Poder > Lula é cobrado por entidades de direitos humanos por fala sobre golpe de 1964 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Tadêu Santos

    A construção de um futuro sustentável se obtém com dados do passado, sejam eles bons ou ruins! Evitá-los é um sinal de fraqueza!!!

    Responda
  2. Edson Jardim

    Qual a diferença da Ditadura Vargas (Estado Novo) e o escabroso GOLPE MILITAR de 1964?

    Responda
  3. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Parece que todos temem os milicos. Por isso é que ficam à vontade para dar golpes. Alguém precisa detê-los na política e na vida civil. Chega!

    Responda
  4. Carlos Victor Muzzi Filho

    Eu nunca vou entender porque todas essas entidades se calam sobre os crimes da Ditadura do Estado Novo, que contou com muitos dos que, em 1964, reiteraram na prática do golpe de Estado. O Ditador Vargas e seu Estado Novo merecem perdão? Vargas, embora ditador, até heroi da pátria se tornou!!! Será que todas essas entidades não sabem das atrocidades de Vargas? Ou este será o ditador preferido de tais entidades?!

    Responda
    1. Edson Jardim

      Os brasileiros que se opuseram contra o "ESTADO NOVO" foram sumariamente executados, . Basta ler e conhecer o que realmente aconteceu durante o período do ESTADO NOVO. Perdi um parente próximo, oposicionista da DITADURA VARGAS!!!

  5. victor lag

    Para a turma da lacração, até quando ele acerta , ele erra .

    Responda
  6. Mario Del Ferro

    Tem que é mudar o currículo das escolas militares.

    Responda
  7. Eduardo Rocha

    Lula tá certo. Dizer que precismos superar o passado não significa esquecê-lo. Governo bom vive de presente e hoje os problemas são outros.

    Responda
  8. Adalto Fonseca Júnior

    Lula contraditoriamente age como aliado das forças armadas e é omisso sobre a transparência da governança no exército, na marinha e na aeronáutica.

    Responda
  9. Benedito Claudio Pacifico

    Vamos correr atrás dos netos dos generais da época , só pode ser brincadeira.

    Responda
  10. COLOMBO MELO

    O golpe hoje se dá abandonando a educação básica, criando uma geração de jovens sem futuro, potenciais indigentes ou militantes manipulados de movimentos esquerdistas. Também se dá destruindo aos poucos os valores morais básicos da sociedade e promovendo conflitos entre classes sociais, raças, gêneros e religiões. Como o PT está fazendo. Seguindo a cartilha de Lênin e os ensinamentos de Gramsci.

    Responda
  11. COLOMBO MELO

    Não há espaço para golpes de estado no mundo atual, especialmente em países como o nosso, com 220 milhões de habitantes e 8,5 milhões de quilômetros quadrados de área. O golpe hoje é a conta-gotas, seguindo a cartilha gramsciana, destruindo a democracia e a sociedade tradicional aos poucos, de dentro pra fora. Como o PT está fazendo.

    Responda
  12. COLOMBO MELO

    Olá mediador. Hoje uma moça muito educada me ligou perguntando por que bloqueei o pagamento da assinatura deste jornal. Disse a ela que você não publicava meus comentários e só publicava os dos professores comunistas com assinatura gratuita. Ela me implorou e desbloqueei. Vou dar uma última chance a vocês. A propósito, fora Lule!

    Responda
  13. maria araujo

    Oh povo chato ! Lula não menosprezou a importância do gol pé de 64, a história pessoal dele mostra o contrário, ele Apenas disse que não quer falar sobre festejar 60 anos. Quem quiser festejar, festeja

    Responda
    1. José Carlos Barboza

      A questão não é que ele não menosprezou. Mas ele tem que ser duro com esses temas. Não repudiando e falando de uma forma dura, abre brechas pra muitas coisas!

  14. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    E a bozolandia se posicionando.

    Responda
  15. Marcus Machado

    Lula está perdido em suas ideias. Ao tentar achar falas mais palatáveis aos militares, perde sua essência original para se tornar um fantoche movido pelo vento da ocasião.

    Responda
  16. Vander do Amaral Fontoura

    Esquecer as atrocidades não é tolerável por um sociedade consciente.

    Responda
  17. César A C Sanchez

    Lula não tem o costume de ler muita coisa ... daí, ele poderia discorrer sobre o "ge no cí dio" durante o a Ditadura. Outras pessoas poderiam falar com mais propriedade, tipo Dilma Rousseff ou José Serra, já que Lula passou a maior parte do tempo "na moita" naquele período.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Em mil novecentos e oitenta, quando a Ditadura já estava praticamente no fim, Felicio? Foi preso por fazer greve ilegal (à época, que eu saiba, a Constituição era outra) e solto por decisão de um Juiz. Foi torturado? Nunca ouvi falar disso. Lula sempre foi um mentecapto, sempre usou a questão da Ditadura para parecer um grande oponente dela e até a elaboração da última Constituição boicotou, com o PT!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E eu achava que Lula tinha liderado greve de trabalhores durante a ditadura. E eu achava que o Lula tinha sido preso durante a ditadura. Sanches vou voltar ao zap das tias onde só falam verdades verdadeiras da história. Pode ser zap dos tios, qual recomendas?

    3. André Silva de Oliveira

      Ou seja, não leu e não viveu, mas se sente à vontade para opinar sem muito critério. Que tal?

  18. marcos fernando dauner

    esses desocupados dos direitos dos manos deveriam se preocupar com o que acontece no RJ e em vários estados do NE hoje em dia

    Responda
    1. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      Direitos humanos.

    2. ANTONIO G BECKER

      Â…leve pra casa!

    3. André Silva de Oliveira

      Dauner, você vai levar o Prêmio de Passador de Pano do Ano. Sensacional! Hahahahahahah.

  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Essa parte não foi cantada

    Responda
  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Há soldados armados , amados ou não. Quase todos perdidos de armas na mão. Nos quartéis lhes ensinam antiga lição. . De morrer pela pátria e viver sem razão.

    Responda
  21. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Genial como reportagem! Simplesmente genial comparando a fase cruel e triste que também vivi, com amigos desaparecidos e um vizinho preso, e essa palhaçada armada fora da Constituição para servir de teatro aos justiceiros.

    Responda
  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Por quê não cobraram o inelegivel ?

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Rs, agora o regente do Mensalão e do Petrolão é o presidente, ou não?

    2. Carlos Telles

      Não adianta perder tempo.

  23. Marcos Longaresi Carvalhães

    Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá, todos sabem que tipo de regime político queriam implementar quem lutou contra o regime militar. Ainda bem que não conseguiram, aí sim todos todos iam ver e sentir o que é uma ditadura de verdade.

    Responda
  24. Marcos Longaresi Carvalhães

    Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá, todos sabem que tipo de regime político queriam implementar quem lutou contra o regime militar. Ainda bem que não conseguiram, aí sim todos todos iam ver e sentir o que é uma ditadura de verdade, bando de vagabundos.

    Responda
  25. André Silva de Oliveira

    Um líder político com notável incontinência verbal disruptiva e a aflita legião de seguidores tentando passar pano a todo custo tornam o cenário divertido, surreal. Parabéns à FSP que cobre com rigor cada detalhe do ocaso do patriarca de Garanhuns!

    Responda
  26. Joaquim Rosa

    Só quem viveu aquele período pode ter uma ideia clara de como era, se bem que nem todos. O resto é resultado de doutrinamento, seja de uma facção ou de outra. No período fui funcionário público federal por oito anos, em dois períodos de quatro anos. Deixei de ser por opção minha mesmo.

    Responda
  27. celso silva

    Folha procurando pêlo em ovo!

    Responda
  28. JAILSON DE BEZERRA

    Tanta coisa pra gente pensar.

    Responda
  29. Daniel Nunes

    Lula sabe o que foi e o que fez a esquerda treinada, financiada, armada, revolucionária e hoje só romantizada.

    Responda
  30. Daniel Gonçalves

    A principal matéria da FSP. A mais importante. De tudo o que está acontecendo no mundo, é este o grande trunfo jornalístico pelo qual estamos pagando para ler. Parabéns a quem estudou anos, se dedicou, jurou e alcançou! Que jornalismo brilhante!

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Exatamente.

  31. Luiz Carlos Fonseca

    Lula e seu titês. Fala muito para não falar nada. Igualzinho o Tite sobre Daniel Alves. 1964 foi golpe de estado sim.

    Responda
  32. Juliana Alves

    Os Militares Brasileiros ja deram 9 golpes contra todos os governos do pais Brasil, desde o imperio ate a republica ate os dias atuais, São Golpistas na fundação. A Noite da Agonia 1823, da Maioridade 1840, Proclamação da República 1889; Golpe de 3 de Novembro de 1891, O curioso caso de Floriano Peixoto, Revolução de 1930, Estado Novo 1937, Deposição de Getúlio Vargas em 1945, Golpe de 1964. Lembrando que foram 9 bem sucedidos Golpes e 4 fracassados, sem nenhuma punição, Anistia Não

    Responda
  33. Adalberto Otaviano Luciano

    Ele tem consciência de que o final resultaria em ditadura: esquerda revolucionária ou direita conservadora. A esquerda seria menos traumática?

    Responda
  34. DIRCE BUZATO

    Só fora!!!!!

    Responda
  35. Neucir Valentim

    Queria que a Folha de São Paulo começasse a falar sobre o seu papel no apoio à ditadura, seria possível ou vão censurar?

    Responda
  36. Florentino Fernandes Junior

    Q chatice. Ate quando raramente o rei dos pedalinhos acerta, eles criticam

    Responda
  37. Waldemir Leão da Silva

    Gostaria de ver quem critica na posição de um presidente tendo que se equilibrar no contexto nacional e mundial. É fácil poder externar suas opiniões em mesas de bar, não ter que evitar comentários pessoais e, pior, controlar sua emoção o tempo todo. Mais fácil ainda é criticar por criticar, visando audiência. Pior ainda é ver parte grande da imprensa reforçar preconceitos e defender status quo que só agrada a elites e mantém a população refém de políticos e do sempre mais ricos

    Responda
    1. Andre Ramos Lievori

      Esse seria seu texto em um governo de outro político? Você segue uma cartilha de dogmas políticos ou é livre para criticar o que o presidente (mesmo o Lula) fala de errado? Seu pensamento está condicionado ao raciocínio ou em uma minuta de organização política? Não mostre a seus amigos que são capazes de raciocinar.

    2. DIRCE BUZATO

      Ninguém se candidata sem saber o ônus do cargo. Não tem coitadinho, não!

  38. Bruno Macho

    Sim, podemos falar também da participação da Folha na di Ta du ra militar?

    Responda
    1. Vinícius Freire

      Sim, a FSP e outros veículos de mídia da época apoiaram esse triste evento e se arrependeram mais tarde. E o que isso tem haver com o comentário em que Lula evita de falar do golpe de 64 ? Se está tentando se esquivar disso ao fazer essa pergunta, isso não funciona. O partido e o presidente que você talvez apoie justifica e apoia ditaturas latino-americanas na Venezuela, Bolívia e Nicarágua. Não tente esconder isso também.

  39. Vinícius Freire

    Também é uma boa oportunidade de dizer aqui que o PT já está tentando agradar os militares, principalmente os de baixa patente. Já viram a proposta da Gleise sobre dar maior oportunidade aos de baixa patente a galgar a um maior posto ?. O Lula evitou de falar sobre o golpe de 64 porque sabe que esse triste evento ainda é bem visto por boa parte da população e pelos militares de patente mais baixa. O PT é malandro. Ingênuo é quem cai nessa. A mesma estratégia está sendo aplicada aos evangélicos.

    Responda
    1. Vinícius Freire

      Certamente, Pery, a esquerda guerrilheira nunca lutou pela democracia nos anos da ditadura. Tinham ideias associadas ao pensamento revolucionário socialista. Mas nenhuma ditadura deve ser justificada para se evitar outra ditadura. Foram anos angustiantes para a nossa liberdade civil e mortes de muitos brasileiros que realmente lutavam pela democracia. Mesmo os que lutavam por uma ideologia, como os guerrilheiros, não se deve justificar a sua morte pelo regime militar.

    2. Pery Pedro

      Quanto a ser uma data triste, depende do que você acredita. Se você comprou a Narrativa que a esquerda lutava pela democracia, o período foi trágico. Eu acredito que naquele momento estávamos entre dois estados ditatoriais. Ou seria de esquerda, ou de direita. Se tivesse sido a ditadura do proletariado, quantos teriam desaparecido? Cuba fuzilou tres mil e já desapareceram nove mil. Como diz o Gabeira, nunca lutamos pela democracia. Ta no You Tube. Talvez tenhamos evitado o pior.

    3. Vinícius Freire

      Veja a PEC que dá isenção total de impostos para as igrejas. O governo junto com a sua base aliada apoia a tramitação desse projeto de emenda para ser aprovado depois de passar pelas comissões. É um absurdo isso. E depois falam que o PT é diferente. Atuam de acordo com seus interesses para se manter forte e no poder, mesmo que caiam em contradição. Nada diferente do centrão.

  40. Bruno Macho

    Sim, o Golpe de 1964 em que a Folha teve participação ativa, vocês se lembram? Sim, vamos falar dos torturados e assassinados, alguns destes cujos corpos nunca foram encontrados. Sim, vamos falar da ditadura militar em que os militares mataram mas foram anistiados com a nojenta Lei da Anistia.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Chora mais!

  41. Carlos Eduardo Cunha

    Golpes sempre ocorrem em toda a história do mundo . Devem ser estudados como passado . O foco que Lula deve dar agora são nos golpes que estão acontecendo ou em andamento no mundo atual: Venezuela, Cuba, Rússia em cima da Ucrania, Invasão te*rorista de Is*ael pelo Ha*mas, Destruição da infraestrutura residencial de Ga*a , etc.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Não basta ser Eduardo, tem que ser Cunha? Está explicado.

  42. marcos fernando dauner

    se perguntarmos a esse bando de desocupados quem foi Filinto Müller e o que ele representa para nossa história, poucos saberão responder .

    Responda
    1. josé SOARES

      A fo lha sabe muito bem que foi.

    2. Ronaldo Almeida

      Um torturador ca nal ha.

  43. jose batista

    Jânio quadros renunciou, Goulart vice renunciou algum tempo depois , na vacância congresso elegeu Castelo, como previa a constituição, inclusive com voto de Ulisses, com apoio da sociedade. Esse foi o golpe.

    Responda
  44. Mario Kurtz Filho

    Comissão Nacional da Verdade, isso causa espécie ao "presidente"... afinal é um mitômano... verdade não faz parte do seu vernáculo... mente há muito tempo, como ele próprio reconhece.

    Responda
  45. noel neves

    Qualquer menção ao golpe militar de 64 neste momento é jogar gasolina na fogueira. Conquistamos a Democracia e a defendemos agora! Isso que é o importante. Aqueles que atentaram contra a democracia devem ser punidos com o rigor da Lei!

    Responda
  46. José Moreira

    O que querem do Presidente Lula? Os Atores de 64 estão mortos. Devemos virar a página e seguir em frente sem nunca esquecer os golpes.

    Responda
  47. Gilberto Rosa

    Folha sendo Folha, se fala cobram que falou, se não fala, cobram que não falou, a velha elite do atraso golpista.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Daniel, se eu apenas ler o que me agrada, acabo como você. Não te preocupa, nem eu, muito menos o bilionário Frias, sentimos a mensalidade, mas obrigado pela preocupação. Beijos.

    2. Daniel Marques

      Gilberto Rosa, sempre o mesmo, reclama, reclama e reclama mas não sai do curral, mantem o boleto da Folha da Manhã sempre em dia. La no Brasil 247 sempre falam bem do Dilmo.

  48. Ricardo Andrade

    Boa oportunidade para lembrar que a Folha de S. Paulo apoiou o golpe de 64 e a ditadura, inclusive a considerou branda.

    Responda
    1. jose batista

      Todos os jornais brasileiros apoiaram!

  49. Hernandez Piras

    As desculpas que os militantes de cada lado encontram para cada tropeço de seus deuses chegam a ser engraçadas. Se qualquer outro dissesse mesmo, que tempestade! Mas o Nosso Guia sempre tem razão na sua verborragia insana.

    Responda
  50. Helio Lobo

    Certo o Presidente. O Estado anistou (errou feio) os torturadores do passado, o STF ja confirmou a validade jurídica desse instituto, já se fez uma Comissão da Verdade, pessoas e familiares foram indenizados pelo Estado etc. O Golpe de 1p de abril de 1964 é uma infâmia, e como tal sempre será lembrado. Mas o mundo gira.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.