Mercado > PIB fecha 2023 com alta de 2,9% no Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Bruno Macho

    Se a taxa de juros do BC fosse mais baixa, as pessoas privadas e empresas poderiam pedir mais crédito aumentando o consumo e acelerando a economia. Isso poderia ter um efeito no segundo semestre de 2023, onde o PIB ficou estagnado, segundo a reportagem. Mesmo assim, a política econômica de Lula conseguiu se manter e gerar 2,9%. Precisamos fazer investimentos estruturais, baixar o Selic, trazer investimento estrangeiros, e promover consumo interno(aumento do salário mínimo e bolsa familia).

    Responda
  2. Mario Donizete Pelissaro

    Quem dizia q o Brasil com Lula, viraria uma venezuela em 6 meses e uma Argentina em 3 meses, até que estamos indo muito bem, né?

    Responda
    1. Werner Guelber

      Paulo Gado e a turminha dos farialimers. Os gurus do caosÂ…

  3. COLOMBO MELO

    Se tirar o agro, houve estagnação, este é o fato. E o agro só cresceu por causa dos investimentos feitos no governo Bolsonaro. Este é o outro fato. O resto é conversa fiada.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Liga não Werner. Esse aí é um dos que tripudia sobre a morte de mais de 30 mil mulheres e crianças. Não vale a pena perder tempo

    2. Werner Guelber

      Isso aí que você tem acima do pescoço ainda está na época de Colombo mesmo. Aceita que dói menos.

  4. Mario Donizete Pelissaro

    Haddad presidente

    Responda
  5. COLOMBO MELO

    A agricultura cresceu 15 por cento e puxou o resto. Cresceu graças à super safra do primeiro semestre, resultante dos investimentos feitos no governo Bolsonaro, tendo à frente a ministra Tereza Cristina. Este ano espera-se uma safra bem menor. Só um milagre nos salvará da estagnação ou de um pibinho.

    Responda
    1. Werner Guelber

      ter*

    2. Werner Guelber

      Você é o cara que se afoga com a água na cintura pelo simples fato de ainda te água em volta. Acorda Alice!

  6. marco martins

    Os políticos vivem de pessoas desinformadas. PIB patético, indústria cresceu 1% e serviços 2%. Esse resultado só não é pior pqe como sempre é alavancado pelo agro, sempredemonizado pelaesquerda e pelos ambientalistas , e quê cresceu 15%. Teve um incauto aqui que perguntou se não iríamos virar Venezuela. Tira o Agro do País que viramos rapidamente!!!

    Responda
  7. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    A impressão que passa é que os formadores de opinião estão com saudades daquele momento que a economia crescia igual rabo de cavalo. Que beleza!

    Responda
  8. Carlos Fernando de Souza Braga

    Alguém já disse uma vez que um dos maiores entraves ao desenvolvimento do Brasil é sua própria imprensa.

    Responda
  9. Marcus Machado

    PIB descompesado. Só serve para entrar em contas públicas. Pouca indústria e as pessoa, em geral, continuam pobres.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Você vive em um país em desenvolvimento, que ao longo dos últimos anos seguiu o modelo de terceirizar sua capacidade produtiva para polos de produção industrial mais baratos, o que ruiu com nossa indústria. Foi um fenômeno da globalização, que recentemente ruiu com a pandemia e a iminência de guerras; infelizmente o Bozo estava interessado em locupletar e o atual governo tenta colocar luz sobre o assunto, mesmo que boicotado pelo capitalismo financeiro.

    2. Werner Guelber

      Trabalha mais aí! Cadê a meritocracia?

    3. Dario Lima

      No governo do Mito ficaram mais pobres, existe uma mínima recuperação, somos um país de miseráveis onde os ricos detestam pagar impostos.

  10. Andre Moraes

    Mas hoje o meu tio do zap me enviou uma mensagem dizendo que lá no Bolsoverso estamos vivendo uma catástrofe econômica, e que em 72 horas, renováveis indefinidamente por mais 72 horas o conta chegará. Inclusive toda a precificação evidenciada no presente e previsões feita pelo mercado são manipuladas por comunistas. Devo ou não acreditar?

    Responda
    1. Dario Lima

      O problema maior não é a economia é a terra plana virar de cabeça pra baixo antes do golpe dos milicos. Bolsonarista tem como culto a ignorância.

  11. Sam Duart

    Como assim? Ainda não virou Venezuela?

    Responda
  12. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Continuo achando que a maior façanha de Lula, nos últimos tempos, foi nos livrar do sr. Bolsonaro e da turma dele. Mas os números apresentados muito me agradaram. Logo mais eu vou tomar uns chopes para comemorar. (Ah! E aproveitar que a carne de primeira baixou de 50 reais para 27, para comer um bife acebolado). Longa vida para o presidente Lula! E cadeia para o antecessor dele.

    Responda
  13. Elcio Simielli

    Parabéns pelo crescimento. Aproveitem o bom momento da economia pra cumprir a promessa de campanha e subam para R$ 5 mil a isenção do IRPF.

    Responda
  14. Celso Pinto

    Mas… o raiva por ter de dar notícia boa. Sempre tem um mas…

    Responda
  15. Jorge André dos Santos Fischer

    E os analistas de economia que diziam que o pib ficariam abaixo de um por cento em 2023, cadê essa turma? E os jornalistas comentaristas de economia que previram um cenário ruim do pib, cadê esses?

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Pois é, estimado Jorge André, é lamentável, mas a previsão de certos economistas lembra muito a previsão do tempo dos anos 1980 - previam sol intenso e caia uma chuva copiosa e vice-versa - A boa notícia é que Previsão do Tempo melhorou muito. Parabéns para o meteorologistas.

  16. Rives Passos

    "Em seis meses vira Argentina e em um ano Venezuela". Quem disse isso?

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Resposta: os bozistas. Acertei?

    2. César A C Sanchez

      Cresceremos como nunca antes na história "desse" país, quem teria dito isso?

    3. Jorge André dos Santos Fischer

      Não foi um tal de Pau no Guedes?

  17. Jorge André dos Santos Fischer

    Paulo Guedes disse: "seguramente o Brasil de Lula se transformará numa Argentina em 6 meses e numa Venezuela em um ano e meio". Ainda há tempo da "professsia" desse respeitável "economixta" se concretizar em relação à Venezuela. Aliás, cadê os analistas econômicos catastróficos que previram PIB de 2023 abaixo de 1%?

    Responda
  18. Moises de Melo Santana

    Excelente, retomada econômica, democrática e cultural. O Brasil revigorando suas energias democráticas.

    Responda
  19. Bruno Kolecza

    Sequer uma menção à contribuição dos gastos do governo - que cresceram na ordem de 10% - ao crescimento??

    Responda
  20. julio alves

    Folha não poderia deixar de darvuma cutucada no PT na manchete. PIB cresce , mas... Sempre buscam um mas... Bom mesmo era o Guedes, né?

    Responda
    1. Sam Duart

      Não espere menos. Vai ser estranho o dia que o Jornal rasgar seda para Lula. Nesse dia é melhor fugir para as colinas.

    2. Milton Cohen

      Não estava na Paulista e nunca votei no Bolsonaro mas tenho aqui comigo dados do IBGE - e eles valem independentemente da sua preferência política: 2019 (1.2%), 2020 (-3.3%), 2021 (4.8%) e 2022 (2.9%). O resto é conversa.

    3. julio alves

      Rubens Carvalho deve ter estado na Paulista dia 25. Guedes Posto Ipiranga ficou 4 anos, cara! Em um ano Lula/Haddad entregaram (modismo que vocês gostam) mais.

    4. Milton Cohen

      Bom, ele entregou o mesmo número que o atual governo...

  21. Rives Passos

    Folha Pan, mente! A maioria dos economistas fizeram previsões catastróficas e mais uma vez, erraram! O resultado foi surpreendente, apesar de Campos Neto e Artur Lira! Ah! E da Folha Pan!

    Responda
    1. Milton Cohen

      Não tinha nada de catástrofe no relatório focus, que é onde eles reportam as previsões...

  22. Custódio Contraponto

    Quanto teria crescido o PIB se o anti -ético (nenhum comitê de ética do planeta aceitaria o Pres do Bacen trabalhando em campanha de candidato) Campos Neto tivesse baixado os juros no momento certo?

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Ajudou Rubens, qdo baixou a dois, um ano antes

    2. Milton Cohen

      Ajudou o Bolsonaro subindo a taxa de juros para o nível mais alto em quase uma década?

  23. Wilson Luiz Antonio

    O governo anterior não pagava ninguém, e não deixou nem orçamento para 23. Foi sob Lula que se fechou acordo com o congresso, pois não havia dinheiro nem para a merenda escolar. Lula fez o maior Plano Safra da História, pagou os precatórios e forçou o Campos Neto a iniciar cortes na Selic. O governo anterior deixou um rombo efetivo imenso, e previa sob Lula uma Argentina em seis meses e uma Venezuela em ano e meio. Mas agora até o FMI está elogiando nossa politica econômica.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Exatamente, senhor Rubens. Se Lula não insistisse e pressionasse o Bob Fields, a taxa de juros teria subido em vez de baixar. Campos Neto estava se achando a ultima batata do pacote e agora ninguém nem fala mais dele.

    2. Milton Cohen

      Lula forçou o BC a cortar juros? hahahahaha mas gente...

    3. César A C Sanchez

      FMI elogiando, sinal de que, afinal de contas, Lulão (ele não, é mero fantoche), ou melhor, a equipe econômica liderada pelo neo tucano Hadad e os conselhos de Alckmin estão sendo políticas liberais, de mercado, obedecendo as receitas demagogicamente criticadas em campanhas eleitorais.

  24. Bruno Macho

    Nossa, como é que os Estagiários da Falha estão se sentindo neste momento, agora que foram obrigados a revelar que o PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2023, posicionando o Brasil como praticamente a 8a. Economia mundial juntamente com a Itália? A diarréia deve ter sido forte e todos os banheiros devem estar ocupados. Conselho: chá de boldo com limão e mel e cama.

    Responda
  25. igor cardoso

    Quando tem que elogiar, tem que elogiar: PARABÉNS LULA!

    Responda
  26. César A C Sanchez

    Tem petista reclamando (grande novidade) deste, esse sim, grande, Jornal. Desta vez, tiveram instruções da Central de Patrulhamento da Mídia do partido para criticar o "mas", ou seja, as devidas ressalvas de quem está escaldado com Dilma ter quebrado o país após Lula ter lhe deixado situação difícil quando a bonança do populismo das commodities acabou.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Rubens, já vi bolsonarista dizendo que o Estadão seria "comunista". A Folha, chamavam de Foice de São Paulo. Graças a deus esta Folha é Liberal e o Estadão é, o que eu chamaria de Conservador. Tra quilo, eles não negam.

    2. Milton Cohen

      Os caras chamarem a FSP de anti petista é mais uma daquelas peças vindas do lulaplanismo. Imagina se lessem OESP haha

  27. antonio pereira

    Analise e previsoes das cartomantes, sao melhores do que as dos analistas do mercado financeiro

    Responda
    1. Custódio Contraponto

      Só tem uma coisa: em Economia, até a teoria errada pode dar certo se as pessoas acreditarem. Daí a necessidade de o Brasil ter um líder otimista, como o Lu, e não um deprimente. Não é positividade tóxica, é fato.

  28. Custódio Contraponto

    Tô por aqui com a censura da Folhas. Tentei 50 vezes falar do impacto dos juros da div públic e agradecer ao dono do Bacen (aquele que foi sócio do ex-Ministro da Economia) e seu lacaio, o Bob Fields III, mas fui censurado em todas as tentativas.

    Responda
    1. Milton Cohen

      Tem razão, foi mal pai

    2. Custódio Contraponto

      Rubens Carvalho, meu filho, não disse que o Bob Fields foi sócio do Ypiranga. Favor ler a conjunção aditiva na frase. Falei de duas pessoas, do Bob e do ex-sócio (dono da Copasa, da Veja, do BTG, investidor em mídias desinformativas, etc), amigão do Bob, por sinal.

    3. Custódio Contraponto

      Ou a combinação proibida é André Esteves, Campos Neto e lacaio na mesma frase?

    4. Custódio Contraponto

      Ou é proibido falar de André Esteves?

    5. Milton Cohen

      Te 'censuraram' porque você está espalhando fake news. Roberto Campos nunca foi sócio do Guedes, nunca sequer trabalharam juntos.

    6. Custódio Contraponto

      A Folha proíbe usar as palavras Selic e Campos Neto na mesma frase?

  29. João Leite Leite

    O Brasil precisa crescer 10% ao ano para criar empregos para todos que querem trabalhar. tem que deixar de esperar que as multinacionais venham investir aqui. O país só andou para a frente quando o governo investia na industrialização, infraestrutura, criação de polos turísticos e em tudo. Com esses políticos modorrentos que só pensam em encher seus bolsos a tendência é ir cada vez mais fundo no abismo sem fim.

    Responda
    1. Vinícius Freire

      Chega um momento em que o país, para crescer de maneira sustentável, principalmente a longo prazo, precisa utilizar os seus estoques de capitais e trabalho de maneira eficiente, ou seja, a mesma quantidade ou menos para gerar mais produto ou PIB, para aumentar a sua produtividade, aumentando, assim, o seu crescimento ao longo do tempo. A economia se torna eficiente e contribui para aumentar o padrão de vida da população. É assim que os países se tornam ricos.

    2. Vinícius Freire

      Mas também, João, esse crescimento com investimentos massivos do governo em infraestrutura e outros tipos de capitais não se sustenta no longo prazo, pois chega um momento em que o retorno deles se tornam decrescentes conforma os aumenta. É o que está acontecendo com a china agora, apresentando crescimento bem abaixo do seu potencial como nação em desenvolvimento ao apostar nesse modelo por muito tempo.

    3. Vinícius Freire

      Tivemos a oportunidade de continuar crescendo a taxas elevadas ainda nos anos 80 e 90, mas as políticas econômicas adotadas à época nos levaram a crises e, com isso, a crescimentos baixos nesses anos e nos seguintes, fora os fatores estruturais que nos prenderam, e ainda nos prendem, ao baixo crescimento, como o complexo sistema tributário, recém reformado, e muitos outros.

    4. Custódio Contraponto

      As maiores empresas do planeta são do ramo da internet. Cadê a Universidade Pública brasileira acordando, criando alternativas aos produtos mericanos (que tantas fake espalham)?

  30. Francisco Neto

    Bolsonaristas são assim, se o país tivesse ido mal em 2023, a culpa seria do Lula, como o Brasil foi bem, o mérito é do governo anterior, rsrsrs.

    Responda
    1. Pery Pedro

      O país foi Mal. O mundo cresceu, o Brasil, zero no segundo semestre. A agricultura salvou, de novo, apesar deste governo.

  31. Bruno Resck

    Opa, temos uma notícia boa, masssssssss e o PT heim? Esse jornal é uma piada. Quem faz um gráfico comparando apenas o PIB do 4° trimestre??? Agora o que conta não é o PIB anual? É o PIB do 4° trimestre!! kkkk

    Responda
    1. Milton Cohen

      Compara-se trimestre vs trimestre ou semestre vs semestre para capturar tendência, caso contrário você só saberia como a economia foi em dezembro...é isso que a matéria tenta mostrar: país cresceu 3% em 2023, 'mas' foi concentrado no primeiro semestre, indicando uma desaceleração do crescimento.

  32. Antônio João da da Silva

    O importante prá Folha é pontuar negatividades para o governo Lula, quando em presença de notícias positivas; já para as evidências flagiciosas de bolsonaro, os salvatérios formam o predicado.

    Responda
  33. José Ricardo Braga

    E assim se reescreve a história como na Revolução dos Bichos...

    Responda
  34. Vinícius Freire

    Não querendo provocar, longe disso, mas para esse crescimento de 3% se sustentar a longo prazo devemos continuar a realizar reformas estruturantes na economia e manter a política econômica estável. Não será com aumento dos gastos públicos e criando políticas setorias que a nação sustentará esse crescimento ao longo do tempo. Fizemos isso no passado e não deu certo.

    Responda
    1. Milton Cohen

      Exato. O PIB continuou crescendo em torno de 3% porque o governo aumentou gastos, é simples, tal qual Bolsonaro antes da eleição. Brasil investiu em reformas nos últimos 10 anos - foi duro sim, porém necessário - e agora estamos vendo os frutos. Temer aprovou reformas importantes, tal qual fez Bolsonaro e Lula. É assim que funciona em países politicamente maduros. É só trabalhar sério, não inventar moda que as coisas caminham bem.

  35. Jose Olinda Braga

    Após notícias magníficas de resultados positivos do governo Lula, esse jornal tem sempre um” mas”…

    Responda
  36. Jose Olinda Braga

    Após notícias magníficas de resultados positivos do governo Lula, esse jornal tem sempre um” mas”…

    Responda
  37. José Augusto Bernabé

    Economia não é ítem de supermercado, leva no mínimo um ano para surtir efeitos, portanto, os resultados positivos do ano passado são reflexos do governo anterior não desse governo medíocre atual.

    Responda
    1. Milton Cohen

      Tem o efeito do Lula ter imprimido 250bn de reais para 'arrumar o orçamento' e mesmo assim conseguir entregar um déficit muito pior do que orçado.

  38. José Augusto Bernabé

    Economia não é ítem de supermercado, leva no mínimo um ano para surtir efeitos, portanto, os resultados positivos do ano passado são reflexos do governo anterior não desse governo medíocre atual.

    Responda
  39. César A C Sanchez

    Ou seja, após o período de pandemia, se piorasse, no primeiro trimestre, como teria sido? Acabado esse período de transição, com o "go ahead" de Roberto Campos Neto e alinhamento de objetivos com o quase tucano Haddad, Alckmin dando conselhos, nos seguramos para não cair. Enquanto isso, Lula viaja com a deslumbrada ...

    Responda
    1. ricardo de castro resende

      Recalque de homem frente a uma mulher intelectualmente superior a ele.

  40. José Augusto Bernabé

    Economia não é ítem de supermercado, leva no mínimo um ano para surtir efeitos, portanto, os resultados positivos do ano passado são reflexos do governo anterior não desse governo medíocre atual.

    Responda
  41. Vinícius Freire

    O crescimento foi bom, praticamente 3%, o mesmo de 2022, mas o país tem capacidade de crescer mais que isso. Basta dar continuidade às reformas estruturantes, iniciadas a partir de 2016, que o nosso potencial de crescimento aumentará ainda mais. A reforma tributária e o marco das garantias, aprovados em 2023, vão ajudar ainda mais nos próximos anos.

    Responda
  42. Daniel Liaz

    Hehe. "..mas". Sempre tem que ter o "mas". Eita FSP

    Responda
    1. Milton Cohen

      Eu banco o que falo, simples. O fato de trabalhar com isso todo dia obviamente me dá ferramentas e experiência para dar uma opinião embasada, sim. Debates fundamentados são bem vindos, mas é o que menos temos aqui, então a pelo menos vamos dar umas risadas com a quantidade de gatilho que minha opinião provoca. Aluguei gratuitamente num apartamento na cabeça deles 

    2. Daniel Liaz

      Desculpe se vc se ofendeu Rubems. Entretanto, contra argumentar com "sou isso, sou aquilo", isso soa como coisa de bufão.

    3. Milton Cohen

      Liaz, sem ad-hominem ok? As medidas que o governo tomou ano passado - com exceção da PEC da Gastança - não tem efeitos imediatos. A (bem vinda) reforma tributária que você mencionou entra em vigor apenas em 2026 e só foi aprovada dia 15/12/23 (méritos ao Lula). Ponto é: Lula e Bolsonaro fizeram uma política fiscal expansionista para manter a economia aquecida, isso não tem mérito algum na minha opinião. Aumentar gastos é fácil. Os 'mas' também existiam na época do Bolsonaro...faz parte do jogo.

  43. JOSE RAMOS VIEIRA

    O PIB com crescimento inferior a inflação significa o que ? O crescimento da taxa de emprego ao considerar "bico" como ocupado , significa o que ? As narrativas enganam os incautos e deslumbram os oportunistas do poder .

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Ele tem argumentos SIM, mais furado que peneira velha, mas tem kkkkkk

    2. Francisco Neto

      O crescimento do PIB leva em conta a inflação, não fosse assim a Argentina teria "crescido" mais de 140% o ano passado e a Venezuela mais de 1000%. Comentário sem noção esse seu, quer criticar mas não tem argumento.

  44. Marcelo pires

    Acho que a FSP deu essa informação falando 'entre os dentes" ou por força do ofício....mas vontade mesmo....acho que ela não tem nenhuma.....

    Responda
  45. Darci de Oliveira

    Manchetinha da FSP : elogia, mas em seguida dá uma paulada. A Folha não consegue publicar duas linhas retratando favoravelmente o Governo Lula. A notícia boa vem acompanhada, invariavelmente, de uma conjunção coordenativa : "mas ", "contudo " , "todavia ", "entretanto ", "porém "... De lascar !

    Responda
  46. Antonio do Caju

    Lula é o cara! Parabéns Lula e Haddad futuro presidente por mais 8 anos!

    Responda
  47. Claudio Luiz da Cunha

    Putz não virou uma Argentina.....os bozoloides piram.

    Responda
  48. Marcelo Masiero

    Gosto de ver os comentários de sábios economistas. Só tem expoente na matéria. Melhor mesmo, é ver a FSP sendo obrigada a dizer que o PIB aumentou. A editoria de economia deve estar em luto nesse momento.

    Responda
  49. Mau S

    Parabéns ao verdadeiro Presidente...Lula. .

    Responda
  50. Vilson Gouveia

    Me lembro de uma reportagem em novembro de 2022 que o Paulo Guedes fez a seguinte previsão : "Para chegar à sua estimativa de crescimento de até 2,9% em 2023, a equipe econômica levou em conta o carregamento estatístico (crescimento herdado de período anterior) e o padrão histórico dos últimos dez anos.". Péssimo economista...

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.