Poder > Recado da Paulista para Lula vai além de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adeilson Quinto

    Permita-me discordar da força bolsonarista paulistana, uma vez que em todas as pesquisas q vi, nenhuma quis saber se toda ou qual parte daquela gente era efetivamente morador de São Paulo. Pelo que me consta tinha gente de toda parte do país, e isso não reflete eleitores “do município”.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Perfeita análise. O cara pode muito bem não ser bolsonarista, ser antipetista e ter votado no Lula. Enquanto os partidos de esquerda continuarem com essa tal pauta identitária, muitos votos vão migrar para a direita. Sorte que o Lula ainda está na área.

    Responda
  3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Sr. Igor, bom lembrar, também, que o eleitorado, grande parte, tem sua vontade e fidelidade a uma tendência ideológica, como torcedor é fiel a seu time. Essa presença eleitoral na Paulista não amendrota e nem muda o cenário que sempre existiu. É uma parcela que nunca votou e não votará no PT. Tirando as grandes cidades, as restantes, polarizações são locais seguindo a tradição de lados, independente de líderes nacionais, hoje, Lula e o inelegível.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Igor, prezado, acho meio simplório esse papo de fla-flu, mas, enfim, vai que vai: não é só você que gosta de botar as coisas nesses termos. Eu estou curioso é com uma coisa: em seu texto, você tratou a freguesia Bozolóide da manifestação como paulistana; eu nem tenho certeza disso como, também, não vi nenhuma exploração acerca da demografia do peçoau. E, também seria bom saber de onde veio a grana para trazê-los, qualquer a proporção, a São Paulo.

    Responda
  5. Marcelo Felix de Figueiredo

    O anti petismo é construído através de muita fake News , assim com o anti jornalismo , a anti cultura , a anti vacina e etc . Grande parte da imprensa não percebe é que essa multidão está desconectada da realidade . Eles não consomem mais jornais , tvs , rádios e revistas .

    Responda
    1. marco martins

      Tem muita gente ali que não está desconecta da realidade como vc pensa. Eles simplesmente tem ojerisa do PT. E não é pouca gente.

  6. Luiz Paulo Santana

    Em 2016, todas as forças reacionárias "residentes" no Congresso, no poder Judiciário, no empresariado, nos meios religiosos e na grande imprensa promoveram verdadeiro linchamento da então presidente, gerando onda de temor e instabilidade institucional, que se estendeu e se agravou em 2018, permanecendo, ainda, no governo Bolsonaro até perder força com a pandemia, e a face revelada da incompetência e do golpismo. Ninguém mantém a polarização. Agora canalizada no âmbito da política.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Essa turma que se diz do bem eh representada no pais pelo roubbo de joias; deboche dos que morreram por covid; armamento da populacao para que mattem uns aos outros; destruicao do meio ambiente; cha cinas policiais em favvelas e periferias; insurreicao com tentativa de golpe miliar contra a democracia do pais; gennocidio de tribos indigenas; roubbo de terras indigenas; cobranca de precos abusivos de combustiveis para gerar lucro astrnomicos para especuladores. Essa turma so faz coisa "boa".

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    O estrondo de domingo na Paulista junto com o estrondo provocado pela dona Michelle, além de muitas coisas ainda não analisadas, mostrou claramente que não existe polarização nenhuma e sim uma clara divisão entre o Bem (Bolsonaro ou qualquer outro) e o Mal (Lula e seus adeptos), a Lava jato já tinha mostrado isso e o que ela produziu de provas, mesmo contestadas, há sim um Sentimento oculto na população de que alguma coisa tem de ser feita, tenho medo dos sentimentos ocultos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Barná, que meda! Esse papo de bem e mal tem péssimo aroma medieval...

    2. Dionisio DeBarros

      Segundo Jose Augusto, bem eh representado pelo roubbo de joias; deboche aqueles que morreram por covid; armamento da populacao para que mattem uns aos outros; destruicao do meio ambiente; chacinas policiais em favelas e periferias; insurreicao com tentativa de golpe miliar contra a democracia do pais; genocidio de tribos indigenas; roubbo de terras indigenas; cobranca de precos abusivos de combustiveis para gerar lucro astrnomicos para especuladores. Esses sao os frutos dessa turma do "bem"

    3. Luiz Paulo Santana

      Há sentimentos ocultos ou inconscientes na população desde que o Brasil foi fundado, caro José. 350 anos de escravidão não lhe dizem nada? Outro tanto de exploração colonial, voltada para a metrópole, nada lhe falam? 500 anos de administrações coloniais e seus herdeiros (já leu algo sobre as capitanias hereditárias e seu funcionamento? Leu algo sobre Tiradentes e a administração colonial? O senhor deve ser muito religioso para acreditar nessa história do bem contra o mal.

  9. Chiara Gonçalves

    Se as eleições municipais são aonde o autor quis chegar, a capital é uma e o interior é outro. A manifestação não é de forma alguma um termômetro e sim, a tendência eleitoral é a mesma de 22 no interior. Lula não alimenta polarização (já a folha...), já vimos uma boa pacificada no debate e não vejo como, na disputa eleitoral, não alertar sobre o perigoso extremismo de alguns adversários.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, clara Chiara, também não engulo esse treco de fla-flu, que, pra mim virou muleta analítica que diz nádegas...

    2. Max Morel

      Permita-me discordar, claro que a Lula só interessa a polarização, assim como a Bolsonaro também ela serve. Essa polarização só não ser a nós, paulistanos, que teríamos que aguentar alguém ligado aos extremos.

  10. Denis Anderson Molina de Souza

    Fica uma reflexão para este jornal e os o povo do Estado de da Cidade de São Paulo, a qual foi uma vez só governada pelo PT, e o Estado por diversos anos com a administraç ão de direita, que até hoje não resolveram os canceres de São Paulo. Será que uma administração de esquerda não começaria a resolver em definitivo os problemas do Estado e da cidade de São Paulo.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Não.

    2. Peter Janos Wechsler

      A cidade foi governada três vezes pelo PT. Erundina, Martaxa e Haddad

  11. Anderson Francisco

    O artigo esqueceu de citar que muita gente que tava nessa manifestação da extrema direita não era de SP, já que saíram ônibus de outros locais do Brasil, segundo informações da própria imprensa. Outro ponto: a esquerda coloca gente na rua também e não deve ficar acuada por causa desse bolsonarismo. O que chama atenção é que o golpista não fez nada pelo Brasil durante o desgoverno e, mesmo assim, tem voto. DEUS NOS PROTEJA DESSE HORDA VERDE AMARELA!

    Responda
    1. JAIME ALVES SOBRINHO

      A folha demonstra total desconhecido do eleitora na cidade a qual deveria saber falar sobe. Fo lha de onde mesmo? Aguardando o mea culpa pelo que vcs promoveram ao Beasil no atraso histórico de 6 anos, no mínimo!

  12. Max Morel

    Isso mesmo: a ojeriza a Lula e ao PT é maior do que qualquer relatório da PF.

    Responda
  13. jose carlos toledo junior

    O mesmo artigo choroso da direita golpista tradicional. O que deveria ser óbvio para a direita que o articulista representa é que não se manipula a democracia, como fizeram para preparar a vitória de aécim. O resultado é imprevisível. Hoje quem tem voto é -ironicamente- a esquerda e a ext direita escancarada e violenta, inimiga da liberdade e democracia. Então, a direita golpista tradicional piorou a situação do país. Tudo porque não esperou a sua vez de ganhar.

    Responda
  14. GERALDO DE CARVALHO JR

    Ricardo Nunes representa a direita ? Prefeito insignificante, não tem carisma, gastando dinheiro sem licitação. Acho que ainda há espaço para uma candidatura centro esquerda mais representativa.

    Responda
  15. COLOMBO MELO

    Somos acima de tudo antipetistas. Já fomos serristas, aecistas, alckmistas, e agora somos bolsonaristas. Qualquer um que tenha chances de livrar o país da praga maior, o PT.

    Responda
  16. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Só para lembrar: a mídia contribuiu para o aumento do ódio ao PT. Não tem como negar.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Comentário de quem não tem nenhuma memória (ou é extremamente seletiva) e não se lembra do quanto o Bozo apanhou da mídia nos 4 anos de governo (e de forma completamente justificada). O papel da mídia é cobrar o governante do momento, isso só incomoda os paquitos de político, que são muitos hoje no Brasil, em ambos lados.

    2. andre lunardelli

      Apesar de vocês, militantes petistas, atacarem a mídia o tempo inteiro (do mesmo modo feito pelos bolsonaristas), a mídia, e em especial a Folha de SP (que é atacada por vocês o tempo inteiro aqui nestes comentários), tem tido uma cobertura muito equilibrada sobre o petismo (assim como sobre o bolsonarismo).

  17. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Só para lembrar: a mídia contribuiu para o aumento do ódio ao PT. Não tem como negar.

    Responda
  18. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Concordo com o texto. Lula e o PT não podem escorregar na maionese do salva pátria. O povo não quer só comida, o povo quer segurança, saúde, educação, moradia, infraestrutura, lazer e meio ambiente protegido. O povo não quer discutir religião, LGTB+, machismo-feminismo e outras ideologias (que são importantes para uma sociedade mais justa). O brasileiro que ver seu país desenvolvido.

    Responda
  19. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Concordo com o texto. Lula e o PT não podem escorregar na maionese do salva pátria. O povo não quer só comida, o povo quer segurança, saúde, educação, moradia, infraestrutura, lazer e meio ambiente protegido. O povo não quer discutir religião, LGTB+, machismo-feminismo e outras ideologias (que são importantes para uma sociedade mais justa). O brasileiro que ver seu país desenvolvido.

    Responda
  20. João carlos Gonçalves de souza

    Há anos vejo este discurso de o PT e Lula vão acabar . Foi assim com o impeachment de Dilma , lava jato e Bolsonaro. No meio Lula foi preso . A mídia , direita e extrema direita querem mas jamais conseguirão. A extrema direita nunca conseguirá criar uma nação justa e democrática . Consegue ficar no seu gueto.

    Responda
  21. Petrônio Alves Corrêa Filho

    "(...) canalizou-se em ódio antipetista ao governo de Dilma Rousseff (...)", isso com a ajuda da mídia. Concordo com o texto. Lula e o PT não podem escorregar na maionese do salva pátria. O povo não quer só comida, o povo quer segurança, saúde, educação, moradia, infraestrutura, lazer e meio ambiente protegido. O povo não quer discutir religião, LGTB+, machismo-feminismo e outras ideologias (que são importantes para uma sociedade mais justa). O brasileiro que ver seu país desenvolvido.

    Responda
  22. MARIA F LUPORINI

    Menos de duzentas mil pessoas em uma cidade populosa como SP, em um domingo de sol? Fraco, perto do investimento.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Dilma ganha dez a zero.

  23. MARIA F LUPORINI

    Patético. 185 mil pessoas, com muito financiamento, e deram um recado. Qual? Que foi tentativa de golpe mesmo?

    Responda
  24. Antônio João da da Silva

    O articulista desta matéria só não atentou que os presentes no ato não representa uma amostra do eleitorado de são paulo, quem estava na avenida, predominantemente, eram brancos, classe média, pessoal majoritariamente de igrejas evangélicas, a ligação com 2013 é totalmente deprovida de evidências.

    Responda
  25. Humberto Giovine

    Para além dos argumentos citados pelo jornalista, nesta matéria, pergunto: que outro presidente da república conseguiria realizar um melhor governo tendo que equilibrar-se com a pressão de um congresso adverso, em sua maioria?

    Responda
  26. andre lunardelli

    Análise absolutamente perfeita!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Nosso MicoJoia não é problema do Lula. Nosso MicoJoia é problema sa Justiça e da Polícia Federal.

  27. Marcelo pires

    Estranho é o colunista não colocar a ausência do ministro do desmatamento na manifestação, só citou pseudos patriotas e pseudos religiosos, com esse eleitorado e as campanhas dos pseudos empresários contra o PT o brasil "vai bem".

    Responda
  28. José Geraldo Cordeiro

    Realmente o Lula tem pisado na bola. Mas daí aceitar a liderança de Bolsonaro e pa$tores de igrejas de resultado é outra coisa

    Responda
  29. André pedrosa

    O governo tem que focar, não em bolsonaro e sua trupe tem que focar nesses pastores do mau, esses sim, têm o poder de manipular a boiada, a PF já devia tá investigando a lavagem de dinheiro dessas igrejas, para o crime organizado, é muito claro que eles fazem isso.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Investiga igreja já.

  30. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A reação da Folha ao ato deste domingo faz lembrar aquele fatídico dia em que toda a mídia dizia que havia dois milhões de pessoas, quando havia 200 mil, protestando contra Dilma. Ali começou o golpe, agora segue nova tentativa. Desta vez enganarão menos gente, felizmente.

    Responda
  31. Mario Donizete Pelissaro

    Na verdade, o principal sinal que fica apos as manifestaçoes de ontem é a constatação de que o golpe continua em pleno desenvolvimento. Começou tudo outra vez

    Responda
  32. EBANO MACHADO PIACENTINI

    A verdade é q Lula ganhou por margem pequena e perdeu no Sudeste e no sul do país. E estes estratos da sociedade se acham superiores a outros recantos do país. Eles tem força e estão ressentidos, e tem este mobilização pelas redes.. A esquerda deve estar bem atenta e se mobilizar nas ruas e não eleições também.. Solto ou Preso, o Jair segue sendo uma força política da direita, infelizmente.

    Responda
    1. Antonio Costa

      Com certeza. Esse ressentimento não vai passar , agora é como se fosse uma questão de vingança. E esse pessoal é o dono do dinheiro e ainda tem a questão da Religião que capturou essas pessoas de forma que não adianta vir com argumentos que eles nunca vão mudar de opinião, quase como uma seita. Tem que estar muito atento pois qualquer deslize vai ser fatal.

  33. Gustavo Souza Machado

    Já estou cheio dessas análises que apontam para a suposta necessidade do centro ou da esquerda se atentar para a mobilização do bolsonarismo. São pessoas fanáticas e crédulas ao extremo, como dizia Carl Sagan “Não se pode convencer o crente de coisa alguma ”. Nem Lula, nem a esquerda, o centro, nem a ciência, a razão, nem o ontem, nem o hoje ou espectro do amanhã pode convencer esse pessoal de nada. Não há reconciliação. A imprensa brasileira não aprende nunca ou finge não aprender.

    Responda
  34. Cesar Wagner

    Análise não considera que há, principalmente, em São Paulo uma classe média impermeável a qualquer candidatura de esquerda. Quem foi a manifestação na av Paulista é o grupo com o perfil de sempre, majoritariamente brancos, maioria evangélicos e de idade um pouco avançada, esses nunca foram eleitores da esquerda e, muito menos, de Lula. O fato concreto é que há uma direita mobilizada em torno de Bolsonaro, porém até que ponto essa direita mais extremada vai agregar ou afastar os moderados?!

    Responda
    1. Max Morel

      Eu fui nas manifestações na Paulista em 2016 para o impeachment da Dilma. O perfil é sim majoritariamente de classe média e acima, e concordo com sua análise, Cesar, entendo que Boulos não ganha em SP, e só ganharia se fosse contra o ex ministro de Bolsonaro.

    2. Rodrigo Cabral

      Ah sim, a direita moderada irá votar no extremista do Boulos ao invés de outro candidato de direita que se apresente.

  35. Anna Rodrigues

    Isso de apoio nas ruas não cola mais. Bolsonaro carregava multidões por onde ia e perdeu as eleições. Quem define as eleições é a maioria dos eleitores que ficam em casa exercendo seu direito de voto secreto, e de mudar de opinião quando achar conveniente. O político tem que servir aos eleitores, não os eleitores servirem ao político.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Perfeito. Não vou para a rua, eu voto, e secretamente.

  36. José Roberto Pereira

    Só não entendi ao certo como o eleitor bolsogolpista que foi transportado de ônibus ou caminhão de MG ou MS para a Paulista votará em Nunes. Mas tudo bem, o importante era frisar a frase "pecha radical de Boulos". Fiquei tão acostumado a ver Igor Gielow como o novo Alexandre Garcia, um verdadeiro procurador de militares em off, que ainda estranho essa sua nova roupagem de analista político ou leitor de tarô e DataFolha...

    Responda
  37. Alcides Castro e Silva

    Quanto bostejo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.