Poder > Ex-chefe do Exército depõe como testemunha sobre planos golpistas de Bolsonaro e militares Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tanto a reunião do ex-presidente com seus ministros jamais tratou de golpe algum, que só após dois anos de sua realização buscou-se achar nela algo comprometedor. Quando a transcrição foi apresentada, o máximo que tinham conseguido extrair de falas desfavoráveis a Bolsonaro foi um tratamento considerado grosseiro à ex-presidente Dilma. Mais nada. Inclusive quando o Gen. Braga Neto se exalta com a possibilidade de fraude, ele,evitando desautorizá-lo, o chama para uma conversa em sua sala.
De tanto se repetir uma coisa para as pessoas, elas passam a aceitar aquilo como verdadeiro. Foi assim com a reunião ministerial do ex-presidente com seus minsistros. Imaginando com razão que pouquÃssimas pessoas leriam a transcrição do que foi tratado, começaram chamá-la de "reunião golpista". Então desafio alguém que, como eu, leu a transcrição, a apresentar um trecho que insinue levemente um golpé. Basicamente a reunião foi para garantir que as urnas não fossem fraudadas. Isso é golpe onde?
Como é possÃvel entender pelo áudio gravado por Mauro Silva, o ex-presidente é que estava sendo pressionado para realizar o golpe. Fica claro nas palavras de Cid que a pressão era para uma ação "mais pesada, utilizando as Forças". E rejeitava essa pressão, recusando-se a fazê-lo. Se ele fosse a favor de um golpe, por quê a pressão? Além disso, o que leva a supor que na fala do general contra a veiculação de notÃcias "infundadas e tendenciosas" ele se referisse ao seu chefe, e não à imprensa?
Estranna a interpretação e a credibilidade dada a esse áudio que está sendo usado para acusar o ex-presidente de tentativa de armar um golpe. Em primeiro lugar a transcrição só apresenta um áudio supostamente enviado por Mauro Cid ao Gen. Freire Gomes. Onde está a resposta a esse áudio? O importante é saber o que disse o general. E pelo áudio gaguejante de Mauro Cid depreende-se que o ex-presdente estava recebendo pressão para realizar alguma coisa, talvez o tal golpe, e recusando-se a f azê-lo.
Jenerau abriu o bico, e fez muitÃssimo bem: vai afundar junto com o Bozo e sua camarilha? Pra quê? Dedura mêmo, acaba com isso, bate o prego no caixão Bozofrênico, com todo mundo dentro. Depois, vai passear na Espanha de novo, refresca a cabeça, respira um ar melhorzinho - se não sobrar nada pela omissão, né? Mas enfim, tudo é melhor do que esse górpe em péssima companhia.
Se o comandante do Exército admite que o Governo discutia uma minuta golpista, fica muito difÃcil não configurar o envolvimento direto do chefe de estado na trama. Bolsonaro sabia perfeitamente o que fazia ao reclamar uma anistia na Av. Paulista. De fato, só uma anistia ou o perdão presidencial pode salvá-lo. E a anistia teria que passar pelo crivo do STF, o que é muito difÃcil.
Pelo que entendi Morais já está com quase tudo pronto; Bolsonaro não tem pra onde correr...........
O bolso gato já está na ponta da cumeeira
O general tinha duas alternativas: ou ficava do lado da razão e da lei ou se juntava a crimino$o$. Preferiu a primeira. O cisne branco desvairado abraçou a segunda!
Além dos cabeças e interessados no golpe, não se pode esquecer do agro, grandes financiadores da intentona, são contra as fiscalizações do MTb, contra o meio ambiente e são os grandes grileiros e devastadores das áreas protegidas.
Estudaram , se formaram , se especializaram tudo às custas do povo , só comiam filé , picanha , lagosta com vinhos nobres , enquanto batalhões foram transformados em companhias por falta de verba , mandavam os recrutas para cada porque faltava dinheiro para comida , munição etc . Esse foi o Exército destes traidores .
Esses generais que apoiaram a intentona, como são fracos de caráter, como se deixaram influenciar pelas teorias conspiratórias e manias de perseguição de bolsonaro. A formação de oficiais das forças armadas brasileiras é muito deficiente, anos e anos de teorias de conspiração dentro dos currÃculos, muito desabonador. Só mesmo investigações rigorosas e julgamentos, como na Argentina, para dar um basta.
Fez bem o tiozão do pavê mofado: abriu o bico antes de ser completamente jogado pro asfalto. Que é o fim de todo Bozolóide que perdeu utilidade e/ou se tornou incômodo. É nóis, jenerau: melhor sifú por conta própria do que por arte e obra de Bozofrênico.
Roberto Jefferson e Carla Zambelli seriam mais competentes no comando da tropa golpist4. Sempre achei que esses aloprados tinham algo a mais na cachola além de fezzes!
Não conheço os fatos internos , mas pelo que li acima o Gen Gomes de fato honrou a farda , pois estava naquela condição de desacato profissional a autoridade maior ou desacato a constituição e com sabedoria escolheu o melhor caminho com calma e hoje temos um presidente , já bem obsoleto é verdade, mas escolhido democraticamente.
Ainda não está concluÃdo!!! Faltam as ratazanas golpistas da Câmara e do Senado, como também os grandes empresários que embarcaram nessa trama golpista. Se não forem todos condenados nunca teremos paz.
Incluir também aqueles Padre$ e Pastore$. Como pude esquecer deles!!!
A depender do drama escrito na reportagem, o sujeito golpista merece pena porque estava deprimido e apenas por isso participou dos atos do golpe. Essa folha… tenha dó!
Diante do ditador miliciano e sob forte pressão dos comandantes da Marinha e Aeronáutica, Freire Gomes afirmou que se o decreto fosse assinado daria voz de prisão ao então presidente. Foi o único que honrou a farda! E seu depoimento na PF será, possivelmente, a pá de cal na carreira criminosa do inelegÃvel!
Excuta bem: "ainda vai ser condecorado com honras militares e civis por ter peitado o Cmt supremo das FA e salvado a nossa frágil democracia" Freire já tem meu apoio e voto como salvador da pátria.
O ex-comandante Gal Freiré Gones parece-me que está querendo se safar. Ele, no mÃnimo, prevaricou. Outro covarde de EB?
Acusar Freire Gomes de ter se envolvido no golpe por omissão faz parte da estratégia bolsonarista. É uma forma de intimidação. "Se afundarmos, você afunda também"!
DifÃcil saber exatamente. Mas muitas vezes o confronto levaria a sua substituição por um maluco em busca se poder, que pudesse ajudar na ação golpista.
Pense bem no que está falando. Se não fosse ele, nem seu comentário estaria aqui. E se tivesse, já teria um defensor de deus (o deles) e dos bons costumes batendo na sua porta.
Os militares se acham seres diferenciados dos demais! Ordinários pusilânimes!
Bolsonaro despertou um demônio que estava adormecido, o golpismo militar de extrema direita, mas a impunidade foi um fator importante para estÃmulo da cultura do golpe, falta punição educativa, manda brasa
Está aà explicação da demora para levar o Bozo e o seu entorno à Papuda. Tudo pra não repetir o Sérgio Moro. A cautela está indo perfeito ao cerco. Parabéns a PF e o STF. Logo, o cerco está fechado e essa raça de vÃbora envolvida no golpe estarão na Papuda. Parabéns !!!
Está aà explicação da demora para levar o Bozo e o seu entorno à Papuda. Tudo pra não repetir o Sérgio Moro. A cautela está indo perfeito ao cerco. Parabéns a PF e o STF. Logo, o cerco está fechado e essa raça de vÃbora envolvida no golpe estarão na Papuda. Parabéns !!!!!
Que o poder judiciário seja implacável nas condenações desses militares golpistas. Atentaram descaradamente contra o Estado Democrático de Direito. Sem anistia.
Verdade! Ditadura nunca mais! Prisão para os golpistas!
É o fim.
Dirão os canarinhos fanáticos que Golpe são os fatos que a cada dia são esclarecidos, onde o Estado Democrático sobreviveu. Se de fato a Democracia sobrevive, todos os irresponsáveis na tentativa de Golpe Militar de 2022 devem ser julgados e presos.
O golpe está exposto. Sobram provas. Resta agora punição a todos os envolvidos para que 64 nunca mais se repita. Sem anistia!!!
Então o inelegÃvel ordenou a manutenção dos acampamentos golpistas... Está aà a informação que faltava. Não foram ajuntamentos espontâneos e sim estimulados, fomentados, financiados pela horda golpista. E ordenados pelo "chefe supremo das forças armadas" como ele gosta de dizer. É muito golpe! É golpe com força e planejamento. Por muito pouco não estamos numa ditadura. Se tivesse dado certo, jamais seria chamado de golpe.
Familia Bolsonaro não deve ter dormido bem na noite de ontem.
Os jornalistas que irão cobrir interrogatórios de altas patentes já podem deixar um banco de frases pronto para o copia e cola: "fontes do exército disseram sob a condição de anonimato"; "segundo pessoas próximas o (general, coronel, almirante) agiu silenciosamente contra os planos antidemocráticos"; "o (depoente) reafirmou seu compromisso inquebrantável com a democracia"; e por aà vai.
Madame pode entrar em um curso de jornalismo de uma universidade de primeira linha, formar-se, ser contratado por um jornal sério, construir uma carreira sólida na editoria polÃtica e escrever pequenas obras primas sobre o cotidiano de BrasÃlia. Em pouco tempo, até a ABL fará questão de tê-lo em seus quadros...
As dúvidas sendo dirimidas !
Acho que agora a casa caiu de vez para Bolsonaro. E isso é bom para a democracia brasileira.
Prevaricou.
Concordo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Ex-chefe do Exército depõe como testemunha sobre planos golpistas de Bolsonaro e militares Voltar
Comente este texto