Hélio Schwartsman > A nossa Lua Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose Paschoal Pimenta

    Muito agradecido Sr. Paulo Cesar Oliveira. Achei a resposta da minha dúvida.

    Responda
  2. José Cardoso

    As coisas seriam diferentes sem a Lua, mas nem tanto. As marés continuariam existindo por efeito do Sol (mas seriam bem menores). Provavelmente o eixo de rotação da terra não seria tão estável. Claro que há o efeito borboleta. Mesmo pequenas diferenças poderiam acarretar que nossa espécie não tivesse surgido...

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    Destaque para a precisa Ilustração de Annette Schwartsman.

    Responda
  4. Maria Bethania Malato

    Em uma época de mediocridade onde a leitura de jornais e os noticiários de TV se resumem ao embate travado entre dois exércitos de ignorantes encontrar um artigo bem escrito sobre a Lua é uma pepita de ouro para o espírito. Mas ainda assim, os ignorantes se manifestam por que nada de aproveitável existe em suas mentes, salvo a ofensa e o escárnio.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Os ignorantes estão seguros na sua bolha de internet, portanto, estão protegidos de ler uma crônica com esta. Eu também lamento e sofro com isso.

  5. josé SOARES

    Citei Noel Rosa versando sobre a Lua e fui censurado.Não dá pra acreditar.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Outro dia, citei Orestes Barbosa e fui censurado. Repliquei agora o seu comentário e, de novo, fui censurado. Vamos ver se, mais tarde, passa.

    2. Hermes Yaly

      Outro dia, na coluna "Darwin e Deus", citei Orestes Barbosa e também fui censurado. A ótima crônica de Reinaldo José Lopes versava sobre a perda da cauda em alguns primatas como o homem e o orangotango. Escrevi que, se os humanos tivessem rabo, dizia-se que o lírico Orestes Barbosa descreveria o da mulher amada como: "tua cauda, serpente de veludo...". Pelo visto, a moderação não aprecia os nossos grandes compositores. Ou não aprecia rabos. Ou os dois.

  6. josé SOARES

    Com todo respeito ao erudito articulista.Mas gostaria de citar Noel Rosa, cantando a sua Musa: “E você é a minha Lua… Mas uma Lua diferente que é doSol independente, com luz própria e com calor”.

    Responda
  7. antonio brito

    Esse está com a cabeça na lua, esqueceu a terra prometida ao povo eleito onde tudo dá.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    A mim, faria muita falta São Jorge, correndo atrás do Dragão. E, pra uns modernettes pelaí, onde iriam depositar suas preciosas cinzas, depois de cremados? Aquela foi demais...

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Mas São Jorge ainda é visto apenas por católicos e crença popular. Os novos cristãos, evangélicos, não enxergam São Jorge.

  9. Jose Paschoal Pimenta

    Obrigado pela sua "enorme" colaboração.

    Responda
  10. Jose Paschoal Pimenta

    Alguem poderia me esclarecer uma dúvida? Qual a relação entre a existência do Campo Magnético Terrestre e a existência da Lua?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Veja "Is the Moon maintaining Earth's magnetism?". São teorias segundo as quais a gravidade da Lua provocaria deformações na crosta terrestre, favorecendo a manutenção do campo magnético terrestre, o qual, por sua vez, dependeria da rotação de ferro em estado líquido presente no interior do nosso planeta(Teoria do Dínamo ou Geodínamo).

  11. neli faria

    Sempre fui fã da lua. Agora sei o motivo!

    Responda
  12. Carlos Rogerio Camargo

    Curioso esse movimento do Schwartsman, de deslocar-se para o mundo da Lua, um óbvio movimento de avestruz, diante de tudo o que está acontecendo em Gaza. Há alguns dias, armado da pena, que maneja bem, atacou com fúria os quem defendem os indefesos palestinos, justificando o imperdoável. Agora, isso, a Lua! Haja wood face!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Por que não fazer uma crônica sobre a lua, com partes da Terra em guerra e sofrendo tragédias?Lembro-me de Ferreira Gullar, q artigo na Folha, observou: a dor d passar fome não produz necessariamente arte. Mas sim, é o sofrimento (não dor) q instiga a reflexão, arte, literatura, filosofia, etc. Guimarães Rosa não precisou ter vivido décadas no sertão para fazer o livro original Grande Sertão: Veredas. Não politize tudo como fa Bozo.

    2. Joao Cellos

      Carlos, comentário perfeito! Quando fatos escancaram a natureza cruel de Is rael, o missivista realmente migra para o "mundo da lua". Quando o tema Gaza entra num "vale" ele aparece para fazer uma defesa vergonhosa da política sanguinária sio nista. Ele e a mariliz são useiros e vezeiros nessa "técnica", que mais se assemelha à covardia. Ser colunista da Folha deveria requerer coragem e coerência, ainda que fosse para uma posição que eu julgo vergonhosa.

    3. Hermes Yaly

      Pedro Luís: falou tudo!

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sr Pedro Luiz cuidado p não bater a cara na parede.

  13. Vito Algirdas Sukys

    O movimento irregular da Lua levou muitos séculos para ser decifrado. Eudoxo estimava que a Lua era nove vezes menor que o Sol. Hiparco na Alexandria melhorou o cálculo da duração do dia e do ano, e descobriu a precessão dos equinócios, para ele a Lua estava a cinquenta e nove vezes o raio da Terra de distância. Ptolomeu melhorou os cálculos de Hiparco, e Copérnico, com um sistema mais simples os de Ptolomeu. Dois milênios de cálculos separados pelo milênio da Idade Média onde pouco se produziu.

    Responda
  14. leonardo de souza silva

    Que bom conhecer um pouco sobre a Lua, tão importante para a Terra. Obrigado pela clareza e poder de síntese. Esse colunista é uma das razões pelas quais assino a Folha!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.