Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BRAULIO S ALVES FERNAN

    N√£o importa de que lado voc√™ esteja, mas a √ļnica conclus√£o a que se pode chegar, quando se um artigo de H√©lio Schwartsman, √© que acabou se se ler um texto med√≠ocre.

    Responda
  2. Mozart Cabral

    A folha censura qualquer comentário meu contra o genocídio na Faixa de Gaza. Que vergonha.

    Responda
  3. Mozart Cabral

    "N√£o √© por ser..."? Com esse coment√°rio o articulista perdeu a sua humanidade, onde ela estaria ent√£o? Ora, aquilo n√£o √© guerra! Onde est√£o os combatentes do citado grupelho que nenhum deles aparece morto pelos soldados do rei David? Ou seria que eles se camuflam de crian√ßas, mulheres e idosos √†s dezenas de milhares, na ind√ļstria da guerra, o neocolonialismo, com a indiferen√ßa da grande maioria dos governos ocidentais, mas n√£o de Lula.

    Responda
  4. Mozart Cabral

    "N√£o √© por ser..."? Com esse coment√°rio o articulista perdeu a sua humanidade, onde ela estaria ent√£o? Ora, aquilo n√£o √© guerra! Onde est√£o os combatentes do citado grupelho que nenhum deles aparece morto pelos soldados do rei David? Ou seria que eles se camuflam de crian√ßas, mulheres e idosos √†s dezenas de milhares, despeda√ßados pelas bombas, tiros nas cabe√ßas na ind√ļstria da guerra, o neocolonialismo, com a indiferen√ßa da grande maioria dos governos ocidentais, mas n√£o de Lula.

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    Na Venezuela...

    Responda
  6. marcio tulio viana

    O Autor parece ignorar que as den√ļncias de Lula t√™m o respaldo de multid√Ķes. O apoio do Hamas, obviamente, n√£o contamina as verdades que ele disse. Quanto √† contribui√ß√£o sindical a que se refere, n√£o tem nada a ver com o "imposto" antigo. Por fim, ver corporativismo em pr√°ticas de apoio ao sindicato √© ignorar o seu papel na constru√ß√£o e preserva√ß√£o dos direitos sociais.

    Responda
  7. ANTONIO CZAS

    N√£o tenhamos ilus√£o. O √ļnico projeto tanto de esquerda quanto de direita se resume √† ocupa√ß√£o do poder como fim e n√£o como meio para melhorar a vida dos cidad√£os. Uma pol√≠tica aqui outra acol√° de melhorias pontuais e depois se voc√™ disso. N√£o h√° continuidade. H√° apenas a acomoda√ß√£o.

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      E depois se vive disso...

  8. josé SOARES

    O colunista pode ter raz√£o em alguns pontos de sua cr√≠tica √†s ¬ďesquerdas¬Ē. Mas o que ele , com seu poder de formador de opini√£o , o que efetivamente fez para defender essas pautas progressistas e humanistas?

    Responda
  9. Orasil coelho pina

    Igual você Hélio votei no Lula por exclusão, mas estes conceitos de esquerda e direita estão completamente superados, só há interesses pessoais!

    Responda
  10. Nilton Silva

    Os "autoproclamados progressistas" foram sequestrados pela pauta identit√°ria, que votos n√£o d√°, mas arruma uma confus√£o danada com os nossos autoproclamados conservadores. E o pior, se n√£o fosse Lula, Bolsonaro, apesar de tudo, ainda seria reeleito. Estamos ou n√£o estamos no mato sem cachorro?

    Responda
  11. José Cardoso

    O sustentáculo eleitoral do Lula foi o eleitorado de menos de 2 salários mínimos e a região nordeste. Esse pessoal não é de 'esquerda' no sentido de pautas identitárias ou liberais, talvez até pelo contrário. Apenas lembra do aumento de renda com a valorização real do SM no seu primeiro reinado. Não é a toa que essa política é prioridade máxima do governo.

    Responda
  12. ELDES JOSE MATTIUZZO JR

    O que me dói é ler (e muito ouvir) que as pautas progressistas, universalistas e iluministas pertencem à esquerda. Nossa esquerda no Brasil é tão ou mais atrasada que a dos conservadores que hoje dominam o congresso. A esquerda está aí, atrasando o Brasil tanto quanto os pentecostais na política, mais atuante que nunca.

    Responda
  13. zenio ferrreira eisenlohr

    Hélio, há dois jornalistas intelectuais que não deixo de ler, principalmente ante de formar uma opinião sobre um tema polêmico: você e Reinaldo Azevedo. Dito isto, não deve ser nada fácil pra Lula governar com esse Congresso em sua maioria reacionário. As chantagens, você sabe bem, são muitas. Quanto ao Hamas, não vejo problema nenhum nos elogios do grupo terrorista ao Lula; há de se considerar muito mais os elogios dos defensores da causa palestina ao nosso presidente.

    Responda
  14. Marco A Moreira

    Excelente coment√°rio.

    Responda
  15. Ricardo Knudsen

    A desonestidade do coment√°rio sobre o Ha mas mostra o car√°ter do colunista, ou sua falta. Lula classificou o Ha mas como terro rista, mas HS tenta associa-lo a eles. √ďbvia ainda a sua defesa disfar√ßada do genoc√≠dio corrente em Gaza. S√≥ faltou coragem para expressar.

    Responda
  16. Marcos Benassi

    Hahahahah, n√£o posso deixar de aquiescer com a percep√ß√£o de sumi√ßo, meu caro: esquerda t√° fora de moda, com tanto ultraliberalismo mundo afora. Mai num foi s√≥ a zesquerda que sumiu, n√£o: qued√™ um centro que preste? O PSDB envelheceu pessimamente; como diria o Cacaso, "virou direto vinagre". E uma direita civilizada, desceu do √īnibus e n√£o soube voltar pra casa? Tem uma massa argent√°ria m√≥vel, tem uma direita l√īka pra valer, e meia-d√ļzia de B√≠pedes que malem√° d√£o qu√≥rum pra trocar a cafeteira.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      No Brasil é complicado ser de esquerda.Agora, algumas coisas daria prá tentar avançar. A questão das Igrejas por exemplo. Se bem que inspirado em você Elio vou criar a Igreja populista bolivariana agroecológica. Assim pago menos imposto e quem sabe salvo a esquerda da extinção.

  17. Robson J Oliveira

    Foi olhar o genocidio em Gaza que vc busca desviar a atencao.

    Responda
  18. frederico alexandre Hecker

    Perfeito, Hélio. "Captei a mensagem, mestre", como dizia a personagem do prof. Chico Anisio. Você, com esta crítica assim tão "atroz", pretende demonstrar para os terraplanistas que o gov. Lula não é nada de esquerda. Muito bem pensado.

    Responda
  19. Robson J Oliveira

    "Façam o que eu falo mas não façam o que falo " H. S.

    Responda
  20. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Paulo Jr., eu sequer consigo achar que você consiga se achar um gênio. Dito isso, repito: você é parte da geleia geral; o jornalismo da Folha também. Há aqueles que lêem e (por não serem geleias reacionárias, por serem capazes de depuração crítica e conhecedores de repertórios vários) sentem-se na obrigação de questionar o jornal eco. Porque de fato se trata de um jornal eco.

    Responda
  21. Robson J Oliveira

    Qualquer um até com QI de ostra,sabe que nao há o fazer com um congresso e um impressa como esta.

    Responda
  22. paulo werner

    Entramos na segunda guerra ao lado dos aliados e recebemos elogios de W. Churchill, um ra-cista eugenista de carteirinha. Seria o caso de uma crise de consciência?

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      Mancharia a biografia se recebesse elogios do colunista tambem!!!!!

  23. paulo werner

    Mancharia a biografia se recebesse elogio de bibi. Quanto √† bancada de esquerda, s√≥ o cinismo n√£o v√™ q a √™nfase na pauta econ√īmica imp√īs negocia√ß√Ķes com perdas em outras pautas. O articulista fica confuso quando a oposi√ß√£o vota pela aprova√ß√£o de pautas do governo?

    Responda
  24. José Ricardo Braga

    Hélio voltou cheio de gás das férias. Tá arrumando cada confusão... Resolveu brigar com a 'esquerda' hoje, qualquer uma, a que estiver disponível... Apelou até para o fake argumento do aplauso do Hammas. O que Lula poderia fazer? Segurar a mão dos caras? São uns caras 'brabo'! kk Hélio não se pergunta aqui, mas deveria: Como o Hammas tem voz legítima para aplaudir, senão pela crueldade da ação do Nethanyahu?

    Responda
    1. antonio brito

      √Č a t√°tica de sempre criar pol√™mica. Mistura coisas diversas como ser de esquerda √© apoiar que condenada por assassinar a m√£e saia da pris√£o no dia das m√£es. O L. Se consolida como l√≠der da esquerda ao falar sobre o gen oc√≠dio de direita, os de ontem semelhantes aos de hoje. Nenhum problema o autor ser parte do povo escolhido, por√©m √© crimin oso que tenha tanta desumanidade num " fil√≥sofo "

  25. Sergio Moraes

    O governo precisa de um m√≠nimo de deputado para n√£o sofrer impedimento. N√£o tem esse m√≠nimo. Mas haveria impedimento? J√° tivemos. Inclusive com a ajuda do seu jornal. Fa√ßa as contas da base na c√Ęmara antes de dizer o que o governo pode escolher...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mas o PT comete o erro histórico de não investir em campanhas para o legislativo. Sou doido e ouço as propagandas do TRE. Lembro que em 1990 o Partido só fazia campanha para os governos estaduais no rádio e na televisão. A longo prazo chegou a conta.

  26. Paulo Jr

    Muito interessante o artigo. Descobri que, das 7 pautas citadas sou de direita em 3, de esquerda em 3, e não tenho opinião sobre o apaziguamento em relação aos militares. Fiquei contente, porque o que eu menos gosto nos meus conhecidos radicais (dos 2 lados), é que seguem os dogmas que caracterizam seus posicionamentos sem jamais tentar considerar que podem estar errados.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Paulo Jr., eu sequer consigo achar que você consiga se achar um gênio. Dito isso, repito: você é parte da geleia geral; o jornalismo da Folha também. Há aqueles que leem e (por não serem geleias reacionárias, por serem capazes de depuração crítica e conhecedores de repertórios vários) sentem-se na obrigação de questionar o jornal eco. Porque de fato a Folha é um jornaleco.

    2. Paulo Jr

      √Ēh Br√°ulio, al√©m de mal educado, voc√™ se acha um g√™nio n√£o √©? Para come√ßar, o que voc√™ faz por aqui, se acha a Folha t√£o ruim? Vai ler e assistir os blogs que s√≥ mostram o que voc√™ quer ver.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Resposta a uma resposta sua em outra postagem: "A Folha n√£o √© conservadora, Paulo? Voc√™ √© que, identificado com ela, n√£o se achando conservador (embora o seja) acredita que as posi√ß√Ķes de seus editores e dos maus-mandados que escrevem para eles s√£o moderninhas. N√£o. N√£o s√£o: √© gente provinciana, subserviente ao rentismo e, usando a velha express√£o, saudosa dos coxinhas (em quem identificam um poss√≠vel retorno na figura do bolsonarista Tarc√≠sio)."

    4. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Vaselina.

    5. BRAULIO S ALVES FERNAN

      E voc√™ √© o l√ļcido vasilina, que n√£o v√™ um congresso ultraconservador, uma Folha reacion√°ria. Na geleia geral brasileira, algu√©m tem de exercer a fun√ß√£o de medula e osso. Certamente, voc√™ √© a geleia.

  27. Marcelo Moraes Victor

    Excelente coment√°rio! Nao te intimide pelos extremistas aqui de esquerda e direita S√£o a mesma coisa

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Excelente para quem é defensor de genocídios e bozista enrustido.

  28. Ricardo Knudsen

    Se gente como o colunista não houvesse demonizado tanto a esquerda e sido tão complacente com a ditadura no passado, talvez não houvesse quase metade da população ameaçando a democracia hoje e houvesse mais espaço para pautas progressistas. O colunista deveria se lembrar q escreve para um jornal q chamou a ditadura de ditabranda, entre outras complacências. Deveria agradecer à esquerda por salvar a democracia e enfiar em local adequado seu comentários sobre o Ha mas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Marcelo, tu não tens sequer um argumento? Um qquer? Deve ser pq tua cabeça já tá enfiafa lá. Belo contorsionismo. Pq não vais passear num país cristão da tua Terra plana, junto com teus amigos bozistas?

    2. Marcelo Moraes Victor

      Tu podes enfiar junto teu comentário ridículo

  29. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Hélio S, o articulista es croto. De dentro de um jornal conservador,.o articulista, reacionário, crítica um governo progressista por não conseguir conduzir uma pauta progressista em um quadro político adverso e reacionário, bastante bancado pela imprensa reacionária da qual a Folha provinciana, tarcisista, é representante ao lado do estadão.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Você se acha um gênio não é? Para começar, o que você faz por aqui, se considera a Folha tão ruim? Vai ler e assistir os blogs que só mostram o que você quer ver. Ter uma opinião fora da polarização insana é muito melhor do que cair em um truque tão rudimentar, criado e alimentado pelos dois lados.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      A Folha n√£o √© conservadora, Paulo? Voc√™ √© que, identificado com ela, n√£o se achando conservador (embora o seja) acredita que as posi√ß√Ķes de seus editores e dos maus-mandados que escrevem para eles s√£o moderninhas. N√£o. N√£o s√£o: √© gente provinciana, subserviente ao rentismo e, usando a velha express√£o, saudosa dos coxinhas (em quem identificam um poss√≠vel retorno na figura do bolsonarista Tarc√≠sio).

    3. Paulo Jr

      A Folha, definitivamente não é um jornal conservador, o que não é defeito nem virtude. O Estadão é conservador, o que também não é defeito nem virtude. Negar coisas tão simples me fazem pensar que o colega leitor talvez devesse procurar blogs dedicados a difundir propaganda partidária, sem a qualidade dos órgão de imprensa citados. Acho que ficaria mais feliz.

  30. Jose Renato Monteiro

    O problema não é a esquerda, é o Lula, que nunca foi esquerda. Até o Bolsonaro formou um ministério com elementos mais ativos, engajados num projeto, certo ou errado, mas um projeto de país. O Lula continua o mesmo de sempre. Engraçado um sujeito inteligente e antenado como o Helio, estranhar, só porque votou nele.

    Responda
  31. José Felipe Ledur

    As redes fisgaram a esquerda. Se ela permanecer enredada e deixar de ser esperança de transformação para a legião de despossuídos, será o fim dela. Sobrará a extrema-direita fascista, que se sabe o que pretende.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Que redes?

  32. Petr√īnio Alves Corr√™a Filho

    Não dá para entender... A Folha nunca foi progressista e agora cobra isso do governo? E o famigerado Centrão que vocês apoiam está aí para brecar quaisquer ação mais avançada.

    Responda
  33. francisco xavier de azaredo neto

    Tu estás certo Hélio, mas faltou dizer que se Lula bater de frente com o centrão, não chega ao final do mandato. Hoje quem manda no país são os evangélicos, e isso significa retrocesso.

    Responda
  34. Celso Augusto Coccaro Filho

    Por favor, n√£o confunda progressista com esquerdista, sen√£o n√£o gente vai pular para a direita.

    Responda
  35. ODORICO TOMASONI

    Não há espaço Hélio. Você sabe disso. A imprensa também tem faltado, não tem contribuído. Ou estou equivocado?

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Est√°.

  36. Felipe José Fernandes Macedo

    com esse congresso que temos fica bem difícil aprovar pautas progressistas. Isso sem falar na oposição, que cada hora arruma uma cloroquina nova pra manter seu gado fiel e no cio, impedindo o debate de problemas reais

    Responda
    1. Felipe José Fernandes Macedo

      claro, tanto que ninguém está pedindo impeachment deles, nem golpe ou coisa do tipo. Essa é a diferença da centro-esquerda democrática e dos extremistas da direita

    2. Paulo Jr

      Prezado, já te ocorreu que esse congresso, majoritariamente conservador, foi democraticamente eleito? Respeitar a vontade da maioria, por mais que discordemos dela, é um dever de todos nós.

  37. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Está falando bobagens como nunca antes! Luiz Idoso da Silva em sua pior versão. Poderia estar Simone, Zema ou outro gestor trazendo o país para a modernidade, infelizmente ou esperaremos até 2026 ou o Congresso terá que empossar Alckmin.

    Responda
  38. MARCIO OLIVEIRA

    Pois é Hélio, a realidade dói, ainda mais na esquerda que sonha ser moralmente superior.

    Responda
  39. José Ricardo Braga

    Hélio aponta o Congresso como um problema, mas não revela em quem votou para Deputado e Senador. Estes podem fazer muito mais diferença que o Lula, pois estão no Congresso. Os eleitos por Hélio militam pela liberdade que apregoa? Acho que não... Outra coisa, raramente vi alguém falar com tanta veemência pela descriminalização das drogas. Aqui diz que isto é pauta da esquerda... Esta abdução a que ele se refere acabou passando na casa dele também, né? kk.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Luiz Carlos, o Hélio voltou cheio de gás das férias. Tá arrumando cada confusão... Resolveu brigar com a 'esquerda' hoje, qualquer uma, a que estiver disponível... Apelou até para o fake argumento do aplauso do Hammas. O que Lula poderia fazer? Segurar a mão dos caras? São uns caras 'brabo'! kk Hélio não se pergunta aqui, mas deveria: Como o Hammas tem voz legítima para aplaudir, senão pela crueldade da ação do Nethanyahu?

    2. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Quando fiz o segundo grau, Hélio era apenas um gás. Como pode ter virado jornalista? Será verdade ou será mentira...

  40. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Como apresentar pautas progressistas para um congresso conservador e eleito a peso de ouro? Acorda H√©lio...Voc√™ entraria numa toca para dar comida aos le√Ķes? Deixe de fingir que √© ing√™nuo.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Então que o Lula renuncie, ué… viver é fazer o que não acredita.

  41. Edimilson Volpe

    Tenha dó Hélio. Vc é intelectualmente desonesto. Capricha em uma argumentação furada, embora pretensamente de esquerda, coisa que você não é, apenas para concluir com sua lamentável defesa do genocídio em Gaza.

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      N√£o sabia disso. Se o fez perdeu toda credibilidade. Vade retro...

  42. Hernandez Piras

    No que respeita aos militares, Lula sempre foi assim: acredita ainda que pode coopt√°-los com verbas e privil√©gios. Eles aceitam e continuam a detest√°-lo. Nunca acreditei no pretenso esquerdismo de Lula. Ele √© populista, paternalista e estatizante; disto para a esquerda democr√°tica h√° uma dist√Ęncia gigantesca. E voltou para este mandato ainda pior: narcisista, centralizador e megaloman√≠aco. Mesmo assim, √© muito melhor do que o Golpista.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Zema fala tanta bobagens quanto Lula e n√£o acredito nada em seus poderes de gestor. Que o diga a d√≠vida de Minas Gerais, cuja renegocia√ß√£o junto ao Governo Federal ele tem delegado ao Vice-Governador s√≥ para dissimular o problema. √Č outro que n√£o faz nada mais do que acentuar a polariza√ß√£o.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      … e falando bobagens como nunca antes! Luiz Idoso da Silva em sua pior versão. Poderia estar Simone ou Zema ou outro gestor trazendo o país para a modernidade, infelizmente ou esperaremos até 2026 ou o Congresso terá que empossar Alckmin.

  43. MARCIO Gionco

    1 - O projeto do PT e do Lula é se eleger, só isso. 2 - Não teve golpe nenhum, no sentido do termo - uma tentativa de tomar o poder com uso de força do Estado, como foi 64. Não teve tropa, morto, exilado. Foi uma baderna incitada por Bolsonaro e gente sem nível. 3 - Essa pataquada de golpe acoberta o problema real, gastar direito os impostos cobrados e dar perspectiva. Não se reforma a administração e a corrupção corre solta. Isso é PT.

    Responda
    1. Neucir Valentim

      Est√° escrevendo da Papuda ou est√° com tornozeleira eletr√īnica?

  44. Marcus Machado

    Veedade. N√£o h√° nada de "esquerda" nesse governo petista. √Č mais centr√£o do que o centr√£o.

    Responda
  45. Pedro Luis S C Rodrigues

    Em primeiro lugar, na grande maioria dos casos, gra√ßas a Deus. Em segundo, o PT nunca foi progressista. O progressismo sempre foi apenas um disfarce pro seu corporativismo. √Č um agrupamento parasita cujo √ļnico objetivo √© aumentar o Estado para melhor saquear. P. S. Pat√©tico ver Lula e o PT como defensores da institucionalidade. S√≥ ps metodos mudam, o apre√ßo a democracia √© t√£o grande quanto o de Bolsonaro

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      total verdade.

  46. Waldir Roque Maffei

    A ordem dos jornalistas da grande mídia é escrever qualquer coisa para bater no atual governo. Até achar os ETs, que sequestraram as ideologias da esquerda ...kkkk Agora vão criar quais narrativas sobre a ida de Lula ao Caribe? Afff...

    Responda
  47. Eduardo Giuliani

    N√£o est√° conseguindo fazer o trabalho no Congresso. √Č pol√≠tico e faz o que consegue com o que tem dispon√≠vel. Dentro do governo pelo menos tem batido no juro alto (reduziu a briga por press√£o do Congresso, imagino), focado em paz contra ind√ļstria armamentista, e muito mais alinhado a China do que ao Ocidente. Ele √© mais centro do que esquerda, que s√≥ quer direitos sem responsabilidades. Acho que vai indo bem com personalidade pr√≥pria, mas n√£o est√° √≥timo, peca na governan√ßa.

    Responda
  48. Nilo Mismetti

    O problema √© que tanto a esquerda como a direita brasileira primam pela estultice. A esquerda segue os del√≠rios de um senhor, que somente faz a√ß√Ķes que inflam seu ego e seu desejo de entrar para a hist√≥ria. A direita adora um capit√£o tosco, sem planos e, pior, adora o passado terr√≠vel. Da√≠ temos um pa√≠s de terceiro mundo, achando que tem algum significado no contexto mundial. Em resumo, estamos definitivamente lascados.

    Responda
  49. bruno silva

    Então quer dizer que você votou em Lula e pensa que isso é uma espécie de salvoconduto contra os nossos xingamentos? Pois Pode tirar o cavalo da chuva, Professor, porque não apenas xingamentos mas critica, oposição, contradição, tudo isso vai chover aqui. Sente-se Respire et Relaxe!

    Responda
  50. Neucir Valentim

    Que comentário infeliz ao dizer que a esquerda perde porque foi elogiada pelo Hamas, à esquerda pediu apoio do grupo terrorista? O mais é só ver o Congresso que temos hoje.

    Responda