Poder > Lula diz que golpe de 64 é história e que não quer remoer o passado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joya Fernande Sachs

    Que reportagem bem desenvolvida !

    Responda
  2. Adalto Fonseca Júnior

    Lula está simplificando e obscurecendo o debate. Uma escolha que me causa extremo estranhamento. Não é de agora que venho observando os posicionamentos de Lula sobre o Exército brasileiro. Está muito claro que Lula está fugindo do debate. Por que razão?

    Responda
  3. neli faria

    Concordo! O passado deve ser estudado no presente para que jamais se repita no futuro. Recordo que a oposição à época pediu anistia ampla, geral e irrestrita, perdoou militares e civis.

    Responda
  4. João carlos Gonçalves de souza

    Fica um alerta ao Brasil. Este domingo mostra que a direita ainda flerta com golpismo. Falta equilíbrio e uma figura na direita que seja conservadora e democrática.

    Responda
  5. SILVIA TAHAMTANI

    Sem anistia.

    Responda
  6. MARIA F LUPORINI

    A história deve ser lembrada, mas quem quer ambiente de caos é a extrema-direita. Não terá.

    Responda
    1. Artur Neto

      Ah!! E A folha

  7. MARIA F LUPORINI

    Pragmatismo. Racionalidade. Certo.

    Responda
  8. joseildo ferreira inacio

    Parabéns, Kenedy. Grande entrevista.

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Mas é um medíocre, mentiroso e manipulado mesmo, se ele disse que ficou mais preocupado com esse tal de golpe de 8 de janeiro porque ele não ficou em sua cadeira no Palácio do Planalto comandando a Ordem contra a desordem ao invés de fugir literalmente para Araraquara? De "mito" ou "líder" esse cidadão não tem mais nada, é só marketing pessoal, o Brasil? que se dane.

    Responda
  10. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Não sei, não queria pensar isto, mas sinto um cheiro de pizza no ar. De tanto contemporizar para poder governar Lula vai acabar defendendo a anistia para essa extrema direita do Brasil, golpista e fascista. Espero não estar sendo profético.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não seja pessimista. Lula está fazendo o trabalho dele, julgamento e condenação eh pro judiciário. Dependerá do entendimento de juízes, com todo o processo completo e finalizado. Não cabe a nós palpitar. Só pra lembrar, a única coisa que lula poderia fazer, ou seu sucessor, e aí mora o perigo, seria dar perdão presidencial. Lula não faria, mas outro, sei não.

  11. Rogerio Ribeiro

    Quando não se quer remoer o passado, basta apenas não tocar no assunto. E não é o caso do presidente. Não nego o caráter ardiloso do petista. A Direita não tem um líder igual, infelizmente. Grandes líderes, tiranos ou democratas, tiveram ou têm, essa capacidade de encantar multidões.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Rogério, você disse que minha visão sobre o assunto é equivocada. Ora, por quê? Você acredita que um golpe de Estado que nos pôs em uma ditadura foi algo positivo para nosso país?

    2. Luiz Gonzaga

      Quem tocou no assunto foi o entrevistador.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Aí está minha diferença, eu acho que felizmente não tem. Pois a direita hoje eh essa massa ignara e amorfa. Ocupa todos os desvaos mais obscuros da mente , para implantar um regime de autocracia baseado na mística e na mentira.

  12. Roberto Rangel

    Alguém avise ao Lula que nenhum, repito, nenhum General golpista foi condenado até agora.

    Responda
  13. Reinaldo da Silva

    O propalado conceito, ou a noção "deficiência cognitiva", pode ser aplicada a todos nos mais variados casos. Mas não se aplica a Lula. É inútil esperar alguma posição de Lula no sentido de reparação, e uma busca de mudança profunda na formação das Forças Armadas. Ele possui uma fixação compulsiva na tal "reconciliação do país". E as questões políticas mais importante são colocadas para debaixo do tapete. Ele derrotou Bolsonaro! Votei nele. É melhor a repetição do mesmo que o fascismo.

    Responda
    1. Lucas Carniel

      O pior é que desde 1985 se fala nessa reconciliação. Não se reconcilia o que nunca teve harmonia. Não se reconcilia com quem quer golpe o tempo todo. Nessa fala, Lula parece mais Tite defendendo o Daniel Alves.

  14. José Moreira

    1964 mostrou que não devemos brincar com a democracia e nem fletar com autoritarismo.

    Responda
  15. Bruno Macho

    "tentando reconstruir a fidelidade dentro das Forças" É uma Tarefa difícil porque os militares não sabem lidar com democracia, abertamente golpistas que eles são. As forças armadas é uma a sinecura, a mordomia reza, deve-se fazer uma reforma de sua aposentadoria e incluir a disciplina " Golpe Militar 64" e "Tortura e Militares" no currículo deles. E isso é apenas o começo.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Ops......palavras

    2. Adalto Fonseca Júnior

      Pakavraa sensatas e necessárias Bruno. Obrigado e parabéns.

  16. Bruno Macho

    "discursos foram muito vaselina. O discurso era um discurso recomendado pelos advogados. 'Olha, cuidado com as palavras, não fale nada que possa depor contra uma instituição, não fale nada que possa depor contra a democracia'." Então tava todo mundo, parecia um colégio de iniciantes", afirmou o presidente.

    Responda
  17. Bruno Macho

    "Eles não têm paz. Eles mentem o tempo inteiro, mentem o tempo inteiro, mentem. Se a gente pudesse medir por quilômetro quadrado a quantidade de mentiras que eles contam, a gente daria uma volta em todas as galáxias, e ainda sobrava mentira", afirmou o presidente Lula

    Responda
  18. Felipe Araújo Braga

    Sou relativamente jovem e cresci vendo na escola que a ditadura foi um período pernicioso. Até que a new right começou a exaltá-la em 2014. Terminaram elegendo um genocida em 2018 e quase dando um golpe em 2022. Enquanto não houver conscientização, e não punirmos apologia ao golpe, continuaremos dando corda para esse povo.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas vc pode buscar leituras históricas do império e das repúblicas brasileiras, e verá que eh tradição brasileira o comportamento endêmico do 'estado de golpe' . Fora isso, eh bom lembrar que não existe ditadura do bem. Observe no mundo, todas elas, de esquerda ou de direita nunca pararam em pé, ou tombaram para a catástrofe de seu povo, ou se extinguiram a tempo e viraram democracia. A massa ignara que as apoiou um dia, foi a vítima noutro dia.

    2. Rogerio Ribeiro

      Felipe, você é "relativamente jovem" e, talvez, isso explique a sua interpretação equivocada da história do Brasil. Você repete, como outros, a doutrina das salas de aulas ensinada através de professores doutrinados.

  19. Fabricio Guimarães Pinto Correia

    História eh pra ser revisitada, discutida , refletida para evitarmos repetir atrocidades. O grande erro do PT foi apaziguar essa história devastadora, resultado parte do país considera desconhece o período facista-militar da ditadura.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não vamos cair nessa do Bozo, ele disse, aqui não tem jeito, precisa de uma guerra civil etc. Deu no que deu pra turma que ele conseguiu convencer. Até se armaram, mas deu chabu na última hora.

  20. Sinésio Brito

    Concordo em partes, não devemos ficar remoendo o passado, o que importa é o futuro mas não devemos esquecer esse período sombrio do Brasil, até mesmo para que não aconteça outra vez.

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Caro Sinésio, a História desconhece a temporalidade presente, passado e futuro. Exemplo: os genocídios ficaram no passado? Os golpes ou suas tentativas no Brasil, ficaram no passado?. Os esforços que a sociedade alemã faz até hoje, não evitam que grupos naquela nação buscam repetir o que houve no passado. Os acontecimentos históricos, movidos por humanos tendem a repetição, mesmo praticando esforços para conte-los. Minimizar acontecimentos histórico do passado não evita que voltem no futuro.

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Como afirmado pelo presidente faz parte da história novas tentativas serão punidas como esta ocorrendo neste agora.

  21. Jose Ferreira

    Tá afinando .

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Sim. O presidente está afinado com a democracia. Sobre 64 ele tem razão: a justiça não conseguirá punir mais ninguém. A maioria dos responsáveis já está a 7 pal mos ou à caminho. Temos que nos preocupar com 2023 para mostrar que hoje se pune quem atenta contra a democracia.

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Esta sendo o presidente que o pais e o mundo precisam, responsável.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.