Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    E os usineiros agradecem. O lobby dos caras é muito forte, haja vista a pressão que estão fazendo pra aumentar a quantidade de álcool na nossa gasolina. Se álcool fosse tão bom assim, enquanto combustível, pra beber não inventaram coisa melhor, por que será que em pouquíssimos estados é mais vantajoso abastecer o carro com álcool ao invés de gasolina?

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Mmmmm... A questã é que cana é, sempre, plantada em larga escala, extremamente mecanizada - se não, não serve pra energia; vender esses trecos é vender também nossa área cultivável e nossa água, além da "nossa" insolação. Enfim, tudo parece lindo, eliminadas as coisas feias.

    Responda
  3. Roriosvaldo Nery dos santos

    Excelente artigo!!!! Mas gostaria o senhor me respondesse: tecnicamente seria possível gerar energia eólica e solar no mesmo ambiente ???

    Responda
  4. Tonico Pereira

    Que bom ver o entusiasmo de um executivo que lidera uma grande empresa com muita Propriedade Intelectual desenvolvida a partir do Brasil. Achei muito elucidativa as partes de energias exportáveis e o ratio de moléculas de etanol x SAF. Essa coluna tem muito a nos ensinar e compartilhar conhecimento e ajudar na construção correta da narrativa brasileira de País com agrobusiness e economia criativa e verde de alto valor e potencial!

    Responda
  5. Nelson Dumas

    Lendo assim me parece bem simples. Não conheço o setor, parece promissor o cenário apresentado pelo articulista. Mas, desanimo quando lembro de projeto de lei aprovado em dezembro, pelos representantes do povo, prorrogando até 2050 as operações de termelétricas, o que aumentará em quase quarenta bilhões ao ano a conta de luz dos brasileiros. É o BR! De qq forma, acredito que o país tem jeito, sim. Na próxima era glacial, extinta a espécie humana. Aguardem, pacientemente, e sejam otimistas.

    Responda
  6. ana marques

    Sempre usei etanol no meu carro, antes mesmo dos alertas do aquecimento global. Gasolina e diesel são muito poluentes.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      E como são!

  7. José Cardoso

    A cana de açúcar é nosso passado, nosso presente e nosso futuro.

    Responda