Opinião > Retrocesso à espreita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Antonio Sypriano

    A Folha, liberal, não leva em consideração que nossas riquezas nacionais, não foram feitas para serem espoliadas.

    Responda
  2. João José Aguiar

    A Vale quando era estatal vivia no prejuízo que era suportado pelo governo federal (pelos nossos impostos). Hoje privatizada gera lucros enormes, paga um caminhão de impostos (34% só de IRPJ+CSLL). Mas como deixou de ser cabine de emprego (Mantega...) é achacada pelos cumpanheiros...

    Responda
    1. Denes Martins da Costa Lott

      Prezado Sr João, Seria muito importante que o Sr indicasse os anos em que a Vale deu prejuízos ao governo quando estatal. Isto de fato ocorreu após o fim da segunda guerra, logo após a criação da empresa. Passados estes anos iniciais a empresa, a duras penas, apresentou lucros crescentes ano a ano. A empresa cresceu vertiginosamente após sua privatização, seus lucros cresceram, ao mesmo tempo barragens ruíram, muitas pessoas morreram e a governança da empresa parece estar buscando um eixo.

  3. Orasil coelho pina

    Meu avô, um judeu sefardita, como o Lula, só que este não sabe que é, falava por provérbios: Diz me com quem andas que dir- te- ei quem és! Passando para lembrar das relações amistosas de Lula com Maduro, Castros, Noriega e Pútin!

    Responda
  4. Leandro Rodrigues dos Santos

    Ainda bem que o Lula não governa preocupado com o que a Folha pensa.

    Responda
  5. Nilton Silva

    Efeito Mantega. Logo passa. Se não passar logo, Lula e o pt passam e a Vale fica.

    Responda
  6. Airton Sérgio de Assis

    Já que a Vale não tem interesse em ajudar no programa desenvolvimenta do pais que o governo retire todos os incentivos e renuncias da Vale (é a segunda empresa que mais recebe benefícios fiscais no país) já que esses não produzem nenhum beneficio ao país, somente enche os bolsos dos acionistas.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Vamos às ruas exigir o fechamento da Vale.

  7. Luiz Augusto de Souza Loredo

    Talvez o ideário primitivo seja aquele que ainda prega e almeja a volta do laissez fare. De absurdo em absurdo esse negócio continua sobrevivendo, apesar de tudo, apesar de 29 e 2008, apesar da pandemia e do mundo virado do avesso nessa crise climática. Mas o importante é ir em frente, não importa quantos ficam pelo caminho.

    Responda
  8. Ney Fernando

    Lula e bolsonaro personalizam o retrocesso. O fato de o segundo ser extremamente perigoso não significa que o primeiro seja bom. Ambos lideram e insuflam diariamente a batalha do "nós contra eles", pois sem ela desapareceriam.

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    Dependesse dos editoriais dos jornalões tradicionais sobre “retrocessos” do governo Lula na economia, o país já teria afundado. Ainda bem que a caravana segue forte e firme, mostrando que existem outras formas de entender a economia além do ramerrão neoliberal. Grandes empreendimentos industriais precisam estar conectados ao papel do desenvolvimento social , mais do que somente ao lucro financeiro. O capital brasileiro ainda não entendeu isso.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Brasileiro? Certamente não está falando da Vale. Ademais, a vocação do capital é crescer.

  10. josé SOARES

    Lula está certo. O bem estar social acima de tudo.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      220 milhões de errados.

  11. João Vergílio

    Se o Brasil resolver competir com a China na indústria naval e precisar de escala, não é razoável que o Governo use os instrumentos legais disponíveis para forçar empresas ligadas ao Governo a pagar 20% a mais pelos navios produzidos aqui? Em nome de que não fazer isso? Os acionistas, quando votam, pensam nos seus interesses. Qual é o interesse de um acionista controlado pelo Governo? Isso está dado de antemão?

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Como assim? A empresa servir o governo? Claro que não pode. O capitalismo determina que a empresa tem como único objetivo promover os ganhos dos acionistas. Ela pode e deve puxar o saco do governo, da igreja, do clube mas única e exclusivamente para calar a boca dessa galera e prosseguir em busca do lucro. A empresa tem que dar lucro e comprar a concorrente, nem que seja para fechá-la. Se o presidente Lula quer corromper o capitalismo, manda ele montar uma estatal. Eu sou a favor!

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      Adorei seu comentário!

  13. Custódio Contraponto

    A Feulha (como dizia o saudoso PHA) chega a ser engraçada. Será que ainda acham que basta usar bem a gramática para enganar a todos? Sim, é democrático que eles defendam os interesses dos grandes especuladores (a maioria estrangeiros ou remetentes de capital para o exterior, ajudando outros países a crescer), mas não é patriótico aceitarmos todas as vontades deles.

    Responda
  14. Daniel Barbosa

    Retrocesso pris farialimers é progresso pra maioria pobre, dona Foya!

    Responda
  15. Daniel Barbosa

    Disparate são esses editoriais que colocam a "liberdade" do dinheiro acima da dignidade das pessoas e do bem comum. Como se empresas não tivessem responsabilidade social. O gigante Lula segue incomodando corretamente o capital e os editorialistas farialimers. Bravo, Lula! Foi pra isso mesmo que fizemos o L. Deixem berrar seu liberalismo que mata gente!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Temos que fechar a Vale. Aqui não é lugar de empresa dar lucro.

  16. Paulo Sales

    A matéria está super resumida daquilo que pretende defender. Parece que pesquisar e fundamentar uma opinião da trabalho, custa tempo e dinheiro, e não há interesse nisso. A folha vai pelo caminho do menor esforço versus o maior lucro nos negócios. Se levar em conta que o NYTimes cobra dez dolares por ano e tem muito mais profundidade e liberdade de informação, fica evidente que a Folha vai no caminho do abismo dos negocios.

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Não é matéria, é só mesmo um editorial (a voz do dono) pra bater no Lula, como sempre, não importa o motivo.

    2. antonio brito

      Verdade. Resumir uma ideia complexa em 3 parágrafos vira um panfleto. Ao menos deveria criar dois jornais, o atual que precisa economizar na tinta e o digital que poderia desdobrar em profundidade, ainda mais com essa diversidade de assuntos e espaços reservados para ambiente, lgbt, negros, etc..

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.