Mundo > Pré-julgamento do 11 de Setembro em Guantánamo põe tortura dos EUA no centro do debate Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOAO CARLOS DA SILVA

    Tortura é tortura, não adianta mudar o nome porque o país que diz defender os direitos humanos praticou.

    Responda
  2. Ricardo Andrade

    Já podemos chamar os Estados Unidos de ditadura?

    Responda
  3. Aristides Silva

    Uma variável não desprezível em reportagens como essa e a presença de profissionais de saúde a validadar métodos de torturas e a refinar sua semântica. A História é pródiga de exemplos.

    Responda
  4. Benedito Claudio Pacifico

    Acho que os terroristas levado guantánamo não faria melhor que isto se sequestrassem qualquer oponente , então pela segurança do mundo é pelo alto poder de destrutivas que estas pessoas detém eu considero um mal necessário , imaginem um possibilidade de um atentado no centro de uma grande capital e os interrogatórios sendo feito com direitos a advogados , a permanecerem calados e no fim fossem levados para suas celas para o jantar .

    Responda
  5. Arthur Döhler

    Excelente matéria.

    Responda
  6. carlos costa

    a matéria me fez lembrar de um nada saudoso delegado de SP a dizer à imprensa que os sub versivos que prendia seriam submetidos a um interrogatório cientifico, com um equipamento por ele denominado de paulígrafo

    Responda
  7. Joao Cellos

    Tática para interrogar. Sei. É um nome bastante curioso para tortura.

    Responda
  8. Jane Medeiros

    Repugnante! Leitura asfixiante! Qual a diferença para práticas adotadas na Segunda Grande Guerra no regime implantado por Adolf H contra judeus?

    Responda
  9. Jane Medeiros

    Este país se autoproclama símbolo da democracia! Convence a muitos! A propaganda é eficiente. No intramuros, é reconhecido pelo desenvolvimento de técnicas refinadas de tortura exportadas como nos anos 60 para ditaduras sul americanas. O que a Folha nos traz choca e supera qualquer suposição porque desumaniza, coisifica o torturado a ponto de se perguntar: é real? Bestial, sim!

    Responda
  10. Vitoria Machado

    Alá só escolhe os puros.

    Responda
  11. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    O interessante é chamar os procedimentos descritos como "técnicas avançadas de interrogatório" , quando na verdade são métodos medievais.

    Responda
  12. MARIA F LUPORINI

    Apoiam guerras, vendem armas, torturam, enriquecem com o caos. Essa é a verdadeira face da 'democracia' ocidental.

    Responda
  13. Rodrigo Soares

    Que isso o Estados Unidos não torturam ninguém.

    Responda
  14. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Todos os países já cometeram torturas. Ninguém é santo. Hoje, os países mais evoluídos politicamente e socialmente, portanto os mais pacíficos, são os Países Nórdicos: Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Pena que a mídia não mostra isso, preferindo ignorá-los. O porquê disso, não sei.

    Responda
    1. Jane Medeiros

      A resposta é claríssima! Provavelmente porque no século XXI é inimiginavel que um país ocidental, tido como não bárbaro, que reafirma seu apreço pela democracia, seja capaz de tal requinte de crueldade! Os Estados Unidos sequer comentam sobre este tema e esta prisão. É assunto proibido. Se envergonham daquilo que seu sistema foi capaz de produzir!

    2. MARIA F LUPORINI

      Porque também querem guerra e lucram com elas.

  15. newton penna

    Agora entendo por que o Biden ataca o Putin: é para jogar uma cortina de fumaça sobre os seus próprios crimes.

    Responda
  16. Lucia Margarida C Japp

    Tanto é considerada uma prisão com métodos irregulares, que está encravada na ilha de Cuba. Se fosse nos USA, já teria sido fechada ou modificado seus métodos imorais há muito tempo. Mas lá estão livres da sansão social : "... Afinal, é outro país, e comunista!! Tudo é permitido."...

    Responda
  17. João Neutzling Jr

    Declaração Universal dos Direitos Humanos - Nações Unidas - 1948 Artigo V - Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

    Responda
  18. Leonardo Trindade

    Já já aparece alguém pra dizer que os USA são de esquerda e está tudo resolvido.

    Responda
  19. Fábio Nascimento

    Guantánamo é o q todo moralista liberal vai querer esconder, negar ou minimizar. O fato é q direitos humanos só encontram defesa intrasigente na boca de liberal qdo se trata de violações pelos inimigos dos EUA. Os EUA e sua patota podem violar à vontade, q sempre haverá um liberal q chorava pela Venezuela fazendo todas as ponderações necessárias para minimizar o ocorrido.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.