Mario Sergio Conti > Cuba sem futuro à vista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Com um único partido polÃtico ( Partido Comunista Cubano ) que distribui migalhas ao povo miserável, sem apoio econômico das ditadura venezuelana e Russa, sem liberdade econômica e de imprensa, ainda assim os adoradores da ditadura cubana culpam os EUA.
A elite do Partido Comunista explora os cubanos e põe culpa nos USA. Frei Betto vai lá e apoia essa barbaridade e volta feliz para o Brasil. Por que não cobra o mesmo privilégio, de ir e vir livremente, para os cubanos! Haja dissimulação!
Cuba de comunista só tem o nome, é na verdade uma ditadura capitalista comandada por militares. (Abner Nazaré Cândido)
A saÃda de Cuba é a democracia, a liberdade e o capitalismo. Vejam a prosperidade de Panamá, Costa Rica, Jamaica, Porto Rico, Bahamas. Chega dessa ditadura ensandecida e escravocrata. O sacrifÃcio do povo cubando não tem nada de resistência. Balela e papo furado de esquerdista, q não aguentaria um mês por lá, vivendo naquelas condições. É submissão e desnutrição provocada pela ditadura esquerdista, q explora aquela gente há décadas. E a desculpa é q é p impedir a exploração do império. É cÃnico.
Um dia os EUA vão ter de pagar pelas atrocidades que cometeu ao longo de sua história, sobretudo no seu quintal latino. Espero viver pra testemunhar esse dia.
Será que existe forma de se enviar donativos ao povo cubano?
Procura o consulado cubano. Se não chegar até lá, pelo menos ajuda o cônsul.
´´ Grande demais para quebrar!``Até fevereiro deste ano (dois mil e dezoito), já estavam funcionando na zona industrial do porto a sul-coreana Arco33, a Womy Equipment holandesa, a francesa Bouygues, a portuguesa Engimov Caribe, a espanhola Tecnologias Constructivas, a Bihn Global do Vietnã, e até mesmo grandes multinacionais ocidentais como a Unilever e a Caterpillar ( O TCU e os ''prejuÃzos'' do Brasil na Venezuela e em Cuba. No blog de Mauro Santayana).
Cuba está sem futuro a 60 anos
Ditadura significa povo pobre passando fome vide Cuba, Venezuela, Coreia do Norte etc .
É muito triste vivermos num paÃs subdesenvolvido (eufemismo: "em desenvolvimento"), com a primeira ou segunda desigualdade social-econômico-polÃtica no mundo todo, entre os paÃses "democrático$$$$" e vermos tanto des-conhecimento da História de Cuba, dos EUA, do contexto internacional. Nunca houve socialismo, comunismo, marxismo-leninismo, usados rótulos como propaganda de um lado e de outro, mÃdia comercial controlada por meia dúzia de empresários mundialmente - os outros lados jamais aparecem
Um exemplo é a produção de açúcar cubano, que decresceu gradualmente ao longo dos anos. Até os anos 70, a geração de trabalhadores nascida no perÃodo pré-revolucionário ainda conseguia manter os 7 milhões de toneladas. No final dos anos 90 já era metade disso. Hoje está em um milhão e meio. E não se culpe o embargo americano. O Brasil, que produz dezenas de milhões de toneladas, exporta muito mais açúcar para a China, Ãndia e paÃses árabes que para os EUA, que são protecionistas nessa área.
Outra vez embargo? Vem cá, vamos supor que, sim, é culpa do embargo. Vamos supor também que o povo cubano tivesse voz. Será que eles escolheriam a miséria decorrente do embargo ou chegar a uma negociação com os "imperialistas"?
Sempre culpa do embargo. Se embargo funcionasse de verdade, a guerra na Ucrânia já teria acabado.
Diferenças que não podem ser ignoradas: 1) tamanho da Rússia vs tamanho de Cuba, 2) adesão aos embargos (Brasil, Ãndia e China, por exemplo, não aderiram ao embargo contra Rússia) e tempo de vigência: 63 anos em Cuba e 2 na Rússia. É muita preguiça intelectual ignorar essas diferenças.
"Revolução" falida. O povo passa fome, mas a elite do PC viaja para o exterior e come lagostas.
Um paraÃso onde o maior sonho de consumo da nova geração é... ir para os EUA ou Espanha. Éhhhh....mas os nossos sonhadores que querem um regime cubano nos olhos dos outros aqui, quando vão viajar jamais compram uma passagem pra lá, e preferem os regimes cruéis do primeiro mundo como destino. Caba não, mundão.
Eu gostaria muito que os ferozes defensores da democracia no Brasil, que se levantaram contra o vil ato de 08/01/2023, tivessem a mesma intolerância à repressão com a ditadura cubana... Não podemos culpar apenas o embargo dos EUA para justificar a miséria cubana. As regras do jogo geopolÃtico são cruéis... Será que não seria melhor "apostar" na democracia em Cuba para o bem geral da população? Acredito que nem a esquerda leva Cuba a sério...
Aà seria um ato anti ditadura comunista. Não pode!!
Nós com tanta coisa pra resolver por aqui, preocupar-se com Cuba?.
É mais fácil culpar o bloqueio americano, do que o regime castrista, quem impede que a população tome seu próprio rumo podendo escolher livremente ideias e ideais diversos. Vejam, uma ditadura é o supra-sumo do egoÃsmo humano, a pessoa na figura do ditador se imagina dono da verdade, suprimindo a vontade da população.
Em um mundo globalizado. Permanecer em um regime fechado é o mesmo que um ser humano hoje optar por morar em uma caverna. O progresso chega e vc fica estagnado no tempo. As pessoas vão a Cuba e parece que aquele lugar parou nos anos 50. Hoje esse tipo de regime não se sustenta. É puro capricho de quem ainda não aceitou o presente.
Sim, capricho de um ditador que com seu egoÃsmo imagina ter a solução para a população e seus problemas, suprimindo qualquer forma de contestação.
A má fé do texto chega à s raias do absurdo. Nem um comentário sobre o fato de não existirem eleições livres, internet livre, liberdade de expressão. E a questão do combustÃvel chega a ser patetica, em que lugar do mundo um litro a 20 centavos de dólar eh viável? E há ainda quem defenda o texto, e diga que a China eh uma ditadura comunistaÂ…
Se os EUA algum dia ameaçarem seriamente o Brasil, minha sugestão é a rendição incondicional.
Um regime ditador e socialista de mais de 60 anos, esperar o que? Pobreza!! Viva a ditadura Cubana, e Frei Beto poderia continuar por lá…, rssss Cuba se liberada da Ditadura, seria uma Singapura ….
Talvez aproveitem esta crise, e promovam uma contra-revolucao rumo ao progresso e liberdade.
Cuba era o paÃs com mais telefones por habitante , mais carros por habitante. Com o boom do turismo hoje continuaria a ser o paÃs mais rico da América Latina. Mas em 1959 adotou os princÃpios do marxismo leninismo e 65 anos depois é um favelão.
Adelino: e desde os anos 70, 80 passou a ser um poootero dos europeus. Preferencialmente peões italianos ou alemães. Cuba mudou para pior com a famiglia Castro.
Antes de 59, Cuba ero um Pu t ei ro dos EEUU
Não nego o peso dos Estados Unidos na economia e na geopolÃtica globais, mas colocar toda a culpa por essa situação dramática de Cuba nos Estados Unidos é de uma ingenuidade que não se justifica mais. Conti, sabia que o Muro de Berlim ruiu há mais de três décadas? Pergunte sobre isso por aÃ.
A administração Biden tomou várias medidas para aliviar o bloqueio econômico contra Cuba. Essas medidas incluem o restabelecimento de voos comerciais, o que é visto como uma forma de beneficiar tanto os cubanos na ilha quanto os que estão fora dela. Biden, anunciou, ainda, o aumento do limite permitido para remessas, o restabelecimento de voos charter e regulares para provÃncias cubanas e o aumento do processamento de vistos na Embaixada dos Estados Unidos em Havana.
Só se ouve falar de calamidades no mundo, acho que estamos indo em velocidade máxima rumo ao muro do fim!
TÃtulo totalmente equivocado da coluna: "Cuba sem futuro à vista". Há um belo futuro à vista para Cuba! Para encerrar o pesadelo cubano, a solução é simples: livrar-se da gerontocracia que a oprime há mais de 60 anos e abraçar a democracia.
A sustentação do governo está nas forças armadas, exército e milÃcias. Em Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, onde paradoxalmente o povo não tem defesa. Jogo que se tentou jogar por aqui, com adulação ao meu exército, vivas à s minhas pms e armas livres para seus cacs. No inÃcio, cá como lá, recebendo forte apoio da parte crente em mitos da população.
Conti descobriu a roda ..
Ótimo artigo, Sem cair nos sensacionalistas e profundos totais Des-conhecedores do contexto da História e dos comentários Vai morar em Cuba. Em 1999,sem contatos,nem nenhum esquema turÃstico, passei 20 dias falando o que quis com quem quis,caÃram alguns meu preconceitos positivos,falando e sentindo na pele aspectos negativos,mas fortalecendo minha admiração pela heróica resistência,sofrida,após mil e um atentados contra a população e contra a liderança.
Estive em Cuba. A culpa pelo desastre que é aquilo é da ditadura comunista. A mesma que destruiu a rica Venezuela. Exatamente o que o foro de SP quer fazer no Brasil e em toda América Latina. Jornalistas e artistas inocentes úteis adoram esse modelo.... Triste.
Esse fumou algo mofado....ou será cloroquina estragada ?
Horácio Tostes...vá ser trabalhador na China....
Horácio....depois que dezenas de milhões de chineses morreram de fome, houve mudanças na governança e no modelo econômico. Também estive lá, a qualidade de vida de "muito ruim passou a ruim". Vc conhece alguém que quer ser trabalhador na China? Mude pra lá....rsrs.
Um bloqueio econômico geno@cida de 63 anos e a culpa é da ditadura comunista!!!! A China vive uma ditadura comunista há décadas e se firma como uma potência mundial.
Ótimo Conti! Sem cair nos sensacionalistas e profundos totais Des-conhecedores do contexto de Cuba e dos EUA, e dos comentários "Vai morar em Cuba". Em 1999,sem contatos,nem nenhum esquema turÃstico,via Mèxico, pasei 20 dias em Havana falando o que quis com quem quis,caÃram alguns meu preconceitos positivos,falando e sentindo na pele aspectos negativos,mas fortalecendo minha admiração pela heróica resistência,sofrida,após mil e um atentados terroristas contra a população e o herói Fidel.
E quando que ela teve futuro, é só passado e triste, de uma ditadura de direita a uma de esquerda e o povo na miséria
Cuba e Portugal têm aproximadamente a mesma área e número de habitantes. Ambos receberam maciças transferências de recursos para se modernizarem, a primeira da URSS e a segunda da União Europeia, desde que abraçassem o comunismo e o capitalismo, respectivamente. Notem que a Cuba pré-Fidel era muito mais desenvolvida e pujante do que o Portugal de Salazar. Agora, pergunte aqui no Brasil a qualquer um, inclusive a quem defende Cuba ferozmente, em qual desses paÃses preferiria morar.
Humberto: ridÃcula é a sua (tentativa) de réplica. Na impossibilidade de defender uma ditadura sórdida, só lhe resta atacar quem a critica. Piada...
nunca existiu nem socialismo, nem comunismo. CHamam de regimes marxistas, mas o alemão barbudo se deteve na análise do Capitalismo de sua época, sistema que é dinâmico e tem a cada dia desenvolvedores, atualizadores. Não há fórmulas, foram ensaios pós-capitalistas. Sua última frase é ridÃcula.
Os comunas como Sergio Conti preferem falar em bloqueio ao invés de embargo. Cuba pode comprar o que quiser de qualquer paÃs do mundo, o que torna pobreza em Cuba é a corrupção e a desesperança do povo.
O impacto do criminoso embargo americano, denunciado repetidas vezes na ONU, é brutal, pois afeta não somente o comércio com os EUA, mas com toda empresa que lá também comercializa, fechando quase todas as portas para Cuba. Somado isso à crise climática e a uma fuga de cérebros sem paralelo, é um momento muito difÃcil. Força, Cuba, um sonho assim não pode morrer.
Cuba é um sonho para quem vive aqui, longe da miséria e a opressão de uma ditadura. Um sonho deleitoso pois dá a ilusão de que se solidariza com um povo na luta contra um gigante, etc., etc. Para o povo cubano é um pesadelo pois a tal luta é um pretexto para amordaçá-lo e condená-lo à carestia enquanto nada falta a seus dirigentes. É um escárnio que haja quem defenda uma ditadura caquética que condena jovens a penas de 25 anos apenas porque participaram de protestos pacÃficos.
Ditadura sempre é ruim, seja de esquerda ou de direita. Cuba precisa experimentar, pela primeira vez na sua história, a democracia.
Se o frei Beto achou que está mal o regime é terminal, apesar do envio de alimentos do L3. Por que nunca importaram carro a álcool do Brasil? Será que usam a bioenergia da cana? Um erro nunca anda só
Ah, não, Ediney... Democracia pressupõe eleições livres, alternância de governantes, debates, a eventualidade de uma derrota e a perda do poder, etc. Tudo o que horroriza os velhinhos velhacos que há mais de 60 anos subjugam o povo cubano.
Duvido muito que Frei Betto tenha tido a grandeza de visitar os dissidentes do regime cubano, inclusive aqueles que estão presos em condições atrozes.
Que artigo chapa branca! Então próceres do regime foram à s ruas "esclarecer" os motivos da crise? Segundo a oposição ao regime, eles foram à s ruas para intimidar, denunciar e prender os descontentes. E só o embargo é a causa do declÃnio do regime? E os demais regimes comunistas, como conseguiram ruir sem embargo nenhum? E por que China e Vietnã também abandonaram o socialismo real, porque era um ótimo regime?
Que triste tudo nisso. O povo Cubano é alegre e bondoso, mereciam ser mais felizes. Quando Castro fez a revolução, foi absolutamente necessária por uma série de razões que não caberiam aqui escrever. O problema é que de revolucionário ele se tornou um ditador irrecuperável. A esquerda tenta românticas a história, amar Che Guevara, mas não, eles erraram, e não merecem estar gravados cono heróis. Espero que Cuba encontre seu caminho, tendo aprendido que o socialismo é lindo só na teoria.
Curioso. A culpa é do embargo? Rendam-se, ora bolas. O resto é uma perfumaria de raciocÃnios circulares. Regorgita-se tudo - e até com boas razões - para se varrer para debaixo do tapete o essencial: a dignidade de gerações de cubanos foi arruinada em nome do empedernimento de uma ideologia mofada. Deveriam ter aprendido com o Vietnã que, mesmo vencedor, adotou a conciliação.
Pelo que entendi você insiste que o embargo não é a causa da falência cubana. Porque então aplicá-la à Rússia? Bastaria dizer que está de mal. Sobre os jovens, no Brasil, os jovens pretos que sonham tem sentença de morte da polÃcia. Essas crÃticas à população cubana se assemelham muito a que Is Rael faz aos outros povos árabes. Desculpas para odiar.
Para os simpatizantes da ditadura cubana, a culpa sempre será do embargo pois a alternativa seria admitir a falência do sistema econômico. PaÃses importantes como México e Espanha NUNCA romperam relações com Cuba e o Brasil as reatou no distante governo Figueiredo. Portanto, se Cuba ainda vive da exportação de charutos e do turismo (sexual, inclusive), é porque fracassou em gerar outras formas de renda. A sordidez do regime revela-se nas penas de 25 anos para jovens que queriam um futuro melhor.
Se a culpa não é do embargo, deveriam se render a quê? Afinal, o embargo tem por objetivo privar o povo cubano de todos os contatos comerciais com o mundo. Assim se empobreceriam de tal forma até se renderem ao imperialismo estadunidense, que manda no mundo. A dignidade do povo cubano foi varrida pela atuação covarde dos EUA. Cuba pode não ter muito, mas não tem no seu currÃculo a indústria da guerra, que é o que tira a dignidade de qualquer um.
Pobres cubanos. Acreditaram no socialismo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Cuba sem futuro à vista Voltar
Comente este texto