Mariliz Pereira Jorge > Gente ignorante ganha eleição Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Muito bom! Gente caricata dá em árvore e temos os dois lados muito bem atendidos por Bonhoeffer. Realmente cômico, se não fosse trágico, mas o pior é o nÃvel dos tangedores.
As próximas eleições presidenciais só não serão o segundo turno das últimas, porque Bolsonaro está inelegÃvel e Lula ganha de qualquer um. Mas se o pessoal da esquerda não tomar tomar rumo, em 2030 a direita, espero que não a extrema, volta com força.
Ganha eleição quem enganar mais, sempre foi assim. A questão que não é explicada é que mesmo com tanta informação as pessoas continuam caindo nas conversas. Hoje em dia dá pra pegar o histórico de pensamentos da pessoa em poucos cliques e logo dá pra ver que a pessoa não vai fazer o que diz. Vide essa coisa da educação que o nosso querido PR disse que nenhum PR investiu em educação nesse paÃs, ora, estranho né, incluindo a si na fala. Mas deixa, o que interessa é o populismo de todos.
Gilmar vota com a barriga, ou com o fÃgado...
se vc vota em alguém só por um motivo problema seu
o brasileiro vota assim mesmo. como diria um antigo candidato.
Produzir memes não dissolve essa massa antidemocrática, mas foi o que aglutinou todos os ressentidos em torno do, chamado por eles, "mito". Considerar que a extrema direita do Brasil tem viés socioeconômico é interpretação da articulista a partir do seu grupo social, que não tem nada a ver. Para ser atrasado, ignorante e reacionário não precisa ser pobre ou rico.
Sim! Pode ser de esquerda também!!kkk
Sim. Gente ignorante e kor ru pta ganha eleição. Principalmente a presidência.
Enquanto isso no Brasil... Queima a amazônia, os yanomamis morrem, os deficits correm solto...dados, muitos dados.
Orgulho de fazer parte dos 99,9% da população que não foi no Ulstrapalooza.
Coluna perfeita.
Mais interessante que o perfil dos que foram à Paulista, é o perfil da maioria que comenta por aqui. Eu até consigo entender o voto envergonhado pra tirar o insano Bozo do poder. Mas idolatrar o criador do "nós contra eles", o cara que desperdiçou nosso melhor momento como paÃs em décadas, escolhendo abrir a torneira e comprar popularidade ao invés de investir pra mudar o patamar de crescimento do paÃs e de quebra, ainda nos legou o desastre Dilma do qual ainda não nos recuperamos, é de doer!
Gilmar, repetindo, informações oficiais provam que outros paÃses com o mesmo perfil do nosso fizeram mais no mesmo perÃodo. Simples assim. Outra coisa, não vale pegar recortes e achar que uma foto é um filme. Dólar de 1,56 nós vimos em julho/2011, reflexo da enxurrada de dinheiro que entrou no paÃs (devidamente desperdiçados com o circo da Copa e OlimpÃada). Já Dilma "entregou" o paÃs com dólar de 3,27 (dobro do valor de 5 anos antes), inflação de 2 dÃgitos e a maior recessão em 100 anos. Fim
Rodrigo tem um problema no seu comentário pq se um PaÃs sai do mapa da fome e tira milhões de famÃlias da miséria extrema, ele não desperdiçou pelo contrário o fez com maestria, é meio confuso né não, e depois ele deixo mais de 300 bi de dólar em reservas que ninguém fez isso, o dólar a 1,50 pode procurar, sei não vc é mais um que ainda não aceitou que votou errado
Marluce Aguiar, informações oficiais mostram que o Brasil cresceu menos e reduziu menos as desigualdades na comparação com outros paÃses da América Latina, nos governos petistas. Em outras palavras, fosse o comandante melhor ou menos preso a ideologias ultrapassadas, terÃamos tirado ainda mais pessoas da pobreza e talvez de forma permanente, se não tivéssemos entrado em recessão por obra de Dilma/Mantega. Eu sei que é difÃcil mas estude e entenderá melhor todo o contexto.
Um presidente que se não fosse outros feitos sociais grandiosos tirou o paÃs do mapa da fome!
Comentário perfeito.
loira botacada? feministas!!
Triste. Acho que vou parar de acompanhar as colunas dela. Pelo visto chutou o pau da barraca de vez. Só escreve colunas pra tentar criar alguma polêmica boba que lhe renderão clica. (Claro: ressalva a seus comentários sobre o oriente médio, qdo ela claramente toma partido do lado mais poderoso fazendo análises parciais, extremistas e quase desumanas).
Gustavo precisa para tomar cloroquina pq dizer que a Mariliz é esquerdista é oda, foi por agua abaixo seus argumentos
Não obstante a cutucada, sou mais o artigo da Vera Iaconelli!
Perdeu no argumento, mané !
A vez do caricato de esquerda, só para equilibrar.
E sim, sou ignorante. Muito inclusive. Mas não vejo muita sapiência da sua parte com esses comentários. Podia me ajudar refutando, colocando informações e menos opiniões, chutes não são muito cientÃficos. E sem ciência não dá muito para melhorar a minha pobre e velha ignorância.
Tem uma coisa simples no discurso de entendidos, como você. Refutam as coisas com dados. Veja que o PR é inteligente, muito inteligente, ele não disse hora nenhuma que aquilo não é grande, muito grande. Isso sim é uma qualidade. E ele usa isso para arrebanhar os seguidores, só que como envelheceu, está fazendo pessoas como vc ter que fazer uma malabarismo para mudar de opinião, ou ter opiniões nitidamente contraditórias.
Gustavo, meu caro. Vai arrumar um(a) namorado(a). Não perco tempo com quem já provou e reconheceu publicamente ser um desquallificado completo.
Realmente Daniel essa coisa de ouvir verdade é ruim. A colunista é super esquerdista, mas só que tem um adicional, é bem inteligente também. O cara que criou o nós contra eles nunca pode ser chamado de um pacificador. E sim, ele tem um apoio muito envergonhado, nunta teria essa volúpia de o defender desse tanto, afinal ele pode mudar o discurso. Na real essa coisa de fugir da realidade não é e nem foi uma exclusividade de uns que ficam em quarteis ou de outros que idolatram um réu confesso.
....aqui chega ao ponto de negar dados estatÃsticos, de que a grd maioria dos presentes na manifestação golpista eram de brancos de extratos mais elevados economicamente.
A Amazônia queima
Se queima... e os yanomamis morrem, e os deficits aumentam...
Excelente e necessária análise. Precisamos olhar as manifestações da extrema direita para além da superfÃcie. A serpente do fascismo está sempre gestando seu ovo, na surdina, o que demanda um estado de alerta permanente para que nossa democracia se fortaleça e solidifique! By Christiane
O artigo é excelente, como costumam ser os da Mariliz. Achei que poderia ser usado numa retomada de conversa com amigos da direita, porque faz um mea culpa importante. Mas o tÃtulo e o final não permitem isso, porque vivemos numa época de pouca interpretação de texto e todos se sentiriam chamados de ignorantes. Fica a encomenda para a próxima
Dizer que os velhotes da Paulista estão gagas não é etarismo, é uma constatação. Dizer que os ricos desprezam os pobres, não é classismo, é realismo. Dizer que o povo é burro não é elitismo, é amor à verdade.
Não é isso Alexandre é que é bu rri ce mesmo
Ok, você está condescendentemente se excluindo da população?
Entendeu Vera? Ou quer que freud explique?
Segundo as pesquisas antes das últimas eleições, o Bolsonaro ganhava nas faixas acima de 2 SM, enquanto o Lula ganhava abaixo dela. É claro que não pode se chamar de elite quem ganha entre 2 e 5 salários mÃnimos por exemplo. Por outro lado, quem é muito pobre tende a votar no Lula, esses são os fatos.
A tal da auditoria que o bolsonarismo quer permitiria saber em quem votou cada eleitor, voto secreto para que ná mesmo? Sabendo quem votou em quem, fica mais fácil o trabalho de uma futura ditadura.
Sim, quanto à massa de manobra de ambos os Ãcones do nosso dividido eleitorado é isso mesmo. Mas se quiser identificar segmentos interessados no Lula, busque através das decisões monocráticas do Toffoli. São bem mais elitistas que os amarelinhos da Paulista, e talvez nem morem mais por aqui. Do outro lado há empresários mequetrefes, mas há também o agro e armas. Bancos adoram ambos. E quanto aos votos vamos nos autoenganando, simulando seriedade e democracia.
ora, precisa de auditoria então? mas todo mundo disse que não precisava.
Pesquisas fajutas, inauditaveis
Na mosca
Sugestão de leitura: À sombra das maiorias silenciosas (Baudrillard, editora Brasiliense).
Concordo plenamente com este texto! Está difÃcil reverter esta situação, não consigo entender tanta ignorância...Mas é o paÃs mostrando sua cara de fato.
Mais uma caricata de esquerda.
Como não consegue entender? Do outro lado existe um governo que teve 13 anos pra mudar o Brasil de patamar (com a melhor conjuntura mundial em 100 anos) e só produziu corrupção, desperdÃcio e ainda nos jogou na maior recessão da história. É difÃcil assim entender a repulsa ao lulopetismo?
Ainda bem que a urna eletrônica não imprime os votos, assim o programa do TSE pode falsificar o resultado da apuração.
Gente ignorante ganha eleição! Eu vi isso no bairro pobre onde eu voto! Bolsonaro não é forte por causa da elite, ele é forte por causa dos pobres alienados! Na fila que eu peguei pra votar, eu estava entre três bolsonarista; não me surpreenderia, se o coiso ganhasse a eleição...
Irretocavel texto, o jogo está posto, precisamos olhar e entender os sinais.
Concordo: só ignorante analfabeto que vota pensando em picanha e bolsa parasita...
Sim. Mas também têm os que babam de paixões pela famÃlia parasita, e etc.
Esqueceu dos falsos moralistas que pensam em arminhas e alimentam o nazifascismo.
Fico perplexo como um importante meio de comunicação como a Folha de São Paulo tenha uma matéria tão tendenciosa, chegando inclusive a depreciar as pessoas que estiveram defendo o seu direito constitucional, com adjetivos nada condizentes com o perfil desse veÃculo de comunicação. Entendo que os meios de comunicação devem servir como instrumento de discussões de ideias e não de ataques a quem quer que seja, sob pena de se transformar num folhetim caricato, sem conteúdo e sem isenção.
É a tal liberdade de opinião, camarada. Aproveite em quanto pode, mesmo quando não é agradável.
Caricata é a velhinha que disse que os judeus são cristãos.
Não é só gente ignorante e caricata, a grande maioria eram mesmo idiotas fanatizados.
em breve estaremos trocando a Democracia por uma teocracia neopentecostal . Quem for católico, protestante ou adepto de cultos de raiz afro pode ir tirando o passaporte da gaveta .
Tem razão! Corram para as montanhas pois o fim está próximo!!!kkkk. Menos, camarada, menos.
Mais ou menos ignorante não é o caso pra se ganhar as eleições, agora, o que influi e merece ser rompido essa barreira é a quantidade de fak news que a extrema direita dissemina nas redes sociais todos os dias, brasileiros alienados e alucinados é o que não faltam e supremacistas estão sobrando, portando, lidar com essa gente não é fácil nem aqui tampouco nos Estados Unidos, copiaram tudo de lá.
Disputa para ver qual gado é melhor enquanto a oligarquia amola as facas?
Janones, o Chico Bento da rachadinha fez exatamente o mesmo pela esquerda
Enquanto as fake news continuarem a circular, a massa de menobra se manterá fiel.
Perfeita análise.
Quer mais ignorante que o atual?? DifÃcil hein!?
Bolsonaro, TarcÃnico, Zema, Caiado, Chupetinha, Magno "Malte", Damares, Mourão, Caroline de Toni, Gayer, Marcos do Val , AbÃlio Brunini....
Precisamos entender porque tanta gente pobre saiu defendendo um projeto - o Bolsonarismo - que não lhes trouxe benefÃcio algum, muito pelo contrário aliás. A baixa qualidade de nossa educação explica algo, mas creio que o fenômeno seja mais profundo.
Vanderlei, isso se chama alienação.
Baldinho, esperar profundidade de você é esperar profundidade de um prato de sopa.
Adenor, que baixaria hein
Nada de profundo, simplesmente são contra o governo atual.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Quem participa pode não ter tido benefÃcios materiais, mas teve benefÃcios simbólicos enormes. Se sente parte da polÃtica, alguém olha prá eles: preta, crente, pobre, iletrada, mas Deus, Via ex-presidente, que morou na Flórida, se lembrou dela.
O que explica o Bolsonarismo não é a classe social e sim o caráter. A identificação com Bolsonaro está em ele ser o resumo de todo mau-caratismo assimiliando assim os que são racistas, homofóbicos e outros quetais, em suma a psicopatia Bolsonariana fanatiza as massas ignarias de caráter duvidoso, e são muitos... A "Lei do Gérson" é sua única lei assim como para Bolsonaro et caterva.
A visão da matéria é boa. Não sei se as conclusões são baseadas mesmo em dados reais ou impressão. Até o presidente disse "foi grande", mas também disse "resta saber como muitos foram até lá". Sabe-se que o recrutamento pago de pobres, pretos e famintos em caravanas bancadas por brancos, empresários e elites é prática comum deste grupo. Assim, difÃcil afirmar se isso vai se repetir nas urnas, onde ainda é secreta a decisão... Pensar que um povo seja tão abalado mentalmente assim é triste...
Mariliz, não discordo do seu último parágrafo, não, mas fica esperta com os dados que te lavam a conclui-lo: na única pesquisa que vi até agora, do ortellado da USP, quase70% do peçoau era banco e véio, com ensino superior. E metadinha com renda igual ou acima de 5a1O salários. Então, vai de leve, vê aà direitinho. A escumalha econômico-social e os bom-da-bola Bozolóide têm, em comum, a incivilidade crônica, a queda afetiva pelos temas da Bozofrenia e suas soluções autoritárias. Abrolhos, esque
Pesquisa da Usp mostrou que não foi "gente preta e pobre, que deu as caras na Paulista." Era gente com nÃvel superior, a maioria branca, com renda não desprezÃvel. E maioria católica, não evangélica.
Por isso que me tornei ateu!
Hahahahah, clara, óia nóis aqui falando da mêma coisa. A Bozoléia tem mistérios que nem o Bozo conseguiria nos descrever - evidente, porque é burrro. Mas consegue representá-los/manipulá-los, e é o que basta. Quem tem que entendê-los somos nós.
"A constante dos seres humanos é a burrice. Para um gênio há dez milhões de néscios". (Nelson Rodrigues)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Gente ignorante ganha eleição Voltar
Comente este texto