando fica muito evidente disfarçam porque pega mal (aquele secretário de cultura imitando Goebbels, por ex.) mas o Bozo recebeu com abraços a líder dos neo nazistas alemães e já disse que, se fosse alemão ele lutaria no exército nazista, inclusive sabendo o que eles fizeram, assim como fez seu avô.

    Responda
  38. silvia ramos

    Armênios mortos pela Turquia: 1,5 milhão Congoleses mortos pelo Rei Leopoldo II da Bélgica: 10 milhões. Por que os colunistas não estudam história? O que acontece em Gaza é genocídio e ponto final. Apropriaram-se da palavra sacrifício?

    Responda
  39. Jorge Luiz

    Que delírio. A argumentação tenta convencer que um extermínio não seria como o outro extermínio. Quanta barbaridade..

    Responda
    1. silvia ramos

      1,5 milhão de armênios mortos pela Turquia. 10 milhões de congoleses mortos por Leopoldo II, da Bélgica, e genocídio é só o que os judeus sofreram? A URSS perdeu 26,6 milhões de pessoas na Segunda GG, mais da metade do total de mortos. Exterminados pelos nazistas, foram 11 milhões de pessoas, sendo 7 milhões de civis. Ora, faça-me um favor, colunista: cale-se Os palestinos de Gaza estão sendo exterminados com método. Não haverá futuro palestino, crianças e mulheres eliminados.

    2. Mauricio Rios Caputo

      Deixe de ser tolo. Vá se deitar e dormir.

  40. Marcelo Carneiro da Rocha

    Quem envergonha o meu país é uma mulher que defende o bombardeio de civis mulheres e crianças e um jornal que a apoia. Eu sou bem mais velho que a senhora já estive em Israel e Auschwitz no museu do Holocausto, não sou contra judeus ,posições indefensáveis são indefensáveis.

    Responda
  41. Hudson Rodrigues Lima

    O que envergonha o Brasil é uma coluna de Jornal (in)formar mal o leitor. A jornalista bem poderia fazer uma crítica ao presidente mas incluir no conteúdo a história truculenta de criação e desdobramentos do estado de Israel. São mais de 70 anos de uma indústria da morte promovida pelo estado israelita sobre o povo invadido e que perdeu seu território e autonomia.

    Responda
  42. Carlos Gueller

    O Lula pode ter errado mas o texto cai naquilo que critica. O Lula envergonha o Brasil?? Qual Brasil? Acho que vc exagerou, né? Já que vc é mestre em jornalismo, procura textos de gente seria, inclusive rabinos de orientação humanista em EUA que colocam seriamente em dúvida as mensagens do governo israelense justificando as ações em Gaza e se perguntando honestamente se não há um genocídio e limpeza étnica em Gaza. Jay Michaelson é um deles. De nada.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Cintia, eu não sei quais são as fontes da autora. Ela não cita ninguém. Eu sugeri ela ler gente que é insuspeita de ser in imiga de Israel e que me parecem fontes sérias, confiáveis e honestas. Entendo que essas leituras podem ajudar a problematizar mais a questão e não cair em frases de efeito que nada acrescentam à discussão.

    2. Marina Gutierrez

      O nome correto é Gueller.

    3. Cintia Klein

      Por sinal, ao discordar sobre a autora e o artigo, não estava julgando sua inteligência, moral ou ética - nem tenho dados para fazê-lo se assim desejasse - e sim um ponto de vista sobre o artigo e a autora.

    4. Marina Gutierrez

      Carlos Guellet, crucificam o Lula porque ele teve a coragem de falar a verdade. Pseudo jornalistas.

    5. Cintia Klein

      Você pediu para ela usar as fontes que você valida, seriam fontes mais sérias que a dela ao seu ver. Se você acha que não é radical, isso é o que importa.

    6. Carlos Gueller

      Cintia, eu não estou dizendo que a autora é radical nem eu fiz comentário agressivo contra ela. Simplesmente acho que ela exagerou na frase do título. Eu coincido que o Lula exagerou na sua fala, mas acho que ali tem uma discussão a ser feita. O problema é tratar um assunto muito complexo com simplificações. De ambos os lados. Não entendi o comentário sobre a porcentagem de assinantes que comentam aqui, mas, a princípio, não me parece relevante.

    7. Cintia Klein

      Respeito. Eu creio que autora do texto não está sendo radical e nem provocando a polarização, ao meu ver ela é didática e comedidada. Ela estaria assim fazendo se na matéria falasse que o Lula deve sair do poder, repudir sua competência e seus atos de maneira radical e generalizada. Vemos que os comentários de agressão a autora e elogio ao Glenn sâo previsíveis extremos, o que me faz pensar que talvez o % de assinantes que comentam as matérias é baixo, em relação ao total de assinantes.

  43. José Augusto Bernabé

    O Brasil não, envergonharia, se tivessem vergonha na cara, os petistas e quem votou nele em um golpe cada vez mais claro por aqui

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Olha o nível de quem apoia o artigo.

    2. silvia ramos

      Barnabé, estuda a história. 10 milhões de congoleses mortos por Leopoldo II. 1,5 milhão de armênios mortos pelos turcos. 11 milhões de pessoas, das 15 repúblicas que formavam a URSS, mortas pelos nazistas. 7 milhões eram civis. E genocídio é só dos judeus? Apropriaram-se do termo?

  44. Gilberto Rosa

    Intercept.Alexandra Ocasio denunciou que lobby de Is ra el, conib americana, queria dar a ela 100bi depois de eleita em NY, ela é das poucas que denuncian o genocídio. Também o presidente da Câmara americana, Mike Johnson, liderou uma aprovação 14 bilhões de ajuda militar para Is ra el . Nas semanas seguintes, a conib deles, entregou noventa e cinco mil dolares em contribuições de campanha a Johnson. Isto pode explicar estas colunas.

    Responda
  45. KARIN CORREA FOGGIATO

    Parabens pelo texto. Mostrou que o rei está nu. Além disso, está na hora de o presidente realmente começar a trabalhar pelo povo brasileiro, ja que ainda miséria e barbárie encontramos todos os dias no nosso país, e ele está na terceira chance, e nada!

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Menor taxa de desemprego desde 2014, inflação em queda, volta de todos os programas sociais sucateados por Bozo: Farmácia Popular, Merenda Escolar, Bolsas de Pesquisa, investimentos em universidades federais .Bozo protegia garimpeiros e madeireiros ilegais. Agora a proteção da Amazônia voltou e o desmatamento diminuiu. Lula saiu em 2010 com 80% de aprovação.

    2. KARIM ABUD MAUAD

      Se informe melhor , sem clubismo...rs

    3. KARIM ABUD MAUAD

      Se informe melhor , sem clubismo...rs

  46. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Formou-se em semiótica ou semiotária? Quanto desvario...

    Responda
    1. Marcelo Carneiro da Rocha

      No caso semiótica é porque olha com um olho só … de fanática.

  47. Flávio Tadeu Marini da Silva

    A Lygia envergonha o Brasil

    Responda
  48. KARIN CORREA FOGGIATO

    Parabens pelo texto. Mostrou que o rei está nu. Além disso, está na hora de o presidente realmente começar a trabalhar pelo povo brasileiro, ja que ainda miséria e barbárie encontramos todos os dias no nosso país, e ele está na terceira chance, e nada!

    Responda
  49. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vem essa novamente com dois argumentos definidores falsos: volume de mortos e método industrial usado pelos alemães. Os EUA eliminaram em dois dias mais de duzentos mil no Japão, e não com uma máquina industrial, mas tecnológica , muitíssimo mais terrível que a dos alemães. E não era holo. O que define eh a intenção por trás da eliminação. E essa do baby nem se discute. A articulista estudou num lugar onde ainda restam muitos que acham que nem houve o holo.

    Responda
  50. Bruno Sebastião Neto

    Essa gente teve sua chance de governar o país por 4 anos ,e o resultado final foi um verdadeira catástrofe em todas ás áreas(Por favor me falem um único legado) ,na realidade não aconteceu nada ,não fizeram nada, e depois vem criticar Lula por falar á verdade ,gentinha !

    Responda