Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mykel Alexander Santos Gomes

    O que chamam Holocausto foi morte em campos de concentração por perda de infra estrutura na guerra, e não campos de extermínio. Nem um documento de extermínio, restos mortais que correspondam a narrativa, ou logística e estrutura material para isso. Resultado, os principais estudiosos se limitam a dizer que os alemães desapareceram com todas as provas!!!!. Em Gaza o bombardeio é ao vivo, os corpos mutilados imediatamente expostos, ao vivo. Essa é a diferença!

    Responda
  2. Alberto A Neto

    "Os ataques, a destruição e a morte em Gaza e no Líbano têm levado o Estado de Israel a transformar-se em Estado terrorista, recorrente em torturas e ataques à população civil, onde as vítimas são mulheres e crianças. Até quando continua essa política terrorista? Sabemos que a esmagadora maioria do povo de Israel está de acordo com a política de destruição e morte levada adiante pelo governo israelense, apoiado pelos EUA e com o silêncio da União Européia". (Adolfo Perez Esquivel, Nobel da Paz)

    Responda
  3. Leonilda Pereira Simoes

    O título Ele, não se refere diretamente à passeata feminista e de contrários à eleição do agora inelegível antes da votação que, infelizmente (para ser educada) o colocou no Planalto (que depois mandou a turba quebrar tudo). Usar essa expressão em outra situação é desagradável. Se tem uma pessoa que merece acima de tudo, é o rei das rachadinhas. Nada deve favorecê-lo. Ele, não! Seguramente, não.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Os milhares de civis crianças, mulheres, idosos mortos e mutilados, agradecem a ''consideração'' do mundo ''civilizado''. Os milhares palestinos famintos também agradecem à pesquisa sobre ''imagem positiva''; pois isso é imprescindível para interromper a fome, a mutilação e a matança. Muito obrigado pela informação, tão importante ao mundo civilizado.

    Responda
  5. Paulo da Silva batista

    Difícil reconhecer que Lula estava certo,claro que a comparação com holocausto e um exagero. Mas o genocídio tá aí pra quem não é cego .

    Responda
  6. João Neutzling Jr

    Hitler e seu regime nazista queriam expulsar os judeus da Europa durante a segunda guerra (1939-1945), que ficou foi para os campos de concentração onde morreram. O governo de israel está expulsando os palestinos de suas terras desde 1948, o que ocorre hoje é genocídio sim, mais de TRINTA MIL civis palestinos inocentes assassinados ! isto é o que ???

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Uma pessoa contrariou seu comentário de forma estranha. Dizer "não, infelizmente, não", para contradizer seu comentário pode dar a impressão de que infelizmente não se chegou a um projeto de matar de forma operacionalizada. Tomara que o governo de Is ra el pare com os ataques a civis palestinos e não cheguemos a algo pior. Apesar de que a fala de alguns ministros de Netanyahu denotam planos estruturados para se livrar do Hamas e de quem estiver no caminho.

    2. Cintia Klein

      Não, infelizmente não é verdade, João. Htr defendeu a morte de todos os j - estivessem eles na Alemanha ou em qualquer outro país, eles tinham que se esconder perante a ordem de extermínio a nível mundial.

  7. Max Morel

    Quer dizer, logo após o ataque terrorista de outubro o percentual que era contra o país atacado era de vinte e sete porcento! Vinte e sete por cento dos entrevistados achavam que o ataque criminoso e monstruoso contra os civis do país agredido tinha seu apoio. É de estarrecer!

    Responda
  8. Alberto Melis Bianconi

    Mais censura aqui.

    Responda
  9. Alberto Melis Bianconi

    Ok, bastante razoável. Aliás, concorda com muitos colunistas de política. É o custo que Israel está pagando para expandir seu território. Se for representativo do que acontece no mundo, mas o mundo não compra qualquer coisa para contradizer Lula, como fazem por aqui, avalio que seria barato para Netanyahu.

    Responda
  10. André pedrosa

    Não exagerou coisa nenhuma, a prova tá no ataque ao comboio de ajuda humanitaria, "isabel" era, virou párea mundial, não adianta a mídia tentar reverter a situação, a prova tá que quem os apoia são extremistas políticos e religiosos, racistas, admiradores nazifascistas.

    Responda
  11. André pedrosa

    Não exagerou coisa nenhuma, a prova tá no ataque ao comboio de ajuda humanitaria, "isabel" era, virou párea mundial, não adianta a mídia tentar reverter a situação.

    Responda
  12. Jane Medeiros

    Hoje pode-se afirmar que temos um PR que nos orgulha! Usou de sua liderança mundial para denunciar o ge-no-ci-dio cometido contra os palestinos, em especial, mulheres e crianças. A história vai cobrar o silêncio que países ocidentais se impuseram!

    Responda
    1. Max Morel

      Hoje pode-se afirmar que temos um PR que nos envergonha. Envergonha menos que o anterior, mas nos envergonha.

  13. Marcelo Martins

    Cessem o genocídio.

    Responda
  14. Jane Medeiros

    Lula não tem culpa nenhuma quanto a esta percepção negativa de Is-ra-el. Outros líderes mundiais já vão formando fileira com Lula nesta semana compartilhando da mesma opinião! Pior cego é o que não quer ver!

    Responda
  15. Marcelo Martins

    A imagem de Is ra el no mundo é a pior desde sua criação. E o g eno cídio contra os palestinos segue em curso. Lula Tem Razão.

    Responda
  16. Alexander Barbierato

    Estão detonando o atual mandatário por causa de uma fala totalmente infeliz. O Benjamin, 1º ministro da Terra Santa, esta fazendo uma limpeza étnica. Só Biden e seus asseclas não querem enxergar e os lunáticos evangélicos brasileiros. 2 milhoes de pessoas vagando sem rumo dentro de sua pequena terra, sem comida, agua, remédios, assistencia e olhando para o céu e orando para não receber um missil do tio sam

    Responda
    1. adenor Dias

      Discordo, a fala de Lula não foi infeliz, poderia ter sido evitada, como outros lideres evitaram, mas provavelmente pensa como Lula. Quem se comove com a história do holocausto, se comove também com a morte de 30 mil palestino! Afinal quem se diz cristão, está cansado de ouvir que somos filhos de um Deus único!

    2. Alberto Melis Bianconi

      Se é o caso de uma limpeza étnica, não vejo como a declaração de Lula seria infeliz.

    3. Marcelo Martins

      Corrija seu comentário, a gala de Lula rlé totalmente Feliz e isso corre pelo mundo, basta deixar de ler este folhetim e ler mídia séria

  17. Jose Aloísio Furlan

    Com todas as coisas ruins que vivemos no Brasil não pode tirar a sensibilidade e críticas de tudo que acontece no mundo. Faixa de Gaza e tudo que está acontecendo agora, está mais para “aniquilar” moradias e pessoas independente de idade e sexo. O mundo não pode calar.

    Responda
  18. JORGE CESAR BRUNO

    Qualquer apoio ao massacre do governo israelense aos famintos palestinos, ou é falta de humanidade ou compaixão!! Deveria rever suas leituras bíblicas, ou ...

    Responda
  19. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    A pesquisa é anterior ao episódio de ontem. Que tal outra depois?

    Responda
    1. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Desde ontem o nome é genocidio

  20. Graça Almeida

    Claro que is ra el di zi ma ino centes na Pa les tina, mas sabemos também que falar do assunto e se omitir das questões daqui é estratégia. Acha que não falar da situação caótica da saúde, morte dos yanomamis, segurança pública e outras mazelas vai deixá-lo isento, não vai aderir a sua imagem. Esse ciclo do populismo entre esses dois polos precisa acabar.

    Responda
    1. adenor Dias

      Se o Brasil não fizesse parte das nações unidas, nem precisaria comentar sobre a guerra Israel e Hamas, mas fazemos! Concordo com a comentarista que devemos cuidar primeiro dos nossos problemas, que são muitos, mas infelizmente com a tal globalização, estamos todos juntos e misturados.

    2. Graça Almeida

      Marcelo Martins. Equívoco seu. Nunca votei em B. Sempre votei no PT e nas duas última eleições para presidente mudei pra projeto de país e honestidade. Tirando as mazelas do Bolsonaro o governo tá muito ruim mesmo. Só não vê quem não quer.

    3. Graça Almeida

      Marcelo Martins. Equívoco seu. Nunca votei em B. Sempre votei no PT e nas duas última eleições para presidente mudei pra projeto de país e honestidade. Tirando as mazelas do Bolsonaro o governo tá muito ruim mesmo. Só não vê quem não quer.

    4. Marcelo Martins

      A situação foi criada pelo seu presidente golpista e o atual tenta resolver

  21. Alberto Melis Bianconi

    Fizerem a pesquisa entre os membros do STF? Porque o ministro André Mendonça, aquele terrivelmente evangélico. disse, do púlpito de um templo, que o governo brasileiro apoia o grupo terrorista. Busquem no canal de Endréa Gonçalves chamado última Hora no Youtube.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Seria difícil que o fosse Rinaldo. O Supremo não tem essa bola toda lá fora, mas pode apoiar um governo genocida, não é mesmo?

    2. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Ministro do supremo também pode ser genocida

  22. João carlos Gonçalves de souza

    Então concluímos que Bolsonaro e seus asseclas apoiam o governo genocida do primeiro ministro extremista de Israel , inclusive o ataque do exército contra palestinos famintos correndo atrás de comida.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O inelegível sempre apoiou Netanyahu e queria o passaporte de volta para ir lá mostrar solidariedade ao extremista, como ele, no poder. Faria fotos, bajularia ministros ultradireitistas do governo de lá, sorrindo ao lado deles e pouco se importando com milhares de civis palestinos mortos. Ele não se importava com civis daqui, iria ligar para palestinos? Nem pensar (algo que raramente o tal faz).

  23. Felipe Oliva

    Exagero é o governo de Israel matar 15.000 crianças em 4 meses. Não dizer que é Genocídio é algo extremamente preconceituoso por parte da mídia. Se não é genocídio então estão matando o quê?

    Responda
  24. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Netanyahu está DESTRUINDO a empatia para com Israel. Lamento demais pelo povo judeu. Aliás, Netanyahu representa o povo judeu? Espero que a justiça e o povo judeu reserve a ele a punição severa que merece.

    Responda
    1. adenor Dias

      Você está querendo de mais!

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Se Netanyahu representasse todos os israelenses, o povo não teria feito manifestações durante um ano contra sua briga em relação à Suprema Corte de Justiça. Só pararam de protestar depois do ataque terrorista do Hamas. Só que agora o silêncio grita alto, porque ele segue sendo um golpista (como o ex-pr daqui, queria tirar o poder do Supremo de lá para se livrar de processos). Só que a população agora faz poucos protestos pois pensa mais na volta dos reféns do que nos erros do premiê.

  25. JOSEPH LAWRENCE DE SOUZA

    Não é surpresa sobre os Evangélicos Rudes que acreditam no Bozo e na Michele já que eles são modelo Bíblico de família . Só que não, o Bozo já está no 3o. casamento, a Michele está no 2o casamento para não entrar em detalhe sobre o tiste caso do 1o. casamento. É preciso ser Rude e muito tolo para acreditar nessa dupla e no Falso Pastor Silas Mala Kraia KKKK

    Responda
  26. Marcelo Masiero

    Tia Mônica, a pesquisa não menciona a imagem de Israel no mundo? Se caiu aqui, imagina por aí? Esse genocídio tem sido um desastre pro povo judeu, que nada tem a ver com o governo sionista colonial de Bibi.

    Responda
    1. adenor Dias

      O povo judeu não tem nada a ver com o governo de Israel? Pode não ser toda população, mas a maioria dela tem sim! O presidente de Israel, foi eleito pela maioria do povo de lá, ele representa a vontade da maioria...

  27. Augusto Colombo Junior

    Sobre o recorde de queimadas na Amazônia e de mor thes de crianças yanomamis, o kor rupto não fala nada. Es kro to!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      E sobre as mais de 700 mil mortes pela Covid, quando o rei das motociatas fazia piadas com mortos sem ar, ele fala? Ele, não. E você, lembra?

  28. Sergio Siqueira

    Lula tem razão.

    Responda
  29. wilson mazza junior

    Aprenderam a técnica e a implantaram...mesmo DNA

    Responda
    1. weligton medeiros

      exatamente

  30. José Cardoso

    Várias ovelhas petistas estão sem rumo. Vai dar trabalho aos cães pastores.

    Responda
    1. adenor Dias

      Cães pastores, quer dizer o quê? Os cães pastores que exterminou a guerrilha do Araguaia?

    2. Alberto Melis Bianconi

      Quem está literalmente sem rumo, e não tem graça nem como humor negro, são os palestinos em Gaza. Tem umas imagens de palestinos correndo, uma pequena multidão, literalmente de um lado para outro, tentando ao mesmo chegar em caminhões de ajuda humanitária e figir do bombardeio. Estão aqui do lado, no UOL.

  31. weligton medeiros

    a cada dia estão censurando os comentários commais refinamento, não se pode criticar Eles. Fazer uma comparação Deles com os n a z i da segunda guerra a folha censura

    Responda
  32. weligton medeiros

    Algumas coisas fazem iguais e outras piores do que fizeram na Alemanha nazista. Realmente não dá pra comparar

    Responda
    1. Max Morel

      Esse comentário é de uma estupidez paquidérmica. Vai se estúpido assim lá longe, lá no sítio de Atibaia.

  33. Jairo Ramos

    É muito pior, pois naquela época não tinha uma Globalização hegemônica, como agora. Ele teria dificuldade para implementar uma matança agora...

    Responda
  34. Marco A Moreira

    Seria bom para o Brasil e para o presidente que ele refletisse sobre as próprias falas. O ideal seria permanecer no discurso escrito e não ousar ir além. Contribuiria assim com a economia, bom censo, além de que seus seguidores não seriam obrigados a defenderem platitudes.

    Responda
  35. adenor Dias

    Eu gostaria de saber, é por que, foi criado um estado judeu, dentro de uma região mulçumana?

    Responda
    1. André Silveira

      Pq a Europa era bastante antissemita no antes e no pós-guerra. A reparação histórica para as vítimas só deu o impulso pra se criar a necessidade, aliada à vontade européia. Os ingleses mesmo, donos do mando da Palestina de então, ajudaram a complicar bastante o tabuleiro na região no Oriente Médio. Pior é a alegação da geografia bíblica pra justificar a "terra prometida", pois mesmo em tais tempos já era ocupada por outros povos e o proselitismo religioso sempre serviu para justificar qq guerra.

    2. Augusto Colombo Junior

      Por que ali era a antiga Judeia. Berço da civilização juhdia.

  36. adenor Dias

    Sobre as critica a fala de Lula em relação a guerra Israel e Hamas. Lula falou o que muita gente gostaria de falar, mas obviamente, a oposição iria usar a fala do presidente contra ele! Faz parte da política. Se o PT fosse oposição, faria o mesmo com quem fosse o presidente do momento...

    Responda
  37. Felipe Araújo Braga

    Essas igrejas evangélicas recolhedoras de dízimo, que abarcam os extratos mais pobres e desinstruídos da população, pregam que o Estado de Is ra el - uma república parlamentarista fundada no meio do século XX, é a mesma coisa que o Reino Bíblico da Idade do Ferro no século X a.C., é o mesmo que achar que a Itália atual é o império romano. Também acham que Is ra el é cristão.

    Responda
  38. Jaciara coelho

    Os líderes de Israel continuam com sangue nos olhos. Brevemente saberemos dos interesses econômicos que estão por trás desse genocídio. EUA são responsáveis diretos dessa matança impiedosa.

    Responda
  39. noel neves

    O prestígio de Isr ael despenca no Mundo! Acredito que não houve comparação. A indignação com o que está acontecendo o levou a uma "força de expressão".

    Responda
  40. Marcos Medeiros

    O presidente Lula está certo, o mundo democrático cada dia mais está concordando com o que ele falou. Já a F está er ra da blo qu ea ndo comentários que não concordam com suas ideias, de apoio irrestrito a I.

    Responda
  41. Dionisio DeBarros

    Onde essa pesquisa de opiniao foi feita? Na globo? Na redacao da Folha? Na iurd?

    Responda
  42. Neucir Valentim

    Eu creio que depois de hoje de massacre de palestinos, que estavam na fila para receberem ajuda a humanitária, a situação vai se inverteu muito contra Israel que já não era simpático, e a posição do Lula vai ser reforçada, o genocídio é claro e a luz do dia sem nenhum pudor, é só ouvir o comentário do ministro de Israel defendendo o ato de atacar palestinos e não fazer proibir ajuda humanitária.ate os EUA recuou assustado. Se atualize jornalista.

    Responda