Ilustrada > Diretora pede censura a livro sobre racismo em escola no Rio Grande do Sul: 'Nojento' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Valéria Pinto

    É impressionante como o mundo está dando ré. E assim, logo chegaremos de volta na idade média. A maioria deste povo do sul com raríssimas exceções, pensam que estão na Europa. Se esquecem que atravessaram o oceano na mais absoluta miséria e aportaram no Brasil, terra lotada de pluralidade cultural. Façam as malas e voltem para os países de seus antepassados.

    Responda
  2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Herança do fascista-golpista! (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  3. francisco xavier de azaredo neto

    Como pode uma pessoa tão limitada ser diretora de uma escola? Certamente quer impor aos alunos sua visão de mundo, que tem como limites Santa Cruz do Sul. Pobres alunos.

    Responda
  4. Vitoria Machado

    Estado onde se conta que preto é negrinho do pastoreio e que livros que falam de racismo são literatura de baixo calão mereça uma revisão de seus currículos estudantis. Talvez os duzentos livros supere a falta de leitura que supostos leitores acostumados a literatura pasteurizada mudem seus critérios de leitura e passam a consumir algo mais substancial.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, Ana Maria, prezada, espero que cê tenha conforto pra esperar, sabe? Poltrona, sofá bom...

  5. Elizabeth Duarte

    Coincidência que esse fato tenha ocorrido no mesmo estado onde tantas agressões racistas têm ocorrido ultimamente? Lembrando que racismo é crime no Brasil. Além desse livro deveriam estar disponíveis como leitura obrigatória do currículo nas escolas de ensino médio os 3 volumes de ESCRAVIDÃO do Laurentino Gomes.

    Responda
  6. José Eduardo de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. francisco xavier de azaredo neto

      Tu criticas o preconceito sendo preconceituoso.

  7. José Eduardo de Oliveira

    mais noGento é o que seres ditos humanos fazem nesse estado com outros seres humanos...há séculos. tchês!

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Eba! Sacrossanta Catarina tá perdendo o lugar de estado mais Bozofrênico da nação? A competição tá forte. Essa Tia nem reparou nos livros que pediu, hein? Que lindo. Era melhor ter ficado quieta e deglutiso o batráquio...

    Responda
  9. Raimundo Carvalho

    Que marketing involuntário e gratuito esse zé gadinho sabe fazer! E ainda pode rolar uma grana extra de indenização para o escritor.

    Responda
  10. Luiz Alexandre Souza Ventura

    'O Avesso da Pele' é um livro poderoso, tanto pela temática absolutamente necessária quanto pelo estilo da escrita e a estrutura da história. É claro que uma obra com essa força, no Brasil racista e fundamentalista, seria atacada. A censura, como sempre, é burra e incapaz de compreender a profundidade de pensamento que esse trabalho proporciona.

    Responda
  11. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Nojento, esse falso moralismo!

    Responda
  12. Barbara Maidel

    Afora o livro ser muito ruim, o que mais surpreende na notícia é que uma única escola de uma cidade do interior do estado teria recebido, segundo as palavras da diretora, duzentos exemplares! Que farra com o dinheiro público!

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Talvez os duzentos livros supere a falta de leitura que supostos leitores acostumados a literatura pasteurizada mudem seus critérios de leitura e passam a consumir algo mais substancial.

  13. Danilo Gomes

    Os extremos são perniciosos, mas a falta de cognição é latente na extrema-direita

    Responda
  14. Marcelo Carneiro da Rocha

    Isso é o bobazismo brasileiro extremista que nos levará a guerra civil , um desclassificado desse não merecia andar pela rua.

    Responda
  15. Hamilton Magalhaes

    A diretora vai ser candidatar a vereadora.

    Responda
  16. Ab Primo

    O Avesso da Pelé é um dos mais brilhantes livros da nova geração de escritores. Sorte dos alunos que podem ler mas bibliotecas, uma obra fundamental contemporânea. É preciso revisar o critério de escolha de diretoras '"de baixo calão" em escolas públicas. Estás fazem um desserviço e colaboram para a alienacao dos jovens e para o fim do senso crítico. Isso parece a Alemanha do fim dos anos 30, com a queima de livros. Absurdo em tempos de Internet. Lamentável.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, ótema a dedada no'zóio!

  17. Leonardo Abreu

    Tem um livro aí que o pai ia matar o filho depois de ouvir vozes, aí veio um anjo e falou que era brincadeira. Nesse mesmo livro cobra fala, mulher é tratada como culpada de todos os males do mundo, rei manda matar o marido da mulher desejada, etc... e no entanto tem em todo lugar.

    Responda
  18. Lucas Betini

    A diretora refere que o livro não foi escolhido pelos professores e sim pelo governo federal. Isso está em desacordo com o funcionamento explicado na reportagem. Me parece que ela está fazendo uma denúncia. Sobre o livro é necessário comprar e ler para emitir opinião.

    Responda
  19. Carlos Telles

    A diretora dessa escola, como tem cargo de confiança, deve passar por um processo administrativo e perder o cargo. Primeiro porque ela aprovou sem ler, segundo porquê não poderia divulgar publicamente um assunto de uma empresa pública e terceiro qufaz o tipo de comentário que fez, não deve orientar e ens jovens alunos.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      E quarto porque esse livro é uma booosssssttttaaaa e ela deu audiência desnecessária a essa porcaria literária. - André Assis

    2. Barbara Maidel

      E quarto porque esse livro é uma booosssssttttaaaa e ela deu audiência desnecessária a essa porcaria literária.

  20. Barbara Maidel

    Autor e editora se aproveitando pra vitimizar (ou lacrar ou lucrar) em cima dessa não-polêmica. A verdade é que esse livro é uma grandessíssima booosssstaaaaa, baita dejeto literário, mas a diretora que está aí fazendo propaganda gratuita pra ele nem deve tê-lo lido inteiro. Prêmio Jabuti? Já faz tempo que só serve pra agradar minorias histéricas. Os obesos estão calados, mas um dia hão de se rebelar: ''queremos prêmios para autores gordos'', gritarão com força!. - André Assis

    Responda
    1. Jose Souza

      Classuda. Linguajar fino e educação esmerada.

    2. Jose Roberto de Souza

      É incrível como essa "gente" de extrema direita estúpida e ignorante age como um troglodita até quando escreve.

    3. Marcelo Carneiro da Rocha

      Barbara se vc for gostosinha pode falar o que quiser.

    4. Ab Primo

      É inveja que se chama?

    5. Hugo Bonette de Carvalho

      Seus comentários me deram ânsia ... Vai se tratar!

  21. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Adivinha em quem ela votou para Presidente .

    Responda
  22. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Vou logo comprar um exemplar

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Coitado.

  23. Sidinei Magela Thomaz

    Se alguém do interior do RS achou ruim, sinal que é excelente. Vou comprar logo, obrigado pela indicação.

    Responda
  24. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Há quarenta anos atrás liamos Capitães de Areia , de Jorge Amado e felizmente , nunca tivemos uma diretora I/m/b/e/c/i/l que cerceasse qualquer tipo de leitura .

    Responda
  25. Karen Sá

    Se habitantes do sul "maravilha" estão repudiando a obra é sinal que está atingindo os seus propósitos de apontar e combater o racismo estrutural tão comum nessa região. Certamente a diretora e vereador se viram como agentes dessas aberrações racistas. RMS.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Prezada karen, observe que o autor da obra foi ameaçado em Salvador, , seja imparcial e menos preconceituosa, por favor!

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      Prezada karen, observe que o autor da obra foi ameaçado em Salvador, , seja imparcial e menos preconceituosa, por favor!

  26. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Pensando em ir ao Rio Grande do Sul ? Não vá !

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Comentário apalermado.

  27. Edson de Souza

    Diretora tá certa sim. Agora virou modinha.... Qualquer pangaré projeta seu anseios num livro E depôs sai vendendo como obra de arte. Só mesmo o Brasil pra sustentar esses delírios. Hhahahahahahh

    Responda
    1. Jussara Balland

      Tem pangaré que sequer consegue escrever um parágrafo sem erros de português e se acha esperto...

  28. Leonardo Trindade

    Pegaram a opinião de um pobre ignorante no fim do mundo e transformaram em notícia nacional. Parabéns.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Como fazem com deputados, dos quinhentos e treze só vemos manifestação e "projetos"dos mais ignorantes e reacionários. Sabemos muito do que "pensa" um nikolas, mas Erundina parece que nem é deputada, para ficar em um exemplo.

    2. Luís Santiago Málaga

      Ela assinou a vinda do livro e em seguida acusa ele de ser o que não é. Isso já seria notícia. Porém o grave é que agora a corregedoria acionou um mecanismo de recolhimento. Livros quando vão pra “fogueira” são notícia sim.

  29. Raymundo de Lima Lima

    Lemos,analisamos e comentamos o livro O avesso da pele, em Clube de Leitura, numa cidade conservadora d interior dParaná, não houve este tipo de censura. O que deve ter causado chilique na prof e poltico é o livro abordar o racismo no dia a dia. Se estas pessoas lerem a grande obra Grande Sertão:Veredas, de Guimarães Rosa, também vão achar "nojento" a linguagem. Ainda em professoras, impera ignorância, preconceito, censura?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Barbara, credo. Pra quê? Exibição?

    2. Barbara Maidel

      O livro é uma booossstaaa, se você leu mesmo e gostou, você não sabe reconhecer boa literatura e acha que tudo o que ''denuncia as mazelas do país'' é bom por si só, independentemente de ter uma qualidade, ó, abaixo da rede de esgoto. - André Assis

  30. Marcos Medeiros

    Recolham a diretora e liberem os livros, estamos no século 21.

    Responda
  31. Bruno Sebastião Neto

    Esse repúdio todo provavelmente tem como pano de fundo "o eu sulista" que incomoda por que mostra o seu modus operandi(Racismo) no dia a dia !

    Responda
  32. haraldo cesar saletti filho

    Que pena que as escolas ficam a mercê de educadores tão desorientados. Perderam a capacidade de leitura, síntese e interpretação. Afetados por instintos primitivos, desqualificar um trabalho voltado a denúncia de injustiças é o mesmo que concordar com a desigualdade e o desrespeito de direitos.

    Responda
  33. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Ela deve preferir Mien Kampf

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      E' mein kampf

  34. Andréa Bandeira

    São pessoas como essa Senhora Servidora Pública que desqualificam o serviço público, em geral, e a Educação, em particular. Espero que a próxima reportagem sobre este fato seja a informação do afastamento e da exoneração dessa má-educadora.

    Responda
    1. Luís Santiago Málaga

      Exato, mandem ela sair do instagram e dirigir a escola onde trabalha. Pra esse livro estar na biblioteca dela, ela mesma assinou um documento de compra

  35. Jorge Oliveira

    O excelente livro "O Avesso da Pele de Jeferson Tenorio." Perto da sacanagens da Bíblia é gibizinho da Turma da Monica

    Responda
  36. JAILSON DE BEZERRA

    Vou comprar o livro com gosto. Se a República do Sul censura e a extrema direita repudia, é porque deve ser bom

    Responda
    1. Sandra Losa

      Também comprarei, claro. O que é subversivo tem que estar na estante. E vou indicar aqui no meu estado, já que somos progressistas.

  37. Valdir Lavorato

    Se a extrema direita é contra, sou a favor. Entrou na minha lista de leitura.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Pensamento democrático.

  38. José A dos Santos

    Primeiro, o simples fato de que adolescentes do ensino médio sejam tratados como "crianças" já dá uma ideia da falta de noção dos censores. Segundo, é impressionante como essas pessoas não se indignam com os games violentos, os filmes de "John Wick" ou nas múltiplas formas de violência a que os jovens são expostos. Parece haver algo de simbólico em relação aos livros, que não por acaso são as primeiras obras a serem queimadas pelos nazifascistas de todos os tempos.

    Responda
  39. Marcelo Guimarães Freitas

    Santa Cruz do Sul berço de neonazis.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      ou neo-zionismo?

  40. cesar schumacher

    Deixem os livros, recolham a diretora reaçã que envergonha o estado todo. Sobre o racismo estrutural que trata a obra, silêncio total.

    Responda
  41. Maria Helena Maria

    Esse livro vai ser um dos mais lidos....

    Responda
  42. Eduardo Estima da Silveira

    Que história mais goz ada.

    Responda
  43. Marco Medeiros

    Vou incluir na minha lista de leituras. Valeu a dica diretora reaça!

    Responda
  44. Marco Medeiros

    O que o autor falou é verdade: o racismo não incomoda estas pessoas.

    Responda
  45. José Felipe Ledur

    A hipocrisia não tem contenção nestes tempos estranhos. Alguém acredita na santidade de propósitos dessa diretora e desse vereador?

    Responda
  46. Luiz Freitas

    "Não é de graça que Tenório, além de autor premiado, é tão bem acolhido pelo público e pela crítica. Ele não faz turismo, safári social, na desgraça geral do país, não faz da crítica à desigualdade um truque, um atalho apelativo e barato, panfletário, para ter mais aceitação, reconhecimento. Estamos diante de um escritor que, correndo todos os riscos, sabe arquitetar uma boa trama e encantar o leitor." - Paulo Scott.

    Responda
  47. Adalto Fonseca Júnior

    São as entranhas que abrigam o racismo. As entranhas dos seres humanos guardam as mazelas geracionais.

    Responda
  48. Luiz Freitas

    Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "Romance Literário".

    Responda
  49. Lucas Matias

    Vejam vcs como essa esquerda corrompe os adolescentes puros desse país que agora vão ter que ler livros ao invés de ficarem no celular navegando na pureza da internet acessando apenas páginas sobre pureza, castidade e patriotismo. Ler sobre sexo, e num livro ainda?! Aonde é que esse mundo vai parar! Pela castidade de nossos jovens, vamos banir os livros desse país! (Inclusive a Bíblia, que seu pastor não te contou, mas fala e fala muito de sexo).

    Responda
  50. Luiz Alberto Brettas

    "...as palavras de 'baixo calão' e os atos sexuais do livro causam mais incômodo do que o racismo, a violência policial e a morte de pessoas negras""... Perfeita observação.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.