Mercado > Governo Lula recua, desiste de CLT e reconhece motoristas de app como autônomos Voltar
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Mais uma derrota dos trabalhadores. Infelizmente Governo recuou de novo para o Capital. trabalhador de aplicativo não é autônomo. Outros paÃses ja vem regulamentando concedendo os mesmos direitos do trabalhador regulamentado e protegido pela legislação trabalhista, como Espanha e Alemanha.
A decisão anunciada justamente hoje (28.02), dia de mobilização em favor das decisões da Justiça do Trabalho e contrária às ingerências perversas do STF, não foi por acaso. Além do mais, desde sexta-feira passada o STF está discutindo os casos de trabalhadores por aplicativos e o sinal do governo federal é favorável à tendência do STF em prejudicar os trabalhadores. Portanto, não se iludam: o governo é de DIREITA e a precarização gera fascismo, não democracia (como alguns dizem por aqui).
Hahahahhahahahhahahahhahaha.
A decisão anunciada justamente hoje (28.02), dia de mobilização em favor das decisões da Justiça do Trabalho e contrária às ingerências perversas do STF, não foi por acaso. Além do mais, desde sexta-feira passada o STF está discutindo os casos de trabalhadores por aplicativos e o sinal do governo federal é favorável à tendência do STF em prejudicar os trabalhadores - e não "contrária" ao STF, como enganosamente veicula o UOL/Folha. Portanto, não se iludam: o governo é de DIREITA, sim!
Pagar INSS, hora trabalhada e salário mÃnimo? Vai matar o serviço!
Um governo fraco e subserviente aos interesses do capital.
Concordo em gênero, número e grau! E não foi por acaso a decisão ter sido anunciada hoje, justamente no dia em que ocorrem manifestações contra as ingerências inoportunas do STF nas decisões da Justiça do Trabalho. É também um recado claro à nação de que o governo federal está inclinado a aprovar a decisão final da corte suprema contrária aos interesses dos trabalhadores. Fui na manifestação de hoje no Fórum Trabalhista aqui de São Paulo e nem a CUT estava presente! Dá nojo!
Até que em fim ,deixa o mercado regulamentar ,imagina ia parar os uber , ajuda um monte de gente desempregado e o governo queria atrapalhar
Façam o mesmo recolhimento de impostos dos taxistas cadastrados nas prefeituras. Ou acabem com os aplicativos e as prefeituras liberam placas a todos que quiserem trabalhar.
O governo do recuo. Recua toda hora. Vide a reoneraçao
Tudo parte da atividade polÃtica. Democracia é isso, fera. E a gente sabe que vcs a odeiam, pois sonham dia e noite com o ladrão de jóias no comando de uma ditadura por aqui. Desista. Não vai rolar.
Como o aplicativo controla o preço da corrida, parte da despesa será tirada da corrida. A corrida que já era baixa, vai piorar para os motociclistas.
governo está certo em não se envolver em uma luta que nem os prejudicados querem o dedo do estado. Quando tiverem consciência de classe, o que eu duvido muito, talvez mudem de opinião.
Segundo o art. 7° da CF, são direitos fundamentais dos trabalhadores, entre outros: FGTS, duração do trabalho normal não superior a 08 horas, adicional de horas extras, convenções coletivas etc. E o ex- sindicalista, agora ministro do governo do partido "dos trabalhadores", propõe esse miserê, sem nem mesmo incluir trabalhador de moto ou de bicicleta... E a competência pra julgar conflitos será de quem?
Você é o sabichão, então! Sim, o que escrevi atrapalha o desemprego e o subemprego.
Isso tudo que você escreveu só atrapalha o desemprego no Brasil, tinha que ser o empregado e o empregador escolher como fazer, é muita gente para atrapalhar governo sindicato(que só arrecadam)e justiça do trabalho que é um não um monte Dr elefante branco na sala, não serve para nada só para atrapalhar, já existe a justiça comum pra que mais uma só oara cabide de empregos e atrasar o Brasil.
Uol, não é um recuo é apenas uma melhor solução, pq se este autônomo pagar os seus impostos vai ser de inss 20% até um teto de 7.500,00, mais iss de 5% e mais IR na tabela progressiva, então veja que não foi ruim para a empresa e nem para o motorista.
infelizmente um recuo de extrema direita do governo, infelizmente temos um governo extremamente fraco, submetido aos interesses de pouquÃssimos detentores do grande Capital que explora, humilha e nos m@ta desde sempre. O maior perigo será o efeito cascata de tudo isso
O STF já decidiu. Mesmo que o PT queira ajudar os motociclistas, já existe jurisprudência reconhecendo como prestador de serviço.
quando a pessoa não lê e se informa não consegue opinar direito, ocorre meu caro que este recuo que não é recuo mas o Uol vai tendência vc a criticar claro, vai distribuir mais renda aqui não dá para escrever tudo não cabe, leia o meu comentário acima como é a tributação das empresas
Os trabalhadores do setor privado e os servidores públicos civis sofreram redução de seus direitos para assumir a conta do tal do BPC, daqueles que nunca contribuÃram, e dos privilégios das castas como servidores militares. Imagina quem pagará novamente o aumento nos gastos do BPC desse contingente arua de empreendedores?
O senhor tem problemas de cognição ou tomou alguma coisa que afetou seus miolos ? Não consegue discernir nada, nem mesmo uma simples comparação.
Bingo! Segundo o Glauber a Uber é uma Cooperativa e os motoristas seus cooperados, por isso eles recebem parte dos lucros no encerramento do exercÃcio. Alguém sabia disso?
Ao que percebo o senhor sabe muito das coisas. Vá ao parágrafo único do artigo 442 da CLT e irá perceber quem aqui faz ridÃculos comentários. Ora, vá lamber sabão.
...atual...
O motorista de uber, escravo da nova economia, se acha um empreendedor. Quando no futuro nao puder mais empreender vai pedir esmolas, pois nao terá proteção social nenhuma.
Quero ver qdo começar o uber sem motorista. Ai quero ver de onde vão cobrar! O japa que não sabe a pronúncia do verbo quer que todos contribuiam para o sistema da previdência social pra sustentar servidores federais, juÃzes e promotores ganhando salários altÃssimos.
Quem é você para julgar quem decide trabalhar dessa forma?
Não recolhem contribuições para a Previdência e no futuro exigirão o BPC. Daà dá-lhe mais uma reforma para restringir direitos dos que trabalham e contribuem para cobrir o rombo provocado pelos que não pagaram. É só na conta dos trabalhadores do setor privado e dos servidores públicos civis. As castas, como servidores militares, continuarão com os privilégios.
Ajuda muito quem pouco atrapalha. Embora o Governo não deva abandonar os motoristas de aplicativos à própria sorte, há que se cuidar para não inviabilizar uma atividade que bem ou mal tem garantido a renda de muitas pessoas. Sugiro que o Governo incentive o crescimento da economia para gerar oportunidades de empregos para essas pessoas, pois só assim o problema será resolvido de fato.
Por isso que a mesa de negociação é tripartite. O governo atento à seguridade social de milhões de trabalhadores. A empresa com o seu lucro e os trabalhadores com o seu ganho e a seguridade.
A petezada apoiando isso devia se mudar para Cuba ou Albânia. O único resultado prático vai ser aumento do valor dos serviços e consequente queda da demanda e da renda dos motoristas, porque o governo virou sócio como sempre, metendo a mão.
Sim Rubens. Sao adultos e deve ser opção querer ou não contribuir a previdência. O papai Estado não pode tutelar ecmandar nas escolhas pessoais de cada um.
OK. O que vc propõe? Que esses milhões de trabalhadores fiquem sem a previdência? Como se sustenta a previdência? E não me venha com previdência privada...
Esquece que depois esses motoristas que nunca contribuÃram para a Previdência exigirão BPC e quem pagará são os trabalhadores que contribuem? Esses, no futuro, terão que trabalhar até os 80 anos para sustentar os que jamais pagaram.
Faltou limitar o ganho das plataformas, algumas corridas, os aplicativos ficam com mais de 50%, um absurdo. 2% ou 3% para o aplicativo estaria bom demais. O que temos é uma forma moderna de escravidão dos motoristas
sai do zap precisa se informar direito não é assim não
Qual foi a vantagem conferida ao trabalhador? Pagar INSS e futuramente a contribuição sindical pela hora trabalhada? Foi essa? Governo federal, trabalhando pra vc !
Julinho, BPC pode ser muito bem custeado pelo imposto de renda de quem ganha mais e nao necessariamente pelas contribuições sociais a previdência. Ou seja: medida de distribuição de renda garantindo 1 salario minimo aos miseraveis.
Então deixa como está e quem pagarão o BPC desses motoristas que jamais contribuÃram serão os que trabalham e contribuem.
Mais um medida inadmissÃvel desse desgoverno. Padronizar uma relação jurÃdica que depende da realidade fática eh algo insano. Vide o caso dos trabalhadores em cooperativas.
Os trabalhadores de cooperativas ou são registrados ou são sócios de suas próprias cooperativas. Que comparação ridÃcula.
Quantos comentários absurdos. Alguns aqui estão trabalhando a favor dos lucros das grandes corporações americanas e contra o próprio trabalhador explorado, que roda dia e noite sem nenhuma proteção social. Eles não entendem que as plataformas querem que o risco do negócio seja arcado pela exploração desses trabalhadores.
Ué, tenho certeza que se o Governo proporcionar crescimento da economia e consequentemente mais oportunidades de empregos, a grande maioria deixará de ser motorista de aplicativo. Não adianta reclamar de quem ao menos está dando uma oportunidade para essas pessoas que muitas devem estar desesperadas para colocar comida em casa. Se é tão fácil, porque o Governo não disponibiliza novas soluções de renda? Criticar é fácil, difÃcil é fazer alguma coisa útil e viável!
Eu só queria voltar daqui a 40 anos (acho que ainda estarei vivo) e ver o que esses inconsequentes estarão fazendo sem aposentadoria pública (porque hoje são contra o "governo"), nem privada (porque pouquÃssimos no Brasil fazem planejamento financeiro). Serão hordas de idosos nas sinaleiras vendendo balas, nas escadas das igrejas pedindo esmola, morrendo nas calçadas das capitais. É esse o Brasil que os neoliberais à la Guedes defendem.
É a lógica do Guedes e do ultraliberalismo que a Bozolandia propaga. Lucro limpo para a empresa, prejuÃzo bruto para o motorista. Não pode haver meio termo porque isso é comunismo.
Mais uma péssima medida desse governo, na sua eterna batalha pra destruir a produtividade brasileira. É um partido de parasitas. Marinho, não satisfeito em acabar com o saque aniversário, agora vem com essa
Ela não é péssima. Ela visa colocar as tres partes em diálogo: governo, empresas e trabalhadores. O governo, cumprindo a sua obrigação constitucional, visa a garantir o mÃnimo a milhões de trabalhadores; a empresa o seu lucro e os trabalhadores garantir o seu lucro e a mÃnima garantia social. É só isso! O resto é blablablá de quem quer criticar por criticar.
Certamente você não é motorista de aplicativo. Todo o lucro para a empresa de aplicativo, todo o prejuÃzo para o motorista do aplicativo. É a lógica liberal do Guedes e dos bozos followers. E sem dúvida alguma vem retaliação dessas empresas, porque ultra liberalismo é isso. Manda quem pode, o resto fica quieto.
E se a sede do aplicativo for no Paraguai, como serão as auditorias . Como recolherão impostos? É tudo online.
Simples, como toda empresa estrangeira, ela terá que ter um representante no Brasil que será responsável por suas obrigações. Se não tiver, por solidariedade, seráo cobradas as obrigaciez de quem contratar a empresa estrangeira.
DifÃcil vencer neste paÃs, governo só pensa no bolso dele, funcionários públicos não estão nem aà para os trabalhadores privados, mas o salário somos nós quem paga
Pergunte ao funcionário público da prefeitura qual o salário dele e compare com o da iniciativa privada. Quanta besteira! É a ladainha de sempre.
Você ataca o governo, que trabalha pra criar mecanismos de proteção social pra esse trabalhador que trabalha dia e noite, sol e chuva pra defender os lucros dessas grandes corporações? É isso mesmo? Lamentável.
Nós, servidores públicos, preocupamos sim com os trabalhadores da iniciativa privada. Tanto que temos descontados em folha 27,5% de imposto de renda e 14% de contribuição previdenciária, recursos que são utilizados em polÃticas públicas como o SUS, que é universal. O Estado está correto em intervir nessa regulamentação, que garante pelo menos o mÃnimo de segurança à queles profissionais e seus familiares, que simplesmente taxados como "autônomos", estão jogadas à própria sorte.
Pronto, podem mudar de profissão, vinte sete porcento mais imposto de renda, IPVA, multas, financiamento do carro, juros altos, gasolina e álcool nas alturas, é preferÃvel vender picolé na praia, salgado, cerveja, ou trabalhar de empregado . Inviabilizou. As prefeituras recolhem INSS dos taxistas? A chapa é liberada por elas
Ficou lindo. Vou voltar a andar de mototáxi.
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