Mercado > STF forma maioria e julgamento sobre Uber servirá para outros casos Voltar

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  1. NELSON POA

    Estou na Uber desde 2016, somente como passageiro, tem profissionais bons e ruins, como em todo lugar. Mas se tu for um bom passageiro, meu caso, só vai poder usar os melhores profissionais. Essa legislação que precisa ser tratada assim, não como bico, mas como profissão, para os melhores, as melhores condições, tudo negociado e acordado, que seja bom para os dois. A 99 evoluiu bastante também.

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  2. Joaquim Rocha

    Para ganhar dinheiro que dê pra sustentar mais ou menos a família, um motorista de uber tem que trabalhar, no mínimo, 12 horas por dia. Imagina o quanto ele gasta com seguro, impostos, combustível, manutenção, financiamento, desvalorização pelo tempo e pelo uso intenso, entre outros itens. Trabalha praticamente como escravo. Esses acredito que deveriam ter seus direitos da clt. Quanto aos eventuais acho que não.

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  3. Marcelo Bastos

    85% dos motoristas da Uber não querem vínculo, querem fazer seu horário e ter liberdade de horário …

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  4. Andre Amorim

    Quando a Uber começou a prestar serviços no Brasil, no congresso havia um projeto para acabar com Uber, quando a camara marcou o dia da votaçao , saiu um dos Diretores da Uber dos EUA , e veio ao Brasil para negociar com os deputados , voce sabe o que deu né? Os deputados levaram propina para o projeto nao ir adiante, Vai acontecer a mesma coisa, A Uber vai ganhar, eles sao fortes em articulaçao, O STF vai fazer suas manobras para beneficiar a empresa.

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  5. Jose Roberto X de Oliveira

    Olha! Se os sócios da Uber ganham bilhões e os motoristas trabalham para comer há algo de muito desequilíbrio nesse contrato. Precisa ter alguma regra que retire esse desequilíbrio e garanta dignidade ao prestador de serviço

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  6. Sergio Aramis

    Todos os políticos, juízes e militares deveriam aderir uberização e abdicar de todos os benefícios., aposentadoria, etc. É muito fácil julgar e decidir o futuro incerto de pessoas, sabendo que a decisão em nada afetará suas vidas.

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  7. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

    O STF vai concluir pra decidir que toda garrafa que contenha um rótulo de whisk doze anos é whisk doze anos, mesmo que você beba dessa garrafa e sinta o gosto de água. Simples assim, pouco importa o conteúdo da garraf, vai se chancelar e aprovar a fraude.

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    1. Marcus Machado

      Essa questão do uísque não é matéria da Constituiçâo. Então, Glauber podes ficar tranquilo com tua bebida. Por outro lado, se o assunto está regrado pela Constituição, é obrigação do STF decidir. É sua unica função.

  8. RODRIGO NAFTAL

    Espero que seja garantido alguma proteção efetiva para esses trabalhadores, ainda que não por vínculo empregatício. Senão caminharemos a passos largos para precarização da mão de obra. É óbvio que no aplicativo quem faz a gestão dos motoristas é a inteligência artificial. Há sim traços de subordinação

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  9. Jorge Lima

    Eu não confio na justiça brasileira, e fato é que os motoristas são tratados como escravos desses aplicativos, e que o que é pior lembram as riquezas de seus lucros para fora do país ,

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  10. Vladimir Delgado

    Não há, na relação dos aplicativos e as pessoas, os requisitos básicos para caracterizar a relação de emprego. Hoje mesmo, pedindo um Uber, levei três cancelamentos até embarcar na quarta chamada. Ou seja, o motorista de Uber atende quando quer e quem quer. Se houvesse relação de emprego, ele seria obrigado a atender quem quer que seja. E outra: empresa nenhuma vai aceitar esse vínculo. Se o Supremo decidir pelo vínculo empregaticio, é muito mais fácil eles irem embora do país. Muito óbvio.

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    1. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

      Pergunte—se, ainda, como às empresas de aplicativos executariam suas atividades lucrativas sem o trabalhador motorista.

    2. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

      E o senhor já se perguntou o que acontece com o motorista que recusa determinado numero de chamadas em um dia?? Quem é que estabelece o preço da corrida?? Evidentemente que traços de subordinação existem e o vínculo de emprego surge.

  11. Jefferson Oliveira

    Acabaram de matar o setor de transporte por aplicativo! Essas empresas vão prefirir sair do Brasil a ter que assinar carteira de trabalho de motorista.

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    1. Antonio Rosatti

      Pois que saiam. Precisamos empresas responsáveis com os funcionários e que invistam no país. A Uber tem lucros astronômicos no lombo do motorista subordinado à sua exploração excessiva. A empresa não tem compromisso com o Brasil, nem com os brasileiros.

  12. Olavo Cardoso Jr

    Uber, Ifood e similares... Bye bye Brasil. Ou simplesmente vão repassar o custo pro consumidor final. Resultado: queda de pedidos, menos trabalho, menos entregadores. Simples.

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    1. Olavo Cardoso Jr

      Concordo, me esclarecido amigo. Exatamente por essas razões considero Cuba,Coreia do Norte China, Venezuela e Nicarágua os melhores exemplos onde essas conquistas se universalizararam. Ninguém supera esses países em termos de liberdade sindical, férias jornada reduzida e excelentes condições de trabalho.

    2. Antonio Rosatti

      As empresas transnacionais tem lucros astronômicos e aproveitam para extrair o máximo dos trabalhadores dos países com leis fracas, com poucas exigências. Essa é a história do capitalismo mundial. Lucrar na desregulação, com a falta de direitos. A história dos trabalhadores foi lutar por férias, jornada de 8 horas, repouso semanal, licença maternidade, aposentadoria, seguro saúde, seguro desemprego... Quem quer ser escravo, exploração total, sem direitos, sem segurança?

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