Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Dias

    A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Iael, May Golan, disse estar orgulhosa da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos o que fizeram os ueus.

    Responda
  2. Galdino Formiga

    Foi denunciado mas não foi excluído. Como ficam as regras do jornal?

    Responda
  3. Galdino Formiga

    O debate entre direita e esquerda está ultrapassado. Os comentários são apenas diversão dos assinantes.

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Gente ignorante vota e ganha eleição. Respeito.

    Responda
  5. neli faria

    Mariliz discordo do era gente para dedéu. Moro aqui nas redondezas e na parada gls não se pode andar nas ruas paralelas. O que me deixa perplexa é o fanatismo por político:seja o atual, seja o anterior. Político é para se cobrar e não idolatrar. Ao digitar o voto o povo deletou o bom senso e a inteligência.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Galdino: modéstia às favas tenho sim! Jamais idolatrei políticos, como muitos que ao digitar o voto deleta o senso crítico e memória. Tenho sim: conheço oportunista de longe, razão pela qual até vinte e dois nunca votara para lula. Em suma, não voto para ex: religioso, sindicalista, militar, jogador de futebol, dirigente de futebol, famoso, jornalista,artista e nem para Santista, torcedor do Santos!

    2. Galdino Formiga

      Votar em quem? Neli tem experiência.

  6. José Roberto Franco Reis

    Quem discorda que o Bozo tem base de apoio? Por isso teve tanto voto e uma parte dessas pessoas ( uns 15%) é bolsonarista de carteirinha. Tá na iminência de ser preso e seus apoiadores foram lá com a expectativa de , estando na rua e mostrando força, blindar o golpista de ser preso. O próprio Bozo acredita nisso. Agora, que tem um bando de figuras lamentáveis e completamente idiotizadas quem pode negar? Basta ver o que pensam e falam!

    Responda
  7. Cristiano Penteado

    Para mim, ser de extrema-direita é ser ca/nalha ou b/urro, ou ambos.

    Responda
  8. Pedro Luis S C Rodrigues

    Alguns cacoetes, mas essa coluna é o proverbial relógio parado que acerta duas vezes ao dia. De ruim mesmo só a citação de Saflate, um completo i diota. Só entende de musica

    Responda
  9. roberto barbosa de castro

    "...essa massa antidemocrática"? Se fosse uma massa de baderneiros esquerdistas seria "massa democrática"?

    Responda
  10. Pery Pedro

    Esquerda esclarecida e que enfrenta a realidade. Não gosto. Prefiro os iludidos que escrevem neste espaço. São mais fáceis de manobrar.

    Responda
  11. Valdo Neto

    A elite do atraso.

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    Parece a confissão do Bolsonaro no púlpito. Quem deu o golpe em 16 pra colocar Temer e guedes, reformas, privatizações o e maior juros do mundo, foi a bilionária elite do atraso, da qual a Folha faz parte, desde 64.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Castro, por favor, Dowbor, artigo: A farsa do déficit, e Stiglitz artigo : A Taxa de juros no Brasil é ‘chocante’ e mataria qualquer economia. Stiglitz, vencedor do Nobel. Se tu ainda discordar te candidata ao Nobel ou a pinel, brincadeira.

    2. Gilberto Rosa

      Castro, por favor, Dowbor, artigo: A farsa do déficit, e Stiglitz artigo : A Taxa de juros no Brasil é ‘chocante’ e mataria qualquer economia. Stiglitz, vencedor do Nobel. Se tu ainda discordar te candidata ao Nobel ou a pinel, brincadeira.

    3. Gilberto Rosa

      O golpe que o Banban sofrei do Popó Sanchez.

    4. Rodrigo Castro

      Dilma saiu do poder com juros de 14,25%aa, simplesmente a maior taxa Selic que tivemos desde então. Cara, você não checa nenhuma das bobagens que escreve aqui? Tá tudo disponível pra quem se der o pequeno trabalho de pesquisar...

    5. César A C Sanchez

      "Golpe" em 16? Ainda essa balela? Que golpe?

  13. Augusto Colombo Junior

    Sim. Gente ignorante e kor ru pta ganha eleição. Principalmente a presidência: Lula, Dilma, Temer, Bozo. E agora o kor rupto novamente.

    Responda
  14. antonio jordao

    Este país tem uma massa de direita, sempre teve, desde sua criação.

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Até concordo com o conteúdo, só discordo do conservador. Termo mal utilizado. Conservador não é o mesmo que extrema direita. Misturar ajuda a extrema direita. Deve-se apontar sem rodeios o que é extrema direita, o que é fascismo. Quem apoiou o golpe de 64 dizia defender a democracia. Não adianta tergiversar nesse tema. Tem de enfrentar esse debate de frente. O tema do bolsonarismo repete nossa história. Questiona a vontade do eleitor, já faziam isso com voto em papel.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Todo o mundo laralelo foge do debate com a frase Cuba, Venezuela, etc. Acho que foram treinados pra isso. Se não consegue debater solta e não perde no debate

    2. Augusto Colombo Junior

      A esquerda defende muito a democracia: Cuba, Venezuela, URSS, Irã, Coreia do Norte, China.

  16. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    A massa popular que compareceu ao ato, pessoas das classes C e D, eram evangélicos ou simpatizantes carismáticos católicos basicamente.

    Responda
  17. Sergio Siqueira

    Vale a pena discutir Bolsonaro e sua tropa de seguidores intelectuais?

    Responda
  18. João Vergílio Gallerani Cuter

    Perfeito. Temos que olhar para a situação sem nos julgarmos moral ou cognitivamente superiores a ninguém. Há uma crise mundial da democracia. Pessoas que votam em Trump e em Bolsonaro percebem essa crise e tentam sabotar o regime para que ele colapse de uma vez e dê lugar a algo mais funcional, menos corrupto, mais apto a lidar com problemas agudos, como o da violência urbana. Não se trata de concordar com o diagnóstico, nem com o remédio, mas de entender como metade do mundo pensa.

    Responda
    1. José Bueno

      Augusto, usando o mesmo tom irônico, sugiro a completar a frase: A direita defende muito a democracia: é só listar dezenas de países cujo autoritarismo ditatorial não incomoda os interesses dos estadunidenses e de potências européias. Vamos apoiar o Presidente Lula na defesa de nossos interesses econômicos!

    2. José Bueno

      Augusto, usando o mesmo tom irônico, sugiro a completar a frase: A direita defende muito a democracia: ( é só listar dezenas de países cujo autoritarismo ditatorial não incomoda os interesses dos estadunidenses e de potências européias). Vamos apoiar o Presidente Lula na defesa de nossos interesses econômicos!

    3. José Bueno

      Augusto, que insistência tosca! O Brasil não é mais pária mundial, como no (dez) governo do inelegível. Retoma, no governo do Presidente Lula, ativamente, todas as relações econômicas e políticas para a defesa de nossos interesses nacionais.

    4. João Vergílio Gallerani Cuter

      O problema não é saber se pessoas de direita são mais corruptas que pessoas de esquerda, ou vice-versa. Essa pergunta está sempre na ponta da língua das pessoas, mas é tola. A direita tira partido da denúncia da corrupção porque existe a percepção generalizada de que o sistema democrático atual é essencialmente corrupto, ou seja, de que a mecânica interna da democracia gera corrupção. Por isso a aposta em outsiders como Trump e Bolsonaro. Querem implodir o sistema para começar do zero.

    5. Augusto Colombo Junior

      A esquerda defende muito a democracia: Cuba, Venezuela, URSS, Irã, Coreia do Norte, China.....

    6. raul neto

      Não consigo entender porque as pessoas confundem direita com extrema direita. Vamos lá então: Direita, respeita a democracia e os poderes constituídos. Extrema Direita, quer usar a democracia ara acabar com a democracia, quer ditadura quer tortura.

    7. João Vergílio Gallerani Cuter

      Claro. A direita não é a saída. Não se trata de concordar com o diagnóstico, nem com o remédio. Mas é preciso olhar para a democracia atual e perceber que a direita percebe uma crise que é real e que exige soluções mais fortes. Será que tem sentido mantermos câmaras municipais, por exemplo? Custam uma fortuna. Servem para quê?

    8. Angela Ribeiro

      João Virgílio, o problema dos que votam na direita é a ilusão de que terão um país menos corrupto. É só olhar para as gestões dos dois expoentes próximos de nós, trump e bolsonaro, prá entender que, se a esquerda não é a saída, a direita, muito menos.

    9. Gilmar Maghenzani

      vc quer dizer que a direita não é corrupta? pasmei pq o que temos visto não é isso só se vc estiver em outro País

  19. Rui Furtado

    Vai demorar mas a esquerda precisa assimilar o fato que a direita esta mais viva do que nunca e e' uma forca politica. Algums do comentarios abaixo bem refletem a visao de que a esquerda ve a direita como desinformada e ignorante, e que na esquerda tem-se a fina nata da intelectualidade. Nada mais enganoso que achar que so' a direita tem gado eleitoral e esbravejar sobre isso nao ajuda causa alguma, os brasileiros perderam o habito de criar consensos.

    Responda
  20. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    Há que se perguntar: o déficit cognitivo é deles ou é nosso? Eles reconhecem a realidade em que vivem e nós, supostamente, inteligentes é que não entendemos ainda que estamos vivendo numa realidade paralela. Basta ver o que acontece nos EUA, que talvez seja ainda pior do que aqui. Pra não falar na Argentina. O fenômeno é global ao que parece.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      gente ignorante ganha a eleição, se vc ler isso o que dá pra te responder? só para ajudar ela fala em dezoito

  21. Rubens Vinicius Rocha

    Pura verdade. O bolsonarismo deixou bem claro que grande parte da população se identifica com ideias conservadoras, praticas autoritárias, racismo e machismo, tudo isso misturado com uma boa dose de desfaçatez .

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      estranhamente ela falou a verdade sobre o bolsonarismo

  22. Edgar Candido Ferreira Candido

    Parabéns a Mariliz, texto enxuto, direto e correto do ponto de vista análise. Torço muito para que a mídia em geral comesse a escrever texto assim, sem aquelas delongas cheias de narrativas e cansativas.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Tem viés político partidário e ideológico.

  23. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Irretocavel texto, o jogo está posto, precisamos olhar e entender os sinais.

    Responda
  24. Marcelo Godoy

    Marília nailed it!

    Responda
    1. Marcelo Godoy

      Digo, Mariliz acertou na mosca.

  25. Luiz Carlos

    Se os seguidores do Bolsonaro são a elite brasileira, estamos lastimávelmente perdidos!

    Responda
  26. mauricio silva

    Essa gente sabia qual era o motivo dessa manifestacao? Tem que votar urgente o projeto que criminaliza fake news!

    Responda
    1. João Vergílio Gallerani Cuter

      É óbvio que sabia, Maurício. Algumas das pessoas mais inteligentes e bem informadas que conheço foram à Paulista. Não concordo com elas. Mas dizer que elas são "massa de manobra", que não pensam, que são idênticas aos tipos mais caricatos que estão do lado de lá é não perceber que, ao nosso lado, há tipos pelo menos tão caricatos quanto. É preciso ouvir. Sem isso, não há como encontrar a palalvra justa.

  27. mauricio silva

    Essa gente sabia qual era o motivo dessa manifestacao? Tem que votar urgente o projeto que criminaliza fake news!

    Responda
  28. nelson de azevedo

    A jornalista está de parabéns. Certamente, gente ignorante ganha eleição e temos prova disso diariamente. O texto acertou na mosca.

    Responda
  29. Cida Sepulveda

    Excelente!

    Responda
  30. márcia corrêa

    Mas quem disse que endinheirados não são ignorantes?! Nossa dita elite está cheia de gente rica em dinheiro mas pobre em educação! Gostaria que gente que costumamos classificar como elite tivesse sido entrevistada também. Porém, estes, se é que estavam lá, não quiseram aparecer. Há pretos e brancos pobres bol sonaristas, não se nega, mas há também uma elite inculta e bitolada que só defende os próprios privilégios. E essa, está sempre dando as tintas.

    Responda
  31. José Bueno

    O voto enganado é, principalmente, o voto desinformado. É inacreditável a incompetência das lideranças progressistas para criar recursos de comunicação social adequada que façam a contra informação. Até os ativistas de movimentos sociais estão deixados "ao Deus dará", entregues à m id ia conservadora e às eficientes redes sociais, em relação aos fatos do dia e às opiniões ajustadas ao interesse social.

    Responda
  32. Anderson Francisco

    A extrema direita está aí e a esquerda não deve temê-la. Se quiserem impor ditadura e roubar eleição, serão combatidos!

    Responda
  33. André Silveira

    Desde que as redes ganharam o holofote, o condão de aglomerar multidões em bolhas concordantes entre si abateu a discordância como freio de contraponto. Obviamente que ideias há muito escanteadas por extremadas conduzem as tropas pelo escalafobetismo escancarado. Junte-se a essa parede refratária, que separa as bolhas, os que se querem autocríticos e encontrará o tamanho do buraco. Em vez de disputar corações e mentes, pretendem apenas apontar o dedo com suas conclusões puramente intuitivas.

    Responda
  34. Antonio Catigero Oliveira

    Certo, mas está criticando o lado errado, pois tanto a direita, quanto a tal ''esquerda'' derivadas das universidades, são e sempre foram elitistas. No entanto, a maior preocupação deveria ser com a direita, pois só se desenvolve com desinformações; através da ignorância. Portanto, a direita e principalmente a extrema-direita só se mantém vivas porque existe uma parte do Povo que vive uma realidade paralela. Isso que é realmente preocupante: a dependência da direita pela precariedade da Educação

    Responda
  35. Augusto Colombo Junior

    Sim. Gente ignorante e kor ru pta ganha eleição. Principalmente a presidência.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Precisamente. Em dezoito não foi diferente.

  36. Alberto Melis Bianconi

    Bom, se é livre a expressão do preconceito, eu diria que gente ignorante (na verdade seria mais correto falar da capacidade cognitiva, mas a Folha censura), muita gente mesmo, escreve em veículos da grande imprensa.

    Responda
  37. Florentino Fernandes Junior

    Logico q gente ignorante ganha eleiçao. Vide s vitoria do rei dos pedalinhos

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      em dois mil e dezoito foi mesmo

  38. orlando gomes de freitas

    O Safatle tem razão, a mobilização se dá junto ao público de direita extremada, calcada nas religiões pentecostais e, mais ainda , nas católicas conservadoras, verdadeiro desastre para o pais. Notem que a grande maioria passou dos cinquenta, o que é alvissareiro para que acredita na Democracia, os únicos agentes de mudança são os jovens, e nessa barca eles não são passageiros, pelo menos por enquanto.

    Responda
    1. Gino Passos

      Mesmo entre evangélicos, católicos e fé judaica temos aqueles que ajudam na resistência, a repercussão do suplício de Herzog está aí pra provar. Não podemos nos intimidar com essa manifestação fabricada como foram os acampamentos das portas dos quartéis, eles se deram mal lá e se darão aqui. Sem anistia!

  39. JORGE CESAR BRUNO

    Acho desnecessário falar de tamanho de manifestação!! Caso tivesse só 50 pessoas, já seria preocupante! Até pela natureza é apelo de tal movimentação!! A vigilância pela democracia deve ser constante e sem tréguas! E nada pode intimidar o judiciário e as pessoas de bem desse país! E um lembrete: "Quem não quer cumprir pena, não cometa crimes"! SEM ANISTIA!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      eu só me preocuparia se fossem os 49% que votaram no minto

  40. Carlos Eduardo Cunha

    Uma injustiça leva a consequências inimagináveis. Havia no país uma grande satisfação pela luta contra a evidente corrupção sistemica que assola o país . Isto é inegável e agradava a cidadania. Mas aí, num passe de mágica , resolvem liberar todos acusados , dissolver a Lava Jato e cassar mandatos legítimos de Dalagnol e Moro por questões burocraticas. Isto queimou a Justiça. Se quisessem teriam que abrir uma outra LJ2 ,mas jamais enterrar esta luta por mudanças. Este sistema já deu .

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A justiça julga apenas não faz criminosos

    2. Alberto Melis Bianconi

      Quem queimou a justiça brasileira foram justamente o ex-juiz mau-caráter e seus procuradores amestrados. E o seu de repente já dura 5 anos fácil, fácil (contando desde a Vaza Jato) e ainda tem muita gente devendo pagar pelo que fez.

  41. Alberto Melis Bianconi

    Olha lá! Achei! Veja só! Uma pessoa de cor! Para quem faz parte das zelites e acha que 180 mil ou 700 mil é tudo gente para dedéu,não votar em Bolsonaro já um mérito.

    Responda
  42. José Augusto Bernabé

    Movimento de elite? São estúpidos os que pensam assim, como pode multidões de brasileiros patriotas como se viu no estrondoso ato na Paulista serem de elite? não esqueçamos aí as famosas carreatas de moto boys e caminhoneiros como também vendedores ambulantes por onde passava esse casal, Michelle e seu marido, verdadeiros líderes de uma mudança de padrão nesse País corrupto.

    Responda
    1. Inês Souza

      Sim, movimento de elite! As elites mobilizam os recursos (grana, influência, etc..), nesse caso o maior ativo era o pastor/político que, por meio do abuso da fé das pessoas, mobiliza a massa pra apoiar pessoas que nunca, jamais, em tempo algum, olharam pra elas com respeito ou consideração. Lamentável. Os pobres só estão ali via igrejas. Tira os pastores da jogada e vamos ver o que resta...

    2. Alberto Melis Bianconi

      Tem muito mais gente abastada votando em Bolsonaro, do que os que votaram em Collor de Mello. Pelo menos no meu entorno e de meu conhecimento. O medo de perder privilégios é palpável.

  43. César A C Sanchez

    O que temos é um eleitor (não leitor!) que após o período FHC, quando por acidente votou num Presidente que fugiu à regra, demonstra uma predileção pelo populismo e pelo BBB. Incluo não apenas o típico sindicalista e o PM, mas também o "empresário médio", aquele que se acha superior mas tudo o que faz é comprar insumos baratos para vender produtos e serviços caros, de qualidade questionável, sem grande "ciência" por trás, sem valor verdadeiramente agregado.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Viuvinha do FHC?, vai se informar sobre os números do teu herói vai cair o queixo, agora vc não pode tbm dizer com propriedade que o médio empresário todos eles se acham pq se vc pensa assim de vc mesmo problema seu

  44. Ivan Carlos Albarello

    Ofender manifestantes pacíficos porque são de direita é fácil. O establishment éstá ao seu lado. Agora, use a democracia, tanto reverberada, e faça o mesmo contra o pessoal do MST, black blocs, LGBT e a marcha da maconha. Tenha coragem e faça.... queremos ver sua imparcialidade jornalística.

    Responda
    1. Mário Mauá Chaves Ferreira

      E por que colocaríamos num mesmo saco movimentos que lutam por igualdade e democracia e os que almejam um regime autoritário, uma ditadura que promova repressão e supressão de direitos? Por ignorância?

    2. Alberto Melis Bianconi

      Qual a motivação legítima para ofender (a palavra é sua) o público LGBT, ou a marcha da maconha. Quanto aos Black Blocs, seriam aqueles que barbarizaram em oito de janeiro? Então, tirando aqueles de quem papai do céu não gosta, mas o Estado é laico, fica o MST que representa um conflito social real, mas que não pode ser entendido com a pressa de um comentário de jornal.

    3. Celso Augusto Coccaro Filho

      Nunca o fará, porque é o público que a sustenta internamente no jornal, embora, paradoxalmente, não constitua a maioria dos leitores. Os progressistas identitários são aqueles que acabaram com a esquerda séria e construtiva, e se ajudam reciprocamente para dominar alguns nichos onde destilam seus ódios e impõem suas fantasias.

  45. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Na semana passada, rompi com um amigo. Ele é branco, classe média alta, católico e, adivinhem: bolsonarista ardente. Tentei fazê-lo pensar, refletir, mas levei uma la pa da verbal que deixou marcas. Prometi a mim mesmo que não voltarei mais a falar com ele.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não faça assim, fale com ele mas não de politica procure evitar pq lá na frente depois que acabar o bolsonarismo, e tenho comigo que vai ser este ano, ele vai entender

  46. César A C Sanchez

    Sem dúvida, numa eleição, quase sempre os ignorantes (no sentido da consistente e robusta educação formal) "ganham" a eleição. O que seria de Lula sem o voto do brasileiro médio? Aquele que não tem ideia do que seja a diferença entre muçulmano e árabe, ou não tenha a menor ideia onde fica (ou ficava) a palestina? Ou o eleitor de Bozo (ele mesmo incluído, suspeito) que não sabe o que é comunismo ou liberalismo? Marx então, um dos maiores pensadores de todos os tempos ....

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      errado o médio é muito pouco para o Lula vencer e se o pobre e classe media alta que é muito menor que o seu médio ele já vence

  47. João Marcos Dantas de Andrade

    A verdade que ninguém quer enxergar: brasileiro médio tá zagando e andando pra regime democrático, oque a maioria ama, declaradamente ou não, é um bom e velho caudilho/populista/awturitario

    Responda
  48. Marco A Moreira

    Texto irretocável. Excelente! Devido a empáfia da esquerda petista, me arriscaria a dizer que teremos uma prévia de 2026, agora, nas eleições para prefeito.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      se o texto foi irretocável como diz o que tem a ver a empáfia da esquerda sim pq não foi isso que ele disse, escreveu sem ler

  49. Marcos Juciuski

    Pelo q tenho notado, empiricamente, a ultradireita e o fascismo permeiam todas as classes sociais e crenças e é fato q estão se posicionando mundialmente. Penso q não considerar isso ou minimizar tal fato é um erro grave.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      eu desconheço fascismo de esquerda Alexandre me mostra um

    2. Alexandre Pereira

      Ultradireita e ultra esquerda tem o fascismo como ponto comum, camarada. Se chutam sua porta ou o cozinham em fogo brando, com o tempero de amiguinhos cheirosos, tanto faz, pois o resultado é o mesmo. A massa se engalfinha enquanto suas majestades tangem o povo de carga para manter o próprio conforto. Direita ou esquerda, tanto faz.

  50. Enocir Chaves e Mello

    O momento é extremamente preocupante , bozo vai lotar as câmaras municipais , as assembleias legislativas e as câmaras federais de candidatos bolsonaristas , bozo hoje elege poste , fica evidente que esse é um dos recados da magnífica manifestação de domingo , acredito que a esquerda jamais mobilizou tanta gente , foi um movimento expressivo e altamente , repetindo , preocupante , o estado teocrático já é uma realidade . Socorro , help !!! Excepcional , crônica !

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pelo seu comentário agora eu entendo o que ela quis dizer qdo ignorantes ganham eleições