Demétrio Magnoli > Mutualismo na Paulista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma análise perspicaz da manifestação na Avenida Paulista, utilizando a metáfora do mutualismo para descrever as relações polÃticas. Destaca a percebida chantagem de Bolsonaro e aliados, trazendo exemplos históricos que enriquecem a discussão. No entanto, a abordagem tendenciosa e termos como "golpista" podem afetar a imparcialidade do texto. Em resumo, uma análise provocativa e fundamentada, contribuindo para o debate polÃtico.
Quase toda vez que leio essa coluna discordo concordando em partes (ou concordo discordando, difÃcil definir). Dessa vez não foi diferente: fez uma boa análise do contexto geral por trás do evento, mas ao final criticou o TSE e a inegibilidade. Como outros leitores, acho que essa é uma peculiaridade nacional (a tal jabuticaba) que fizeram bem em inventar.
Dilmar, é bem isso. Eu estava achando algo meio estranho, mas no final Demétrio voltou à normalidade.
A magnanimidade, a lindeza e a doçura de Michelle Bolsonaro revelam a alma sublime e angelical da nossa amada ex-primeira-dama. A bela tem ideais nobres e, diferentemente do tipo de feminismo mais ruidoso nesta época, não prega a promiscuidade e o aborto. À vista disso tudo, é natural que o cintilante desempenho da mulher do anterior chefe de Estado no ato legalista ocorrido no dia 25 de fevereiro faça o sombrio colunista Demétrio Magnoli querer atacá-la fazendo-a parecer uma "profeta charlatã".
PeraÃ?
Juro que não consigo acreditar que não seja ironia, embora, dados o nÃvel do delÃrio nacional, é capaz de não o ser.
A angelical micheque ou mijoias?
Estou ofendido com sua afirmação mentirosa, quer dizer que eu que estive lá na Paulista junto com minha famÃlia somos Chantagistas? Chantagista é vc e quem o criou.
José Augusto, ele disse que o Bolsonaro fazia chantagem propondo pacificação em troca de anistia.
Não, Barnabé, você não é chantagista, é só massa de manobra, mais um na boiada...
Chantagista é o ex presidente e os polÃticos que se juntaram a ele no palanque para pedir anistia por crimes ainda a serem julgados. Os espectadores da cena, sabe-se lá o quê passa na cabeça deles, tem desde cúmplices até quem realmente acredita nessa lenga lenga travestida de patriotismo...
É isso aÃ, o Magnoli argumenta de forma extremamente absurda quando diz que foi uma ato de chantagem a legalista manifestação ocorrida na Paulista.
A conversa do Magnoli ia bem até o ponto em que começou a dizer que a democracia tem que ter tolerância com aqueles que querem destrui-la. Não dá garoto. O inelegÃvel e seus sequazes têm que ser retirados do jogo e sem anistia, Lembrando ao Magnoli que o horror continua em Gaza. Pareceu que as palavras de Lula foram muito, muito piores do que esta ocorrendo. Nenhuma condenação aos carniceiros.
Quem ficou contra o Jair (Dória é o exemplo mais incrÃvel) ficou pelo caminho. Os demais aprenderam a lição. Não adianta vir com lições de moral porque os eleitores tem sua própria ética, e não dão muita bola para a integridade dos polÃticos. O Jair, com todo seu histórico de oposição à s vacinas, é muito mais popular em SP que o Dória, que batalhou por elas. Isso resume tudo.
A democracia não se baseia na crença de que o povo escolha bem, apenas que ele tenha meios de aprender com seus erros e possa trocar de governantes e legisladores. Infelizmente, à s vezes esse aprendizado é bem difÃcil...
Não acredito que uma nova eleição de Trump possa fazer bem a democracia americana. Lá, ao não conseguir barrar o lÃder da invasão do capitólio, são as instituições que estão falhando. Aqui, a inelegibilidade de Bolsonaro é um passo intermediário para a sua condenação... A associação tem um preço que ficará mais salgado quanto mais as condenações se somarem sobre Bolsonaro. O bom desenho institucional não é absolutizar a vontade das urnas, nem o controle jurÃdico. Quem disse que é fácil?
Alberto, penso como você. Não defendo nem o ex juiz e nem o inelegÃvel. Se tem algo que o ex acertou foi isso que fez tirando esse juiz. No inÃcio da LJ fiz um comentário no UOL elogiando os procuradores. Com seis meses percebi onde chegariam e o futuro confirmou. Procurei meu comentário para deletar não encontrei, se é que ainda existe. Defendo a democracia e o estado de direito.
Não sei sr. Gerônimo se queres defender Sérgio Moro mas, se for o caso, eu discordo. Não se pode dizer de alguém que está sempre certo ou sempre errado. Então aquela estória de que o inimigo do meu inimigo é meu amigo, nem sempre acontece. Em algum momento, por um cálculo polÃtico provavelmente equivocado, para se fazer de santo, o ex-juiz mau-caráter resolveu parar de fazer o que fora contratado para fazer (e sabia disso): blindar o ex-capitão e seus... como dizer? Não quero ser censurado.
Tá aà Seo Alberto, se a justiça demorou para reconhecer a parcialidade do tal juiz, o inelegÃvel até por ser de sua caracterÃstica foi rápido, tirou-o da magistratura, defenestrou da função de ministro de estado, negou STF e agora contribui para a cassação do mandato polÃtico.
Censura! Agora, protegendo-me de mim mesmo, ao que parece.
Tem mais um ponto importante, que decorre da comparação rápida (e mais absurda que aquela pela qual Lula está sendo condenado por ter sugerido) entre as situações de Lula em 2018 e Bolsonaro agora. Lá atrás o erro institucional não foi impedir a candidatura de Lula, mas a demora do judiciário em reconhecer e parar um juiz mau-caráter e procuradores a ele associados.
Se os EUA tivessem uma justiça eleitoral, o mundo não estaria correndo o risco de ser destruÃdo pelo Trump. Taà uma jabuticaba que deu certo.
Falando nisso, Magnoli, o que comentar sobre a matança na fila da farinha em Gaza? Entendo, não é assunto relevante para o colunista - afinal, a denúncia de Lula sim, foi criminosa e merecedora de toda condenação...
Hahahahaha, no'zóio!
A análise biolÃgica está boa. O problema é quando quer o Trum dos trópicos na cédula. Se o ex-presidente que morou na Flórida não fosse punido, simplesmente esmagaria os da direita, porque eles não tem como competir. Seria como Trump nos EUA.
A análise biológica tem um problema em antropomorfizar bactérias e vÃrus. Eles não fazem a menor ideia de quando estão parasitando ou quando estão numa relação para benefÃcio mutuo. As instituições não existe para conter os malvados que põe seus interesses acima do coletivo. Sempre essa divisão de mocinhos e bandido. Existem para fazer do bem público o objetivo da disputa polÃtica. Pode parecer sutil a diferença, mas leva a avaliações opostas.
Ótimo resumo, mostrando bem esse exemplo de mutualismo. Porém, os comentários presumem uma ética que não faz parte do espectro polÃtico. A própria democracia desencoraja essa ética, porque requer votos, assim nossos "representantes" serão sempre mutualistas, adequando-se à s oportunidades do momento.
O papel das instituições é fazer da busca do bem comum, o melhor caminho para o interesse de quem faz polÃtica. Para que possamos fugir do subjetivismo, ou seja, evitar ter de reconhecer as intenções ocultas dos polÃticos.
Traduziu meu pensamento. Esse dilema entre princÃpios e oportunismo é complicadÃssimo em uma democracia
Sem Anistia ! Para ele e para os próximos !
Demétrio, Prezado, mutualismo é também a conjunção de indivÃduos para a obtenção de proteção contra um infortúnio possÃvel, no jargão securitário. Esses jjjuumentos estão fazendo seguro pras suas carroças. O Bozo é um cadáver insepulto, aguardando pela decomposição, ora adiada; seus bibelôs, competirão entre si pelo espólio, meio que nem chacais, pela carcaça Bozoléica. O Tse não deu nada de presente, parece-me, senão o atestado de óbito eleitoral futuro - a ser consumado pela cana. Sei não...
Claro que "a Deus pertence", Alberto. Pois "nosotros no creemos em brujas, Pero que las hay, Las hay", né não? hahahah!
E o jogo polÃtico é sempre arriscado. O cara deseja o espólio polÃtico, mas vai tentar se defender de ser contaminado pela decomposição. O futuro, como dizia meu pai, mesmo sendo cético, a Deus pertence. Mas nós vivemos na ilusão de que podemos ver com facilidade.
Ah, Geronimo, à s vezes eu ganho este tipo de gentileza involuntária, tem hora que é confortável, né não? Principalmente quando o texto é medÃocre. Obrigado por avisar, é um prazer ser útil!
Benassi, até ia fazer um comentário. Depois desse seu não preciso postar mais, disse tudo.
Esses presidenciáveis citados já mostraram suas vergonhas. Nem para presidente de clube!
Ótimo artigo.
Não vou com a cara do Magnoli mas ,com exceção do seu desacordo com a inegibilidade do miliciano psicopata genocida golpista, seu artigo merece aplausos
Com gente iguais aos que foram para a AV Paulista semana passada,o futuro do Brasil é obscuro.
Decepção, Magnoli. Tinha-o em alto conceito. Não voltarei a ler seus artigos. Adeus.
Só tava falando mal do Lula e da esquerda: maravilha de articulista! Criticou o mito e seus amiguinhos (pero no mucho): feio, bobo e chato (ou comunista)!
Quem subiu no palanque do criminoso golpista, vai se queimar no futuro. Bolsonaro na cadeia ficará no ostracismo. A única lembrança será a dos polÃticos golpistas. A história é escrita pelos vencedores.
Será o que leva pessoas ricas passar por um constrangimento desse,será falta de vergonha!!!
O desejo de ficarem mais ricos.
matilha sÃnica e hipócrita
Crônica desnecessária e tempo perdido de leitura. O assinante foi prejudicado.
Aprendi a apreciar os comentários de Magnoli e credito ao autor grande saber polÃtico e histórico , basta pesquisar os livros de sua autoria !
A Folha de São Paulo deveria rever seus conceitos como instrumento de informação, que passa bem longe do que podemos ler nessa coluna, pois parece mais um discurso medÃocre de um cabo eleitoral da esquerda que propriamente uma crÃtica séria elaborada por um profissional. Lamentável a pobreza linguÃstica e o nÃvel ético da narrativa, que destoa do que se espera de um grande folhetim.
Cabo eleitoral de esquerda? Você alguma vez já leu esta coluna? Veja, por exemplo, o que ele escreveu às vésperas do segundo turno da última eleição.
Foi só um escorregão do colunista, ele a o jornal não te faltarão.
É uma constatação. Aliás, o articulista é demonizado por babalulas e bababozos, a valer a abordagem, por invariavelmente apresentar a verdade. Tente contrapor, pontualmente. Com aquilo que você considere riqueza linguÃstica e ética.
Feio, bobo, chato e esquerdista! Continuo na campanha por argumentos de fato, melhores que a crÃtica de uma criança de três anos. Ademais, como notado por outros leitores, certamente nunca leu uma coluna do articulista.
O mesmo argumento, se é que se pode chamar de argumento, previsivel dos bozolinos. Se assistir uma fala dele na Globo News vai ver o quanto passou vergonha no débito e no crédito com este comentário!
Sérgio, chamar o Magnoli de "cabo eleitoral da esquerda" só pode ser explicado se esta for a primeira vez que você lê um artigo dele...
TarcÃsio teve que ir por chantagem - teria sido destruÃdo pelos fanáticos 25% dos brasileiros se não tivesse ido. Apesar de a cabeça dele não ter nada a ver com o bolsonarismo, é obrigado a engolir estes sapos gigantescos, e este é o maior trunfo que a esquerda tem contra ele.
Temos a PolÃcia Militar dele também.
Chantagem? Tarcizão tem entranhas perfeitamente Bozolóides, prezado Andre, vide os cadáveres deixados no litoral Paulista desde há meses. Ou as idiotices realizadas na educação de SP, a começar pela escolha do secretário. Totalmente Bozô.
Descobriu a América. Coluna pra forrar gaiola de passarinho. Nada acrescenta, nada de novo sob o sol.
Concordo com quase tudo. Só não discordo da parte na qual Demétrio entende que a inelegibilidade de Bolsonaro representaria "um tiro no pé". A partir do momento em que o "inviajavel" atenta diretamente contra o Estado de direito e busca viabilizar um golpe de Estado, não há outra solução senão a prisão e a inelegibilidade . Por outro lado, por mais horripilantes que sejam as figuras de Delagmol e Moro, a cassação dos seus mandatos é uma aberração.
Naf, você ia até bem, mas no último parágrafo enfiou o pé na jaca, esses dois são clones do malacheia. Nem o CNJ sabe ondéquitá aquela grana recuperada!
So discordo.
Incrivelmente perfeito, os bolsonaristas continuam livres pra votar na extrema direita, desde os ratos e ratinhos do sul, até os espertalhões do sudeste e a patética convertida em cren_te que vivia no meio do pó branco do subúrbio de BrasÃlia.
Vc foi preciso Demétrio!
Foi bem Demétrio, as crÃticas vem das extremas e a análise demonstra equilÃbrio de quem não coaduna com nenhuma do que parecem seitas.
Exatamente.
Nossa, eu também estou espantado, ver a realidade tão clara não era o forte Demétrio. Mas nunca é tarde para aprender. Deve ter aprendido com os leitores e fumado um baseado.
Ele sempre vê. Acontece que, quando a realidade que ele aponta não lhe agrada, você nega. Eu admito que tenho extremada dificuldade para discordar de Demétrio Magnoli.
O que aconteceu com Demétrio? Uma luz de bom senso enfim o atingiu? Estou espantado.
Pedro você além de mau educado tem o Q I de uma ameba. A questão aqui não é ser ou não ser bolsonarista ou lulista, não sendo eu nenhum dos dois. Já você com sua falta de inteligência acaba de declarar que é adminirador do bolsonarismo. Não consegue interpretar e linhas de texto.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sei não, caro Joaquim, pareceu-me retórica bem feita e só.
Sabe de nada, fanático...
Colega leitor o Demétrio de fato surtou, inimaginável isso
No Estado de São Paulo, no inÃcio de fevereiro, foi aprovada a liberação para os municÃpios do licenciamento ambiental. É possÃvel imaginar o acontecerá na área ambiental daqui para frente na esfera municipal com a grande proximidade entre governantes e empreendedores.
Perfeito Demétrio, candidatos sem princÃpios.
Nunca esperei isso de Demétrio. O cara bebeu, pressão arterial tá boa, tá bem na casa dele? Esperar pra ver.
A última frase, que resume a tese do Magnoli, deve ter deixado as Demetretes arrepiadas! Eu prefiro a frase anterior "Democracias menos imperfeitas não cassam direitos polÃticos quase em nenhum caso". Pois é, a nossa democracia é extremamente imperfeita, se fosse mediana o Bolsonaro já estaria fora há décadas. Nela vemos milhões de carentes de tudo obrigados a votar numa fauna absurda que tudo lhes promete. A mediação do Judiciário para evitar um mal maior é imprescindÃvel, infelizmente...
Implacável e instigante! Mas é bom lembrar que TarcÃsio não se limitou a deixar-se fotografar. Ele discursou também ; discurso pleno de ambiguidades e platitudes, mas, mesmo assim, um discurso de apoio.
Como é bom ler uma avaliação dos fatos coerente e certeira de cabo a rabo. Falou e disse, Demétrio!
Nuuuuusssaa!!! Falou tudo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Mutualismo na Paulista Voltar
Comente este texto