Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcio de Mattos

    Os historiadores científicos Holton e Brush chegaram a pontuar que o artigo de Planck, sobre a teoria quântica, não passava de uma "conveniência matemática estatística", longe, por conseguinte, de ser um pressuposto físico... E Einstein, como se sabe, pretendia desvendar as "leis quânticas" em sua teoria de campo unificada... Mas, enfim, a matemática não era seu forte... Enquanto, por outro lado, pode ser considerado o maior visionário físico que já existiu...

    Responda
  2. Luís Santana

    Marcelo Viana é um dos melhores colunistas deste jornal.

    Responda
  3. José Cardoso

    Ao contrário da relatividade, a física quântica tem um lado 'ad hoc' meio desagradável. Tipo: aplica-se a equação de Schrodinger, ou força-se o comutador a dar ih, transforma-se coeficientes em operadores não comutativos... e aí dá certo. É um pouco como a astronomia de Ptolomeu, que também dava certo com seus deferentes e equantes. Acertava até previsões de eclipses.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    Há meses vi o filme "The Spy was a Catcher" sobre o norte-americano Moe Berg, um jogador (esportes) e espião durante a segunda grande guerra. O filme é baseado no livro de Dawidoff, com o mesmo nome, M.Berg foi enviado à Suiça, onde Heisenberg ia dar uma palestra para saber se o cientista estava colaborando com o governor alemão para produziu a bomba atomica e no caso, assassiná-lo. Berg determinou que a Alemanha estava longe de produzir a bomba e no fim se tornou amigo do cientista.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Caríssima Marina, não conhecia o filme "The Catcher was a Spy", vou procurar vê-lo. Gostaria de entender as motivações de Heisenberg de continuar na alemanha mesmo depois que seus colegas terem saído pois se recuzaram a trabalhar para o nazismo. Bohr tinha ido para a Inglaterra com um comando inglês. Hitler incumbira Heisenberg de usar o saber sobre o átomo para construir uma bomba o que seria terrível. Felizmente as aplicações médicas da mecânica quântica salvam milhões de vidas humanas.

  5. Pablo Leite

    Adoro suas colunas, você faz o leitor querer saber o final, embora eu saiba o final, mas quero ler a sua narrativa.

    Responda
  6. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Eu gosto dessas nerdices de meninos, mas como já escrevi aqui me incomoda o fato de que os artigos serem escritos em guardanapos. Por que precisa ficar para a semana que vem? Acabou o papel ou foi a vontade de escrever mesmo?

    Responda
    1. Pablo Leite

      Bom, devido ao patriarcalismo, a física foi mais um ramo de homens. Mas a ciência é para todos, e felizmente, cada vez mais para mulheres.

  7. Vito Algirdas Sukys

    Numa carta de Einstein ao amigo Michele Besso, ele observa: "A teorização mais interessante dos últimos tempos é a de Heisenberg sobre os estados quânticos: um verdadeiro cálculo de bruxaria". Heisenberg, Jordan e Dirac tinham vinte e poucos anos. Em Göttingen chamavam sua física de "Knabenphysik": a física dos garotos. Essa física de Heisenberg, Born, Jordan e Dirac que se liga apenas ao que é observável e substitui variáveis físicas por matrizes nunca falhou.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Caríssimo Pablo, há muita gente envolvida, Wolfgang Pauli era amigo e colega de escola de Heisenberg. Pauli tinha recomendado este último a Niels Bohr. Este trabalhava em equipe com os jovens físicos mais brilhantes. Na Netflix há Einstein e a bomba, o que nos ajuda a refletir sobre o problema moral que a física dos garotos trazia. Duzentos mil seres humanos, homens, mulheres e crianças foram mortos numa fração de segundo em Hiroshima e Nagasaki. Hoje uma guerra nuclear destruirá a vida na Terra

    2. Pablo Leite

      Faltou citar Pauli. Mas muito bom citar Born, uma máquina de produzir até o fim da vida, e que para o Nobel descartar Jordan, um stormtrooper do regime nazista, rifaram o Born prêmio dado ao Heisenberg. Engraçado que Heisenberg se tornou cientista chefe do programa nuclear nazista.

  8. Vito Algirdas Sukys

    Mas sem as observações físicas não poderíamos construir a mecânica quântica, a mais poderosa teoria científica jamais produzida. De acordo com Heisenberg, a teoria não nos diz onde determinada partícula de matéria se encontra quando não olhamos para ela. Ela só nos diz qual é a probabilidade de encontrá-la num ponto se a observamos. Tudo é teoria. Só o que observamos vale; assim nos libertamos de conceito "metafísico" implícito. A humanidade ainda não digeriu bem essa ideia ainda.

    Responda
  9. Vito Algirdas Sukys

    Ernst Mach influenciou Einstein, no sentido de basear o conhecimento apenas nas observações. O jovem Heisenberg tentou recalcular o comportamento do elétron usando apenas o que observamos, frequência e amplitude da luz emitida. Bohr disse:"Não existe um mundo quântico, há apenas uma abstrata descrição quântica. É errado pensar que a tarefa da física é descrever como a natureza é. A física se ocupa apenas do que podemos dizer da natureza". Obviamente usamos a matemática para essa descrição, mas

    Responda