Bruno Boghossian > Para bater na Vale, Lula rascunha uma doutrina econômica precária Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
No Brasil a maioria da população faz confusão entre comunismo, socialismo com sistemas polÃticos. São sistemas econômicos nos quais a totalidade dos meios de produção estão nas mãos dos Estados ou são controladas por esses. O contrário de comunismo/socialismo é o capitalismo. Não é com intervenção nas empresas privadas que a esquerda vai atingir seu mote de distribuição mais justas das riquezas.
Lula é como o escorpião da fábula; não consegue contrariar sua natureza.
Bola fora do Lula.
Unica indignação do Lula eh que nao foi feito o que ele quis... Colocar o amigo, desqualificado, na presidência da VALE (Salario de 5M por mes) O discurso referente os desastres causados pela empresa ate que tem mérito mas não e essa a preocupação do presidente. O negocio mesmo e posicionar e conseguir uma boquinha para os companheiros. So isso, nada mais. Ainda bem que nao conseguem, espero, fazer o que fizeram com a Petrobras, mudando leis para posicionar o Prates.
Bater mesmo foi a Vale naquele povo todo nas tragédias.
Na época da privatização, Bradesco avaliou em 3 bi para a venda, esqueeeeceu de considerar as reservas de 100bi, dois anos depois o lucro ultrapassava os 3 bi e Bradesco tinha 20 por cento da Vale. Esta vergonha do FHC e Serra nunca foram denunciadas pela Folha, assim como não foi da Eletrobras do Lemann Americanas e muitas outras.
Figurinha batida do meio ambiente, sério? Raros colunistas da folha não são vendidos, mas o Bruno.
A privatização da Vale - o Bradesco fez sua avaliação para depois adquirir parte dela, inacreditável - foi um crime de lesa-pátria. Os que defendem sua gerência privada deveriam, como dever moral, se lembrar de Mariana e Brumadinho.
Efeito Mantega. Logo passa.
Nem Mariana, nem Brumadinho? Tire os antolhos.
A coerência da ideia/orientação de conformidade de empresas e suas práticas em relação aos pensamentos do governo deve se estender às Igrejas, escolas, universidades, partidos, sindicatos, movimentos sociais, artes, atletas e todo o povo?
São entidades sem fins lucrativos, exceto as igrejas.
É exatamente isso e a análise do articulista é corretÃssima.
Lula está furioso pq não conseguiu indicar o presidente da Vale, por razões óbvias. MagoadÃnho, se comporta qual menino pequeno, esquecendo que é presidente do Brasil. A Janja poderia ler para ele as regras sobre empresas privadas.
Sra. SÃlvia, faltou a aula de interpretação de texto, pelo que pude observar. Ou seria de leitura? Releia o que escrevi e verá que trata apenas da ingerência estatal em empresa privada. Ou a sra acha que Mantega, a 1ª indicação de Lula iria resolver algo em relação aos acidentes? Era apenas encaixe de companheiro.
Quaisquer que sejam elas, não permitem que o estado interfira na gestão de uma empresa privada. Sobre vÃtimas, é com a é com o judiciário e nada tem a ver com ingerência estatal na gestão de uma empresa privada
As regras dão licença a descumprir acordos com as vÃtimas?
Esse pensamento de desenvolvimento do governo sera uma polÃtica estratégica de longo prazo e será discutido e desenvolvido em parceria com todas as empresas ou será algo no estilo “engole com casca e tudo” o que se propõe?
Assino em baixo
Uma empresa privada brasileira deve estar em harmonia com os interesses da nação, isso me parece óbvio. Os USA praticam isso. Eles proibiram a Huawei que tem melhor tecnologia que a Apple. Setores estratégicos privados nacionais devem sintonizar com o Brasil e nenhuma empresa deve destruir o meio ambiente. Em que século vocês vivem?
Eu concordo que o governo brasileiro não deve intervir nos assuntos econômicos privados das empresas e das pessoas. Sim, defendo o Liberalismo e a liberdade econômica. Mas uma coisa é intervencionismo, outra é a regulação de setores perigosos e sensÃveis, como é o caso da área ambiental. Queremos outra tragédia?
O jornalista, numa visao neoliberal, trás a ideia de um Estado a serviço do mercado, esquece que existe um Contrato Social, onde Estado, PolÃtica e Capitalismo devem partilhar interesses de uma comunidade brasileira.
Puts! Parabéns, vc achou a palavra certa pra definir esse governo medÃocre, "Rascunho", nunca houve Plano nenhum e sim um Golpe pra tomar o poder via Democracia relativa.
Béé bééé!
Kkkk. Essa foi mais criativa Barna.
Golpe pra tomar o poder via Democracia relativa..., kkkk, boa invenção, pode patentear no Universo Paralelo Bozominion.
A Vale que o colunista defende é aquela mesma das tragédias de Mariana e Brumadinho? Está sendo muito insensÃvel o Senhor Bruno Boghossian com os moradores destas cidades, que tiveram suas casas e sonhos destruÃdos pelos dejetos de mineração da "eficientÃssima" Vale. Se ele morasse nessas cidades e tivesse sido atingido por estas tragédias não pensaria desta maneira. Lula está certo!!
Se a Vale é responsável ela tem que pagar e ponto. Mas o Lula, rasgador de livros, deseja agora "reestatizar" a Vale. Vai é quebrar a empresa desse jeito. Porque será? Deve ser para colocar os amigos lá e se divertir como fizeram com a Petrobras. O Bolsonaro era péssimo, mas o Lula 3 que agora não tem o FHC que deixou tudo certinho e com dinheiro em caixa, fica querendo arrumar pelo em ovo. Lula MedÃocre.
As atrocidades como Brumadinho têm de ter respostas rápidas na indenização imediata das vÃtimas, à altura de empresas como a Vale.. Mas esse é um paÃs sem justiça, que custa carÃssimo e não funciona, propositalmente, tanto pelos eternos recursos, quanto pelo fato de que, com a exceção da Lava Jato, poderoso sai impune. Agora Lula que não se meta na administração das empresas, pois elas trazem empregos, lucros e são necessárias. Precisamos de reformas que tragam Justiça ao paÃs, urgentemente.
Não é para reclamar das atrocidades ambientais?
Artigo triste de um liberal amedrontado por um mero convite das empresas privadas à contribuição com o desenvolvimento do paÃs. O articulista opôs Lula a Merkel, mas podemos contornar o exemplo retórico lembrando que "doutrina precária" semelhante é imposta (não é simples exortação, como Lula fez) naquele paÃs "precário" que é a China.
Os gringos da vale faturaram milhões. Aos brasileiros restou a lama e os cadáveres.
O Lula vem dando fortes sinais de senilidade
Mais um jor na lista a defender empresa pri va da , mesmo que sua feztao seja desastrada, desonesta e antiambiental.
Tudo na União Soviética era estatal. Conclusão: a falência. Quase tudo em Portugal é estatal. Conclusão: deficit é produtividade baixÃssima
gestao
Essa defesa da Vale parece-me encomendada. A Vale já auferiu lucros fabulosos, mas é, individualmente, a que causou a maior devastação ambiental no Brasil, isso sem contar os desastres, que elas procrastina em indenizar pessoas, os CPFs ainda terão de responder penalmente, a justiça intencionamente nada faz. O que o Bruno aqui faz não é verdade, acusa com trivialidade, as evidências contra a vale são montanhas desfeitas e vales arrazados.
...será que Brumadinho não tem pelo menos uma delegacia de polÃcia.... Agradeçamos morar no Brasil, pois la tem Instituições, Supremo, Superior..., tem Ministérios..., e tudo dentro da Lei! Vamos anexar Brumadinho?
Querem novamente os 20% dos conchavos da época pré lava jato...o Amor voltou, amor ao dinheiro
O Lula tem coragem. Coisa q o articulista parece não ter. Nenhum comentário sobre o absurdo q é a Vale ter tanto poder e deixa um brumadinho e uma mariana até hk sem as devidas reparações? A Vale não foi criada com investimento público? Não foi privarizada pra ter melhor gestão? Então como se torna uma empresa tão irresponsável a ponto de permitir tais desartres ? Alguém (Lula) tem q ter coragem pra cobrar q o setor privado seja competitivo e responsável.
Mais lúcido comentário!
Muito se fala, cade o governo, a justiça. Que se cumpram as leis. Neste PaÃs sempre existem alternativas para que tudo continue no discurso e acabe no esquecimento. É o PaÃs do futuro.
Painho vive nas décadas de 70 e 80 .
O preocupado com a atuação ambiental da Vale é o mesmo que quer explorar petróleo na foz do Amazonas. Sei...Quem quiser compra.
A gestão da vale precisa tomar é mais pancada ainda.
Não, Marco. A direção da Vale precisa tomar mais pancada pela sua irresponsabilidade ambiental; pelo compromisso em gerar com o minério do Brasil dividendos para capitalistas do mundo inteiro; pelos crimes de Mariana e por tantas outras atrocidades. Afora isso, Estado Brasileiro é sócio significativo da empresa e tem o direito regimental de tentar se opor aos interesses capitalistas em função de um projeto de desenovlvimento para o povo.
Por acaso a vale é uma estatal??
A esquerda sempre praticou o extrativismo em benefÃcio próprio. Lula continua o mesmo de sempre. Quer cada vez mais
simplesmente desnecessário o artigo... a começar pelas premissas. A Vale já gastou mais dinheiro com advogados e marketing do que com o pagamento aos danos ambientais que ela provocou. A regulamentação é clara, mas os subterfúgios dos caminhos legais é muito obscuro, e a Vale sabe aproveitar muito bem de tudo isso.
Um erro não justifica o outro
Começou o expediente na repartição e o redbanho chegou em peso para defender o turista non grato. A questão central levantada pelo colunista nada tem a ver aos danos ao meio ambiente, pra isto existe os orgãos reguladores e fiscalizadores competentes e as compensações, o tema é a vingancinha do turista non grato na tentativa de carteirada para arrumar uma boquinha pro cumpanheiro Mantega na Vale.
Ele falou de desastres e de acordos não cumpridos. Está errado?
O que o artigo faz, com propriedade, é lembrar que os governos mudam e outro bem ou mal intencionado pode usar a influência do governo para qualquer fim. Pelo bem ou pelo mal, então, vale a pena deixar mega empresas dependentes do humor do governo de plantão?
A empresa é obrigada a cumprir as leis ambientais. E quem deve orientar o paÃs é o povo que elege seus representantes.
Dizem que altas quantidades de cachaça afetam o raciocÃnio.
O negacionismo é o fanatismo embriagam mais do que a cachaça. O raciocÃnio é mais afetado pela ignorância.
O governo tem, sim, o direito e o papel de cobrar obediência à s leis ambientais, sobretudo quando a ação das empresas gera prejuÃzos humanos clamorosos, como tem sido o caso. Não há capitalismo em abstrato, intocável. Os desastres de Mariana e Brumadinho devem resultar na revisão de todos os procedimentos da Vale e similares. Lula está cobrando responsabilidade social e está certÃssimo.
Não, Roberto Bueno, não pode. Mas estamos falando de extração mineral inepta. E desumana.
E a exploração de petróleo na foz do Amazonas. Pode, Arnaldo?
Ele quer gerir a empresa, não está preocupado com o meio ambiente!
O artigo é muito abstrato. O que se sabe é que o luiz, por algum motivo obscuro, dá grande importância a que o manteiga receba uma sinecura na empresa. Fora isso, o que mais? Faltam informações.
O artigo fala em abstrato, mas as declarações de Lula se referem a fatos muito concretos.
Tenho dificuldade de acompanhar o raciocÃnio do colunista. Ele fala em abstrato, como se estivéssemos tratando de uma empresa qualquer. Trata-se de uma empresa que descumpre regras relativas ao ambiente, que lida com riquezas finitas, que polui escandalosamente e, sobretudo, que matou em grande escala. É o sÃmbolo do capitalismo predatório em todos os sentidos.
Em suma, o fato de uma empresa ser privada não lhe garante impunidade. Mas alguns comentários aqui, além do próprio artigo comentado, parecem acreditar que sim. É claro que existe a Justiça para as cobranças efetivas, mas o presidente é porta-voz dos brasileiros ou de parte deles e tem o dever de criticar os desmandos.
O capitalista não tem nacionalidade, como está concluÃdo na reportagem sobre a taxação tardia dos ricos. O mercado é amoral. E assim, na iminência do auto-extermÃnio, construÃmos uma civilização que tem 10% de seus cidadãos com fome. Que 1% dos mais ricos produzem mais carbono do que 2/3 da população. Se esses números não são consideradas nos modelos econômicos, os modelos estão errados. Arguir com máximas de botequim, enquanto há sofrimento humano grave é trabalho de lobista.
O Nine só é sinônimo de roubo, somente isso.
A mineração, como feita pela Vale, é essencialmente danosa em termos ambientais, pela liberdade de destruir sem limites. Estar submetida às leis não quer dizer muita coisa, dado o poder lobista que tem para comprar e manipular os fazedores das leis. Os pilares da economia do brasil (commodities) estão podres, mas o presidente acha que desenvolvimento no século 21 é isso. Ele quer fazer a coisa ruim do jeito dele como quer com a exploração de petróleo na Amazonia.
A Amazônia está sendo explorada por predadores ambientais já há décadas. A ilegalidade é facilitada e estimulada por organizações criminosas. A área pretendida para prospecção fica a mais de duzentos quilômetros da foz do Rio Amazonas. O Brasil precisa de recursos. Se a Noruega pode no Mar do Norte, porque o Brasil não pode?
Já não houve uma teoria polÃtica que propusesse essa “integração”? Acho que vicejou na Itália, a partir dos anos 1920Â…
Lula é o ultimo representante vivo da caquetica doutrina Marxista adaptada pelos petistas, que leva a risca a construção de um Estado inchado e perdulário, que tudo provê e tudo regula, a tal da superestrutura. Logo ele vai pro beleléu, o PT some do mapa e este paÃs se moderniza de vez.
Além de equivocado, grosseiro... Eis o nÃvel dos que babam de ódio do presidente...
Modernidade são os EUA e Guantanamo.
Foi mal José, não era pra ser tão no seco. Na proxima passo uma Mantega.
Vote no Trump, xará.
A Vale tornou-se uma exportadora de commodity, nosso minério vai embora, gerando riqueza em outros paÃses, aqui fica o lucro para alguns acionistas e o rastro da destruição. Precisamos rever isso.
Daniel, sim o estado é muito ineficiente quando se trata de produzir, eu nao disse que sou contra a concessão para a iniciativa privada, afirmei que vejo nosso minério indo embora sem valor agregado, dá para fazer um projeto com muito investimento em pesquisa e instrução, agregando valor e gerando mais oportunidades e riquesas por aqui. Continuo entendo, que do jeito que está, poucos são os beneficiados .
Vlademir, o estado não produz riqueza, apenas deveria distribuir, mas faz isso muito ineficientemente.
Só alterarmos a constituição para sermos socialistas e estatizar a Vale, simples assim. Que tal começarmos com o Rei doando seu patrimônio real e virtual ao estado?
Vixe.
Vai trabalhar e melhorar a segurança que está acabando com o pais, ao invés de ficar enchendo o s@co.
Caro Henry. O comentário recado foi para o lula.
Correta a visão do analista. Intervenção branca em empresas particulares é ver go nho so. Quem deveria trabalhar é o Sr. que, pela sua posição, pouco faz para melhorar este paÃs. Minion.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Para bater na Vale, Lula rascunha uma doutrina econômica precária Voltar
Comente este texto