Opinião > Cessar-fogo já entre Israel e Hamas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
#Lulatemrazão
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não se pode nem se deve premiar o terrorismo. Os dois estados nunca foram aceitos pelos palestinos, e é até absurdo imaginar que o Hamas no poder após ter praticado atos tão bárbaros. Nenhum paÃs do mundo aceitaria o ataque que o Hamas fez sem uma dura e completa resposta, e guerras só terminam quando o adversário é derrotado ou se rende. Louvável o editorial, mas gera precedentes muito sérios e ruins para o mundo.
Guerra, por definição, é sempre entre dois paÃses soberanos dotados de forças armadas. Em Gaza não há guerra. Começou com bombardeios indiscriminados, logo escalou para massacre com a invasão e, por fim, virou genocÃdio.
É mesmo? E o que você propõe? Matar todos os pal estinos para que Is rael tenha conseguido dar "uma dura resposta"? Você não consegue se colocar por um instante no lugar desse povo?
A Folha nunca admitirá, mas o subtÃtulo deste editorial envergonhado, mais que atrasado, deveria ser: Lula tinha razão.
Com grande atraso, o jornal se curva, ainda que de forma meio envergonhada, à evidência dos fatos. Esta é mera obrigação da imprensa, não há porque elogiar.
O terrorismo não tem como depor armas, é um grupo fora da lei, sem controle! Enquanto aceitarmos terroristas e governos ditadores, autoritários como normais, não há real esperança de paz!
O ministro da Segurança Nacional de Iael, Itamar Ben-Gvir, defendeu o fim da ajuda humanitária a Gaza horas após a morte de mais de cem pessoas durante distribuição de suprimentos.
A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Iael, May Golan, disse estar orgulhosa da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos o que fizeram os ueus.
Os especialistas da imprensa brasileira queriam que Lula fizesse um discurso burocrático contra os governantes de Israel, dentro do figurino protocolar, ao estilo do Itamarati. Só que, quando tais especialistas vêm com o milho, Lula já está voltando com o fubá. Perderam novamente!
Guerra didática esta contra o terror. Vai demorar muito algum terrorista pensar em fazer de novo o que foi feito contra os israelenses.
Didática a mostrar que extrema-direita no poder resulta sempre em genoZZÃdio
Tá bom, o Hamas deveria depor armas, o gabinete de Netanyahu renunciar e o cara que escreveu isso acordar. E o Papai Noel entra em que parte da história?
Entra na parte que nega o genoZZÃdio em Gaza.
Lula tem razão!
Me parece que a FSP, finalmente, está vendo o óbvio. Com muuuito atraso, mas está enxergando o genocÃdio velado em Gaza. Como sempre, atrasada.
Lula tem toda a razao.
Basta o Hamas se render e devolver os reféns.
Folha reconhecendo que Lula tem razão! Demorou, hein, Folha?
É destruir o jardim para acabar com o formigueiro.
É explodir o jardim do vizinho para acabar com o formigueiro, porque formigas invadiram o seu jardim.
Israhell genocida.
Demorou, Folha. Não é questão de "tomar um lado" e sim de ver que está ocorrendo um genocÃdio em Gaza. Só falta o Biden acordar.
Receio que não acorde, Silvia. Infelizmente, nesta crise se posiciona como morto-vivo sem alma...
“ LegÃtimo na origem (Â…), conflito deve parar devido ao número de mortos e à disparidade de força”. A assimetria de armas e a consequente carnificina não eram claras na “origem”???
Is rael não pode se dobrar ao ter rorismo, tem que libertar os sequestrados, o Ha mas tem que entender que existem consequências aos seus ataques, sejam foguetes, invasões, etc...A guerra acabará com a libertação dos sequestrados.
Is rael são os ter roristas.
As consequências resultam em uma mortandade cicivil e larga escala. O governo de extrema-direita de Israel está punindo a população de Gaza por ter votado no Hamas para seu governo. A punição atinge crianças, mulheres , idosos, sem piedade, Israel está coberto de vergonha. O governo de Netaniahu não considera que está impulsionando o antssemitismo entre os menos reflexivos e manchando as tradições humanistas do judaÃsmo.
Is rael desrespeita a lei mosaico da proporcionalidade "olho por olho". A opinião da Folha é tardia mas é correta. Embora cite exemplos de vÃtima crianças e mulheres em apenas um dos lados...
O clamor internacional atingiu tal escala que este periódico foi obrigado a se render . Quem não aderir vai perder credibilidade!
Os terroristas do Hamas sabiam quais seriam as consequências, para a indefesa população de Gaza, do seu bárbaro ataque aos civis israelenses. O Hamas não tem a menor preocupação com a população de Gaza. São usados como escudo. Abriram as portas do inferno para o povo palestino.Â
Só agora, Folha?
O editorial listou vários passos no que entende ser o caminho para a paz mas esqueceu da libertação dos reféns. Omissão imperdoável em editorial de um veÃculo que se pretende isento.
É inacreditável o que o regime Netanyahu (ora chamado de democracia) faz em Gaza, com o beneplácito do Ocidente. Assiste-se a este massacre (nunca foi uma guerra) como se justificável fosse. Creio realmente que o Conselho de Segurança deveria ser fechado, pois que não serve para absolutamente nada.
Prezado Toron, o povo colo nizador vem tomando terras, moradias, benfeitorias e tratando o povo colo nizado como cidadão de segunda categoria, que constitui um regime de apar theid. Naturalmente era esperado que haveria reação, é um direito que populações submetidas a condições subumanas de vida se rebelem contra o povo opressor. Ninguém é a favor da violência, mas também não se pode aceitar esse tipo de exploração em pleno século XXI.
O Ha mas lançou milhares de foguetes contra Is rael, sequestrou e matou vários is raelenses e alarda que vai continuar, é uma ameaça que is rael tem que neutralizar para a proteção do seu povo
Com seu histórico de corrupção o primeiro-ministro de Israel tem de manter a guerra, pois do contrário, pode ir preso. Para o Hamass o banho de sangue também tem sua lógica: dá-lhes aura de mártires internacionais, como o Sendero Luminoso no Peru, após os massacres perpetrados pelo Estado em 1986. Portanto a lógica perversa interessa aos dois bandos. Como disse D. Pedro Casaldálida sobre a guerrilha do Araguaia: "civil é quem mais sofre".
Graças à fala correta, pertinente e corajosa do presidente Lula, as instituições podem hoje se manifestar ao lado do humanismo, ao invés de ficar criando desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável. Notem que este editorial omite a condição de apar theid do povo colo nizado e tratado com racis mo. Mas já é muito pedir o cessar fogo, mesmo que tardiamente, é uma progressão muito significativa para quem aceitou passivamente a tal da assimetria.
Perfeito!
A folha ainda tentando passar pano para o genocÃdio.
Como meu comentário foi censurado, dia go de outra forma o que penso: este jornal, sempre este vê no lado errado da história ( ex d i. Ta . Dura e issharel)
Agora passou. Assim, limpiho, parece que eles deixam.
Também fui censurado, talvez porque tenha dito que a imprensa não é capaz de fazer autocrÃtica.
Meu comentário também está na masmorra.
A FSP é mesma de velhos tempos, foi assim com a ditadura e com a Israel.
Uma posição vergonhosa da Folha de SP. Defende a assimetria de maneira escancarada. Defende a barbárie com mortes de milhares de crianças e mulheres palestinas. O Estado de Israel nunca aceitará a existência do Estado Palestino, essa é a verdade. Onde estão os ditos valores ocidentais de Ética acima de tudo. Onde estão os valores ocidentais de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE? Onde estão os valores Cristão e de Civilidade que dizem professar?
Em outras palavras, Lula está certo, independentemente de palavras e expressões diferentes. Talvez seja a hora da folha reconhecer seus erros.
Sempre atrasada, não tem mais a importância que um dia já teve. Somente depois que o nosso presidente bradou e foi criticado injustamente, deve ser porque os EUA agora está ensaiando pedir a suspensão dos ataques.
Marcão: é como diz o Pansuelo: um manda o outro obedece.
estão
Que bom ver que caiu a ficha. Já posso dizer que sou uma leitora desse jornal, sem ter vergonha de mim mesma por isso. Parabéns Folha de São Paulo!
Até que enfim a ficha caiu da FSP. Mas também, se a carnificina não parar e houver um acordo, o Biden perde de lavada a eleição nos EUA
A Folha deveria ter vergonha e pedir desculpas ao presidente Lula por todas as crÃticas feitas no jornal à manifestação do presidente criticando o massacre de palestinos pelo exército de Israel.
Jornal pedir desculpas? |Como diz Bezerra da |Silva: "só quando morcego doar sangue e saci cruzar a perna."
Nossa! A Folha em sua evidência logica! Comovente!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Cessar-fogo já entre Israel e Hamas Voltar
Comente este texto