Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Sebastião Neto

    Essa gente teve sua chance de governar o país por 4 anos ,e o resultado final foi um verdadeira catástrofe em todas ás áreas(Por favor me falem um único legado) ,na realidade não aconteceu nada ,não fizeram nada, e depois vem criticar Lula por falar á verdade ,gentinha !

    Responda
  2. Rives Passos

    A Folha Pan censurou meu comentário. Em todo o caso diria que depois de B-N a lei de Godwin ficou obsoleta! Infelizmente! Agora, já os apaixonados que insistem nela, como a Sra. Lygia. Resta saber se a motivação é intelectual ou.. outro .

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Mais uma que em outras palavras diz apoiar a morte de 8 mil crianças, mil mutiladas. Não é possível tantos se repetirem, sério, quanto estão pagando? Inclui viagem a Is ra el como os juízes? Tiveram que levar uma bandeira estrelada na paulista? É de uma decadência revoltante.

    Responda
  4. ANTONIO CARLOS Vely Mendonça

    Ah nem Lygia Maria…..tenha dó. Tá sem o que falar e precisa preencher espaço? Tenha dó…..

    Responda
  5. Marcelo pires

    Essa é uma pavimentadora da indiferença do que está acontecendo com o povo Palestino na faixa de Gaza. Assim, desta mesma forma, essa indiferença foi pavimentada por várias nações com o povo judeu na alemanha no holocausto.

    Responda
  6. julio alves

    A senhora hoje estava na Avenida Paulista de verde e amarelo, não?

    Responda
  7. Rives Passos

    Teste. Bn ...j...s

    Responda
  8. Rives Passos

    "Essa constante universal da internet, criada como sátira pelo advogado Mike Godwin em 1990, descreve aquele momento lastimável em que um debatedor perde o debate.". Vou verificar, mas, diga-me Mike Godwin é um j-udeu S-ionista? Depois de bn essa tese ficou obsoleta. A cada dia resta demonstrado que o s se fundamenta no h. Bn, definitivamente, retirou dos j a papel preferencial de vítimas. É com imenso desprazer que chego a essa conclusão. Com tristeza mesmo, Sra. Lygia.

    Responda
  9. Cristiano Penteado

    Lula me orgulha. E muito. Essa coluna na verdade é que me envergonhou.

    Responda
  10. Alvaro César Nonato Marques

    A senhora é que deveria se envergonhar em não querer enxergar o que está acontecendo em Gaza.

    Responda
  11. Paulo Roberto Coelho

    Em tempos de polarização, qual o Brasil que a senhora diz se envergonhar? O meu Brasil está orgulhoso pela não omissão de nosso presidente.

    Responda
  12. Robson J Oliveira

    Ps eu do Jornalista envergonha o Brasil e os israelenses de bom senso. so para apare$$er

    Responda
  13. Maria do Carmo Lessa Guimarães

    Que vergonha para a Universidade Federal de Santa Catarina!!!

    Responda
  14. Marcos Medeiros

    Isso já foi esclarecido e o Lula está certo. É muita falta de assunto para ficar requentando, a folha deve estar pagando muito mal para não colocar articulistas que tragam o que realmente possa ser discutido e que tenha o mínimo de criatividade. Folha descendo a ladeira.

    Responda
    1. silvia ramos

      É o contrário, a FSP deve estar recebendo muito bem para fazer isso.

  15. Marcelo Magalhães

    Lula repete o que Hannah Arendt já debatia em 1963, em Eichmann em Jerusalém, através da banalidade do mal, sobre os mesmos povos envolvidos. Como a senhora pode falar que um presidente com esse grau de elegância e erudição pode envergonhar seu povo? A senhora vai me desculpar, mas falta lhe humildade e muito chão para poder se referir dessa forma ao presidente Lula.

    Responda
  16. Felipe Vasconcelos

    Lygia Maria, sempre arrasando! Inteligência e bom humor num único texto!

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Arremedo de jornalista, Lygia Maria arrasou mesmo, com o que restou do povo palestino!

    2. Gilberto Rosa

      Conib agradece.

    3. Jose Roberto de Souza

      Inteligência? Chegou da paulista agora?

  17. Josue Oliveira

    Mas é isso mesmo. lsreI desde os anos quarenta que ex pulsa e m ata. É política de esdato de lsreI rouvar e ocupar todas as terras, SEM os paIestlnos, claro.

    Responda
  18. Maurício Guimarães

    Todos querendo tirar uma casquinha, né dona colunista. Esperou esses dias todos. Mas o assunto já tá velho querida.

    Responda
  19. LUIZ LEAL

    Já que não tem nada aproveitável nesse artigo, gostaria de aproveitar a deixa para sugerir à folha que traga alguma informação sobre a aceleração, desde outubro, de demolição de casas de pals em Jerusalém Oriental para dar lugar a membros do "povo escolhido". Na imprensa estrangeira já tem. Quando vamos poder ler aqui?

    Responda
  20. Manoel Cardoso

    Tudo extrapolado de todos os lados .

    Responda
  21. Jaqueline Mendes de Oliveira

    A colunista foi imprudente ao escolher o tema. Ao falar mais do mesmo nesse texto escancaradamente parcial e mal argumentado, expõe sua inabilidade para a escrita. Senti vergonha alheia.

    Responda
  22. João Carmo Vendramim

    Vejo com um pouco de alívio que a maioria dos comentários aqui concordam de que quem envergonha, e para alguns poucos, é a articulista. Lula é orgulho para muitos brasileiros e brasileiras humanistas.

    Responda
  23. benjamim picado

    pela apresentação das credenciais da colunista, fui impelido a consultar seu perfil na plataforma lattes. a descoberta, uma vez mais, conduzida pelo perfil com o qual ela é apresentada aqui, me deixou em dúvida sobre os critérios desta folha para eleger seus opinadores.

    Responda
  24. João Carmo Vendramim

    Essa leitura é vergonhosa. Lula colocou os "pingos nos is" quando comparou os eventos sob a ótica moral e sem fazer aritmética. A fala de Lula nessa questão é orgulho para todos os brasileiros/as humanistas

    Responda
  25. benjamim picado

    na boa, não entendi o critério do jornal na escolha de certos colunistas: se credenciais como um doutorado concluído em 2021, sem nenhuma posição em universidade e quase nenhuma publicação acadêmica que ateste autoridade para falar do que quer que seja (deus salve o lattes por me permitir acessar a essas informações), aguardo apenas a hora em que dona folha começará a recrutar gente saída da creche. alguém aqui duvida de estarmos longe disso?

    Responda
  26. Marcos Araujo

    Que artigo pavoroso. Quem ficou com vergonha fui eu.

    Responda
  27. Edimilson Volpe

    D. Ligia, falando em vergonha, a senhora sabe o que é isso? Se sabe e continua sendo bolsonarista, não tem muito o que se fazer...

    Responda
  28. EVANDRO SILVA

    Eis um artigo mixu ruca... Vc nao tocou no ponto principal, os numerosos crimes de guerra conduzidos pelo Estado de Israel e o genocidio aos Palestinos. É preciso brigar pela criação do Estado Palestino. Israel tem todo o direito de existir, mas a Palestina tbm! Contra o Hamas e contra o terrorismo.

    Responda
  29. Jeverson Silva

    Articulista tem que se matricular no cursinho do Glenn. Não apenas para chegar às mesmas conclusões que ele sobre o assunto, mas para argumentar com elementos encadeados no texto de tal maneira que trazem real qualidade à opinião. Por falar em opinião, vergonha mesmo é um Estado vociferar enquanto promove uma matança com o argumento de que a matança de hoje não pode ser comparada com a matança sofrida por seu povo no passado. Parece que o horror não serviu pra nada. Fala sério!! Cessar-fogo já!!

    Responda
    1. silvia ramos

      Não aprenderam nada! Ontem, vítimas. Hoje, algozes. A desumanização foi a mesma.

  30. wilson mazza junior

    Sugiro um passeio a Gaza com filhos,sobrinhos e amiguinhos.Caso aconteça algo com eles,só fazer uma amputação sem anestesia e a vida continua...

    Responda
  31. Edgar Alves

    Quem aguenta, de novo essa conversa fiada. É vc articulista quem nos envergonha. Envergonha o Brasil, o mundo, a humanidade, os ideais de paz, justiça, cidadania. O que acontece com essa foia??? Não tem vergonha de não se importar com as vidas palestinas? Alias, o holocausto é totalmente discutível sim, tanto no número de vítimas, como em suas causas. Existiram eventos muito piores, tanto antes como após e não se fala. Guerra do Vietnã foi mil vezes mais cruel.. pq não se pode falar disso??

    Responda
  32. gutemberg jose da costa marques cabral

    Quem envergonha é seu artigo

    Responda
  33. José Bueno

    Acinte à lógica e à história, além de cínico, é inventar que Lula relativizou o H olo c a ust ! Lula usou aquela barbárie contra j ud e us para mostrar o grau da barbárie que .os s i on is tas estão vometendo cintra os p ale st i nos.

    Responda
  34. Elias Estevam da Ribeiro

    Esta é só mais uma daquelas Marias que gostam de ir com aquelas outras Marias pra aquele lugar.

    Responda
  35. AILTON SOUZA

    Pra quem essa matéria. Tem cara de ser direcionada a bolha bbbbbbbbbbbb.!

    Responda
  36. joão moreira

    Aniquilar crianças ok. Mas chamar Israel de um Estado ass@ ssi no, isso é um absurdo!!!!

    Responda
  37. MATILVANI MOREIRA

    Prepare-se Lygia Maria, o cercadinho do Lulad entrará em polvorosa! Imagina apontar defeitos naquele que nunca erra. Futuro prêmio Nobel da Paz!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Mas em compensação, admiradores dos genocidas Bolsonaro e Bibi, irão te apoiar.

    2. Felipe Vasconcelos

      E Guia Genial dos Povos e Grande Pai da Nação Brasileira, o Pai Lula

  38. Martins Costa

    Hmmm... ela diz que ninguém gosta de naz...ismo, exceto psico...patas. vejamos: quem teve um ministro de cultura (secretário) que repetiu discurso de Goeb...bels ao som de Wagner? Quem recebeu a deputada alemã, neta de naz...istas, com abraços e afagos aqui no Brasil? Quem discursou no Hebraica, desumanizando quilombolas? Quem desdenho da morte de 700 mil? Quem operou geno...cidio yanomami? Foi um psico...pata?

    Responda
  39. Raphael Lopes Rios

    Q comece o Mi-mi-mi daqueles que vivem em uma bolha ideológica q só faz mal ao país

    Responda
  40. LUIZ LEAL

    Mais uma pitaqueira escalada pela fsp para tentar desviar o assunto. Pode ser que ela, a etrema direita e os apoiadores de regime sio nista (dentre eles a própria fsp) se sintam envergonhados por não terem argumentos para se contrapor às acusações sérias e inegáveis feitas pelo presidente. Quem é essa pitaqueira para falar em nome do Brasil?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado José, o presidente Lula vem enfrentando toda a herança desse período do pós golpe na presidente Dilma. E o país já está muito melhor. Mas a questão é que nada disso interfere no geno cidio. Essa marca é indelével, por isso a comparação.

    2. José Sovierzoski

      33.000 de famintos, 250.000 moradores de rua, um epidemia de Crack, uma epidemia de dengue, abuso s&xual e tráfico de crianças na ilha de Marajó, seca no Nordeste, genocídio Yanomami e o Pateta quer lacrar com a Palestina, sem resolver os problemas da própria casa? Será que não seria a hora de uma autocrítica?

  41. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Enésimo artigo sobre o tema com os mesmos argumentos e conclusão. Deveria haver uma regra no jornal: se já disseram um milhão de vezes, não é permitido que se publique mais uma. Cansa e vira doutrinador. A gente quer ler para se informar e se divertir não para se sentir numa rede social, onde a repetição é a regra.

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      A sensação é de que o espaço do jornal é usado em uma manobra orquestrada: ó, o grande absurdo de Lula e dane-se o que acontece em terra. Tá bom. Eu acho ótimo que existam divergências. Falem o que quiserem. Mas um milhão de vezes a mesma coisa é desrespeito com a tia e com os outros leitores!

  42. Jaciara coelho

    Quem envergonha o Brasil é você com esse argumento pobre e rasteiro.

    Responda
  43. mirabeau souza

    reitero a opinião de wilson ross, acima: lygia maria envergonha o jornalismo!

    Responda
  44. julio c s barbosa

    lula e jair são iguais, falam pelos cotovelos.

    Responda
  45. Wilson Rossi

    Vc. envergonha a classe dos jornalistas. Texto de encomenda da Conib.

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Eu diria: mesmo texto novamente (encomendado pela conib ou não). Não aguento mais essa falta absoluta de criatividade.

  46. JO ALMEIDA

    Independente de qualquer posição política, toda guerra é uma tristeza para ambos os lados. Tem que acabar, o mundo pós pandemia precisa de paz.

    Responda