Ilustrada > Diretora pede censura a livro sobre racismo em escola no Rio Grande do Sul: 'Nojento' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Marcelo Bondioli

    Talvez esse povo não veja problema algum no Mein Kampf.

    Responda
  2. Karina Kanazawa Rienzo

    Talvez a nobre diretora tenha se identificado com os perpetradores de todo o racismo e violência a que Pedro e sua família estão submetidos na obra literária. Só isso explicaria esse ódio ao livro.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Suspeito, mais, que ela tenha se empolgado com as descrições e ficou perturbada por ser "cristã"...

  3. ADONAY ANTHONY EVANS

    Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. O trecho lido é ridículo. Não se trata de racismo, fosse branco com branca e negro com negra, continuava ridiculo. Também não se trata de moralismo. O Amante de Lady Chaterley, Trópico de Capricórnio, Capitães de Areia, são livros de alta carga erótica, e são literatura. Agora, além do mau gosto de quem incluiu a obra, a responsável é a diretora e sua equipe que aprovaram sem ler. Preguiça.

    Responda
    1. Marcelo Raftopolo

      O erotismo cabe perfeitamente na literatura, obvio. O que a diretora crítica é incluir erotismo em leitura de ensino médio. Não vejo racismo nisso

  4. Artur Neto

    Clara dos Anjos - de Lima Barreto. Não deve nem passar perto desse colegio. Pois pode desvirtuar os jovens de bem.

    Responda
  5. Fernando Gabriel

    O ex-presidente golpista despertou o que há de mais monstruoso nas pessoas. Mas o Rio Grande do Sul é maior que essa senhora. Anistia Nunca Mais!!!

    Responda
  6. Anderson Francisco

    O bolsonarismo querendo ditar o que os alunos não devem ler! Vocês não vão ganhar essa luta.

    Responda
  7. Jorge Luiz

    Revelam-se escandalizados não com o racismo mas com as palavras de baixo calão.. Que turminha mais fofa né...

    Responda
  8. M Silva

    O RS é um Estado brasileiro no qual muitos que estão lá descendem de pessoas que vieram "fugidas" da Europa, com passagens subsidiadas e com um pedacinho de terra para plantar e colher. Muitos que estavam aqui no Brasil, bem antes, não tiveram a mesma "sorte". Sabe o que mais incrível: Muitas dessas pessoas nao se sentem brasileiras.

    Responda
    1. Amauri Soares

      M, vc poderia estudar um pouquinho da história da colonização no RS, antes de escrever. Verdade, vieram "fugidos" da Europa. Os portugueses (e açorianos) ocupavam os campos e regiões litorâneas. Esses imigrantes, segundo sua ideia, receberam as terras, porque os que aqui estavam não tinham interesse em outras regiões. Os italianos e alemães, principalmente vieram por interesse do "governo" no sentido de "ocupação". E trouxeram desenvolvimento.

    2. Cintia Klein

      O racismo está no RS e em todos os estados brasileiros. O grau pode até ser diferente, mas as notícias e estatísticas são publicadas nos jornais de maneira recorrente para comprovar os danos que o racismo causa em nossa sociedade.

  9. Marcus Machado

    Recolham a diretoea dessa escola no manicômio!

    Responda
  10. Carlos Silva

    RS é um estado com muitos racistas. Morei lá e vi o racismo estrutural, este sim nojento.

    Responda
  11. Reinaldo Teofilo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marco Medeiros

      Kkkkkkkk bem por aí kkkkkkkk

  12. Jonatha Gonçalves

    O problema desses videos criticando o livro e pedindo censura é que mais uma vez pessoas tentam mudar escolhas democráticas no grito. Se não gosta da linguagem do livro você tem uma hierarquia pra falar sobre isso e mudar a escolha de material didático, não ajudar essa perseguição contra a educação gritando na internet alimentando conspiração.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Mas é o que resta para esta extrema direita, só veremos isto dos que não forem presos. Como tem a cobertura gratuita da nossa mídia, ficam replicando bobagens nas "redes".

    2. Marcelo Raftopolo

      Nisso, concordo 100%

    3. Marcelo Raftopolo

      Nisso, concordo 100%

  13. Marcelo Raftopolo

    Alguém ouviu as palavras que a professora questiona? Se vc tenta escrever essas palavras (de tom erótico) nos comentários, a própria folha exclui o comentário. Isso é racismo?

    Responda
    1. Marcus Machado

      As palavras da "professora" (diretora) escritas. Tentaste escrever palavras eróticas em comentário, não é racismo, mas desrespeito com os demais leitores. Por isso teus comentários foram excluidos.

  14. Valdir Teixeira da Silva

    É só falar para a diretora da escola que o livro foi adotado na gestão Bolsonaro, ela muda de opinião na hora.

    Responda
    1. Luiz Claudio Teixeira Souza

      Perfeito!!

  15. Cintia Klein

    E qual o problema abordar o racismo? Esse livro tem críticas excelentes, alunos precisam discutir o racismo tão velado em nossa sociedade, que chega a ser negacionista quando se trata de preconceitos raciais. Negar o problema não irá faze-lo sumir, ao contrário. Reduz oportunidades, acesso e autoestima.

    Responda
  16. Valdir Machado

    Daqui a pouco estarão queimando livros.

    Responda
  17. Amauri Soares

    Não é a primeira vez que assinantes da FSP, supostamente cultos, utilizam-se de termos ofensivos aos gaúchos. Isso é uma pena, pois formamos uma nação originada de várias nacionalidades.

    Responda
  18. Daniel Pens Gelain

    Pra quem vive aqui no Reich Grande do Sul, nenhuma novidade, ainda mais se tratando de cidades do interior. Vibe de Alemanha década de 30

    Responda
  19. neli faria

    Não conheço o livro, mas, censura? Em pleno século XXI? É de ser repudiada! E as palavras precisam ver em que contexto que o autor aludiu.

    Responda
  20. Gilberto P Santos

    O resultado mais visível da censura é o de despertar a curiosidade sobre o que alegadamente seria proibido. Trata-se de uma eficiente propaganda para obras e autores.

    Responda
  21. Graça Almeida

    Tudo indica que a diretora da escola não leu o livro. Falta de cuidado dela. A escola tem autonomia e se ausentou da responsabilidade e agora passa por esse vexame.

    Responda
  22. Paulino Fernandez

    A diretora de escola não tem hábito de leitura, não leu o que assinou e se leu trechos da obra não tem capacidade para compreender, até porque está escrito em português, idioma deveras intrincado (antes que a FSP me censure, deveras intrincado quer dizer difícil pra chuchu).

    Responda
  23. JORGE CESAR BRUNO

    Não quero ser injusto com o povo do Rio Grande, mas alguns dos seus, minoria graças a Deus, envergonham esse nobre estado, que nos deu o brilhante Leonel de Moura Brizolla! Que aliás, sempre lutou pelas causas do povo pobre e negro!!

    Responda
  24. Gildázio Garcia

    É, também por isso, que eles defendem um governo ditatorial, que tenta controlar tudo.

    Responda
  25. Dario Lima

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Paulino Fernandez

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Dario Lima

      Principalmente racista

  27. JOSE RENATO SIMOES

    Eu li o livro. Vc leu o livro? Se leu entenderá as reflexões propostas por ele. Porém para racistas do Sul é óbvio que incomoda e consequentemente não o querem por lá.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Sou negro e progressista, mas não podemos ser injusto!! Não julguemos uma minoria, por todos!!

  28. Luis Aneris

    Se o livro incomodou é sinal de que é bom. Vou ler.

    Responda
    1. Marco Medeiros

      Eu tb

    2. Gildázio Garcia

      Idem.

  29. Jose Roberto X de Oliveira

    O livro da Professora é o mínimo que Vc precisa saber para não ser um idiota.

    Responda
  30. Paulo Favero

    Melhor ler os documentos q se assina! Comunistas costumam usar a preguiça alheia pra infiltrar-se e corromper jovens de bem!

    Responda
    1. Paulo Favero

      Quem sabe ler fição ajude a "captar" e identificar recursos como a ironia, bastante usado por autores geniais desta modalidade de escrita. Indico o Bruxo do Cosme Velho, que tá lá nas leituras obrigatórias do Ensino Médio, entre outros tantos geniais. Sem preguiça, gente!

    2. Marcus Machado

      Que mal há em ser comunista? Só que o livro não trata de economia materialista...

    3. Dagmar Zibas

      Só pode ser piada. Mostrar os efeitos trágicos do racismo no Brasil é questão de comunista? Não sabe o que é comunismo e provavelmente apoia teses racistas Grotesco comentário. Livro que denuncia racismo. Apoio totalmente. Se isso é ser comunista, então, sou comunista, graças a Deus.

    4. AILTON GUTEMBERG CARVALHO LIMA

      É muita alienação concentrada.

  31. Joaquim Orilio Do Carmo

    Não é o livro que tem de ser recolhido é a diretora que tem ser destituída. Ela não leu o livro, se leu não entendeu. E algum ultraconservador racista não gostou do livro e ela então veio com essa sensura. Não está a altura do cargo.

    Responda
  32. RICARDO SANCHES GAUNA

    Gente tacanha ignorante e covarde. O velho testamento está cheio de "obscenidades" e eles adoram. Leem em público todo domingo.

    Responda
  33. ISAIAS DA SILVA

    Golden shower, imbroxável, vai tc, po rra, tudo isso a fessora ouvia do maluco embevecida. Só naquela reunião de ministros tem mais palavrão que no cais do porto. E ela vem invocar com um romance?

    Responda
  34. Antônio Sanches

    Uma racista a serviço de racistas, está explicado porque o sul do país serviu tão bem as narrativas de um homofóbico, racista e golpista.

    Responda
  35. Rodrigo Bandeira

    Racistas da pior espécie.

    Responda
  36. Lucia Coelho

    Quando a ignorância encontra a intolerância e o extremismo da nisso. Curioso é que os encontros acontecem quase sempre nas mesmas coordenadas geográficas.

    Responda
  37. Daniel Barbosa

    Diretora que pede censura deveria ser demitida. Não é educadora, é uma falsa moralista, antidemocrática e autoritária.

    Responda
  38. Lucia Coelho

    Santa Cruz do Sul, cidade quase 100% branca a poucos quilômetros de Porto Alegre, onde vive uma numerosa colônia alemã, que mesmo já estando na 5a ou 6a geração muitas vezes se refere aos de fora da colônia como "os brasileiros". Alguém está surpreso?

    Responda
  39. Daniel Barbosa

    Racistas não gostam de livros que denunciam o racismo. Anauê, bando de fascistas!

    Responda
  40. Alcione Malheiros dos Santos

    Ignorante, estúpida, desinformada. Que tipo de educadora é esta? Não leu e não gostou. Ou leu e não entendeu nada. Comportamento típico do que se fazia na alemanha nazista, que queimava livros em praça pública, que eles consideravam "degenerados". Um conselho: leia o livro todo e debata o conteúdo com os alunos! Vai te fazer pensar!

    Responda
  41. Victor Henriques

    A extrema-direita brasileira é um copia-e-cola enfadonho da americana. Estão tentando criar um Moms For Liberty aqui. Duvido que alguém leia alguma coisa entre esse pessoal. Se o governo mandasse Madame Bovary eles sequer saberiam que Flaubert foi julgado e quase condenado por imoralidade na época. Boa era a biblioteca da minha escola, onde eu lia Sade, para minha decepção (tinha muito mais bandalheira no Velho Testamento).

    Responda
  42. Ricardo Knudsen

    Que se publique a ata de escolha da obra, com a assinatura dos responsáveis.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Não se vexa de expor tanta grotesquerie em público?

    2. Daniel Barbosa

      Para quê? O livro ganhou prêmio jabuti, sr. Censor!

  43. EBANO MACHADO PIACENTINI

    Nojento é duas pessoas brancas do sul do Brasil fazerem este julgamento, um possível racismo travestido de crítica repugnante. Deve haver outros livros com violência e sexo, afinal é literatura.. mas para eles o preconceito se esconde através do suposto nojo .

    Responda
  44. luiz antonio cicolin

    Meio século atrás eu era aluno e assisti o mesmo debate quando nossa professora (excelente) de português pediu que lessemos na 6a serie "Capitães da areia" de Jorge Amado. Naquele caso e nesse, muita má fé e ignorância dos motalistas e manipuladores. Na situação atual, representados pela infeliz e oportunista diretora. Misericórdia!

    Responda
  45. ANDRE FONSECA

    tempos sombrios

    Responda
  46. Cristiano Braune Wiik

    Tudo Bozo.

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.