Marcos Augusto Gonçalves > Lula garante paraíso fiscal terreno a Igrejas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Anete Araujo Guedes

    Lula se curva perante o poder desse mercenários da fé. Ao tentar se aproximar, acata seus privilégios, e afasta muitos outros. Assim procede com militares, parlamentares do Arenão chefiados por Lira. Bolsonaro elegeu-se com a promessa de uma ruptura, a demolição do estado de direito. Já Lula elegeu-se por intermédio de alianças, não tem maioria no congresso, não possui simpatia da Faria Lima, nem da mídia tradicional. Como pensar em uma transformação, em tornar realidade seus projetos?

    Responda
  2. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Infelizmente o governo Lula tem cedido covardemente e tergiversado às corporações teocráticas e militares. Os iluministas e progressistas estão órfãos se dependerem desta "esquerda" que abandona suas ideias mais fundamentais e só visa números de votos encabrestados.

    Responda
  3. MARIO RAMIRO

    A frequência no noticiário sobre o avanço das forças teocráticas de matriz estadunidense é de dar náuseas. O atual governo parece fazer suas contas tendo apenas o horizonte do voto "religioso", alimentando uma Hidra para devorá-lo ao final.

    Responda
  4. Osame Kinouchi

    Lula ficou encostado na parede. Se vai contra, perde os 30% de evangélicos que o apoiam, além de católicos e espíritas, também contemplados pela PEC. E lembremos que 70% dos espíritas são bolsonaristas por influência de Divaldo Franco. E o pior, na eleição de 2026, se Haddad reconhecer que é ateu, já perdeu. É a vida. Os progressistas precisam ser mais espertos

    Responda
  5. Ary Dantas oliveira Junior

    .se a igreja tem a finalidade de ajuda aos mais necessitados, porque entao efir macedo precisa de mansao e outras mordomias?

    Responda
  6. Adalto Fonseca Júnior

    Existe uma explicação simples. Lula fez as contas e tem certeza que precisa dos votos dos evangélicos nas próximas eleições para garantir que suas expectativas sobre vitórias políticas se cumpram.

    Responda
  7. José Antônio

    Quem dera que o presidente Lula pudesse contar com mais ou menos uns 367 companheiros na Câmara e uns 61 no Senado. Mas não, dizem que no Congresso de hoje há mais de 428 congressistas camisas amarelas. Abaixo os partidos e políticos camisas amarelas!

    Responda
  8. JORGE CESAR BRUNO

    Caso o colunista se desse ao trabalho de pesquisar a representação do Congresso Nacional, veria que essa questão já estava perdida!! Está jogando pra torcida! Simples assim!!

    Responda
  9. Elizabeth Nunes

    O Brasil tem mais Igrejas que escola por isso a Burrice aumenta e o Governo gosta disso.

    Responda
  10. Elizabeth Nunes

    Deus é bom porque da LUCRO. Igreja, Partido Politico e Escola de Samba são os melhores empreendimento no Brasil recebem dinheiro do contribuinte sem fazer esforço.

    Responda
  11. mateus nunes

    Nenhuma democracia liberal do mundo cobra impostos das igrejas. Ao contrário, a Alemanha financia a religião. Na Inglaterra os pastores anglicanos são remunerados pelo Estado e o rei é o chefe da igreja. Na Escandinávia eles também financiam a religião. Por que será? Porque se sabe que a igreja cumpre um papel crucial na sociedade, de amparo, de significado, sentido existencial. Ainda que não se tenha fé com um mínimo de visão se pode notar que há um bem ali.

    Responda
    1. Raul Deodato Moura

      Até poderia concordar com a não tributação de entidades religiosas, desde que as mesmas fossem obrigadas a tornar públicas as suas contabilidades, para que pudéssemos ver onde o dinheiro do contribuinte está sendo gasto, coisa que hoje não existe no Brasil, sendo que algumas servem até para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

    2. David Lehmann

      Na Inglaterra o rei é oficialmente a 'cabeça da Igreja' mas ele não exerce poder nenhum na instituição. E certamente o estado não paga salario aos pastores.

  12. mateus nunes

    Que ódio das igrejas. Milhares no Brasil recuperando viciados, investindo na formação de jovens, dando sentido de pertencimento a uma massa enorme da população, oferecendo consolo nas tragédias, investindo pesado na ajuda aos necessitados se fazendo presente nos grotões, recuperando famílias. Mas a esquerda não vê. Odeia não por causa dos pastores aproveitadores. Aproveitador tem em todo canto. Mau-caratismo não é monopólio de ninguém. O problema da esquerda é o cristianismo

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    não foi para isso que o ancião foi eleito .

    Responda
  14. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O Congresso não pode aceitar essa imoralidade, que se soma às dos magistrados e outras castas de cidadãos desiguais perante a Constituição.

    Responda
  15. Joaquim Orilio Do Carmo

    Esses "religiosos" mercadores da fé, golpistas e antidemocráticos vão se beneficiarem dessa PEC absurda e depois cuspirem no Lula. Com base no estado laico espero seja considerada inconstitucional.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O Congresso não pode aceitar essa imoralidade, que se soma às dos magistrados e outras castas de cidadãos desiguais perante a Constituição.

  16. Gerald Franco

    Perfeito! Querer se aproximar da ultra-direita cristã concedendo mais bônus fiscais segue o mesmo princípio de querer comprar passagem para o "paraíso" com o dízimo... não vai ter os votos dessa parcela radicalmente estúpida ( ou estupidamente radical )! Simples assim...

    Responda
  17. Alberto A Neto

    Não faltam paraísos fiscais no Brasil. A vontade da Casa Grande prevalece. O benefício ao ultra-rico aumenta exponencialmente com o "reformismo triunfalista" do Consenso de Washington nas octaetérides de FHC e Lula. Piora com Dilma, Temer e Jair. A benesse fiscal de gerente de fé popular é troco de pinga face ao único tributo não cobrado no Brasil previsto no inciso VII do artigo 153 pela CF/88: o imposto sobre Grandes Fortunas já deixou de arrecadar mais de TRÊS TRILHÕES de 1989 a 2023.

    Responda
  18. José Francisco Pereira Filho

    Estado laico? Estamos cada vez mais no caminho da república fundamentalista envanglica. .

    Responda
    1. marcos machado

      Interessante que ele cita somente as igrejas evangelicas sendo que o benefício alcança todos os segmentos religiosos ( cerca de 40 segmentos em todo o Brasil).......inimizade com o Altíssimo?.....ah e nem citei o fantástico trabalho social que Todos esses segmentos efetuam....

  19. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Perfeito o texto. Estes canibais do dinheiro público, nunca são saciados. Enquanto isto tudo e precarizado por falta de recursos, SUS, Educação , Segurança. Decepção com o PT e especialmente Lula.

    Responda
  20. FRANCISCO FARIAS

    Estou farto dos malacaias da vida e suas facções. Quem eles pensam que são? E de onde eles tiram o direito de não pagarem impostos, enquanto a maioria da população é oprimida e esmagada com o pagamento de tributos. Somos todos iguais ou não? Somente um des-governo fraco cede as chantagem destes charlatões!

    Responda
  21. Hamilton Octavio de Souza

    As prioridades do País (educação, saúde, saneamento, moradia) não são cumpridas nunca porque o Estado abre mão de tributos, pratica abuso salarial nas castas privilegiadas e desvios de recursos públicos para grupos oligárquicos e empresariais. Desde 2013 existe a “desoneração” de 17 setores econômicos que deveriam ter voltado a contribuir nos tributos. Nada feito. As igrejas são isentas, deixam de recolher bilhões e ainda praticam evasão de divisas e sonegação em atividades não religiosas.

    Responda
  22. Jose Marcelo Moreira

    As pessoas tem direito às suas fantasias religiosas.

    Responda
  23. Jurema Nordeste

    A pastorada hoje está abrindo seus vinhos caros pra brindar o acontecimento...

    Responda
  24. Hamilton Octavio de Souza

    As prioridades do País (educação, saúde, saneamento, moradia) não são cumpridas nunca porque o Estado abre mão de tributos, pratica abuso salarial nas castas privilegiadas e desvios de recursos públicos para grupos oligárquicos e empresariais. Desde 2013 existe a “desoneração” de 17 setores econômicos que deveriam ter voltado a contribuir nos tributos. Nada feito. As igrejas são isentas, deixam de recolher bilhões e ainda praticam evasão de divisas e sonegação em atividades não religiosas.

    Responda
  25. Jorge PAULISTANO

    acho que alguém mentiu de novo...

    Responda
  26. Marcelo Melo Ramos

    A matéria diz que "Lula pretende promulgar". Vale lembrar ao autor que tratando-se de emenda à Constituição não cabe ao presidente promulgar nada, mas sim às mesas da Câmara Federal e do Senado da República.

    Responda
  27. LCA O

    A estratégia de aproximação do governo com o segmento evangélico por meio da isenção de impostos (a conta é paga por quem é evangélico e quem não é) vai ser um tiro no pé: os evangélicos querem a supremacia de sua visão de mundo (valores cristãos) sobre a sociedade e o progressismo é o mal na Terra, na visão estreita deles. Não tem negociação. Esta isenção tributária vai fortalecer a extrema direita radical e eles vão engolir o movimento progressista na próxima eleição.

    Responda
  28. Raymundo de Lima Lima

    Paraíso fiscal terreno a igrejas pode ser compensado com um inferno fiscarl terreo para juízes e professores, principalmente. Fica assim provado q Brasil precisa mais de igrejas, pastores e padres golpistas, e menos, muito menos de escolas, universidades públicas, de professores e cientistas. Assim todos ungidos entrarão no reino de Deus, tendo a bandeirac estrela de David abrindo caminho. Herda, como diz Benassi.

    Responda
  29. Andre Moraes

    O governo contribui para o projeto teocrático em forte ascensão no país. Amplia o poder econômico, já escandaloso, que fortalece o negócio da fé que usa dinheiro de fiéis e de impostos, que deveriam ser utilizados em projetos para todos os brasileiros, mas financiam a ampliação de templos e da bancada evangélica, distorcendo a configuração do parlamento; fora a lavagem de dinheiro. Não faz sentido tributar ricos e isentar ainda mais igrejas que sustentam vidas nababescas a pastores.

    Responda
    1. LCA O

      Disse tudo. O projeto teocrático sai fortalecido

  30. Alexandre Marcos Pereira

    A tentativa de aproximação de Lula com as comunidades evangélicas é apenas uma estratégia eleitoral, visando ampliar a base de apoio político em meio a um eleitorado significativo e influente no Brasil. Os evangélicos representam uma parcela crescente da população e têm demonstrado considerável poder político, o que pode tornar atraente para políticos buscar alianças ou aproximações. Quem defende a separação entre Estado e religião, como eu, não está gostando, pois viola a equidade fiscal.

    Responda
  31. gustavo alves de oliveira

    Se não concordar, puxam a corda que já tá no pescoço do Lula. A este só resta uma unica saida: aderir à campanha de Daniel. Adeus, Estado laico.

    Responda
  32. maria aparecida araujo pinto pinto

    Análise perfeita. Esta PEC é um verdadeiro absurdo. Distribuir bondades, além dos muitos que as igrejas já gozam só fará aumentar a bolso dos mercadores da fé além de mais um custo para toda sociedade. Fico me perguntando até quando o Haddad aguenta isto tudo. Tomara que ele "não jogue a toalha" pois tem feito um árduo trabalho contra muitas benesses.

    Responda
  33. JAYME KOPELMAN

    Diz a sabedoria popular que: de tanto se dobrar, o fio fóra acaba se..! Não venha depois dizer que assinou sem ler, ou que foi mal interpretado. JK

    Responda
  34. LUIZ LEAL

    Infelizmente todos os últimos governos, além do atual, caíram nas garras de duas facções sem escrúpulos e ávidas pelo dinheiro dos contribuintes e fiéis: O Centrão e a bancada dos Empresários do Dizimo.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      O Centrão nasceu na Assembleia Constituinte de 1998 e, desde então, não perdeu o protagonismo na política nacional. Os mercadores da fé requerem uma análise mais profunda para se explicar o seu poder crescente. Arrisco um palpite de que a compra de horários nas emissoras de canal aberto seja um dos fatores, mas não o único.

  35. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Parece que Lula e seus partidários estão de acordo com Michelle Bolsonaro, que deixou bem claro, na Avenida Paulista, que é um erro achar que não se pode misturar política com religião.

    Responda
  36. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    O Estado é laico mas Lula não é. Basta ver o tamanho do crucifixo que está na sala dele. Intoncis...

    Responda
  37. José Cardoso

    Já se foi o tempo em que 'esquerda' no Brasil tinha conotação de laicidade. As comunidades eclesiais de base do igreja católica foram uma das vertentes do nascimento do PT. Nunca teve aquela distância saudável da religião que existe na França por exemplo.

    Responda
  38. Antonio Ferreira de Castilho

    Pastores ficam ricos às custa dos seus seguidores, na maioria da classe mais pobre, que acreditam que doando dinheiro , também conseguirão sair da penúria financeira, pois é isto o que se prega nas igrejas pentecostais, com raras exceções! E o Estado, que pela constituição é Laico, por votos acaba beneficiando esta minoria cara de pau!

    Responda
  39. Paolo Valerio Caporuscio

    lulla turista em vez de realizar e se empenhar em assuntos mais importantes para alavancar o crescimento só visa grupos quem mantêm o país no atraso, atitudes de politicos de culturas medíocres que não tem horizontes para o progresso.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      A aliança de Lula com os setores mais atrasados da nossa política não começou agora. Desde Lula I, figuras como José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho e outros têm lugar cativo no coração do ilustre viajante.

  40. paulo cesar cruz

    E os militares de 64 pavimentaram o caminho daqueles que carregam a bandeira de Israel ,sem mesmo saber o mínimo indispensável sobre o país que tanto "veneram". Os parvos que cantam hino para pneus foram inseminados quando as disciplinas que desenvolvem o pensamento crítico foram varridos da grade do ensino médio. Hoje temos de 30 a 40 % da população que acredita em gangue de lgbtq,comunismo e outras baboseiras.

    Responda
  41. Carlos Figueiredo

    Paraíso fiscal terreno foi demais.

    Responda
  42. paulo cesar cruz

    O Brasil está pagando o preço por tratar a educação com desprezo. Antes não havia dinheiro, hoje não há fiscalização. Sempre se teve medo do povo educado e informado e hoje o resultado desta ava ca lha ção se chama bolsonarismo. Não por acaso eles odeiam professores, escolas e universidades. Hoje o país se divide entre construir igrejas e presídios. Os kit robóticas para escolas sem internet são só um bom exemplo de como chegamos até aqui.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Oi? Explica pra gente porque os redutos históricos do PT também são os lugares com os piores indicadores de educação e desenvolvimento? Coincidência?

  43. Sergio Siqueira

    Estamos esperando a picanha e a cervejinha como consolo.

    Responda
  44. IVE BRAGIATO

    Excelente análise. Foi na jugular

    Responda
  45. ALEXANDRE DE CASTRO

    E depois se diz muito e até na Constituição Federal que o Estado Brasileiro é Laico. Enquanto a sociedade é extorquida com uma carga tributária estratosférica, os milionários e bilionários que vendem a "fé" ganham isenção de tudo, é uma verdadeira ver gonha!!!!

    Responda
  46. bagdassar minassian

    ... já pensou fiéis comprando cimento de 'certos' depósitos de materiais de construção a preço de mercado?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.