-
TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA
Essa pauta é um direito do trabalhador que foi "surrupiado" pelo governo. Merece revisão, mas infelizmente tenho sentido que o Supremo não vai agir assim. Vão alegar como sempre incapacidade de pagamento por parte do governo. Mas quando a pauta lhes favorecem não pensam assim. Falta uma movimentação e pressão dos trabalhadores. Está aí uma boa pauta para os sindicatos recuperarem sua força.
-
Hercilio Silva
Não quero nada antes de 94, só derrubaria meu valor, se for opcional ok, no meu prejudica. Já basta a reforma de 2019 que incluiu regra pior, considerando os 20% menores salários.
-
julio c s barbosa
e o sr. F.H.C que fez a maior lambança contra os aposentados?
-
José Geraldo Cordeiro
Enquanto isso os servidores militares e pensionistas recebem tudo, até o que nunca pagaram, sem que ninguém tenha coragem de mudar
-
max ribas
Filhas solteiras de militares: aposentadoria integral; demais apaniguados: vinte e cinco anos de sombra e aposentadoria integral. Só sobra realmente para quem ralou a vida toda pagando INSS e, após a aposentadoria, só receberá o teto, independentemente do que pagou. Quando aposentei, ajuizei ação judicial e, quando não tinha mais saída, o juiz extinguiu o processo porque o valor dos atrasados ultrapassaria o teto dos juizados. Tudo para eles, nada para nós.
-
humberto cavalcanti
Parabéns, de Recife,
-
jose vanzo
O rombo da previdência está nos privilégios dos que se aposentam no judiciário e nas FFAA. São os contribuintes do inss pagando estes funcionários públicos que se aposentam cedo e ainda recebem promoções e quando deixam esta vida a pensão passa para as filhas solteiras. Basta ver o déficit per capita dos assistidos da iniciativa privada e dos estatutários dos três poderes.
-
Helio Cardoso
Depois de aposentado, um amigo trabalhou registrado e contribuindo mais doze anos em outro emprego, mas para ele não serviu pra nada. Doze anos de contribuição que ficou tudo para o Inss! Srs. legisladores com a palavra!
-
José Geraldo Cordeiro
Por 8 anos exerci cargos depois da aposentadoria pagando INSS. Nada recebi. É a ilegalidade praticada pelo Estado, uma vez que toda contribuição tem uma finalidade.
-
-
FABIO ANDERAOS DE ARAUJO
O autor da matéria mencionou um ponto importante: as contribuições feitas pelos segurados antes de julho/1994 é um caminho sem volta. Não é possível o segurado fazer a portabilidade dessas contribuições para um fundo previdenciário privado e muito menos obter a devolução da quantia paga, corrigida monetariamente. Isto é uma afronta, uma regra que só beneficia a Previdência Social. O INSS quer sim dar um calote nos aposentados quando contesta a Revisão da Vida Toda.
-
Roberto Rangel
Quem confia no governo, seja ele quem for, só se dá mal. O povo que contribui para o INSS só serve para sustentar as altas aposentadorias de políticos, juízes, militares e outros altos cargos do funcionalismo público. Pequenas reformas previdenciárias de nada adiantarão, precisa haver uma ruptura do sistema.
-
Reivan Franca
As reformas da previdência são por si só, formas de estelionato. O trabalhador ingressa no mercado de trabalho com regras Previdenciária definidas, aí, unilateralmente o governo muda as regras prejudicando trabalhadores públicos e privados. Mesmo as ditas regras de transição, só atenuam para alguns o prejuízo causado. Se existe déficit, o governo deveria correr atrás dos sonegadores, por fim às desoneraçoes e criar outras formas de financiamento, sem cometer estelionato com o trabalhador.
-
Paulo Augusto de Andrade Lima
E não só. Porquê nunca vem a tona a contribuição das empresas em nome do trabalhador. Essa grana nunca é mencionada. A briga pela desoneração da folha de pagamento comprova o poço sem fundo da necessidade de arrecadação em nome das aposentadorias, que ainda alavancam substancialmente o consumo das famílias no Brasil. Veja o adiantamento do 13° em maio/junho dos últimos anos.
-
Joaquim Rocha
O que acaba com a aposentadoria de quem realmente trabalha e produz as riquezas do país são as aposentadorias integrais dos altos funcionários públicos, políticos, juízes, militares. Sobra quase nada pra quem realmente contribuiu.
-
José Márcio Bittes
Este raciocínio baseia-se em uma premissa falsa sustentada pela mesma narrativa estelionatária. A aposentadoria dos servidores públicos não tem relação alguma com o INSS, regime geral, e sim com os regimes próprios. O que acaba com o INSS são as renúncias fiscais, abre-se mão de receitas para que uma minoria se regozije no mercado financeiro
-
Reivan Franca
Acrescentando que a Ponte Rio-Niterói usou dinheiro da previdencia, mas não tem ligação com Getúlio. Foi criada pelos militares durante os "anos de chumbo".
-
-
MAURO WOSNIK
Oque acabou com a nossa aposentadoria foi Getúlio vagas. Com a construção de Brasília. O Dinheiro que nossos Avós pagaram. Foi tudo enfiado em Brasília. Tínhamos milhões para aposentadoria. Eles enfiaram tudo num lugar que nem água tem. Isto ninguém fala.
-
Reivan Franca
Destacando que a Ponte Rio-Niterói foi construída pelos militares nos ditos "anos de chumbo".
-
Reivan Franca
A Ponte Rio-Niterói e outras tantas obras também. Algumas atualmente geram renda por meio de pedágio. Quanto desse dinheiro é revertido para a previdência?
-
Tadeu Roberto Corbi
Este é o Samba do crioulo doido, versão dois mil e vinte e quatro.
-
Nader Savoia
Quem construiu Brasília foi Juscelino. Ao menos, até o surgimento das redes sociais...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.