Hélio Schwartsman > Justiça divina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Conectar esses fatos, por exemplo, com a notÃcia de que policiais de São Paulo são encaminhado pelo comando a frequentarem certa igreja evangélica , nos dá uma horrÃvel sensação de que O conto da Aia, romance de Margareth Atwood começa a se materializar lá e aqui.
Só muda quando o seriadinho for o conto do Tribunal de Haia...
Tira esses cramulhoeszinhos do freezer e bota no útero da Damares.
Hahahahaha, que grossura, meu caro, que horror! Hahaah!
Lá, como aqui, o Estado é laico, mas tudo gira no entorno das crendices milenares. Com essa decisão estapafúrdia, abre-se caminho para exigir a implantação dos embriões congelados em algum útero, por considerar esse um designo divino!
Claro que a decisão é ridÃcula. Mas é como aquele dilema de quantos grãos de areia são necessários para que tenhamos 'um monte de areia'. Certamente 5 grãos não são um monte de areia. Um milhão de grãos é. Mas qual é a fronteira? Um bebê nascido após 9 meses está vivo? Está. E se nascido com 7 meses. Também. E se tem sete meses e está na barriga da mãe? E se tem 6, 5, 4, 3, 2 ,1 mês?
Quem se dá ao trabalho de me ler nestes comentários sabe o que penso de aborto. Mas esta de considerar vivos embriões congelados, é literalmente, uma fria.
Hahahahaha, inda bem que não perdes o bom humor, compadre. É coisa excelente pra nos manter vivos.
Oia, meu caro, fico com uma certa inveja do desenvolvido Alabama, estado de ponta (de faca, mai vamo que vamo). Lá, o criolimbo se relaciona a óvulos fertilizados in vitro, supercongelados, coisa fina e tecnológica. Aqui, o criolimbo é nada mais do que o velho limbo do crioléu: não consegue comer e se educar direito na infância, não compete orra nenhuma por trabalho bom, continua morando na quebrada e levando barreira na cabeça. Faz 2OO anos. Isso é que é criolimbo profissa!
Se deixarmos os fundamentalistas vão transformar diversos paÃses em teocracias.
Aquele a quem chamam de deus, diz a lenda que é justo. Premia aqueles que merecem. Prefiro ajudar, não o merecedor simplismente, mas todos os que precisam. Eu seria um deus caridoso e não necessariamente fiel e justo.
Ôôô, Joaquim, que "justo"? Minha parquÃssima lembrança do velho testamento é um cara furioso, tipo Deus grego, vingativo, sei lá. Sua "injustiça" teria precedentes, fica tranqs.
Como disse alguém aà embaixo, congelar um ser humano não é crime? Caberia então proibir o congelamento e condenar os que o fizeram até agora.
A morte de pessoas pela violência policial, ou mesmo o Amparo às mães solo que optam em seguir a gestação não são pauta. A fome de crianças em Idade escolar não é pauta, assim Como a baixa qualidade de vida (que vida?) por falta d água não é pauta. Eles deviam discutir as Consequências de Embriões eternos e quem vai cuidar disso.
Hahahahah, uma ou outra risada sempre sai no meio da desgraça, não, cara Fabiana?
Religião é algo absolutamente inútil; então, quando se juntam Religião, polÃtica e justiça vira o caos.
Ledo engano, é muito útil para os aproveitadores das fragilidades emocionais da "plebe ignara"!
Você não entendeu. Informe-se melhor das razões, ao invés de esculachar. As razões vão muito além de sua vã sabedoria. Trata-se de questões históricas, sociais, religiosas e teológicas extremamente complexas. Não desvirtue o que você não conhece.
Sim. Tão complexas que nem eles entenderam ainda. Só vc detém esse conhecimento, e mesmo assim no inconsciente .
Já que sabe, todas estas razões cite apenas uma delas.
Esclarecei-nos, uai.
Luis, contém ironia, né?
Falou o ser supremo!
Vivemos momento em que não se dá dois passos à frente e um atrás, é exatamente o contrário, ou pior, um à frente e muitos para trás. Ainda bem que vou fazer 67 anos neste ano. Esta decisão da "Suprema Corte" americana é só um exemplo.
Poi Zé, Carlos: estou 13ou14 anos atrás de você, mas feliz da vida de me encontrar mais perto do desmanche do que da linha de montagem. E sem deixar descendência para se ferrar nesse mundinho. Muito embora eu tenha sobrinhos com quem me preocupo, mas espero que eles não produzam filharada.
Nesse caminho, daqui a pouco nem teremos direto de coçar nossos huevos sacralizados.
Ah, isso não, compadre, nem que seja contra a lei. A gente faz um quartinho de concreto, sem conexão nenhuma, nem janela - algo blindado como coroné de Campinas deveria ter construÃdo pro seu arsenal de lôko Bozô - e vai lá coçar, pô. Ah, pode por uma caminha e um ar condicionado, e uma prateleira de livros.
Os que são contra o aborto só se importam com o feto enquanto este está na barriga da mãe porque depois que este nasce, viram as costas e deixam-o à própria sorte. Bando de hipócritas...
Não necessariamente. Sou contra, porque, como nasci cego, e já ouvi de colegas de faculdade que o mundo ideal é livre de deficientes, como na Ãndia, mulheres é que são prioritariamente abortadas, nos EUA, negros são abortos, há quem sustente o abortode gays, e o ex-governador Cabral, aqui do Rio, defende o aborto para reduzir a criminalidade nas favelas, não nos palácios. Portanto, para mim, aborto conecta-se ao eugenia.
É, o racismo pró-genocÃdio deste articulista também me faz questionar. Devia ter ficado no século 20, mas...
... mas daqui a pouco o prezado comentarista terá los huevos sacralizados.
Sou a favor do ovulocÃdio e do espermacÃdio. Para seu comentário, um ridiculocÃdio.
Exemplo fraco esse da valoração de uma criança em contraponto a embriões na geladeira. Esse tipo de reductio ad absurdum empobrece o debate. Que tal perguntar: “Num incêndio eu preciso escolher entre um bebê prematuro de cinco meses na UTI neonatal, com poucas chances de sobrevivência, e outro, nascido na 38a semana, prestes ir para casa. Qual deve ser salvo?”
Aquele em temperatura ambiente.
Eduardo, ele não deu um exemplo, ele citou um fato. Algo mais especÃfico que pensar o aborto de forma geral. Embriões formados fora do corpo materno devem ficar congelados infinitamente?
PatrÃcia, lamento mas não compreendi a tua perplexidade.
Rives Passos. Seja indulgente comigo e, mesmo que você entenda a proposta como impertinente, responda-a se for tão amável.
Os dois estão na mesma distância, IsaÃas. Prossiga.
Simples. Muito, mas muito simples. A criança que estiver mais próxima da saÃda.
Acontece que não é essa a situação. A discussão é sobre óvulos fecundados e justiça baseada em dogmas religiosos. Seu exemplo é "aumenctio"..rs.. ad absurdum que em nada acrescenta ao debate.
Estou aqui. E pergunta do se lemos o mesmo texto...
Fico aqui pensando, pobres iluministas. No século dezoito achavam que a influencia nefasta das religiões iriam sucumbir e a razão iria triunfar. Aconteceu o contrário. O extremismo e a estupidez religiosa só aumentam.
É o pêndulo, para a direita, cada vez mais à direita. E só vai piorar, com os bozobukeletrumputinistas esparramados pelo planeta.
Esse presidente da suprema corte do Alabama deve ser um gozador, um humorista enrustido. Esses óvulos fertilizados, sendo crianças fazem jus a passaportes com foto, logicamente , social security number, etc. Nunca pode-se dizer: eu já vi de tudo! Ganhou de goleada da glossolalia. JK
Com certeza, Hélio Schwartsman terá a cabeça sempre um século antes. Êta jornalista bobo!
Bobo, feio e chato! Argumento muito comum até uns 4-5 anos de idade, depois disso se torna um tanto ridÃculo, melhor contra argumentar com algo um pouco mais substancial...
Por que ele é bobo?
Quando o maláveia for juiz do STF, isto eh, assim que a deusa do limpo bozeiro for eleita presidenta sacratÃssima do califado arruaceiro, será um dos santos decretos a ser escrito em ferro e fogo na nova constituição gravada na pedra lascada , no altar onde lula será a ovelha ofertada ao cramulhao , ao som do hino nacional. O gado então gritará em unÃssono - que o lado negro da força esteja comvosco
Chico, uma observação: que na pedra, meu caro tem que ser escrita em pele de incréus, arrancada em vida e sem anestesia. Aà sim.
Bando de loucos. Mas, entre loucos, cabe uma pergunta, congelar embriões não é sacanagem com as almas deles?
Isso é fato, assim como congelar corpos, esperando a cura da doença. Detesto frio.
Sacanagem pura deixar a turma no criolimbo HAHAHAHAHAHA
Eh nesse avanço civilizatório , que o bolsonarismo encabeçado pela sua guia maior , a Micheke , quer chegar. Estamos muito bem! O que eh bom prós EUA eh bom pro BRolsonarismo
Os USA possuem um grande desenvolvimento econômico e cientÃfico, mas na mentalidade são subdesenvolvidos. Contraditório, mas verdadeiro.
Peter, acho que caÃmos da goiabeira...
O Alabama é um dios Estados mais conservadores dos EUA. Pense no mais conservador dos Estados brasileiros e veja se ele pode ser considerado representativo do Povo Brasileiro.
É a pura verdade. De nós diziam outrora que caÃmos de uma bananeira para dentro de um Cadillac.
Alguém disse certa vez, saÃram do nada, vão chegar ao ocaso, sem passar pelo ápice civilizatório.
Estamos no século em que esse autor acha por bem fazer a defesa de um estado que assas sina pal estinos desde o século passado. E também no século onde quem mata não pode sofrer crÃticas, vide o sanguinário bibi, e onde quem aponta os excessos é massacrado.
Bom, já li algumas colunas do articulista sobre o tema e não vi a tal defesa do genocÃdio palestino. Você certamente pode até discordar dos argumentos dele, mas apelar para a mentira e difamação é feio...
USA é o paÃs mais importante do mundo, porém é repleto de extremistas religiosos, não somente nas camadas populares mas também entre aqueles que se auto intitulam intelectuais. Fundamentalistas norte-americanos, os mesmos que querem matar os fundamentalistas de outra origem religiosa.
Este é o resultado desta nova extrema direita global. Note-se que eles já demostraram ser contra a ciência. Se esta notÃcia fosse divulgada na manifestação de bolsonaro, com certeza a esmagadora maioria concordaria com a decisão do tribunal do Alabama.
Está na Gaseta do Povo de Curitiba.
Esse é o Alabama, onde vidas, se forem negras, importam menos que embriões congelados. A decadência dos Usa está em velocidade acelerada.
Tem mais, colunista: se tiver que manter os embriões, quem vai pagar pensão alimentÃcia aos pseudos ou futuros filhos, as clÃnicas, o Estado ou o fornecedor dos óvulos?
Bem vindos à Nova Idade Média Teocrática. Ou mal-vindos? O neopentecostalismo vai nos destruir todo tecido civilizatório que levamos décadas, séculos, construindo. Oh horror.
Hélio, vc acha que pornografia infantil gerada por AI é okay! Me pergunto de onde a Folha ainda acha que vc tem credibilidade pra seguir com a coluna!
Opa, que lembrança boa! O barato agora é óvulo congelado Sodendo!
Querida, recebeu essa informação sobre o colunista enquanto rezava para o pneu ou direto dos ets que sobrevoavam a Paulista?
Vc quer comentar algo sobre a coluna de hoje ou só trolar e ocupar o tempo dos leitores?
Onde e quando o colunista defendeu pornagrafia infantil gerada por AI?
O orgasmo dos perversos é mesmo a destruição em massa dos inimigos e adversários; mesmo que tenham a mesma etnia.
o Alabama elegeu quem eu pergunto?
Foi trump só podia ser
O que será que o bibi diria?
Os óvulos são circuncidados?
Não causa espanto qualquer coisa que venha do Alabama;
A impressão que tenho é a de que a humanidade tem ciclos de avanço e de retrocesso. Estamos agora retrocedendo ao medievo. Os sacerdotes estão conduzindo a carruagem, neste momento.
Samuel. O pastor "salafraia" será o inquisidor mor!
Bem vindo ao mundo dos conservadores. Eles acham que se apagando ao passado vão trazer ele de volta. A turma que se importa com um embrião congelado, mas faz pouco caso de crianças morrendo em guerras. É hipocrisia que se chama?
E outras religiões, entre elas a evangélica, irão fazer o papel que a igreja católica no perÃodo medieval, ressuscitando as inquisições
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Justiça divina Voltar
Comente este texto