Mercado > Servidores pressionam governo e ameaçam greve para conseguir reajuste Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo Cândido de Oliveira Melo

    Essa desigualdade é absurda. O governo só está aprofundando essas desigualdades no serviço público federal. A prioridade em aumentos deveria ser para carreiras como a minha, professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que hoje têm salário inicial de R$ 10.481,64 quando possuem título de doutorado! São em média 10 anos de árdua formação em universidades de alto nível! Quem contribui mais para a sociedade? Um fiscal da Receita ou um professor de um Instituto Federal?

    Responda
    1. Matias Santos

      É lamentável ver a situação pela qual passa a educação e a ciência no Brasil. A desvalorização dos profissionais da área, assim como a falta de investimento e reconhecimento, impacta diretamente na qualidade do ensino e na produção científica do país. O governo atual se elegeu defendendo uma bandeira e, ao final, levantou outra. Falou em valorizar a educação e os educadores, mas valorizou os que majoritariamente votam em Bolsonaro. O sindicato é um puxadinho do PT que não pensa nos servidores.

    2. CAMILA ramalho rolim MARTINS

      não sou prof, sou aluna, nem conheço muito do assunto, mas concordo com vc, visto q profs que formam outros profissionais qualificados q virão a compor o mercado de trabalho e economia... sinto muito pela falta de reconhecimento.

  2. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Muitas vezes já pensei o quanto um tipo de dissídio baseado na inflação teria evitado de greves e transtornos. No serviço público, só existe reposição se houver greve ou ameaça de - sem, simplesmente não acontece.

    Responda
  3. Rodrigo Castro

    "Para entidades que representam esses profissionais, os valores ainda são insuficientes para suprir a defasagem salarial." Seria interessante abrir o debate sobre defasagem na comparação com o quê? Muitas dessas carreiras tem correspondentes na iniciativa privada, faz sentido que um "servidor" receba 2, 3x mais do que uma função correspondente, CLT? Especialmente em início de carreira, onde as distorções conseguem ser ainda maiores?

    Responda
    1. Matias Santos

      Muitos advogados da iniciativa privada ganham mais que defensores públicos. Médicos privados também têm salários superiores aos da carreira pública. Professores de escolas particulares costumam ganhar mais que os da rede pública. Não se pode generalizar, pois há, sim, carreiras muito bem remuneradas, como Auditores Fiscais e Judiciário, mas também há outras com salários muito baixos. A fartura não é realidade para todos os servidores públicos, principalmente carreiras da educação e outros.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.