Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RILER BARBOSA SCARPATI

    Déficit democrático do PT? Não fossem Lula e PT vc nem escrevendo neste jornal estaria. Em 4 anos de destruição bolsonarista, não houve um texto seu com manchete semelhante a essa.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Lula sabe que ele é um dos presidentes mais populares que o país já teve. Lula sabe que venceu uma eleição de lavada no primeiro turno, derrotando as forças do atraso da extrema direita. Lula pode falar bobagem que ainda será aplaudido.

    Responda
  3. José Cardoso

    O exemplo do Lula ilustra o pensamento dos empresários brasileiros. A viabilidade dos investimentos é calculado pela demanda nacional. A mesma lógica está nas políticas industriais. Ora, quem construir navios, ou laminar trilhos, deve visar o mercado mundial. Ficar dependendo da demanda de Vale e Petrobras é o caminho da falência.

    Responda
  4. Arnaldo Facciotti

    Só tenho a lamentar este obre basil que não tem a educação como prioridade primeiríssima

    Responda
  5. Adalto Fonseca Júnior

    É difícil para um pobre eleitor como eu apurar o discernimento pra conseguir saber quando Lula acerta e quando erra. Estamos enredados em discursos sobre aprovação de orçamentos e arcabouço fiscal, sobre os cargos cedidos ao Centrão. É tanta coisa. Votei em Lula mas nem sempre entendo a natureza de seus alinhamentos. Uma queda de braço com a Vale levada a público. Com qual objetivo?

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Parabéns, Adalto! Análise assertiva e imparcial do que vivemos hoje no Brasil. É chavão, mas tomo como minha suas palavras. Também votei em Lula, mas não entendo - creio que não vou entender nunca "...a natureza dos seus alinhamentos" , como você afirma..

  6. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

    Aquela pessoa na frente do Lula era jornalista? Pensei que era jogador de volêi, daqueles que ficam levantando bola na rede para o atacante do time do governo cortar. Vergonha. chamar aquilo de jornalismo.

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    Samuel Pêssoa já em 2014, ia ser ministro de Aécio Neves: um político de posições antidemocráticas, histórico de uso de drogas, suborno de autoridades e ainda por cima corrupção - defendia cobrar mensalidade em universidades públicas. Sendo que se formou em uma. Você não tem credibilidade querido.

    Responda
  8. Nelson Franco Jobim

    O que nos prende na armadilha de baixa renda é o baixo desenvolvimento tecnológico.

    Responda
    1. Alexandre Swioklo

      Um dos fatores do nosso baixo desenvolvimento tecnológico foi a reserva de mercado para produtos de informática. Nenhuma política industrial deu certo no Brasil, não importa se é feita pelo PT ou pelos militares. No lugar dos governos utlilizarem o dinheito para educação, ele acaba no bolso dos Eikes da vida.

  9. Tito Bernardi

    O atual presidente foi sócio de uma editora que publicava o jornal do partido. A empresa fechou e deixou uma dívida trabalhista de R$ 707,7 mil (número de 2002, segundo matéria da época), e teve a conta bloqueada. Lule tem experiência exemplar para ditar como Vale e Petrobrás devem atuar no mundo empresarial...

    Responda
    1. PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO

      Presidente da Vale?

  10. Tito Bernardi

    O atual presidente foi sócio de uma editora (Editora Brasil Agora Ltda.), que publicava o jornal "Brasil Agora", do partido. A empresa fechou e deixou uma dívida TRABALHISTA de R$ 707,7 mil (número de 2002, segundo matéria da Folha da época), e teve a conta bloqueada. Lule tem experiência exemplar para ditar como Vale e Petrobrás devem atuar no mundo empresarial...

    Responda
  11. NACIB HETTI

    Quem decide na Vale é o mercado de capitais. Ponto.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      A única experiência do grande líder foi ser s´pocio de uma editora que fechou e deixou dívida... trabalhista... E ele quer impor a grande empre4sas, multinacionais, cotadas na bolsa brasileiras e norte-americana, como devem atuar...

  12. newton penna

    A função da Vale do Rio Doce - o mesmo rio que ela matou - é só produzir lucros para os seus acionistas?! É isso mesmo que eu li? O articulista é daqueles economistas de que o Brasil, como sociedade, definitivamente não precisa.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Pelo visto vc não sabe ler. Olha o que está escrito na matéria: "A função da Vale é gerar lucro para seus acionistas e impostos para o Tesouro. Ela precisa zelar pelo meio ambiente e ser punida quando se descuida e protagoniza desastres ambientais, além de ressarcir os prejuízos e os prejudicados".

  13. Orasil coelho pina

    Muitos brasileiros que votaram no Lula por exclusão, como é o meu caso, estão rezando para que acabe logo este governo e que venha gente do centro demo- crático para cuidar dos interesses do País!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Realmente, é um "absurdo completo" que quem coloque sua poupança numa empresa partilhe de seus lucros, Thiago! Quem de lucrar com a Vale e a Petrobrás são exclusivamente gente próxima aos partidos políticos, como ocorre em países atrasados como o nosso.

    2. Thiago Limeira

      E os verdadeiros e dignos interesses do país devem ser gerar dividendos para os acionistas da Vale e Petrobras?? Tenha paciência

  14. Luiz Norberto

    Que história interessante , o governo incentiva a construção de navios , os navios podem ser muito ruins ou muito caros mas alguém tem que comprar de qualquer jeito, para mim que sou empresário é o melhor dos mundos , poço fabricar qualquer porcaria que tenho venda garantida . O que vale é ser amigo do rei .

    Responda
    1. antonio brito

      Essa declaração do L3 de demissão do Agnelli mostra como é a troca de favores privados e públicos. Agnelli fazia uma grande administração. O Bradesco tinha se associado com previ, etc... Na Sete Brasil para fabricar navios sonda. Sete Brasil pediu falência, nunca concluiu um navio

  15. PAULO CURY

    o governo tem que aprender a usar bem os impostos coletados e parar de atrapalhar a economia com palpites malsinados

    Responda
  16. Valdir Teixeira da Silva

    Se a função da Vale é só gerar lucro para d acionistas, então é melhor fechar a empresa. O impacto da mineração é gravíssimo sem falar que o minério é patrimônio da nação. Essa visão limitada de mundo e de economia está destruindo as economias ocidentais. Só pensam em dinheiro fácil sem pensar na responsabilidade social. O liberalismo é um fracasso total!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Monta uma empresa e faz o L com ela pra ver

  17. João Vergílio

    A questão não é simples. A tarefa básica de uma empresa privada é gerar lucros, empregos e pagar impostos. É discutível que a tarefa de uma concessão pública seja apenas essa. Muda governo, muda o modo de gerir empresas públicas. Onde está o pecado? Se Dilma fez errado, vamos corrigir. Quantas vezes, afinal de contas, o liberalismo não fracassou?

    Responda
    1. Valdir Teixeira da Silva

      Na visão econômica do colunista, as empresas e o patrimônio nacional só devem gerar lucro fácil para os bacanas dos acionistas. Essa ideologia liberal é uma furada.

  18. Pedro Luis S C Rodrigues

    Lula é tão democrata quanto Kennedy Alencar é jornalista. No fim é difícil escapar do clichê, “não esqueceram nada, não aprenderam nada”

    Responda
  19. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Ainda nessa de lucro para o acionista…com essa idade e ainda não aprendeu? Samuel, desiste. Você é um dinossauro, mas daqueles vegetarianos, que não consegue ser respeito nem aqui nem no norte global

    Responda
  20. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Colunista foi longe demais. A Vale não se criou por iniciativa privada e não é de um dono só foi comprada do estado e explora jazidas(concessão) que pertencem a União. Precisa considerar que o maior acionista é a Previ(BB). Portanto, a empresa precisa entender que há estratégia de interesse do país, para isso existe o Presidente. Lula não entender de democracia e governança, será? E o Pelé sabia jogar ou não? Não vai dizer que não, né!!

    Responda
  21. jose prado

    Faltam 3 anos!

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Para a reeleição de Lula.

  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Um país atrasado como o BR e a elite financeira liberal quer administra-lo com a modernidade dos ricos de hoje , mas que administraram progressivamente no passado. Isto se chama desprezo ao povo e entreguismo.

    Responda
  23. Marcelo Magalhães

    Como assim? A empresa servir o Estado? Claro que não pode. O capitalismo determina que a empresa tem como único objetivo aumentar o lucro e os ganhos dos acionistas. Ela pode e deve puxar o saco do governo, da igreja, do clube mas única e exclusivamente para calar a boca dessa galera e prosseguir em busca do lucro. A empresa tem que dar lucro e comprar a concorrente, nem que seja para fechá-la. Se o presidente Lula quer ajuda, manda ele montar a própria empresa.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Francisco, muito obrigado pelo comentário, mas não está ok. O meu comentário era para ser um elogio à empresa estatal. Essa pode não explorar demasiadamente seus funcionários, pode não fazer propagandas enganosas, pode participar da vida comunitária dentre outras tantas outras medidas que a torna benigna, diametralmente oposto ao funcionamento das empresas exclusivamente competitivas, livres para cometer todos os desvios em função do lucro.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      No que a indústria se interessa ok. Mas na maior parte das atividades das quais ela não se interessa, o estado tem que ser o agente fomentador.

  24. Andre Rypl

    O texto encaixa perfeitamente numa caricatura de um bando de barbados, bebendo seu Blue Label entre baforadas de charutos (cubanos, claro, pq ninguém é de ferro), e dando risadas grotescas - "que horror esse governo, imagina querer ter um projeto estratégico de desenvolvimento. Interessa é os acionistas, Samuel bem que disse".

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Comentário perfeito.

  25. paulo werner

    Àquela altura, a Petrobras saia de um ciclo de fortes investimentos (pré-sal e refinarias, de necessidade óbvia) e sofria com queda forte do preço do barril. Houve endividamento nas grandes companhias de todo mundo, mais acentuado no Basil pelo erro de contenção da tarifa e maiores investimentos contratados que suas pares. Some aí o efeito lava jato (o absurdo de punir a empresa).

    Responda
  26. paulo werner

    Mineradoras e petroleiras privadas da China, Canadá, EUA, Arábia Saudita, Finlândia, Rússia, Noruega, Suécia são altamente aderentes a projetos e estratégias estatais. Pra não falar da indústria, setor ainda mais sensível a projetos de conversão tecnológica (via programas de incentivo)e sanções (perda de fornecedores vantajosos em função de estratégias geopolíticas). Mas quem sabe do jogo é o chefe de corretora da Faria Lima.

    Responda
    1. Thiago Limeira

      Tem que ter déficit de conhecimento para dar atenção p liberal de terceiro mundo, corretores de compra e vende. Pergunta quantos países eles tiraram da lama com esse receituário, até quando o PIB cresce, a sociedade não acompanha. E quando vem a crise, aí socializamos os prejuízos. Pergunta pra ele qual o capitalismo que não é de Estado?

  27. Gilberto Rosa

    Essa nossa elite do atraso, que comprou a Vale por troco de banana, só em reservas tinha 100bi mas Bradesco avaliou em 3bi, dois anos depois tinha 20 por cento da Vale e o lucro anual era maior do que o valor do leilão. Com o lucro, dá pra comprar muito jagunço sem vergonha da imprensa.

    Responda
  28. Rodrigo Olmos

    O Sr Samuel Pessoa, representante do Neoliberalismo, confunde grosseiramente democracia com neoliberalismo!

    Responda
  29. paulo werner

    Quando o governo americano impede suas empresas de negociar com chineses, Samuel engole seco a lógica da coisa. Sua crítica insiste num conjunto de princípios que não se verifica em outras economias e, pior, exclui conflitos políticos internos, externalidades humanitárias e a geopolítica de suas análises. Macroeconomia de sonho, capitalismo ideal, cartilha de regras idealista.

    Responda
  30. José Augusto Bernabé

    Com tanta coisa para publicar vcs ainda perdem tempo querendo analisar e justificar esse governo medíocre? Impeachment já!

    Responda
  31. Carlos Mello

    Sobre a democracia do PT acho que não tem nada a haver uma coisa com outra. O que até hoje não explicaram bem foi como a Vale foi privatizada. Não sou contra isso mas deve-se pagar o que as empresas valem e não foi o caso. As reservas de minério foram deliberadamente subestimadas. Essa é a questão de fundo. O capitalismo do FHC funcionou assim. Desvalorizando pra vender mais fácil. Agora que a empresa tá vendida acho que estado não deveria se intrometer.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Você está corretíssimo, Carlos. "...Desvalorizando para vender mais fácil". Lula não privatizou nada ou quase nada, e deixou o Brasil com enorme superavit. Não foi à toa que saiu com 83% de aceitação popular segundo o Ibope. Creio que um recorde histórico. Só uma dúvida: FHC não faz parte do grupo que apoiou e apoia Lula? Ambos juntos no palanque me fez pensar que fossem "companheiros".

  32. Hipolito Lima do Carmo

    E querer demais que essa vale se preocupe com o ser humano sou totalmente a favor do capital privado essa gente de mineração eo outros mas só ver dólar em sua frente os que morre e aqueles que morreram esquece já deram muito lucro pra eles meus caros somos números a esquerda não valemos nada .o problema ea corrupção veja senhores até hj nunca ousaram intimar os diretores da minaradiradora o judiciário entra nessa conta fosse um pobre privação perpetua

    Responda
  33. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Acho legítimo o governo querer influir na Vale, uma empresa ex-estatal privatizada em grande parte com dinheiro semi-público (recursos de fundos de previdência de estatais) e importantíssima na economia nacional e que trabalha com mineração, concessão estatal (as jazidas são "públicas").

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vergonha nenhuma, senhor Paulo. É minha opinião. Sei muito bem o que é uma empresa privada, uma empresa pública de direito privado, uma empresa privada com participação estatal etc. A Vale é uma empresa privada com alguns fundos de previdência de estatais detentores de parte razoável do capital social (dinheiro semi-público, como já falei). No mais, o senhor pode discordar de mim, sem ofensas pessoais ("petezada", vai estudar etc.) O senhor consegue?

    2. Paulo Araujo

      parece que está difícil da ptzada entender o que é empresa privada. Voltem para a escola ou leiam algo a respeito, antes de passar vergonha aqui.

  34. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    PT com problemas com a democracia? Nessa você erra feio….

    Responda
  35. mauricio silva

    Quase 400 mortos e a vale se lixando com as indenizacoes de familiares de vítimas e o meio ambiente.. vale ressaltar que a vale foi presente do fhc..3 bilhões, cujo vale era 100 vezes mais....

    Responda