Coment√°rios para:

A nossa Lua

VER COMENT√ĀRIOS EM H√©lio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Paschoal Pimenta

    Muito agradecido Sr. Paulo Cesar Oliveira. Achei a resposta da minha d√ļvida.

    Responda
  2. José Cardoso

    As coisas seriam diferentes sem a Lua, mas nem tanto. As marés continuariam existindo por efeito do Sol (mas seriam bem menores). Provavelmente o eixo de rotação da terra não seria tão estável. Claro que há o efeito borboleta. Mesmo pequenas diferenças poderiam acarretar que nossa espécie não tivesse surgido...

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    Destaque para a precisa Ilustração de Annette Schwartsman.

    Responda
  4. Maria Bethania Malato

    Em uma época de mediocridade onde a leitura de jornais e os noticiários de TV se resumem ao embate travado entre dois exércitos de ignorantes encontrar um artigo bem escrito sobre a Lua é uma pepita de ouro para o espírito. Mas ainda assim, os ignorantes se manifestam por que nada de aproveitável existe em suas mentes, salvo a ofensa e o escárnio.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Os ignorantes est√£o seguros na sua bolha de internet, portanto, est√£o protegidos de ler uma cr√īnica com esta. Eu tamb√©m lamento e sofro com isso.

  5. josé SOARES

    Citei Noel Rosa versando sobre a Lua e fui censurado.N√£o d√° pra acreditar.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Outro dia, citei Orestes Barbosa e fui censurado. Repliquei agora o seu coment√°rio e, de novo, fui censurado. Vamos ver se, mais tarde, passa.

    2. Hermes Yaly

      Outro dia, na coluna "Darwin e Deus", citei Orestes Barbosa e tamb√©m fui censurado. A √≥tima cr√īnica de Reinaldo Jos√© Lopes versava sobre a perda da cauda em alguns primatas como o homem e o orangotango. Escrevi que, se os humanos tivessem rabo, dizia-se que o l√≠rico Orestes Barbosa descreveria o da mulher amada como: "tua cauda, serpente de veludo...". Pelo visto, a modera√ß√£o n√£o aprecia os nossos grandes compositores. Ou n√£o aprecia rabos. Ou os dois.

  6. josé SOARES

    Com todo respeito ao erudito articulista.Mas gostaria de citar Noel Rosa, cantando a sua Musa: ¬ďE voc√™ √© a minha Lua¬Ö Mas uma Lua diferente que √© doSol independente, com luz pr√≥pria e com calor¬Ē.

    Responda
  7. antonio brito

    Esse está com a cabeça na lua, esqueceu a terra prometida ao povo eleito onde tudo dá.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    A mim, faria muita falta São Jorge, correndo atrás do Dragão. E, pra uns modernettes pelaí, onde iriam depositar suas preciosas cinzas, depois de cremados? Aquela foi demais...

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Mas São Jorge ainda é visto apenas por católicos e crença popular. Os novos cristãos, evangélicos, não enxergam São Jorge.

  9. Jose Paschoal Pimenta

    Obrigado pela sua "enorme" colaboração.

    Responda
  10. Jose Paschoal Pimenta

    Alguem poderia me esclarecer uma d√ļvida? Qual a rela√ß√£o entre a exist√™ncia do Campo Magn√©tico Terrestre e a exist√™ncia da Lua?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Veja "Is the Moon maintaining Earth's magnetism?". S√£o teorias segundo as quais a gravidade da Lua provocaria deforma√ß√Ķes na crosta terrestre, favorecendo a manuten√ß√£o do campo magn√©tico terrestre, o qual, por sua vez, dependeria da rota√ß√£o de ferro em estado l√≠quido presente no interior do nosso planeta(Teoria do D√≠namo ou Geod√≠namo).

  11. neli faria

    Sempre fui f√£ da lua. Agora sei o motivo!

    Responda
  12. Carlos Rogerio Camargo

    Curioso esse movimento do Schwartsman, de deslocar-se para o mundo da Lua, um √≥bvio movimento de avestruz, diante de tudo o que est√° acontecendo em Gaza. H√° alguns dias, armado da pena, que maneja bem, atacou com f√ļria os quem defendem os indefesos palestinos, justificando o imperdo√°vel. Agora, isso, a Lua! Haja wood face!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Por que n√£o fazer uma cr√īnica sobre a lua, com partes da Terra em guerra e sofrendo trag√©dias?Lembro-me de Ferreira Gullar, q artigo na Folha, observou: a dor d passar fome n√£o produz necessariamente arte. Mas sim, √© o sofrimento (n√£o dor) q instiga a reflex√£o, arte, literatura, filosofia, etc. Guimar√£es Rosa n√£o precisou ter vivido d√©cadas no sert√£o para fazer o livro original Grande Sert√£o: Veredas. N√£o politize tudo como fa Bozo.

    2. Joao Cellos

      Carlos, comentário perfeito! Quando fatos escancaram a natureza cruel de Is rael, o missivista realmente migra para o "mundo da lua". Quando o tema Gaza entra num "vale" ele aparece para fazer uma defesa vergonhosa da política sanguinária sio nista. Ele e a mariliz são useiros e vezeiros nessa "técnica", que mais se assemelha à covardia. Ser colunista da Folha deveria requerer coragem e coerência, ainda que fosse para uma posição que eu julgo vergonhosa.

    3. Hermes Yaly

      Pedro Luís: falou tudo!

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sr Pedro Luiz cuidado p n√£o bater a cara na parede.

  13. Vito Algirdas Sukys

    O movimento irregular da Lua levou muitos s√©culos para ser decifrado. Eudoxo estimava que a Lua era nove vezes menor que o Sol. Hiparco na Alexandria melhorou o c√°lculo da dura√ß√£o do dia e do ano, e descobriu a precess√£o dos equin√≥cios, para ele a Lua estava a cinquenta e nove vezes o raio da Terra de dist√Ęncia. Ptolomeu melhorou os c√°lculos de Hiparco, e Cop√©rnico, com um sistema mais simples os de Ptolomeu. Dois mil√™nios de c√°lculos separados pelo mil√™nio da Idade M√©dia onde pouco se produziu.

    Responda
  14. leonardo de souza silva

    Que bom conhecer um pouco sobre a Lua, t√£o importante para a Terra. Obrigado pela clareza e poder de s√≠ntese. Esse colunista √© uma das raz√Ķes pelas quais assino a Folha!

    Responda