Hélio Schwartsman > Onde foi parar a esquerda? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não importa de que lado você esteja, mas a única conclusão a que se pode chegar, quando se um artigo de Hélio Schwartsman, é que acabou se se ler um texto medÃocre.
A folha censura qualquer comentário meu contra o genocÃdio na Faixa de Gaza. Que vergonha.
"Não é por ser..."? Com esse comentário o articulista perdeu a sua humanidade, onde ela estaria então? Ora, aquilo não é guerra! Onde estão os combatentes do citado grupelho que nenhum deles aparece morto pelos soldados do rei David? Ou seria que eles se camuflam de crianças, mulheres e idosos às dezenas de milhares, na indústria da guerra, o neocolonialismo, com a indiferença da grande maioria dos governos ocidentais, mas não de Lula.
"Não é por ser..."? Com esse comentário o articulista perdeu a sua humanidade, onde ela estaria então? Ora, aquilo não é guerra! Onde estão os combatentes do citado grupelho que nenhum deles aparece morto pelos soldados do rei David? Ou seria que eles se camuflam de crianças, mulheres e idosos às dezenas de milhares, despedaçados pelas bombas, tiros nas cabeças na indústria da guerra, o neocolonialismo, com a indiferença da grande maioria dos governos ocidentais, mas não de Lula.
Na Venezuela...
O Autor parece ignorar que as denúncias de Lula têm o respaldo de multidões. O apoio do Hamas, obviamente, não contamina as verdades que ele disse. Quanto à contribuição sindical a que se refere, não tem nada a ver com o "imposto" antigo. Por fim, ver corporativismo em práticas de apoio ao sindicato é ignorar o seu papel na construção e preservação dos direitos sociais.
Não tenhamos ilusão. O único projeto tanto de esquerda quanto de direita se resume à ocupação do poder como fim e não como meio para melhorar a vida dos cidadãos. Uma polÃtica aqui outra acolá de melhorias pontuais e depois se você disso. Não há continuidade. Há apenas a acomodação.
E depois se vive disso...
O colunista pode ter razão em alguns pontos de sua crÃtica à s “esquerdas”. Mas o que ele , com seu poder de formador de opinião , o que efetivamente fez para defender essas pautas progressistas e humanistas?
Igual você Hélio votei no Lula por exclusão, mas estes conceitos de esquerda e direita estão completamente superados, só há interesses pessoais!
Os "autoproclamados progressistas" foram sequestrados pela pauta identitária, que votos não dá, mas arruma uma confusão danada com os nossos autoproclamados conservadores. E o pior, se não fosse Lula, Bolsonaro, apesar de tudo, ainda seria reeleito. Estamos ou não estamos no mato sem cachorro?
O sustentáculo eleitoral do Lula foi o eleitorado de menos de 2 salários mÃnimos e a região nordeste. Esse pessoal não é de 'esquerda' no sentido de pautas identitárias ou liberais, talvez até pelo contrário. Apenas lembra do aumento de renda com a valorização real do SM no seu primeiro reinado. Não é a toa que essa polÃtica é prioridade máxima do governo.
O que me dói é ler (e muito ouvir) que as pautas progressistas, universalistas e iluministas pertencem à esquerda. Nossa esquerda no Brasil é tão ou mais atrasada que a dos conservadores que hoje dominam o congresso. A esquerda está aÃ, atrasando o Brasil tanto quanto os pentecostais na polÃtica, mais atuante que nunca.
Hélio, há dois jornalistas intelectuais que não deixo de ler, principalmente ante de formar uma opinião sobre um tema polêmico: você e Reinaldo Azevedo. Dito isto, não deve ser nada fácil pra Lula governar com esse Congresso em sua maioria reacionário. As chantagens, você sabe bem, são muitas. Quanto ao Hamas, não vejo problema nenhum nos elogios do grupo terrorista ao Lula; há de se considerar muito mais os elogios dos defensores da causa palestina ao nosso presidente.
Excelente comentário.
A desonestidade do comentário sobre o Ha mas mostra o caráter do colunista, ou sua falta. Lula classificou o Ha mas como terro rista, mas HS tenta associa-lo a eles. Óbvia ainda a sua defesa disfarçada do genocÃdio corrente em Gaza. Só faltou coragem para expressar.
Hahahahah, não posso deixar de aquiescer com a percepção de sumiço, meu caro: esquerda tá fora de moda, com tanto ultraliberalismo mundo afora. Mai num foi só a zesquerda que sumiu, não: quedê um centro que preste? O PSDB envelheceu pessimamente; como diria o Cacaso, "virou direto vinagre". E uma direita civilizada, desceu do ônibus e não soube voltar pra casa? Tem uma massa argentária móvel, tem uma direita lôka pra valer, e meia-dúzia de BÃpedes que malemá dão quórum pra trocar a cafeteira.
No Brasil é complicado ser de esquerda.Agora, algumas coisas daria prá tentar avançar. A questão das Igrejas por exemplo. Se bem que inspirado em você Elio vou criar a Igreja populista bolivariana agroecológica. Assim pago menos imposto e quem sabe salvo a esquerda da extinção.
Foi olhar o genocidio em Gaza que vc busca desviar a atencao.
Perfeito, Hélio. "Captei a mensagem, mestre", como dizia a personagem do prof. Chico Anisio. Você, com esta crÃtica assim tão "atroz", pretende demonstrar para os terraplanistas que o gov. Lula não é nada de esquerda. Muito bem pensado.
"Façam o que eu falo mas não façam o que falo " H. S.
Paulo Jr., eu sequer consigo achar que você consiga se achar um gênio. Dito isso, repito: você é parte da geleia geral; o jornalismo da Folha também. Há aqueles que lêem e (por não serem geleias reacionárias, por serem capazes de depuração crÃtica e conhecedores de repertórios vários) sentem-se na obrigação de questionar o jornal eco. Porque de fato se trata de um jornal eco.
Qualquer um até com QI de ostra,sabe que nao há o fazer com um congresso e um impressa como esta.
Entramos na segunda guerra ao lado dos aliados e recebemos elogios de W. Churchill, um ra-cista eugenista de carteirinha. Seria o caso de uma crise de consciência?
Mancharia a biografia se recebesse elogios do colunista tambem!!!!!
Mancharia a biografia se recebesse elogio de bibi. Quanto à bancada de esquerda, só o cinismo não vê q a ênfase na pauta econômica impôs negociações com perdas em outras pautas. O articulista fica confuso quando a oposição vota pela aprovação de pautas do governo?
Hélio voltou cheio de gás das férias. Tá arrumando cada confusão... Resolveu brigar com a 'esquerda' hoje, qualquer uma, a que estiver disponÃvel... Apelou até para o fake argumento do aplauso do Hammas. O que Lula poderia fazer? Segurar a mão dos caras? São uns caras 'brabo'! kk Hélio não se pergunta aqui, mas deveria: Como o Hammas tem voz legÃtima para aplaudir, senão pela crueldade da ação do Nethanyahu?
É a tática de sempre criar polêmica. Mistura coisas diversas como ser de esquerda é apoiar que condenada por assassinar a mãe saia da prisão no dia das mães. O L. Se consolida como lÃder da esquerda ao falar sobre o gen ocÃdio de direita, os de ontem semelhantes aos de hoje. Nenhum problema o autor ser parte do povo escolhido, porém é crimin oso que tenha tanta desumanidade num " filósofo "
O governo precisa de um mÃnimo de deputado para não sofrer impedimento. Não tem esse mÃnimo. Mas haveria impedimento? Já tivemos. Inclusive com a ajuda do seu jornal. Faça as contas da base na câmara antes de dizer o que o governo pode escolher...
Mas o PT comete o erro histórico de não investir em campanhas para o legislativo. Sou doido e ouço as propagandas do TRE. Lembro que em 1990 o Partido só fazia campanha para os governos estaduais no rádio e na televisão. A longo prazo chegou a conta.
Muito interessante o artigo. Descobri que, das 7 pautas citadas sou de direita em 3, de esquerda em 3, e não tenho opinião sobre o apaziguamento em relação aos militares. Fiquei contente, porque o que eu menos gosto nos meus conhecidos radicais (dos 2 lados), é que seguem os dogmas que caracterizam seus posicionamentos sem jamais tentar considerar que podem estar errados.
Paulo Jr., eu sequer consigo achar que você consiga se achar um gênio. Dito isso, repito: você é parte da geleia geral; o jornalismo da Folha também. Há aqueles que leem e (por não serem geleias reacionárias, por serem capazes de depuração crÃtica e conhecedores de repertórios vários) sentem-se na obrigação de questionar o jornal eco. Porque de fato a Folha é um jornaleco.
Ôh Bráulio, além de mal educado, você se acha um gênio não é? Para começar, o que você faz por aqui, se acha a Folha tão ruim? Vai ler e assistir os blogs que só mostram o que você quer ver.
Resposta a uma resposta sua em outra postagem: "A Folha não é conservadora, Paulo? Você é que, identificado com ela, não se achando conservador (embora o seja) acredita que as posições de seus editores e dos maus-mandados que escrevem para eles são moderninhas. Não. Não são: é gente provinciana, subserviente ao rentismo e, usando a velha expressão, saudosa dos coxinhas (em quem identificam um possÃvel retorno na figura do bolsonarista TarcÃsio)."
Vaselina.
E você é o lúcido vasilina, que não vê um congresso ultraconservador, uma Folha reacionária. Na geleia geral brasileira, alguém tem de exercer a função de medula e osso. Certamente, você é a geleia.
Excelente comentário! Nao te intimide pelos extremistas aqui de esquerda e direita São a mesma coisa
Excelente para quem é defensor de genocÃdios e bozista enrustido.
Se gente como o colunista não houvesse demonizado tanto a esquerda e sido tão complacente com a ditadura no passado, talvez não houvesse quase metade da população ameaçando a democracia hoje e houvesse mais espaço para pautas progressistas. O colunista deveria se lembrar q escreve para um jornal q chamou a ditadura de ditabranda, entre outras complacências. Deveria agradecer à esquerda por salvar a democracia e enfiar em local adequado seu comentários sobre o Ha mas.
Marcelo, tu não tens sequer um argumento? Um qquer? Deve ser pq tua cabeça já tá enfiafa lá. Belo contorsionismo. Pq não vais passear num paÃs cristão da tua Terra plana, junto com teus amigos bozistas?
Tu podes enfiar junto teu comentário ridÃculo
Hélio S, o articulista es croto. De dentro de um jornal conservador,.o articulista, reacionário, crÃtica um governo progressista por não conseguir conduzir uma pauta progressista em um quadro polÃtico adverso e reacionário, bastante bancado pela imprensa reacionária da qual a Folha provinciana, tarcisista, é representante ao lado do estadão.
Você se acha um gênio não é? Para começar, o que você faz por aqui, se considera a Folha tão ruim? Vai ler e assistir os blogs que só mostram o que você quer ver. Ter uma opinião fora da polarização insana é muito melhor do que cair em um truque tão rudimentar, criado e alimentado pelos dois lados.
A Folha não é conservadora, Paulo? Você é que, identificado com ela, não se achando conservador (embora o seja) acredita que as posições de seus editores e dos maus-mandados que escrevem para eles são moderninhas. Não. Não são: é gente provinciana, subserviente ao rentismo e, usando a velha expressão, saudosa dos coxinhas (em quem identificam um possÃvel retorno na figura do bolsonarista TarcÃsio).
A Folha, definitivamente não é um jornal conservador, o que não é defeito nem virtude. O Estadão é conservador, o que também não é defeito nem virtude. Negar coisas tão simples me fazem pensar que o colega leitor talvez devesse procurar blogs dedicados a difundir propaganda partidária, sem a qualidade dos órgão de imprensa citados. Acho que ficaria mais feliz.
O problema não é a esquerda, é o Lula, que nunca foi esquerda. Até o Bolsonaro formou um ministério com elementos mais ativos, engajados num projeto, certo ou errado, mas um projeto de paÃs. O Lula continua o mesmo de sempre. Engraçado um sujeito inteligente e antenado como o Helio, estranhar, só porque votou nele.
As redes fisgaram a esquerda. Se ela permanecer enredada e deixar de ser esperança de transformação para a legião de despossuÃdos, será o fim dela. Sobrará a extrema-direita fascista, que se sabe o que pretende.
Que redes?
Não dá para entender... A Folha nunca foi progressista e agora cobra isso do governo? E o famigerado Centrão que vocês apoiam está aà para brecar quaisquer ação mais avançada.
Tu estás certo Hélio, mas faltou dizer que se Lula bater de frente com o centrão, não chega ao final do mandato. Hoje quem manda no paÃs são os evangélicos, e isso significa retrocesso.
Por favor, não confunda progressista com esquerdista, senão não gente vai pular para a direita.
Não há espaço Hélio. Você sabe disso. A imprensa também tem faltado, não tem contribuÃdo. Ou estou equivocado?
Está.
com esse congresso que temos fica bem difÃcil aprovar pautas progressistas. Isso sem falar na oposição, que cada hora arruma uma cloroquina nova pra manter seu gado fiel e no cio, impedindo o debate de problemas reais
claro, tanto que ninguém está pedindo impeachment deles, nem golpe ou coisa do tipo. Essa é a diferença da centro-esquerda democrática e dos extremistas da direita
Prezado, já te ocorreu que esse congresso, majoritariamente conservador, foi democraticamente eleito? Respeitar a vontade da maioria, por mais que discordemos dela, é um dever de todos nós.
Está falando bobagens como nunca antes! Luiz Idoso da Silva em sua pior versão. Poderia estar Simone, Zema ou outro gestor trazendo o paÃs para a modernidade, infelizmente ou esperaremos até 2026 ou o Congresso terá que empossar Alckmin.
Pois é Hélio, a realidade dói, ainda mais na esquerda que sonha ser moralmente superior.
Hélio aponta o Congresso como um problema, mas não revela em quem votou para Deputado e Senador. Estes podem fazer muito mais diferença que o Lula, pois estão no Congresso. Os eleitos por Hélio militam pela liberdade que apregoa? Acho que não... Outra coisa, raramente vi alguém falar com tanta veemência pela descriminalização das drogas. Aqui diz que isto é pauta da esquerda... Esta abdução a que ele se refere acabou passando na casa dele também, né? kk.
Luiz Carlos, o Hélio voltou cheio de gás das férias. Tá arrumando cada confusão... Resolveu brigar com a 'esquerda' hoje, qualquer uma, a que estiver disponÃvel... Apelou até para o fake argumento do aplauso do Hammas. O que Lula poderia fazer? Segurar a mão dos caras? São uns caras 'brabo'! kk Hélio não se pergunta aqui, mas deveria: Como o Hammas tem voz legÃtima para aplaudir, senão pela crueldade da ação do Nethanyahu?
Quando fiz o segundo grau, Hélio era apenas um gás. Como pode ter virado jornalista? Será verdade ou será mentira...
Como apresentar pautas progressistas para um congresso conservador e eleito a peso de ouro? Acorda Hélio...Você entraria numa toca para dar comida aos leões? Deixe de fingir que é ingênuo.
Então que o Lula renuncie, ué… viver é fazer o que não acredita.
Tenha dó Hélio. Vc é intelectualmente desonesto. Capricha em uma argumentação furada, embora pretensamente de esquerda, coisa que você não é, apenas para concluir com sua lamentável defesa do genocÃdio em Gaza.
Não sabia disso. Se o fez perdeu toda credibilidade. Vade retro...
No que respeita aos militares, Lula sempre foi assim: acredita ainda que pode cooptá-los com verbas e privilégios. Eles aceitam e continuam a detestá-lo. Nunca acreditei no pretenso esquerdismo de Lula. Ele é populista, paternalista e estatizante; disto para a esquerda democrática há uma distância gigantesca. E voltou para este mandato ainda pior: narcisista, centralizador e megalomanÃaco. Mesmo assim, é muito melhor do que o Golpista.
Zema fala tanta bobagens quanto Lula e não acredito nada em seus poderes de gestor. Que o diga a dÃvida de Minas Gerais, cuja renegociação junto ao Governo Federal ele tem delegado ao Vice-Governador só para dissimular o problema. É outro que não faz nada mais do que acentuar a polarização.
Â… e falando bobagens como nunca antes! Luiz Idoso da Silva em sua pior versão. Poderia estar Simone ou Zema ou outro gestor trazendo o paÃs para a modernidade, infelizmente ou esperaremos até 2026 ou o Congresso terá que empossar Alckmin.
1 - O projeto do PT e do Lula é se eleger, só isso. 2 - Não teve golpe nenhum, no sentido do termo - uma tentativa de tomar o poder com uso de força do Estado, como foi 64. Não teve tropa, morto, exilado. Foi uma baderna incitada por Bolsonaro e gente sem nÃvel. 3 - Essa pataquada de golpe acoberta o problema real, gastar direito os impostos cobrados e dar perspectiva. Não se reforma a administração e a corrupção corre solta. Isso é PT.
Está escrevendo da Papuda ou está com tornozeleira eletrônica?
Veedade. Não há nada de "esquerda" nesse governo petista. É mais centrão do que o centrão.
Em primeiro lugar, na grande maioria dos casos, graças a Deus. Em segundo, o PT nunca foi progressista. O progressismo sempre foi apenas um disfarce pro seu corporativismo. É um agrupamento parasita cujo único objetivo é aumentar o Estado para melhor saquear. P. S. Patético ver Lula e o PT como defensores da institucionalidade. Só ps metodos mudam, o apreço a democracia é tão grande quanto o de Bolsonaro
total verdade.
A ordem dos jornalistas da grande mÃdia é escrever qualquer coisa para bater no atual governo. Até achar os ETs, que sequestraram as ideologias da esquerda ...kkkk Agora vão criar quais narrativas sobre a ida de Lula ao Caribe? Afff...
Não está conseguindo fazer o trabalho no Congresso. É polÃtico e faz o que consegue com o que tem disponÃvel. Dentro do governo pelo menos tem batido no juro alto (reduziu a briga por pressão do Congresso, imagino), focado em paz contra indústria armamentista, e muito mais alinhado a China do que ao Ocidente. Ele é mais centro do que esquerda, que só quer direitos sem responsabilidades. Acho que vai indo bem com personalidade própria, mas não está ótimo, peca na governança.
O problema é que tanto a esquerda como a direita brasileira primam pela estultice. A esquerda segue os delÃrios de um senhor, que somente faz ações que inflam seu ego e seu desejo de entrar para a história. A direita adora um capitão tosco, sem planos e, pior, adora o passado terrÃvel. Daà temos um paÃs de terceiro mundo, achando que tem algum significado no contexto mundial. Em resumo, estamos definitivamente lascados.
Então quer dizer que você votou em Lula e pensa que isso é uma espécie de salvoconduto contra os nossos xingamentos? Pois Pode tirar o cavalo da chuva, Professor, porque não apenas xingamentos mas critica, oposição, contradição, tudo isso vai chover aqui. Sente-se Respire et Relaxe!
Que comentário infeliz ao dizer que a esquerda perde porque foi elogiada pelo Hamas, à esquerda pediu apoio do grupo terrorista? O mais é só ver o Congresso que temos hoje.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Onde foi parar a esquerda? Voltar
Comente este texto