Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Décio Ceballos

    Zafalon, sou produtor, este ano a produção aqui na Mantiqueira está sendo excepcionalmente boa. Esta safra é três ou quatro vezes maior do que de anos anteriores. Azeites excepcionais, altíssima qualidade, no entanto, devido os custos de produção, os preços não são bem compreendidos pelos produtores. Nossa associação, assoolive, está trabalhando para fortalecer um selo de controle de qualidade. O desafio é ao menos manter, nesta safra mais produtiva, os preços de vendas dos anos anteriores.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Os preços não são bem compreendidos pelos consumidores. Não entendem porque o azeite grego, espanhol ou italiano pode ser adquirido por preços menores.

    2. Décio Ceballos

      Os azeites da Mantiqueira chegam ao consumidor final ao redor de 80 reais cada 250 ml. Bem acima do preço do azeite commodities vindo do exterior, os quais, mesmo quando extra virgens, advém de grandes lotes e produções industrias, além da questão dos tempos de transporte e armazenamentos para comercialização que podem prejudicar a qualidade. No nosso caso a qualidade é decorrente da colheita e extração em pequenos lotes diários, e garantida por análises laboratoriais feitas lote a lote.