Vera Iaconelli > Qual o denominador comum do bozismo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
(continuação) E ainda, no verbete "Véu" discorre com maestria: "Em última instância, o véu pode então ser considerado mais um intérprete do que um obstáculo; ocultando apenas pela metade, convida ao conhecimento; todas as mulheres sedutoras sabem disso, desde que o mundo é mundo. O sÃmbolo também se define pelo esoterismo: aquilo que se revela velando-se, aquilo que se vela revelando-se."
A colunista poderia apontar quem eram e onde estavam esses supremacistas brancos que ela diz terem feito parte do ato ocorrido na avenida Paulista neste domingo. Eu fui à manifestação e não vi nenhum. Também conversei, durante e depois do evento, com outros participantes e não ouvi de ninguém qualquer menção aos tais defensores da superioridade racial.
Leia o Estadão de hoje onde é divulgada uma pesquisa mostrando o que Vera afirmou e que você questiona. Achismos são respondidos por dados concretos.
Obviamente vocês não estavam interessados em conversar sobre este assunto nesta manifestação. A meta era salvar o bozo da prisao.
São curiosas as respostas aqui dadas ao meu comentário, mas ainda pergunto: quem eram e/ou onde estavam os tais supremacistas brancos que a colunista diz terem feito parte do ato ocorrido no domingo? Como eu disse acima, não ouvi dos manifestantes com os quais conversei qualquer menção à presença de defensores da superioridade racial. E não vi nenhuma informação sobre isso nas matérias relativas à manifestação que li na Folha. Todavia, desde já agradeço esclarecimentos objetivos.
O chanceler israelense estava com o seu colega bolsonarista que cita discurso nazista, estava no evento?! O misógino deputado mineiro e transfobico estava no evento?! Algum membro da gang do rolex? Sentiu falta do Queiroz? Micheque? Vc se sentiu em casa?!
Tem olhos que veem, tem olhos que veem qdo a gente mostra, tem olhos que não veem...
Meus sentimentos. Bozó tem um descrição excelente para vcs todos. Indhiota úteis. Se juntaram todos no primeiro apito para ele pedir anistia para si mesmo pelos crimes que ele sabe que cometeu e que acha que PF sabe e tem como provar.
Pois é, tem gente q gosta de ser cego porque é conveniente.
Talvez você tenha se enveredado por esse mundo fantástico, pavimentado por inverdades, desinformações e distorções dos fatos. Identificado com autocratas desvairados, que almejam um mundo para si, onde serão banidos os diferentes, os opositores, os fracos e os que fracassaram. Uma terra sem lei, uma tirania desconexa regida pelo poder das armas, da intimidação.
Talvez você tenha se enveredado por esse mundo fantástico, sem nexo e desvairado, de vias pavimentadas por inverdades, distorções da realidade e desinformações, que ativaram desejos inconfessáveis dos que se identificam com o lado dos dominantes, autocratas incoerentes, que almejam um mundo pra si, onde possam ter a liberdade de excluir os diferentes, os fracos que fracassaram, os opositores, instalando uma terra sem lei, uma polÃtica de extermÃnio, uma tirania imposta pelas armas.
O Bolsonarismo mistura saudosos da Ditadura Militar que se dizem liberais econômicos, pessoas que gostam do Naz ismo, cristãos que defendem o JudaÃs mo, mulheres a favor da submissão feminina e gente preta e parda ou amarela que se une com supremacista branco. Só por você ter ido na manifestação você deveria se envergonhar, não tem vergonha? Outra coisa: 185 mil pessoas, você conheceu e falou com todo mundo?!
Quem não quer ver não enxerga. Quem não quer ouvir não escuta. Quem é inculto não entende. Quem é perverso tem prazer com a maldade. Muitos tem deficiências involuntárias, merecem ajuda e assistência, porém, os enganadores têm que ser combatidos, isolados e/ou punidos.
Não viu porque comunga, pelo jeito, com as mesmas ideias e estava entre os seus, apoiadores do golpista.
E depois que você começa a ver, fica difÃcil ignorar. Pesar quilombolas em arrobas e tirar foto com nazistas (Jair), fazer OK na lapela ao vivo numa sessão do Senado (Filipe Martins e AbÃlio), decorar o gabinete como Goebbels (Roberto Alvim), a Nazista de Tiara, Zambelli correndo armada atirando em negros na rua, Gustavo Ga yer foi denunciado por racismo várias vezes, uma delas por dizer que africanos tem capacidade cognitiva reduzida, Bilynskyj orgulha-se do avô soldado nazista...
Para ver, antes você precisa querer ver. Te garanto que tinha um ali em cima do "Demolidor", ele até já bebeu leite (white power) durante uma Live, num clássico dog whistle.
Bolsonaro, que estava no palanque. Recebeu dois deputados alemães do partido neo nazista e recebeu apoio da Klu Klux Klan na primeira eleição para presidente.
Dos 185 mil vc observou todos??
As observações sobre os bolsonaristas ricos e os bolsonaristas pobres entraram com aplausos na minha sala das "Contradições a serem desvendadas". Uma coisa que eu sinto e nunca soube expressar. A Vera soube dar o passo inicial. Vale um colóquio mais detalhado da observadora e mestre das palavras Vera Iaconelli
BelÃssimo! “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar o opressor”. P. Freire
Alto lá! Na verdade a tropa do bozo se constituiu quase que toda de evangélicos da ultradireita comandada por um tal malafaia, um vulgar explorador de dÃzimos. Se algum empresário se fez presente, convenhamos é um iddiota.
A maior conquista do bozismo foi fazer os ignorantes perderem a vergonha.
Muito, muito bem escrito mesmo, apesar de totalmente equivocado.
Carapuça serviu. Do lado dos ricos e dos q se acham ricos, totalmente correto.
Exponha os equÃvocos, faça suas contestações.
Piada pronta, estilo bozismo puro.
A lucidez de Vera Iaconelli é um presente a todo ser senciente. A forma acessivel como ela desfila a teoria psicanalÃtica aplicada ao cotidiano heterogêneo, linkando a com arte - a mais bela das sublimações - e instigando reflexões é poesia nestes tempos de separação, superficialidade, ilusão e ignorância. Louvemos os avanços e não os retrocessos.
Excelente
Perfeito!
Doutora pela USP. Ah, tá. Aquela que disse só ter 185 mil na Paulista. Ahan. Coitada. Deve ter passado um péssimo domingo.
Não foi ela que disse. Essa estimativa foi feita pelo Monitor do Debate PolÃtico no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), através de um software treinado para reconhecer o número de pessoas em meio a multidões.
Só para terminar meus comentários, o mais engraçado é ver os bozistas aqui presentes chamando Vera Iaconeli de esquerdista. Ou eles não sabem o q é esquerdismo, ou eles não conhecem o trabalho da Vera q por muitas vezes eu critico.
Para o gado qualquer um pode ser de esquerda, basta contrariar a loucura deles. A revista The Economist, a bÃblia da elite econômica mundial, já foi "acusada" de ser comunista!
Os bozistas chamam qq ser q nao acredite nas lorotas deles de esquerdistas.
Parabéns a autora pela sagacidade do seu olhar e fina interpretação dos fatos, relativos a um filme e a um ato polÃtico! Correlação perfeita!
Digo: relativas
Excelente texto!
Esse texto é resposta a um comentário q vi ontem aqui no jornal. O rapaz dizia q a direita hj é quem manda e q enqto a esquerda fala sobre luta de classes e igualdades, perde votos.
Como é bom ler textos de pessoas lúcidas e inteligentes. Obrigado Vera!
O pentagrama na bandeira foi mesmo dos diabos
Kkkkkkk....
Maravilhosa a reflexão que o texto traz. Obrigada por tê-lo escrito.
Sensacional!
Ótima!
Com sua excelente análise, Vera Iaconelli redime a Folha, que nos últimos dias tem publicado textos medÃocres e repetitivos do seu time de colunistas "esquerdofóbicos". Muito pertinente a alusão ao excelente filme Zona de interesse, que expõe crua e realisticamente as motivações mais mesquinhas daqueles que banalizam os horrores e relativizam o mau-caráter de seus "mitos".
Os bozolinos vão a loucura com a colunista.
Parabéns! Texto excelente. Na bozolandia, a incoerência é o mote que justifica a barbárie.
Não sei se a compreensão do texto está ao alcance de todos.
Nao está, como fica claro em alguns comentários. Mas faz parte, a mediocridade se combate elevando o nivel e nao baixando. Alguns vão se esforçar para entender.
A função do criador, do artista e do pensador não é baixar o nÃvel em busca de mais likes e sim contribuir com a capacidade de reflexão e questionamento de quem o lê e aprecia.
E nem por isso deveria deixar de ser escrito. Escrever é um ato de esperança de que um dia todos - ou a maioria, pelo menos - possam compreender.
Tia, se como você escreveu "Não há grande mérito em encher a avenida Paulista num domingo ensolarado" convide teu lÃder des con denado a tentar fazer algo similar ou, melhor, convide-o para passear com você numa quarta-feira qualquer, pela mesma avenida. Aà você verá a raiva dos iludidos pela "picanha e cervejinha", sem nada de polÃtico, mas pela reação dos enganados.
Wilson, O teu "fornecedor" de picanha está quieto, não é? Estou aguardando a vacina da dengue, que ele não comprou por ter gasto nosso pobre dinheiro em viagens nababescas com efeito zero.
Querida, Lula tem que trabalhar muito para dar um jeito nesse paÃs que ele encontrou destroçado pelo genocida. Vc acha mesmo que ele tem tempo para essas presepadas? Tem tempo pra fazer motociatas, para passear de jet ski, pra dar cavalo de pau em parque de diversões? Isso é para o seu "presidente", que é alérgico ao trabalho.
O futuro condenado a papuda estava de colete a prova de bala?! Kkkk bem popular...kkkk
José (nome comum para um ser comum), De onde você concluiu que sigo o Ex? Se você ler, eu sei que ler mais de quatro palavras te dá ansiedade, o que já postei, saberia do meu mais absoluto desprezo por todos, desde Deodoro até o descondenado, presidentes que este paÃs teve o azar de ter.
Daniela, Aà você está redondamente enganada. Não participo de redes sociais ativamente e somente as uso para "medir a temperatura" do paÃs como um todo. Leio muito, mas muito mesmo. É tÃpico em pessoas como você fazerem um pré julgamento, geralmente errado. Continue aÃ, com sua adoração pelo descondenado e tente, claro que não vai fazer, considerar que uma moeda sempre tem dois lados.
O cara segue um vaghabundo expulso do exército por terrorismo salarial, professor de peculato, corruptor de esposas e filhos, inapto para sÃndico de rua, ladraum e corrupto, irresponsável e desinformado e inngnoranthi, conspirador golpista fracassado, e ainda acha que é mérito fazer coro para o vaghabundo pedir anistia para ele mesmo. Não entendeu ainda? Vá se tratar.
Para quem fica só no fakebook e nas redes antissociais, realmente nao há ideias. Tente os livros, vai encontrá-las.
Daniela, Vamos dizer que na nossa nobre nação tupi, não há abundância de ideias.
Faltou ideias para refutar? Os iludidos estavam todos lá, liderados pelo malacheia.
Anete, Concordo com você, caso você concorde que todos os polÃticos primam pela repetição.
Um ato dos sem rumo, dos sem nexo , dos desvairados, dos que repetem à exaustão os mesmos chavões de sempre.
Vamos lá, Lendo os "comentários" não deixo de observar que a educação, ou melhor, a falta de, é bastante abundante entre os degustadores da morta*dela barata. Clamam por "democracia", desde que seja a favor do seu desgastado "lÃder", e ficam irritados e malcriados quando descobre que há outras ideias. Pobre paÃs que despreza a divergência de opiniões.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sem comentários, muuuuuuuu.
IncrÃvel, esses robôs usam sempre as mesmas expressões. Enquanto isso Lula caminha para a reeleição. E o inelegÃvel, para a prisão.
Jorge, O L foi, e pior, tomou café de canequinha por um bom tempo. Já o Bolsonaro agora abre espaço para gente melhor e espero, um dia, poder deixar de anular meu voto, para não poluir minha consciência votando em mentecaptos. O significado de ontem vai além. Aguarde.
Tio Nilo, enganado é quem idolatra um golpista, ladrão de joias, adorador de torturador, defensor de ditadores e covarde. Lula está colocando o Brasil em ordem, após 4 anos de total desgoverno deste homem. Espero que Bolsonaro fique totalmente desacreditado antes de ser preso. Sem anistia!
Maria, Se você se dá o direito de julgar a minha resposta como "baixa" é porque não leu completamente o texto da Tia. Entendo, para muitos, ler mais que quatro palavras causa falta de ar.
O presidente Lula não é alvo da polÃcia federal!! Mas talvez a sua capacidade cognitiva não tenha alcançado esse raciocÃnio!! Respeito a sua fidelidade canina! Rs!
Já pelo começo da para ver o nÃvel de quem escreve. Baixo. Cabe uma luva no texto da colunista.
Sentiu o golpe né...kkk
Belo exemplo de uma narrativa cana alha.
Sim, a narrativa apresentada no ato de domingo é realmente muito canalha. Posando de vÃtima, de perseguido, só porque tem q prestar contas de seus atos.
Um ato de canalhas para tentar justificar o injustificável
Esquerdinha barata!! A inveja mata!
Inveja de que, cara? Dessa gente q apoia um golpista? Q faz o q seu pastor manda? Q é tao ressentida q nao consegue nem refutar argumentos com ideias e nao com mentiras recebidas no fakebook? Eu hein, inveja eu tenho de gente culta, informada, viajada e que nao cai em discurso de pastor de araque.
Sorvete de cloroquina
Exagerou na cloroquina hoje né?!
Inveja de quem, cara pálida? Do covarde que foi para a Avenida Paulista com sua seita pedir anistia porque morre de medo de ser preso? Sem anistia! Pessoas como ele são danosas para a sociedade. Não merecem pena.
Inveja de que, cidadão? Da falta de cognição?
E depois a bozolandia clama para a liberdade de expressão!! Idiotas úteis?? Ah não, tem que seguir a manada!
Um bozista não falha em se identidade logo, pelo baixo nÃvel. Algum argumento ou é pedir demais?
Inveja do que meu amigo? Da burricccce de se dizer liberal e querer intervenção militar? Ou de seguir um golpista fracassado aproveitador? Ah, deve ser da educação e poder de retórica do Jumentto mor, só pode
Parabéns à colunista por um texto tão realista e digno de ser lido, relido e divulgado por todos aqueles que não aceitam discriminações, preconceitos, fobias e coisas do tipo. Muito triste ver pobres de direita, minorias aliadas a fascistas, afinal quem apoiou e apoia governantes como bolsonaro, são os ricos e poderosos, cientes de que o cara governa pra eles e que se las quem os pobres e viva a fila do osso. Vera Iaconelli espalha luz e coragem, num local escuro e temerário.
Nem um pouco democrático o viés da colunista
Oi? Ela nem falou em metralhar o povo q estava lá, como um certo lider discursou qdo estava no poder.
Pneu fala?
Depois que rezaram para vc, vc está se achando um deus e doutor em democracia. Embora com dois meses de atraso, good year para vc.
Perdão Profa. Seu viés esquerdista impediu a Sra. de compreender que a Av Paulista lotada pelo povo que lê e entende textos significa não apenas "ser bozista" (achei péssimo essa sua designação mal educada - ofensiva até, que não combina com alguém que quer discutir fatos e ideias). Todas essas pessoas, que lêem e entendem e que são minoria nesse Brasil desejam a ordem, a educação e a justiça que não mais a temos, e uma série de outras aspirações que não vemos nesse atual governo.
Vc é o protótipo da descrição. A vida já melhorou nesse governo, que é muito, mas muito melhor que o desgoverno anterior cujo único objetivo era tornar bozó um tirano. Claro, qualquer governo seria melhor. Para justificar o injustificável, vc mente a si mesmo na sua última sentença. Deliberadamente e sem constrangimentos. Tenha pena de vc mesmo; não espere que nós tenhamos.
Entendem tanto que acham que Israel é um paÃs cristão, que a bandeira deste paÃs tem cinco estrelas e que a música de Geraldo Vandré foi composta para o ato de Bolsonaro. Gente muito culta!
A terra é redonda viu.
Essa nostalgia pelo mundo passado, no qual as assimetrias - de vontades , oportunidades e lugares - estavam garantidas e imutáveis, ainda tem força; mas, não o suficiente para reverter os avanços estabelecidos. Paciência, bozos de plantão, seu mundo está caindo.
Vera , obrigado pelo seu artigo
As colunistAs salvam a Folha!
Sim, FelÃcio, tens razão, mas na média Elas têm sido bem mais corajosas.
Nem todas André, nem todas.
Com certeza o anti banditismo do quadrilhão .
Excelente, mas de entendimento difÃcil para os não sabem a diferença entre judeu e cristão e não querem suas domésticas indo para disney.
qualquer neopentecostal bolsomita sabe que os tais Jesus Cristo e Martinho Lutero eram dois petistas que viveram em algum lugar do Mediterrâneo e tinham apartamento em Mônaco, onde também tinham barco . Suas experiências de vida nos foram transmitidas no AT .
Muito bom kkkkkkk
o fim do mundo está próximo - Apocalipse cap. vinte e cinco, verso quinze .
Daqui 5 bilhões de anos, Ciência, capÃtulo 25, versÃculo 15.
Vera, seu texto foi perfeito! Uma pena que os que mais precisam entendê-lo, não o entenderão. O que estamos presenciando dessa Manada, de muitas formas faz lembrar o que o Adolfo fez na Alemanha. Manipulou e radicalizou os anseios de muitos, sob falsas bandeiras, mas todas ansiadas. DifÃcil crer que o Povo de lá, com bom nÃvel educacional, (mas vivendo uma crise), tenha caÃdo nessa. Mas o "Patriota" daqui, aderiu com entusiasmo ganancioso. Mudei minha visão sobre as pessoas, por conta do Bozismo
André, eu também. O "bozismo" expôs a essência de seus adeptos a um tal nÃvel, que a polarização é enevitável. As diferenças de valores e princÃpios éticos e morais extrapolam largamente as diferenças ideológicas e partidárias. São valores inconciliáveis.
Prezado Djan, permita-me um pequeno reparo: retire a conjunção de opcionalidade no final da sua frase.
Caro André, a última frase do teu comentário é maravilhosa, e serviu como uma luva para a minha própria experiência. Depois de ver esses zum bis inco erentes vociferarem os mais absurdos paradoxos, só tenho uma certeza: se uma pessoa me diz que é apoiadora do bozo, só posso concluir que ela é ca nalha e/ou bur ra.
Falando de endinheirados, acho que os do outro lado, aqueles beneficiados pelas decisões monocráticas do Toffoli, têm muito mais chumbo que os amarelinhos de gostam de Miami. Que coisa feia, uma profissional humanista negar humanidade aos que mais precisariam do seu auxÃlio.
Coluna muito esclarecedora. Grande capacidade de abrangência em um tema tão denso. Parabéns, Vera, por simplificar o entendimento de um assunto de difÃcil alcance se não souber raciocinar, sentir, interpretar e amarrar as pontas soltas.
Ufa!!!! Finalmente um texto que me faz recordar a Folha de 40 anos atrás, quando comecei a assinar. Obrigado Professora!
Maravilhoso, o texto! Maravilhosa, a autora!
Olha, ler sua coluna me deu esperança em um Brasil, que pelo menos se envergonha de tanta imbecilidade e estupidez, pelo menos tem a coragem de dar nome ao espetáculo ridÃculo e abominável, dessa avenida Paulista!! E pensar que esse espaço nobre, já foi palco das diretas já! E hoje é frequentado pros que prestam continência pra pneus e se comunicam com Ets!
Este texto valeu 6 meses de assinatura. E assim a folha vai me enrolando.
Concordo plenamente, inteligência e consciência como a de Vera está meio escassa na Folha.
Kkkkkk, isso mesmo!
Ainda bem que a bozolandia não é muito fã de leitura e conhecimento!! Preferem a retroalimentacao de fake News e publicações pouco inteligentes de seus influencers!
No primeiro parágrafo faltou incluir mais uma vergonha alheia, a da bandeira de Israel com um pentagrama ao centro.
Estupendo!!! Perfeito seu texto!
Ótima sacada!!!
Cara prof. Vera I. texto muito lúcido e pertinente ao momento que passamos como seres humanos.
Excelente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > Qual o denominador comum do bozismo? Voltar
Comente este texto