Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Severo

    Sempre é bom lembrar: todo boçalnarista é ignorante, burro ou mal intencionado. É isso.

    Responda
  2. sérgio dourado

    Só alienado... Imagino que a Educação possa mudar o estado de coisas do Brasil: mas vendo que gente bem formada anda sendo mais alienada que os outros: fico na dúvida, agora, o que tem de ser feito pra mudar a lavagem cerebral que anda sendo executada em palanques, templos e afins.

    Responda
  3. Alberto Bianco

    A burrice cega e tapa os ouvidos dos quadrúpedes.

    Responda
  4. Alberto Bianco

    Se burrice matasse.....

    Responda
  5. Jorge Oliveira

    Lamentavelmente o sionismo esta dominando o Brasil na economia, politica na mídia e até nas religiões e micaretas?

    Responda
  6. Maria Ines Polotto

    Ruy obrigada!

    Responda
  7. Nilton Silva

    Grande sacada.

    Responda
  8. Berenice Gaspar de Gouveia

    Com o conhecimento e a bagagem cultural dos presentes na Paulista, se alguém tocasse a Internacional Comunista, iriam bailar alegremente também

    Responda
  9. João Paulo Zizas

    A doçura, a beleza e a magnanimidade de Michelle Bolsonaro revelam a alma sublime e angelical da nossa amada ex-primeira-dama. A linda tem ideais nobres e, diferentemente do tipo de feminismo mais ruidoso nesta época, não prega a promiscuidade e o aborto. Assim, é natural que o cintilante desempenho da mulher do anterior chefe do Planalto no ato legalista ocorrido no domingo (25) faça o raivoso colunista Ruy Castro querer atribuir a ela uma absurdidade como o rótulo de "profetisa do apocalipse".

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Defendora da ditadura e da tortura igual a Bozo. Aprendeu com ele. Santa do pau oco.

    2. José Marques Mendes

      Sério?!? Você acreditou na quela performance canastrona dela? Será o Benedito?

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Você quis dizer a micheque ou a Mijoias?

  10. RAULAND BORBA BATISTA

    Bolsonaristas (a serpente) é conhecida dos católicos e evangélicos , seu bote é de 1/3 do seu tamanho, suas cores denunciam seu veneno, o antídoto é a democracia, mais todo cuidado é pouco, eles acumularam veneno por um ano.

    Responda
  11. José Eduardo de Oliveira

    acertou nas moscas. e claros nas bhostas...

    Responda
  12. José Eduardo de Oliveira

    acertou nas moscas. e claros nas bhostas...

    Responda
  13. Leonilda Pereira Simoes

    Um politico de anos fazendo nada no Congresso e, claro, não consegue dizer nada mais do que "quatro linhas da constituição". Não à toa odeia FHC, um político articulado, um filósofo, com programas concretos de governo, que salvou o país da hiperinflação. Articulado, fala corretamente vários idiomas e o inelegível nem português aprendeu até hoje. Não consegue articular uma frase inteligível e tem seguidores que nem querem entender o que ele fala. Se entendessem, não o apoiariam.

    Responda
  14. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Muito bom, Ruy! Não sei se é pra ou chorar ver esse povo patético pedindo liberdade, em plena liberdade...

    Responda
  15. Nelson Vidal Gomes

    Não foi Bolsonaro quem saiu mais forte desse evento histórico mas os Evangélicos (ou a massa de Cristãos) que saíram mais fracos com conceito debilitado, por se permitirem estar estreitamente associado a um político que, no poder, revelou desrespeito, desamor e discriminação com seus semelhantes, de forma contrária ao exemplo deixado pelo Mestres Jesus o Cristo. "Conhecereis a verdade e ela vos libertará". Exortou-nos Ele! Deus nos ilumine e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Pois é, Nelson. Religiosos, autodeclarados Cristãos no Brasil, na sua maioria, praticam o oposto do que Cristo pregou. A prática nega a teoria.

  16. Audrey Constant Bruno

    Ele fala em quatro linhas, mas logo ficará entre quatro paredes.

    Responda
  17. Daniel Nunes Guimarães

    Ainda esperando o nobre jornalista lulopetista escrever sobre a ida à época da campanha de Fernando Haddad e Manoela D'Ávila à igreja rezar e entoar hinos. Esperando...

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Qualquer tolo sabe que o colunista nunca foi lulopetista. Enriqueça o seu repertório, pois este já está bem passadinho. Nem criancinha mais acredito nisto.

  18. Raul Cunningham

    Católicos, não. Fariseus.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Mas qual é a fonte desse levantamento? Fiquei curiosa.

  19. Antonio Calmon

    Era o movimento anárquico romântico menino Jesus de Praga, convertido ao dízimo de Malafaia.

    Responda
  20. Rives Passos

    "Uma massa de católicos ouvindo evangélicos e cantando um explosivo hino contra a ditadura militar". Representam a banda neopentecostal da Igreja Católica. ICAR. Movimentos importados dos EUA como RCC. E aqueles cultuados e incentivados pela Brasil Paralelo (monarquistas), como Centro Dom Bosco e outras seitas infiltradas na ÍCAR.

    Responda
  21. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Bem se poderia pensar numa troca dos presos de 8/1 pela figura patética do golpista. Lá talvez aprenda a jogar nas quatro linhas na hora do recreio.

    Responda
  22. Rives Passos

    "Uma massa de católicos ouvindo evangélicos e cantando um explosivo hino contra a ditadura militar". Representam a banda neopentecostal da Igreja Católica. ICAR. Movimentos importados dos EUA como RCC. E aqueles cultuados e incentivados pela Brasil Paralelo (monarquistas), como Centro Dom Bosco e outras seitas infiltradas na ÍCAR.

    Responda
    1. José Bueno

      Suas informações corretas mostram que há um movimento de extrema direita, profiissionalmente organizado e financiado, para que minorias controlem brasileiros, em geral mal informados e de boa fé, para se alinharem a posições religiosas falseadas e contrárias à mensagem e fé cristãs.

  23. Paulo Roberto Cugini

    Como sempre, você é sensacional, mestre Ruy.

    Responda
  24. Alberto A Neto

    Os "bolsoviques" vieram para ficar. O "Lênin da extrema-direita", guru do "bolsovismo", Olavo de Carvalho, nunca imaginou que o ronco das ruas ecoaria suas bruxarias da Virgínia. O cientista político Jairo Nicolau não errou o título do seu livro publicado pela Zahar. A melhor tradução do Brasil desde 2018: "O Brasil dobrou à direita". Infelizmente, não há mais um Glauber Rocha para assistirmos ao "Terra em Transe II".

    Responda
  25. Cintia Klein

    Obrigada por apresentar estatísticas prezado Ruy! Aqueles que querem entender o Bolsonarismo, precisam parar de esteriotipar ou ridicularizar seus seguidores. Ainda estamos distante de entender quais anseios movem esse grupo heterogêneo, porém uma coisa é certa: a ética, moral e inteligência de uma pessoa não são facilmente quanrificáceis. Não há razão para descartar diálogo com a direita, e até reconquistar parte de seus eleitores.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Ok. Parece lhe ser impossível uma palavra de solidariedade. Ficar tervigersando só prova isso. Shalom dona Klein

    2. Cintia Klein

      Muitos racistas desconhecem que possuem préconceitos etnicos. Com esse tipo, o negacionista, difícil elaborar um diálogo construtivo. Se creem tolerantes ou até moralmente superiores, não sabem de seu viés cognitivo.

    3. Daniel Liaz

      Pronto Cintia. Repeti aqui comentário que fiz diversas vezes. No seu caso, sei que fez inúmeros comentários tb. De todos que li, todos, há posição é sempre unilateral de apoio acrítico em favor do governo de Ixhaell. Eu e outros leitores já lhe solicitamos palavras de solidariedade aos palesrinnos massacrados. Mostre-me por gentileza, algum que a senhora já tenha feito

    4. Daniel Liaz

      Sei e conheço muitos juhdeos que se solidarizam a causa Palestinna. E, claro, numa etnia tão numerosa certamente há várias posições nem sempre concordantes, mas certamente a maioria é de princípios civilizados e humanistas, não só pelo que prega a religião como tb por questões seculares. Infelizmente, no entanto, há hj no governo do Estado de Ixhaell pessoas cruéis que muito se parecem com os radicais do Hammmmass. A eles e suas crueldades, todo o meu repudio

    5. Daniel Liaz

      Já fiz e repito aqui mesmo. O que o Hammmmass fez foi um ato bárbaro que não tem justificativa. Coisa terrível que precisa ser combatida severamente. Ao que me consta a maioria da população judaica tem senso de humanidade, quer viver em paz e não merece qquer tipo de ataque violento. Mesmo que seja um conflito de séculos, nada justifica ações bárbaras como a do Hammmmass.

    6. Cintia Klein

      Quem me parece que faz distinção humanistica conforme etnia é você. Existem inumeros jds e aliados que defendem os pal. Se você não leu minhas declaraçõea sobre isso, dê um google. Você fez declarações de empatia a morte e sequestro dos jds ? Qualquer um pode ser pró pal sem ser racista. Basta se permitir enxergar fora da bolha da dicotômia

    7. Cintia Klein

      Já o fiz diversas vezes em inúmeros comentários. É uma pena que você acredite que j e seus aliados não se envolvam com movimentos pró PaIst. Não sei se sua mentalidade é dicotômica ou se trata de ignorância / discriminação racial. Assim como não posso aferir se você ressente os j que morreram no ataque. Me parece que tem humanistas que sófrem de humanismo seletivo, conforme etnia. E tem outros, que nada fazem pelos Pa Iest in 0s, usam a fase para mostrar seu ód io rac ial

    8. Daniel Liaz

      Cara Cintia. Após tantos e tantos comentários de apoio fervoroso às políticas de massacre do Estado cionnissta contra a população civil de Gazzzza (sendo que destes 70% são crianças e mulheres), ainda estamos aguardando uma palavrinha sua de solidariedade com as dezenas de milhares de seres humanos mortos. Certo do seu senso de humanidade, reintero o pedido.

  26. Luiz Antônio

    Meu Deus!!! Aquelas avózinhas, tadinhas, são uma boa amostra de como funciona o cérebro dos bozolóides ou, não funciona, né!?

    Responda
  27. Mario Kurtz Filho

    Quando vai perceber que estão tolhendo as liberdades Rui??? Teu povo de esquerda é autoritário e repressor... por isso a música do Vandré. A música segue valendo, ou tens os direitos dela? Qto tempo vai levar para se conscientizar? Censura para os humoristas... não percebeu ainda?

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Kurtz numa realidade paralela.

    2. Angelo Rigon Filho

      Estão tolhendo as liberdades... deve ser por isso que a polícia baixou a borracha em todo mundo que estava no tal ato... não, péra.....

    3. Djan Zanchi da Silva

      Blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá...

  28. José Antônio

    Com relação aos católicos, Ruy, acho que melhorou. Dizem por aí que em 64 cem por cento dele(a)s estavam ao lado dos tanques, metralhadoras, fuzis e os cambau.

    Responda
    1. José Bueno

      Informação falsa, José Antonio. Enquetes da época motram que Jango tinha o apoio de quase setenta por cento dos brasileiros. Além disso, entre os primeiros presos pela ditadura estavam padres e líderes religiosos. Os nossos golpes da extrema direita contam com manipulações, especialmente feitas pela m id ia hegemônica e patronal, de religiosos e seus seguidores, que colocam seus interesses pessoais acima das exigências da mensagem e da fé evangélicas.

  29. Paulo Augusto

    Esse evento mostrou claramente a falta de inteligência e excesso de loucura dos gadonaristas.

    Responda
  30. ROGERIO RIBEIRO

    Uma massa tão grande de bodes e belzebus, adoradores da besta-fera e de sua infiel e puritana esposa, invadiram o coração da cidade de SP sem saber o propósito de tamanha aberração. Um bando de seres a zumbizar pela Paulista, como moscas atraídas pelo mel ou pelo brilho da luz. Rodando em volta de um carro de som, como se lá tivesse mel. Um povo sem intenção clara, sem opinião própria, somente "seguidores", no mais específico sentido da palavra. Dizer que defendem a causa dos judeus "cristãos"?

    Responda
  31. Pery Pedro

    Eu ia comentar, mas desisti. Católicos que não apoiam a esquerda que apóia o aborto? Se voce não consegue entender, não vou nem tentar explicar.

    Responda
    1. José Bueno

      Sua postura é falsa e hipócrita. Tenho visto tantos denominados "cristãos" que usam a defesa da vida para recusar o aborto para mães vítimas de estupro ou que são chefes de uma família pobre já com grande número de filhos! Mas, esses mesmos moralistas desconsideram a defesa da vida quando são contra as demandas dos que chamam de "comunistas" por defenderem verbas para programas sociais para atender desde a pré- maternidade até educação básica de crianças e adolescentes.

    2. José Bueno

      Sua postura é falsa e hipócrita. Tenho visto tantos denominados "cristãos" que usam a defesa da vida para recusar o aborto para mães vítimas de estupro ou que são chefes de uma família pobre já com grande número de filhos! Mas, esses mesmos moralistas desconsideram a defesa da vida quando são contra as demandas dos que chamam de "comunistas" por defenderem verbas para programas sociais para atender desde a pré- maternidade até educação básica de crianças e adolescentes.

    3. Pery Pedro

      A esquerda precisa decidir se quer apoiar o aborto recreacional para lacrar e focar bem na foto com a Anitta ou se quer o apoio dos católicos, evangélicos e cristãos. Tem coisa que nos somos flexíveis. Aborto não é uma delas.

    4. Arthur Danton

      Católicos que não apoiam a esquerda que apoia o aborto? Não entendi sua observação. Explique-se por favor.

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então. Apoiam Is-rael que permite o aborto. Intrigante!

    6. Gildázio Garcia

      Explique, por favor!

    7. Cristina Sant'Anna

      Você tem razão, Pery. Não adianta nem tentar explicar: falta intelecção de texto. Nem se alfabetizasse de novo... ;o) melhor rir e sair de perto.

    8. Maria Lúcia Bergami

      Mas eu vou te explicar. Não era sobre aborto, era sobre golpe.

  32. Rogerio Lima Afonso

    Grande crônica, mas não os vejo ' de esquerda'...são os de sempre eleitores de Barrabás, de alguém que defende a violência como norma e solução de conflitos ( "não sou coveiro", difusão de armas, defesa da tortura...). Cristo é a Vida, não a Morte.

    Responda
  33. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Não sei porque a surpresa com essa notícia. As eltes empresariais, principalmente do agro são católicas. A Igreja Católica "paroquial" sempre foi direitista e não poupou apoio a Bolsonaro na eleição. Aqui na paróquia que frequento, até campanha a deputado bolsonarista foi feito na entrada da Igreja.

    Responda
  34. José Sena

    Meu Deus como esse articulador é péssimo. Amigo não tem nada com religião. Para participar do manifesto o cidadão só precisava querer participar. Não soube que pediram para se identificar quem era catolico ou evangelico.

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      Caro leitor, se não entendeu que o movimento foi idealizado, convocado, financiado, divulgado e valorizado pelas lideranças políticas evangélicas (que mistura interessante, pastores políticos), você não entendeu o movimento. E todos os católicos que o frequentaram e oraram sob esta lideranças não entenderam o quanto os princípios ocultos (ou não tanto) dos direitistas militaristas se afastam das lições de humanismo radicais que são ensinadas na catequese católica e prática da igreja de Roma.

  35. Raimundo Silva

    Excelente, Ruy. Parabéns por mais esse texto magnífico é verdadeiro.

    Responda
  36. Beckenbauer Souza Simas

    Bravo!

    Responda
  37. ARSENIO BROWN

    Magnífico Ruy, me pergunto, como a ABL ficou tanto tempo sem reconhecer em ti como um dos mais brilhantes escritores do país.

    Responda
  38. Silvio Mendonca

    Ainda existem pessoas dentro do catolicismo que defendem e vivem os princípios da bíblia. Não ei porque a surpresa. Não importa ser católico ou pentecostal, mas sim, os ideais e princípios defendidos. O autor escreve bonito sem dúvida, gosta de palavras difíceis, espera que sem compreender o sentido das palavras, os leitores concordem com ele. Clássico exemplo de quem defende os princípios da esquerda.

    Responda
    1. Rubens Coelho

      Ahuahuahua! Ele escreve tão bem, que você simplesmente entendeu. A dor que deveras sente, diria o poeta...

  39. Marcos Araujo

    Não há surpresa. A Igreja Católica sempre foi guardiã do atraso no país. Apoiou abertamente a ditadura com a Marcha com Deus pela família. Deu uma melhorada com a Teologia da Libertação e suas cebs, mas na essência continua conservadora, quando nao reacionária

    Responda
  40. Marcio Francisco Colombo

    Brilhante!

    Responda
  41. Clemens A F Schrage

    Deve haver erros graves na amostragem, que foi muito pequena. Quantos se recusaram a responder à entrevista? O principal motor da mobilização foram igrejas pentecostais. Não faz sentido ter uma maioria de católicos na Av. Paulista.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Concordo plenamente!! Até porque os bolsonaristas não costumam ser simpáticos a jornalistas e pesquisadores! Eles só confiam na imprensa que concorde 100% do seu mentor!!

  42. Nelson Antonio Juncioni

    Na vwrdade, não são católicos, são da renovação carismática, são neopentecostais, tipo Malafaia.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      essa afirmação parece ter sentido - é gente que não tolera o conic - conselho nacional das igrejas cristãs .

  43. Nader Savoia

    Isso tudo é a geleia geral brasileira que os jornais do Brasil anunciam.

    Responda
  44. Nader Savoia

    Isso tudo é a geleia geral brasileira que os jornais do Brasil anunciam.

    Responda
  45. Marisa Coan

    O que não dá para entender é a sua falta de conhecimento do que está acontecendo no Brazuela. pela idade e vivência já deveria ter percebido desde há muito.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Uma coisa que tb foge ao meu entendimento, é como uma pessoa do gênero feminino pode ter posições tão reacionárias e fazer tantos comentários de apoio a um movimento cujo líder considera que uma filha é fruto de uma fraquejada.

    2. Silvio Mendonca

      Ele sabe perfeitamente o que esta acontecendo no Brasil. Apesar de escrever bonito, de usar palavras difíceis, apenas defende seu próprio umbigo.

    3. Celso P

      E o que está acontecendo? Um bando de miliciano e evangélicos querendo tomar o poder no grito?

  46. Maria Pirlin

    Seria cômico, se não fosse trágico, ver uma senhora idosa responder (com aquele semblante dos justos (sic) cheios de razão, que levava nas mãos uma bandeira de israaaaell porque “eles” são cristãos “ como nós “. Que o céus lhes caia sobre as cabeças!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Só uma última observação sobre seu último comentário. Se a senhora fala em projeção, suponho que seja isso que a senhora esteja fazendo aí. Tudo que fiz foi lhe pedir uma palavra se solidariedade. Mas um pedido certamente pode ser recusado.

    2. Daniel Liaz

      Legal. Só faltou a senhora me chamar de antissssemita pra gabaritar a lista de falácias. Paciência. Lamentavelmente sua tervigersação indica que é incapaz de uma palavra de solidariedade. Shalom

    3. Cintia Klein

      Nunca fiz comentário apoiando as iniciativas de Bibi. Mostre um!! Ao contrário, se menciono tal individuo, esclareço todo meu repúdio. Você está me confundindo ou projetando sua parcialidade em mim. Melhor que converse com a sua bolha, você não respeita os j. Tem racista que não tem conhecimento de seu pré-conceito racial. Essas pessoas, negacionistas, dificilmente podem participar de uma discussão construtiva sobre o racismo, pois se creem tolerantes. E até moralmente superiores.

    4. Daniel Liaz

      De resto, ainda aguardamos as palavras de solidariedade, se não lhe for tão difícil assim fazê-lo.

    5. Daniel Liaz

      Outra coisa que se lhe assemelha aos bolsobaristas é essa estratégia de desviar o assunto. Jamais disse que não existem judheos solidários a causa Palestinna. Disse que já vi inúmeros comentários seus apoiando as práticas do Bibi. Mas nenhuma ponderando o outro lado. Tervigersar e distorcer a questão para taxar o outro de radical é algo comum entre bolsonaristas. Repito: não estou afirmando que a senhora seja. Apenas que tem alguns discursos seus que se assemelham

    6. Daniel Liaz

      Não preciso dar Google nenhum minha senhora. Aqui mesmo noticiou-se um coletivo juhdeo que apoia a causa Palestinna. Assim como temos o Altman (que está sendo censurado pelo Conib), e mesmo aqui na FSP recentemente o Greenwald. Mas nem precisamos ir tão longe. Seria suficiente a senhora atender ao pedido de alguns leitores (como eu) e dissesse duas ou três palavras de solidariedade com os palestinnos, coisa que, por hora, parece-lhe impossível fazer

    7. Daniel Liaz

      Estás logo abaixo justificando essa loukura dos golpistas de levantar bandeira de Ixhaell dizendo que "a esquerda faz tb". Não disse que a senhora e bolsonarista. Mas esse discurso seu se assemlha demais com o deles. Justificar o que fazem os golpistas dizendo "a esquerdas faz tb" , isso sim me parece uma dicotomia simplória. Não acha.

    8. Cintia Klein

      Daniel eu não fiz defesa dos Bolsonaristas inclusive relatei que sinto a necessidade de entender melhor os anseios desse público. Ser de esquerda não significa que eu deva odiar qualquer um que pense diferente de mim. Parece que você é um radical, e não vai conseguir alcansar tal perpectiva. A dicotômica está na sua cabeça. Seria melhor conversar apenas com radicais que concordem em tudo com você. Fique nessa bolha e nada de novo aprenderá

    9. Cintia Klein

      Daniel, se você ignora um fato, ele não é portanto uma mentira. Você pode dar um google e ver que existem entidades de j d s pró pltn e grupos de jds q são a favor da criação da Pls. Como o próprio Anthony Blinken declarou publicamente no G20, dá uma pesquisada online. Parece que você gosta de reproduzir esteriótipos e di s cur so de ó di o.

    10. Daniel Liaz

      De qquer maneira, sua pronta defesa desses golpistas fanatizados me faz enteder tb sua posição sempre unilateral qto ao conflito no oriente médio

    11. Daniel Liaz

      Puxa Cintia. Nunca vi ninguém de esquerda defender a causa Palestinna por eles seriam cristãos como nós, umbandistas como nós oi até mesmo juhdeos como nós.

    12. Cintia Klein

      Qualquer um pode levantar a bandeira de Is ra el, assim como vemos massa de manobra da esquerda fazer o mesmo com a bandeira da Pa le sti na. Não falta massa de manobra no mundo levantando bandeiras ideológicas, especialmente na Internet.

    13. Marina Gutierrez

      São massa de manobra do governo de ISreael e seus apoiadores.

  47. Edgar Candido Ferreira Candido

    Ruy Castro é simplesmente um craque, objetivo, direto. É o jornalista que mais gosto de ler. Com o devido respeito aos demais jornalista, que sei tem muitos excelentes e bons, sugiro ler os textos do Ruy Castro.

    Responda
  48. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    Então 72% eram católicos e evangélicos e os demais 28%? Esses é que chamam mais a atenção, seriam o que? Como disse Michelle será preciso que a Igreja controle do governo. Igreja no caso seriam evangélicos e no máximo católicos. Haviam lá 52 mil pessoas de outras religiões que aceitam que a sua liberdade seja restringida? Deficit cognitivo é maior do que apenas não entender uma letra de música. Pior, se o déficit cognitivo for nosso, de não entender que estamos numa realidade paralela.

    Responda
  49. ARI JOSE ANTONIA

    O q eu não entendo é como os muitos católicos dão respaldo ao P T e o descondenado,bando de criminosos q voltaram à cena do crime, como bem disse um certo vice.

    Responda
    1. José Antônio

      Muitos católico(a)s dão respaldo ao PT ( Partido DOS Trabalhadores ) porque muito(a)s dele(a)s perceberam que de ALGuma FOrMA o PT está junto DOS trabalhadores.

    2. Sergio Dias

      Chama ET com celular na cabeca.

    3. raul neto

      Reza pra GOD, gado. GODyear, o pneu santo.

    4. Celso P

      O choro é livre

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      Zzzzzzzzzzzz

  50. newton penna

    Intrigante?! Será que o articulista se esqueceu que foram os católicos que foram para as ruas em 1964, para pedir a intervenção militar que ao fim ocorreu, para nossa infelicidade?

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Sr. Newton, se permitir acrescento: naquela época católicos eram quase 95% da população. A elite poderosa incomodada com as reformas propostas pelo governo, contra seus interesses, se movimentaram pedindo intervenção militar, grupo esse formado de católicos, praticamente a religião da maioria, outras religiões não tinham expressão. Daí o movimento predominantemente de católicos.