Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Vergílio Gallerani Cuter

    Será que temos algum poder para determinar se o petróleo vai ou não continuar sendo importante para a economia daqui a 20, 30 ou 50 anos? Se o mundo, apesar de nossas melhores intenções, continuar consumindo petróleo, será que o Brasil deve parar de produzi-lo em nome de um ideal? Uma estratégia bem simples é seguirmos de perto os passos dos EUA. Os compromissos que eles assumirem, nós também assumiremos. Tipo espelho. Igualzinho. Nem mais, nem menos. Que tal?

    Responda
  2. Marenildes Pacheco da Silva

    Fico a me perguntar se é real essa tal transição para a energia limpa, pois não sei como sobreviverão os países do oriente médio, que devido minha falta de conhecimento, acho que suas principais fontes de existências é o petróleo, além de quê, o primo pobre brasil, com a tal energia dita limpa, cresceria em importância global, o que talvez nos coloque inclusive na mira das guerras.

    Responda
  3. Marenildes Pacheco da Silva

    Deve também um plano para os índios, que só piora a situação dos mesmos

    Responda
  4. Celso Cotichini

    Existe uma infinidade de produtos derivados do petróleo além dos combustíveis,portanto não está errada a estratégia de expansão de produção.

    Responda
  5. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Corretíssimo. Está passando da hora de PLANEJAR!!!!! (Segundo a folha, esse meu comentário não pode ser publicado automaticamente, pois tem palavra que precisa passar por moderação!!!!! Que palavra gente???? Hahahahahah)

    Responda
  6. Hans Rauschmayer

    O editorial acertou em cheio. No setor de energia solar, inclusive, persistem bloqueios inventados pelo governo anterior que estão travando a transição energética, o aumento de empregos e a justiça energética. Está mais do que urgente o governo se desvincular das concessionárias para desenhar o futuro energético do país.

    Responda
  7. Benedito Claudio Pacifico

    Lula mão deve plano nenhum enquanto o Brasil vota em partidos conservadores , o brasileiro elege o congresso mais conservador da história e quer uma pauta ambiental forte , se isto não for piada é falta de tino.

    Responda
  8. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha tem mais apetite para combater o Lula do que o Artur Lira por cargos e verbas.

    Responda
  9. Gino Passos

    Nosotros do Sul Global não vamos travar nosso desenvolvimento, deixando as nossas riquezas debaixo da terra, mesmo que isso incorra em algum atraso com "metas de Paris". Vai lá conferir o atraso dos outros e vai ficar chocada. Nosso trunfo mesmo é a preservação das matas, até porque o contrário disso é um tiro no pé, com a secagem dos rios aéreos e consequente quebra de safras e colapso hidroelétrico. Que tal acordar?

    Responda
  10. Joaquim Rosa

    Falar é fácil. Agora, enfrentar o imenso obstáculo para realizar algo nessa área são outros "cinquecento, hai capito?".

    Responda