Marcus Melo > Antiviralatismo desvairado: Lula ameaça os frutos fáceis de colher na política externa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Confuso me parece sim é que o autor não sabe posicionar o que é diplomacia seria melhor ser presidente dos Estados Unidos no exemplo dele.
O projeto 'Desenrola' da própria biografia de Lula está sendo um fiasco. Ele passou a integrar a matilha de vira-latas globais, como Maduro, Putin, Ortega, o canil do Hamas e do Irã. Agora ele acha que o conflito de Gaza é como se fosse uma greve e ele um lÃder sindical para latir contra os judeus patrões. O ato de Bolsonaro mostra que seus latidos estão irritando até a própria esquerda e avolumando o antipetismo.
Ser viralata deve ser motivo de orgulho para esta extrema direita vendida. Não sei se rio ou se dou gargalhadas quando vejo essa nova espécime, o chamado gado viralata. Arriam, se ajoelham, se jogam no chão, lambe botas e adoram uma passada de mão nos chifres, Abanam o rabo numa felicidade extasiante ao demostrar sua decadência moral, cognitiva e humana. São os tais que a bandeira de suas vidas é desfilar baboseiras e asneiras por onde rastejam.
Judeus são inteli gentes. Sabem quem são as penas de alugu3l, e sabem até quem paga. Vergonha alheia.
Entendo o pavor dos judeus em todo o planeta por tudo que já passaram. Entendo a mobili zação de forças, como a compra de colonis tas. Mas, convenha mos, estão gastando dinheiro à toa, pois a maioria dos judeus é racional e sabe que Neta niy ahu é quem está queiman do o filme e usando a questão do Lula para desviar a atenção.
Bem, talvez o antiviralatismo seja melhor para o Brasil do que o viralatismo.
Prof. Marcus. “Fiascos sucessivos…”. Lula tirou a polÃtica externa das trevas que o Bolsonaro impôs. Análise este outro lado, onde o BrasÃl retoma ao cenário internacional apoiado na sua dimensão econômica e regional
Fora da bolha, vale o alerta. Foque no projeto interno e esqueça o projeto pessoal. A dengue pode ser sua "cloroquina" e portanto o Brasil precisa de um grande administrador. Estadistas são homens eficientes que caminham no meio, sem radicalizaçoes.
Tenho gostado mais dos comentários do que das matérias propriamente ditas. Acho até que seria o caso de a FSP contratar serviços de robôs, que escrevessem matérias isentas, sem lado, e que entrevistassem o diversos lados de um conflito. O presente caso reforça a minha ideia. E tem mais, sr. Marcus Melo, se o senhor acha que a polÃtica externa do presidente Lula está errada, sugiro que se candidate a presidente, ganhe a eleição e contrate seus aspones. Eu acho que ele tá certÃssimo.
Tá bom. Lula é vira-lata, mas é vira-lata caramelo, não é desses malhados que tem por aÃ. Vá em frente, Lula, continue virando as latas de lixo que estão por aà e expondo a sujeira que muitos querem esconder.
O mimimimi é com lá fora... Procure outras fontes, no exterior, para ver as linhas escritas sobre o mimimi. Ah..."antiviralatismo" está na teimosa imprensa brasileira em fazer poeira sem terra.
Desvairado é o viralatismo do fãmulo da plutocracia
Tira a garrafa de pinga do apreciador de caldo de cana destilado, que ele para de falar tanta besteira, e ele tem que parar de ficar se intupindo de azulzinho, nesses monte de excursões que ele faz com a cuidadora de idosos Janja a bordo da cama voadora fazedora de amor.
Geralmente aprontamos nos outros nossos próprios defeitos. Muito azulzinho e pingão por aÃ, patrão?!
Sr. Marcos, cloroquina e ozônio com a data de validade vencidas, está deixando você delirante é bom procurar ajuda de especialista de saúde mental..
Comentário misógino e machista,tÃpico de adorador do coiso...
antiviralatismo nunca será desvairado, macho
desvairado é ser viralatas, sempre
Bolsonaro pegou um paÃs com um fortÃssimo sentimento anti petista, uma pandemia quando poderia, sei lá, ter parecido um ser humano normal, e foi aquela tragédia inominável que todos vimos. Lula vem, num pós horror daqueles, e consegue envenenar todo pacto de razoabilidade, de normalidade, de seriedade ao agir como um militante sem noção de grêmio estudantil. Pobre do paÃs que apenas oscila entre dois extremos.
Sem noção é o comentário do neném.
Excelente comentário, Marcus Castro.
A última eleição foi a escolha entre o atraso e o obscurantismo. O atraso venceu e vem cumprindo com as expectativas
Colunista é um Vira Latas malandrão. Melhor fingir ser ignorante e ganhar migalhas.... essa é a aposta da "elite" por aqui.
Este povo faz continência pra bandeira estrangeira e não tem um pingo de amor próprio ou pelo Brasil. Colonizados e baba ovos.
No plano interno não teve ou tem, interesse, vontade, no Conhecimento, na Formação Acadêmica de crianças e jovens...nos Lula I e II, quando dispunha dos meios, poderia ter investido à exemplo de Cuba que tanto amam e sem viés ideológico, na Educação Básica e Técnica...mas não o fez.
Lula despejou rios de dinheiro no ensino superior privado, que nunca lucrou tanto como em seu governo. O dinheiroduto ia do Tesouro Nacional direto para os balcões de diploma e os incautos que sonhavam com um tÃtulo universitário ficaram com um carnê e um pedaço de papel inútil nas mãos. As tais 18 universidades criadas pelo PT não passaram de fusões de faculdades isoladas, nada que já não existisse antes. O ensino fundamental, que vive de verbas e diretrizes federais, recebeu uma banana de Lula
Não? Nenhum governo na história do paÃs criou tantas universidades e institutos de ensino superior. Você esquece ou finge que a educação básica e técnica são atribuições dos Estados e municÃpios...
É o voluntarismo da ignorância...não escuta quem sabe e fala o que não conhece...era um candidato com mais defeitos que qualidades; mas o outro só tinha defeitos.
Ou seja, conselho do colunista para Lula: Finja na ver, ou ignore por completo o genocidio sendo posto em pratica na faixa de Gaza. Isso lhe trara beneficios diplomaticos no cenario internacional... Eh muita cara de pau alguem ter a coragem de dar um conselho desses.
Gente . Tá ficando patético ler as colunas deste jornal . Nao tem mais assunto para falar mal do Governo e tá ficando repetitivo.
Eu nunca vi uma coluna tão repetitiva como essa. Parece que o mote do editorial é "Crie um texto que fale mal do governo Lula". Ta bom, a gente já entendeu. Respira e fica em paz!
Muito ruim...nossa
Sério?
Impressionante como para os lulistas, o seu chefe-maior é perfeito, nunca erra, nunca fala nada de errado, mesmo que o mundo inteiro esteja vendo o contrário...
Principalmente se ele falar contra a morte de 10 mil crianças, mil mutiladas, segundo a Cruz Vermelha, o que acredito não seja algo importante para algumas pessoas.
É o famoso messianismo polÃtico da esquerda, ou seja, acha que sempre caminha ao lado - ou à frente - da história. Popper já havia apontado isto no livro icônico "A Sociedade Aberta e seus Inimigos" que é de 1945 (cacoete antigo!).
Sério? Fica mais que evidente a repetição monotemática infindável das colunas, não há dúvida. As fileiras de entreguistas vai se apresentando. Também não nos esqueçamos que o software ilegal de espionagem da Abim armazenou dados em Is ra el, conforme a PF relatou, dá pra fazer muita chantagem, o que seria a ética comparado a de 10 mil crianças, mil mutiladas?
Mais um chatonildo convocado? Li só o inÃcio. Chega, já deu. Lula está correto.
Sim, confere. Lula sempre certo.
Leu só o inÃcio, mas se sente à vontade para comentar!? Ah, entendo: Lula está sempre correto, não é isto!? Lula é uma espécie de demiurgo do século XXI, confere?
Parabéns! A verdade dói!
Folha firme no caminho do conservadorismo. O moço, todo trabalhado nos diplomas americanos, seria um claro eleitor de Trump se cidadão americano fosse.
Cesar Sanchez, o pernambucano que dá orgulho ao Brasil não foi babar eggs de americano e voltar neoliberal da direita trumpista. Ele está lá no Planalto botando o Brasil de volta nos eixos.
É um pernambucano, nordestino que dá orgulho !!! Esse sim mostrou que todo brasileiro pode ir longe.
E tem leitor apontando "vira-latismo" do autor ... Pois eu digo que se tem um vira-latas, sem estirpe ou estofo intelectual algum é querendo posar de "estadista", esse é o atual presidente do Brasil. Desnecessário dizer que Bozo também é outro dessa mesma laia.
O pessoal votou no monstro genocida, nega e substitui por outro genocida. Sanchez, firmemente apoiando a eliminação de 10 mil crianças, mil mutiladas.
Correto César, Lula e Bozo são populistas da mesma estirpe! Que falta de juÃzo tem este pobre paÃs tropical!
O certo é o Cesar Sanchez , não é?
Analisando os posicionamentos de Lula por dois ângulos, podemos dizer que ele tem razão em um e não por outro. Como posição pessoal, Lula tem razão em afirmar que Benjamin Netanyahu está promovendo um verdadeiro genocÃdio em Gaza, como já atestam alguns cientistas polÃticos. Pelo ângulo da diplomacia, o presidente erra ao colocar o Brasil em uma situação desconfortável, podendo tirá-lo da posição de equilÃbrio internacional, além de corrermos o risco de ver a extrema direita voltar ao poder.
Mais um vendido, escrevendo bobagens. As falas do LULA estão carregadas de verdades. Acontece que, o genocida não quer ser chamado de genocida. Quanto a polÃtica internacional, o Brasil, tem muito mais a ganhar com a China, com a Ãfrica e com os paÃses Ãrabes, que com os EUA e a Europa.
O que o Brasil teria tanto a ganhar com a Ãfrica e paÃses Ãrabes ?
A folha ainda nao cansou de apanhar com esse papo furado?
TÃpica resposta bolsonarista... quando os argumentos são poucos, vem o invariável "e o Lula?". Limitado. Adeus.
Mas caro Henrique, quer Lero-lerista maior do que Lula da Silva?
Pois é amigo César... não sei se concordar com esse lero lero conta a seu favor... mas ok, aplaude ae.
Muito pelo contrário, o número de elogios que tem recebido surpreende favoravelmente!
O tradicional olhar através de uma única perspectiva, o mundo visto do MIT. Está na hora de olhar um pouco mais para frente.
Se é assim como você diz, então o MIT está certo e quem combate a visão, errado.
Coluna sensacional! De fato, o antiamericanismo de Lula o leva ao antiviralatismo desvairado. De resto, apoiar ditaduras amigas só faz retroalimentar a força da extrema-direita. Nesse caso, não há meio termo: ou você está a favor ou está contra as democracias liberais, mas Lula parece ter escolhido o lado errado. Mesmo no plano da agenda doméstica, Lula comete erros crassos como se observa no caso do abandono dos yanomamis.
Quis dizer ninguém gosta dos russos*
Sim, devo confessar que me preocupo com os ucranianos, já que temos um parente que mora na Moldávia, ali ao lado da zona de guerra - e saiba que ninguém dos russos na Europa segundo ele nos informou. Quanto aos yanomamis, eu sou da Amazônia e acho que me cabe cobrar as promessas não cumpridas do atual governo no tocante à proteção das tribos que nela vivem. Governantes democráticos prestam contas dos próprios atos, caro Rosa.
Oliveira, devemos realmente acreditar na sua preocupação com os yanomamis ou crianças ucranianas? Me dá a sensação de ser só uma tentativa de minimizar, desviar o que ocorre em Gaza, tema em questão.
Gilberto Rosa, você está falando das crianças ucranianas? Ah, me esqueci: Lula apoia as ditaduras da Rússia, Irã, Venezuela, Nicarágua, etc. Que pendor pela democracia, hein!?
Podia ter parado, Cardoso, no "descordo" (doeu), mas, seguindo adiante, não se reconstrói "a imagem do paÃs" atacando as democracias liberais ao mesmo tempo em que se apoia ditaduras amigas e até organizações terroristas. Claramente, Lula se perdeu e está rapidamente sepultando a tradição de pragmatismo imparcial do Itamaraty. Coluna irretocável, perfeita.
Obrigado, Sanchez.
10 mil crianças eliminadas, mil mutiladas, é muita desumanidade. Desconfio que tem conib nisto, pra quem pagou viagens, o que é pagar algumas assinaturas da Folha.
Excelente comentário. Inclusive você logo será rotulado com sendo de "extrema direita" por não ser um baba-ovo do regente do Mensalão e do Petrolão.
Descordo totalmente. Coluna ruim. Generalista. Tenta colocar porcamente sobre uma mesma lupa a polÃtica interna e a externa. O pior de tudo é a conclusão. O Lula e o PT estão reconstruindo a imagem do Brasil, destruÃda pelo genocida e seu exército verde desbotado, de anões da ditadura. Já conseguiram firmar bilhões de dólares em acordos comerciais e investimentos, ótimos para o Brasil. EUA e Europa não querem o desenvolvimento do Brasil ou da AL. Só lacraios não veem isso.
À luz da Teoria Geral do Estado Lula não preenche os requisitos de Estadista que dirá o ser de primeira linha. Que é "aquele que faz persistir sua obra no tempo e no espaço". Lula a fez no sentido oposto! Manteve o Brasil com um dos piores Ãndices de saneamento básico, não obstante avançar para algo próximo a seu vigésimo ano de poder e ainda trabalha para atrapalhar a melhora desses Ãndices, criando obstáculos por razões partidárias à implementação do Marco Legal do Saneamento. Namastê!
Putz, quanta bobagem !!! O Lula é reconhecido e tratado como um grande polÃtico, na maioria dos paÃses por onde passa. Diferentemente do genocida, que é até desprezado. Quanto ao saneamento básico, este sempre foi responsabilidade dos Estados e MunicÃpios. Se está atrasado, são e foram os governadores e prefeitos os grandes responsáveis. O M.L. do saneamento é só um negócio, e está em sentido oposto ao que acontece no mundo desenvolvido, onde várias concessões estão sendo revertidas.
Pária com uma polÃtica antiambiental comandada pelo Bozo, para o meu texto anterior fazer sentido...
O servilismo aos interesses americanos, o alinhamento à extrema direita, ser considerado pária com uma polÃtica ambiental, felizmente deu lugar a um protagonismo incisivo e inédito à diplomacia brasileira com a volta do Lula ao cenário internacional. Os que analisam olhando para os seu próprios umbigos não conseguem perceber a jogada de mestre do Presidente ao causar furor no mainstream com suas análises corretas e sem a demagogia cosmética dos diplomatas profissionais.
À luz da Teoria Geral do Estado Lula não preenche os requisitos de Estadista que dirá o ser de primeira linha. Que é " aquele que faz persistir a sua obra no tempo e no espaço". Lula a fez no sentido contrario! Manteve o Brasil com um dos piores Ãndices de saneamento básico, não obstante avançar para ao próximo ao seu vigésimo ano de poder e ainda trabalha para atrapalhar a melhora desses Ãndices, criando obstáculos por razões partidárias à implementação do Marco Legal do Saneamento. Namastê!
Órfão do Bolsonaro e, depois, do Moro. Precisa de um tutor.
Até o Namastê reapareceu depois do show de despedida do Bolsonaro!
Acho que esse seu namaste bha bha kha significa "salve o mito" no seu idioma.
Pior que ignorância é o fanatismo o que mais atrasa e infelicita a humanidade. Com a primeira é mais fácil de se lidar porque é da mente e carrega um pouco de humildade, o fanatismo é da alma e via de regra está associado à arrogância. Na Gazeta do Povo os sofro à direita, aqui à esquerda. Ou seja, não se pode ser do centro no Brasil. (rsrs). "E olha que ninguém menos que Aristóteles o proclamou como o lugar da virtude!" Namastê!
Calma irmão crente bolsonarista, o Mito vai voltar com Malafaia e Jesus Cristo.
Embora o petismo tenha surgido como uma novidade no cenário da oposição brasileira dos anos 80, ele absorveu pouco a pouco o nacional-socialismo varguista. Note-se que a simpatia de Lula por ditadores não abrange os dos paÃses do Golfo por exemplo. Porque esses são ditadores familiares, com boas relações com a hegemonia anglo-americana. Tem que haver uma soma do componente nacionalista (de oposição à essa hegemonia) e socialista (no sentido de não liberal, de mão forte do Estado na sociedade).
Calma irmão crente bolsonarista, o Mito vai voltar com Malafaia e Jesus Cristo. O nosso Mito é ultra liberal que nunca fez nada porque é milico e sempre viveu por conta do estado, a extrema direita mundial gosta do Mito e nenhum é ditador kkkkkkk
Ora, ora. Embora não concorde com diversas posições desse autor, aprecio o esforço heróico de apresentar um op-ed com sangue nas veias aos invés de análises anódinas, impessoais e pseudo-imparciais, coisa de resto impossÃvel em análises polÃticas de tempo real. Só lamento que venha a reboque da triste ausência de igual ad hominem no governo de extrema-direita - leia-se fascista - anterior.
Essa opinião é viralatismo puro. Falta orgulho de ser brasileiro. Fui assinante da Folha impressa por muitos anos. Agora assino a eletrônica. Será que devo?
O viralatismo desvairado de quem sonha em virar cidadão americano produz esse pensamento torto.
Excelente artigo. Após a bizarrice da comparação o pouco de credibilidade foi para o ralo.
Senhor Dário bom dia. Pressuponho que você me classifique como bolsonarista , sinto decepciona-lo mas não sou. Também não sou Lulaplanista. Não compactuo com as mortes palestinas , considero que os excessos Israelenses caracterizam crimes de guerra. Sou a favor de uma Palestina livre do jugo de Israel, bem como uma Israel livre do jugo terrorista - obviamente com direito a auto defesa.
Concordo, Bibi não é geno_cida, ele é um matador como o Mito na Pandemia.
Opinião de bolsonarista está permanentemente desconectada da realidade, logo não tem como levar a sério.
Ora, ora, quando leio os argumentos só penso numa coisa: quanta falta fazem umas aulas básicas de geopolÃtica. Triste ler algo assim.
O colunista foi de precisão cirúrgica na avaliação da politica internacional adotada pelo Lula, que na pratica não representa a postura histórica da diplomacia brasileira, nem do seu povo.
Lula de longe se tornou o maior fanfarrão da geopolÃtica mundial, só a base militante o leva a serio. Figura caricata, discursa feito um bêbado na mesa de bar, na sua retórica anti americana se distanciou do ocidente e preferiu estar ao lado novo eixo do mal. Se houvesse uma terceira guerra mundial estáriamos ao lado da Corei do Norte, Russia, Iran e Venezuela.
Aliás, ele sempre esteve aliado ao eixo do mal , ele e seus seguidores.
Frutos fáceis pra você ou covardia ? A Ãfrica do Sul está em apoio ao Brasil em relação a Israel.
Essa é a mera opinião do prof. André, discordo em gênero, número e grau, isso e minha mera opinião. Falei.
Graças a Deus sua opinião não vale absolutamente nada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Antiviralatismo desvairado: Lula ameaça os frutos fáceis de colher na política externa Voltar
Comente este texto