Blogs Darwin e Deus > Mecânica quântica estaria ligada às crises éticas do século 20? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Franco Oliveira

    Reinaldo, sugiro ler o livro uma segunda vez.

    Responda
  2. FRANCISCO PUCCI

    Os intelectuais partem do princípio (falso) de que a "massa" lê e é influenciada por pensamentos acadêmicos (científicos, filosóficos, metafísicos). A massa vive num cotidiano absolutamente diferente.

    Responda
  3. Berenice Gaspar de Gouveia

    A esfericidade da Terra e o heliocentrismo também eram contra intuitivos há séculos atrás...

    Responda
  4. José Cardoso

    Li o 'Quando deixamos de entender o mundo' e aprendi principalmente sobre o Fritz Haber, relativamente pouco conhecido, mas com invenções fundamentais. Sobre a mecânica quântica, acho que é só mais uma camada de distanciamento entre a realidade percebida pelos sentidos da manipulada pela razão. A clássica lei da inércia por exemplo já é bem contra intuitiva, pois vivemos num mundo de objetos paradas em seus lugares, e que se forem movimentados, acabam parando de novo...

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    O que o neandertal fazia com uma pedra, o homem moderno faz com uma bomba nuclear. Pelo menos antes só dava pra derrubar um cab eçudo.

    Responda
  6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Confesso que boiei.

    Responda
  7. Ruben Camargo

    Como pré-vestibulando, vi semana passada, em sala, a ideia de "Razão Instrumentalizada", da Escola de Frankfurt. Talvez o autor com quem o senhor dialogou fosse mais feliz na crítica (ou algo que se aproxime disso) se levasse em conta a maldade que praticamos a partir da ciência, não da incompreensão parcial e momentânea das novas descobertas.

    Responda
  8. Josenildo Nogueira

    Quanta associações bobas!!!!

    Responda
  9. Paloma Fonseca

    O senhor Reinaldo deseja encontrar a ordem criada por Deus. Digo-lhe: essa ordem não existe. Podemos afirmar: os seres humanos ordenam o mundo.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Essa ordem existe, sim. As leis da Física, por exemplo, que junto com a Astrofísica faz-nos compreender como funciona o universo. Não foram os homens que criaram tais leis. Isto porque, com a observância dessas leis, aviões voam, edifícios são construídos, e não caem. Definitivamente, o homem não cria nada. Já dizia a Lei de Lavoisier: "Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

    2. Joel Domingos

      A maior parte das nossas decisões e atos revelam conteúdos inconscientes. No aspecto biológico, nossa respiração, batimentos cardíacos, funcionamento dos nossos órgãos... Enfim, todas as funções vitais do nosso corpo ocorrem à nossa revelia. A vida tem a ver com escolhas. Nós somos a soma das nossas escolhas. E a maioria delas não é feita por nós. Você não pode escolher quando vai nascer; onde vai nascer; a família em que vai nascer. Nem mesmo quem vai amar. Como podemos ordenar o mundo?

  10. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    É um artigo vendendo livros. É isso, né?

    Responda
  11. Marcelo Fernandes

    A tese desse livro, tudo indica, não sobreviveria por 24 horas no Brasil real. Afinal, como até o mosquito da dengue já sabe, a maioria dos brasileiros não é capaz de usar uma simples regra de 3. Imagine então usar mecânica quântica para fazer malfeitos por aí. Bolsonaro, aliás, é prova viva disso. Uma pessoa pode ser completamente estúpida e, ainda assim, promover o mal em larga escala.

    Responda
  12. Marcio de Mattos

    Discordo... Pra quem realmente compreendeu a discussão tratada pelos socráticos e pré socráticos, já basta para por a realidade em completa questão... Essa ideia de crise recente não corresponde... Sempre foi assim...

    Responda
  13. José Tarcísio Aguilar

    Reinaldo, há muitos que se apresentam como cientistas, alguns com diplomas polpudos, e divulgam o que daria pra chamar de fantasias quânticas. Circula até mesmo o termo quantismo e espiritualidade quântica. Não seria essa a real falta ética por parte desses profissionais?

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Quando formulada a pergunta, intuitivamente já se tem a resposta...!

  14. Osame Kinouchi

    Não tem como uma teoria científica ter implicações éticas. Saudades de Stephen Jay Gould e os diferentes magistérios da atividade humana.

    Responda
  15. Ricardo Knudsen

    A premissa de q o cidadão médio se preocupa com as complexidades da mecânica quântica, ou q tenha como prioridade a compreensão do cosmos, é bastanta elitista. Pensar q isso afeta a ética da sociedade beira o absurdo. Quantas pessoas conhecem, e entendem as consequências, do princípio da incerteza?

    Responda
    1. Yara Amorim

      Concordo que de modo geral as pessoas não estão preocupadas com a mecânica quântica e seus correlatos, mas entendo também, que a transmissão das teorias e suas consequências não acontecem completamente pela via da razão.

  16. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Talvez o fato e de não sabermos por qual fenda o elétron passa no experimento de duas fendas, permita, em última instância, o livre arbítrio. O mundo seria chato se fosse muito determinista.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Como é que o caminho de um elétron pela fenda influencia seu livre arbítrio? Ou, como era o livre arbítrio antes da física quântica? E será que vai mudar quando chegarem novas teorias sobre a matéria?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.