Poder > Congresso controla ao menos 30% da verba de 7 ministérios de Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Antônio

    A culpa são das eleitoras e dos eleitores que insistem em votarem no conjunto de partidos e políticos camisas amarelas, o camisão amarelão, vulgo centrão. Abaixo os partidos políticos camisas amarelas!

    Responda
  2. assis furuno

    Mas eh a única maneira q ele sabe governar e se manter no poder: comprando votos.

    Responda
    1. José Antônio

      Ouvi falar que em dois mil e dezesseis havia uns 367 camisas amarelas na Câmara e uns 61 no Senado. Hoje, dizem que há uns 400 na Câmara e uns 70 no Senado. Quem dera que o tri Presidente Lula pudesse contar desde dois mil e dois com 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado. O problema é que o conjunto de partidos e políticos camisas amarelas, o camisão amarelão, vulgo centrão, tem em seu entorno uns 470 Congressistas.

  3. Hamilton Octavio de Souza

    A farra com o dinheiro público não tem limite. O Brasil patina em problemas crônicos (desigualdade, saúde, educação, moradia, distribuição da renda e da riqueza) porque não consegue manter as prioridades. Todos os projetos, orçamentos e prazos para melhorar as condições de vida da população são derrubados nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para atender as demandas das oligarquias e grupos patrimonialistas, que desviam o dinheiro público para negócios privados. Nada muda!

    Responda
  4. José Roberto Ferreira

    Vergonha! Verdadeiro sequestro de recursos e do interesse público! Agradeçam ao fascista inelegível golpista que "abriu as pernas" ao Congresso, à época, pra não sofrer impeachment! Mais uma herança maldita daquele câncer!

    Responda
  5. MAURICIO FLEURY DA SILVEIRA MESTIERI

    O "toma lá da cá" torna-se cada vez a única forma de governar este país. São 38 pastas ministeriais, sendo 31 ministérios, três secretarias e quatro órgãos equivalentes a ministérios, o suficiente para agradar os caciques e coronéis deste Brasil varonil. Não há solução.

    Responda
  6. Rubens de Toledo Junior

    Para se ter uma ideia do tamanho do uso inadequado de recursos que deveriam ser do executivo, para seres gastos pelo parlamento sem qualquer critério ou planejamento, lembramos que temos 30% de controle do orçamento pelo legislativo no Brasil, e na sequência do ranking da gastança temos Estônia (12,13%), Eslováquia (5,53%) e Estados Unidos (2,4%). E os reis da gastança ainda cobram responsabilidade fiscal do executivo brasileiro.

    Responda
  7. Rubens de Toledo Junior

    Não há "parlamentarismo orçmentário" pois nos países parlamentaristas não existe tamanha aberração na distribuição dos recursos. Nesses países, normalmente o congresso não controla sequer 1% do orçamento.

    Responda
  8. paulo da silva

    O voto é importante. Como votar nos congressistas e sua representatividade? O modelo atual dos campeões de votos e um coisa loca. A sociedade tem que precionar, pois uma reforma política necessita, mas... Financiamento dos partidos e das campanhas? Privado. Voto em candidato do distrito eleitoral. Hoje a x nomes e quantos da minha vida, bairro, região e conseguencias ? Quem quer um parlamento realmente comentados com os eleitores?

    Responda
  9. Gustavo Ferreira

    Gente, que notícia é essa? Não tinha acabado com esse negócio de orçamento secreto? Acho que é notícia requentada, não poderia atualmente fazer algo contra a decisão do STF, e outra, esse nosso presidente disse que aquele outro horrível estava cedendo muito e que ele ia meter mão de ferro... notícia errada, podem retirar...

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Lembrando que o PR no fim só faz o que quer. E se tiver apoio popular não tem centrão que segure, não se engane.

    2. Rodrigo Izquierda

      O problema chama se centrão, eles dominam a camara dos deputados e tornam inviável a vida do executivo. Enquanto os brasileiros não souberem eleger corretamente seus deputados o Brasil nunca se tornará um país desenvolvido.

  10. ANDRE SATHLER GUIMARAES

    Recomendo a leitura de "O poder da Bolsa". https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/o-poder-da-bolsa/

    Responda
  11. noel neves

    Esse tal de Lira está sentado na cadeira errada! Ele tinha que ser presidente de banco. O homem só pensa e fala em dinheiro uai! É por isso que a região de onde ele vem o pobre não tem direito a água encanada e nem a esgoto!

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    Dois terços podres do congresso com Lira e nossa imprensa golpista e rentista, só um sábio como o Lula para gerenciar tudo isto com tantos resultados em um ano.

    Responda
  13. RINALDO SOUZA COELHO

    Em outras palavras, a milícia controlola 30% do executivo. Isso num contexto republicano baseado hipoteticamente em pesos e contrapesos dos poderes, significa que o legislativo tem mais peso nas decisões de onde o dinheiro do contribuinte vai. No Brasil a única coisa que evolui, além do câncer, é o crime, que constitui um dos piores males da sociedade, minando suas forças e possibilidades de se transformar e gerar bem estar. Não importa se direita ou esquerda. A associação ao crime planifica.

    Responda
  14. Jorge Rodrigues

    O governo Lula tem 39 ministérios, a grande maioria é totalmente inútil. O governo de Alberto Fernández na Argetina era ideologicamente semelhante e tão irresponsável quanto o de Lula mas tinha apenas 18 ministérios. Javier Milei, que sucede Fernández, tem apenas 9 ministérios. A grande maioria dos ministérios do Lula serve apenas para abrigar "cumpanheiros" e o Centrão.

    Responda
  15. Deborah Teixeira

    Muito triste ver o q está acontecendo com o parco dinheiro público num país com tantas carências. Não vejo solução num curto ou médio prazo. E ainda tem o fundamentalismo religioso q de religioso não tem nada. Só mesmo o Lula e o PT pra enfrentar isso na mesa de negociação, mas até agora só conseguem minorar os danos. A ganância do Centrão é infinita!

    Responda
    1. Antônio Alves

      Discordo da conclusão. O PT aprendeu a forma de chegar e se manter no poder neste sistema político chamado de presidencialismo de coalizão. O PT não quer mudanças políticas. É o partido da situação. O aprofundamento da nossa democracia, ou seja, a caminhada para uma democracia plena não interessa ao PT e ao Lula.

  16. Aderval Rossetto

    O eleitor de baixa renda precisa entender que o político de esquerda o defende, como o de direita protege os grandes empresários. Melhor dinheiro na mão do trabalhador consumidor que do bilionário. Não existe o comunismo como os militares puseram na cabeça das gerações.

    Responda
  17. lilian santos

    Este é o pior congresso da história, são raposas tomando conta do galinheiro, gente desqualificada, incompetentes, que estão ali tão somente para roubar e um projeto de poder e vamos dar nome aos boi...são partidos da direita xucra, bolerenta e atrasada e extrema direita tosca e violenta....

    Responda
  18. Paulo da Silva batista

    Uma hora esse troço vai dar werda,por enquanto a direita está brigando com a esquerda,quando descobrirem que o adversário é outro aí vai dar o que falei no início,vamos lembrar que todos os lados votou a favor do fundão eleitoral,quando o assunto é dinheiro todos são iguais.

    Responda
  19. Fernando Alves

    O Congresso controla aproximadamente 5,68% do orçamento total, considerando que controla 30% do orçamento de 7 ministérios do total de 37 ministérios. Ou seja, o desgoverno lule é incompetente.

    Responda
  20. Jose Walter Da Mota Matos

    O Congresso age assim desde a época do surgimento do Centrão, Mensalão, Orçamento Secreto, bolsolao, continua no atual governo, em situações de ameaça de impeachment, e as pessoas ainda acham que os problemas do Brasil são ideologias de esquerda ou direita ou de quem ocupa a cadeira no palácio do Planalto. O Congresso sempre foi a casa das bancadas e grupos de setores da sociedade, jamais do interesse público. Até quando ??

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Cuidado o centrão, que representa nossa elite do atraso, é o mesmo, a direção do governo pode ser no sentido dos interesses centrão ou não. Temer e Guedes direcionou ao grande capital, com teto, reformas, privatizações por joias. Lula para brasileiros, por empregos, indústria, saúde e educação.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.