Vinícius Torres Freire > Delírio de grandeza e culto da personalidade inventam o PIBão do Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Renato Cardoso

    Nada mais inútil do que ler artigo de jornalista idealista. Aliás, há: ler futurologia econômica de jornalista idealista

    Responda
  2. Nelson Acar Filho

    De novo Vinicius Torres Freire dá mostras de ser um jornalista arguto e equilibrado e contrário à polarização emburecedora do ambiente político atual. É muito assustante como comentários de outros leitores denigrem suas análises corretíssimas baseadas no PIB per capita e produtividade.

    Responda
  3. José Roberto Franco Reis

    Maguou? Chora não! A previsão de vcs foi muito errada? Chora não! Quem sabe amanhã vcs, sabichões do certo e errado em economia, um dia acertam. Retrospectivamente vcs já são bambas , acertam todas, grande mérito, um dia quem sabe acertam nas sua previsões Maguou? Chora não!

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Corrigindo...Magoou?

  4. Nilton Silva

    O colunista ao invés de só reconhecer as previsões econômicas erradas que mais parecem chutes, vem querer cobrar coerência política de extremistas. Tenha santa paciência.

    Responda
  5. Wagner Sais

    Estamos esquecendo o Brasil e polarizando entre duas personagens populistas. Não sairemos desse embrólio.

    Responda
  6. Paulo Jr

    Isso não vai acabar tão cedo. Pouca coisa é mais parecida com os comentários dos petistas, do que os comentários dos bolsonaristas. Impressiona como se desconectam da realidade com convicção absoluta.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    o fim do mundo está próximo - Apocalipse. cap. vinte e cinco, verso quinze

    Responda
  8. Paulo de Cardoso

    Não é conhecida a lucratividade dos negócios da agro e da mineração, desde que o país iniciou estas atividades. Não há números, ou se houver, não são informados e assim prossegue-se sem saber por que a taxa de pobreza sempre aumenta no país e na América do Sul. Pior ainda reside na progressiva deterioração do solo, ar e água da região. O brasileiro deveria saber que bom negócio depende da rentabilidade e segurança ambiental, para garantir a saúde financeira e pessoal de seus filhos.

    Responda
  9. Newton Broetto

    Tem o dedo do Haddad no Pibão. Fazer propagando faz parte. Só não façam bobagens.

    Responda
  10. Régis Cava

    O PIB do Bozo foi de 3%? Sim, mas retirando investimento de tudo: saúde, educação, salário mínimo, acabando praticamente com o minha casa, minha vida, degolando programas sociais, como o farmácia popular e por aí vai. Assim qualquer tonto consegue PIB de 3%, aliás, deveria ter sido bem maior dadas as mazelas que o Bozo criou. Lula fez o PIB crescer 2,9% com distribuição de renda, aumento de investimento nas áreas defenestradas pelo Bozo e tudo isso sem ajuda dus mercados...

    Responda
  11. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Vinícius passando recibo. Ficou magoado. Como podem criticar os seus "mas" e os recorrentes erros de previsão dos economistas? Não façam isso.

    Responda
  12. José Cardoso

    Em anos bons como o passado (reservatórios cheios, safra abundante...) o PIB devia crescer bem acima de 3%, porque inevitavelmente haverá anos de vagas magras, com estagnação.

    Responda
  13. Flavio Leal Rodrigues

    Quem previa o desastre se decepciona quando não vem. As conjunturas econômicas não dependem do governo ou só do presidente, mas o governo anterior vivia de tungar o ICMS para baixar combustíveis e empurrar precatórios para frente enquanto o Guedes ia na reunião do golpe. Se o resultado fosse ruim o colunista culparia o presidente?

    Responda
  14. MATILVANI MOREIRA

    Vamos esperar os próximos três anos desse fanfarrão!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E de alguns boquirrotos também.

  15. Antonio Catigero Oliveira

    As previsões erradas irritam mesmo. Que tal tentar errar menos daqui pra frente, sem conceitos preconcebidos? Vamos combinar que o tal ''mercado'' gostaria de um presidente que venderia todo patrimônio público lucrativo, aumentaria a taxa de juros e promovesse mais especulação, em detrimento da produção. Defende a ''Educação'' básica pensando no futuro? Quando Dilma, com todos os erros, que não foram poucos, planejou uma porcentagem do lucro do Pré-Sal para a Educação, não vimos nenhum apoio.

    Responda
  16. Gabriel Okubo Awazu Palma

    É só termos uma pitada de grandeza, que chegam os vira-latas para chamarem de delírio. Hoje a gente debate muito mais temas importantes para o país do que nos anos do bozo.

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Respeito o intelectual correto q bate em chico e bate em francisco. Parabens Vinicius

    Responda
  18. Joao Batista

    Até para fazer uma criticazinha suave ao Governo Lula, Vinicius Torre, o jornalista esquerdista, se refere ao governo anterior ao " governo das trevas". Denota ser um ativista político docPT

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Ali foi ironia. Imitando o jeito petista de falar

  19. Marcos Valério Rocha

    Realmente não foi um "pibao", mas surpreendeu. No dia a dia, aqui em Luziânia Go, entorno do DF, local onde o agro também é forte, dá pra sentir a aceleração do crescimento, principalmente na construção civil, supermercados, serviços de beleza, bares e restaurantes. Fora um dado negativo, a quantidade de automóveis a gasolina que agridem o meio ambiente. Tem horas que parece que existem maís carros do que gente.

    Responda
  20. Vanderlei Nogueira

    Pense mais, prduz 4 milhões barris dia , quanto mais descobre mais pobre fica; antes da descoberta do pré-sal seu idh era de 0,807, após fica em 0,758

    Responda
  21. Vanderlei Nogueira

    Estudo da Noruega: país se tornou rico com a descoberta de petróleo no mar do norte, IDH é de 0,957....e a descoberta de petróleo no Brasil? Em 2006, descoberta do pré-sal, o país tinha um IDH de 0,807, após a descoberta de petróleo caiu para 0,758...Todas as vantagens competitivas do país foram anuladas por economistas e políticos...Quanto mais riquezas descobre, mais pobre fica

    Responda
  22. José Augusto Bernabé

    Caiu na real Vinícius? O partido no poder sempre foi assim, um covil, toma como se fosse seus projetos e ações de governos anteriores e os adapta para fluir seus interesses escusos de corrupção, essa é a ideologia desse partido o qual tem muitos fãs, isso é o desastre brasileiro pois ladrões existem no mundo todo mas Fãs de Ladrões só existe por aqui.

    Responda
  23. Hermes Yaly

    Ótima análise, concluída de forma magistral: "Mas a gente acha que o dedo de ouro de um 'painho' presidente é que resolve... A gente não discute aumento de produtividade (que eleva o padrão médio de vida) e investimento; detesta escola, ciência e educação infantil de criança pobre. A gente tem delírio de grandeza e cultua líder." Entra governo, sai governo (de esquerda, direita ou extrema-direita) e as raízes da nossa pobreza permanecem intocáveis.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O salário mínimo voltou a ter aumento real?

    2. Hermes Yaly

      *...permanecem intocadas.

  24. DANIELA FRANCO

    Acredito que a Folha deveria publicar as colunas de economia na secao de esportes, porque a maioria dos comentarios me remetem à torcedores de time de futebol.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Você tem alguma opinião sobre a coluna ou é só mais um em cima do muro, que por auto censura, tem medo opinar e por isto critica opiniões, tipo odeio esquerda e direita. Quem muito se reprime acaba pirando e se tornando repreensor, pode te soltar, não dói.

    2. Geilson Silva

      É memo. cara xaaato..

  25. Amarildo Caetano

    Renda per capita não quer dizer bem estar social .Pois poucos têm muito e muitos não têm nada .O que importa é ter produtividade e redistribuir renda .Muitos torcem contra .

    Responda
  26. Sergio Saraiva

    PIBão do Lula não pode, mas PIBinho de Dilma era manchete de jornal; oras bolas, vá lamber sabão, Vinícius.

    Responda
  27. Sergio Makrakis

    O jornalista expressou muito bem a sua frustração pelo resultado do pibão do Lula.

    Responda
  28. ROGERIO BATISTA

    Esse texto do jornalista militante que se acha economista só serve para mostrar que a pessoa erra a previsão do PIB e não tem a hombridade de assumir o erro e fica de mimi tentando desqualificar o resultado do PIB.

    Responda
  29. Ednilson Valia

    É divertido ver nos jornais, quando acabam os argumentos ou estão envergonhados com o que escrevem atacar os críticos. Eles podem criticar de qualquer forma e usar os critérios mais apropriados que acharem, mas não podem ser questionados. É o culto da personalidade dos coleguinhas que querem que suas palavras sejam a santíssima trindade.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Kkkkkk muito bom

  30. antonio brito

    A gente, vírgula. Quem não trabalha em prol de uma sociedade desenvolvida é quem está no poder viajando e criando dificuldades para quem trabalha, veja o Marinho, a ministra indígena, etc....

    Responda
  31. Peter Janos Wechsler

    As numerosas críticas ao artigo teriam mais credibilidade se provassem que os dados e fatos citados estão errados. Tergiversa-se. O articulista cometeu sacrilégio.

    Responda
  32. José Cláudio fernandes correia

    Por falta de assunto ou por comodismo intelectual, colunas como essa continuam dando gás ao bolsonarismo. Tal como a de Elio Gáspari, também hoje, em uma de suas cartas sempre à mão quando nada mais lhe ocorre para encher as tantas linhas necessárias

    Responda
  33. Marcos Benassi

    Hahahah, Vêtêfê, digamos que seja só isso, mêmo: ainda assim, antes cultuar o barbudim do que o farofim... Hahahahah!

    Responda
  34. Rodrigo Castro

    Mais um muro de lamentações dos paquitos de petista, muitos criticando a capacidade do colunista de fazer análises e comentários. Imagina a capacidade crítica de quem só é capaz de responder a comentários negativos ao seu político de estimação com um" perdeu mané". Mas é isso que temos pra hoje...

    Responda
  35. Marcelo Carneiro da Rocha

    Olha a cara da foto do Vinicius, faz tempo que eu quero dizer sou um senhor de idade mas cada dia fica mais parecido com o Carlos Lacerda.Nas idéias, inutilidade e na peçonha é igualzinho sem tirar nem por , falta a oratória e voto.

    Responda
  36. Gilberto Rosa

    É Vinícius, se percebe pelo texto que foi muito cruel você ter errado vergonhosamente todas as previsões do ano passado, todas. Podia pedir desculpa, prometer melhorar, mas tentar justificar erros grotescos com uma análise ainda mais grotesca! Vinícius já tem sido muito utilizado como guia no mercado, o que ele prevê que acontecerá, já é uma certeza de que não acontecerá.

    Responda
    1. Marques Calixto

      Pois é Vinicius! Como se vê pela sua reação às críticas que recebeu por erros grotescos, falta-lhe grandeza para reconhecer a pequenez de suas previsões.

  37. COLOMBO MELO

    Por isso somos terceiro mundo e nunca deixaremos de ser. O crescimento do pib do terceiro ano de Bolsonaro foi quase 5 por cento, e o último ano 3 porcento. O agro de Bolsonaro levantou o primeiro pib do Lula. O próximo depende exclusivamente dele. Vamos ver.

    Responda
  38. Anderson Aparecido Candido

    Esse ai é mais um ressentido que torce contra o Brasil por conta do seu antipetismo! Vamos esperar até o final do mandato do Lula pra sabermos qual a nova reclamação desse inconformado.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      O problema é que o seu político de estimação não pode ser cobrado. Pra vocês, nem a Dilma que nos jogou na maior recessão em 100 anos pode ser cobrada. Vocês são capazes de aplaudir a indicação dela pro banco dos Brics pelos "bons serviços prestados". Aí fica difícil...

  39. CAMILO DE MELLO

    Que reflexão mais ressentida! O senhor é muito frustrado@

    Responda
  40. Karen Sá

    Mais um inconformado com o sucesso do governo Lula. Aceita que dói menos! RMS

    Responda
  41. Marcelo Seraphim

    Certo. Mas tenho certeza que se o PIB fosse de -2.9%, a cul pa seria do Lula.

    Responda
  42. Antônio João da da Silva

    Pelo visto Torres deve ser amigo do Paulo Guedes, decepcionados pelo Brasil não ter se transformado em Argentina em seis meses e em Venezuela em uma anos e meio. Arrogância de ambos é a mesma, mas a venezuelização bolsonarista do Brasil já desapareceu do retrovisor, mas a mágoa é grande desses videntes, que erraram o crescimento do pib em mais de duzentos por cento.

    Responda
  43. Paulo Sales

    É nesse rumo ai mesmo!

    Responda
  44. Felipe Araújo Braga

    Não é que Lula é bom não. É que a direita brasileira é deplorável: Bolsonaro é uma abominação. Figuras passadas ou futuras como Aécio ou Zema respectivamente são idolatradas pelos elitistas. Aí o autor fala em aumento da produtividade e escolas pra crianças pobres: nossa direita defende até trabalho infantil e uberização completa, fica difícil né?

    Responda
    1. Geilson Silva

      Análise perfeita: as alternativas são ou têm sido cavernosas.

  45. Luiz Carlos D Oliveira

    Vou contar porque leio essa meia coluna, gosto mas nem tanto, leio pra saber que não é só minha sogra que fala muita babos seiras Sempre tem alguém que supera as sogras

    Responda
    1. Néia Fernandes

      Perfeito seu comentário.

  46. Gildo da Silva

    Embora respeite a opinião do nobre autor, esse é o tipo de comentário que agrava a pequenês da mentalidade do brasileiro. Sempre contra se não se refere ao que se associe a sua visão míope de uma sociedade acostumada a viver como em um cercado de fazenda. Longe de ver o Brasil apenas se essa ou aquela situação ou ala política, essa é a pior doença desse país. Vota-se no contra, ou porque tem preguiça de pensar. Ainda se acredita que o político é patrão e não é. O povo é tratado como escravo.

    Responda
  47. Helio Lobo

    Análise tosca. Para uma melhor compreensão do PIB é necessário compara-lo ao exercício anterior, capacidade ociosa/ocupação de produção, investimento (capital humano e físico), investimentos (interno e externo) e muitos outros fatores, inclusive expectativas (motor do investimento). É é claro que o governo de plantão tem influência. Quanto ao agro-ogro, é uma lástima que o Brasil fazenda do hemisfério norte. Renda concentrada, poder político etc. E ainda legou o terrivel sertanejo.....

    Responda
  48. SAULO LUIZ PINHEIRO DE FARIA

    Excelente análise. Atribui-se tudo ao Presidente, mas sabemos que sua participação é relativa. Muitas vezes menos intervenção produz melhores resultados. Então, o Executivo menos intervencionista sempre estará mais próximo da prosperidade do seu povo, que é algo distante para a grande maioria da população, que espera tudo do enviado, mito, líder,....

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não é do líder não. Mas o Estado brasileiro deveria entregar saúde, educação, segurança e infraestrutura digna ao povo. Ele faz isso? Não faz e o povo sofre!

    2. Andre Gil Filho

      Isso de que o Presidente só tem participação relativa tentam impor a tempos com o Parlamentarismo. Como o Governo é minoria depende de negociação no Congresso. Tudo que acontece agora são diretrizes do Executivo. Difícil é se fazer valer em um Congresso chantagista e em muitos casos corrupto. Tudo é na "Base do Dinheiro por debaixo do Pano" o povo sabe a séculos que é assim. Então dirija criticas aos culpados não as vitimas do "Sistema". Isso seria o honesto a fazer!

  49. jose carlos toledo junior

    Respeitosamente, vc não deveria escrever sobre economia. Ninguém te leva a sério..Talvez política. Mas, faça um curso de redação ou tenha vergonha e humildade de pedir um editor! Seus textos são horrosoros. Isso não é estilo, é simplesmente péssima redação. Esse de hoje além de horrível é um chorume patético. Caia na real.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      É pelos comentários que vale a pena ler a coluna do Víncios, mas ele tem uma habilidade nara, poucos colunistas conseguem a quase unanimidade do desprezo como Vincius. Acho que se tirar a tia e primos, chega a ser unanimidade.

    2. Néia Fernandes

      Perfeito o seu comentário.

    3. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Acredito que esse “ninguém” da frase referia-se a si mesmo, inclusive esse “levar a sério”, reconhecer algum tipo de credibilidade numa análise insensata e falaciosa (ad hominem) como esta.

    4. Dilmar Oliveira

      Mais um feio, bobo e chato... Oh, riqueza de argumentos!

  50. Andre Gil Filho

    Continuando. Não comentou a posição de investimentos bilionários de empresas que estavam preparando terrenos para sair do pais, fazendo do nosso pais um mero exportador de Grãos e minérios. Como também não informa que as projeções internacionais já aponto o Brasil a muito tempo como 5ª Economia mundial. E que a necessidade de fortalecer a Educação e nosso Mercado é primordial, para nos mantermos na posição de direito furtada de nosso povo por décadas de atrasos. Tenta tudo no nós contra eles.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.